indicados ao Oscar

Indicados ao Oscar 2022 – 6 Adaptações de Livros Receberam Nominações

Neste artigo você verá os livros que inspiraram as 6 adaptações cinematográficas (filmes) indicados ao Oscar 2022, a premiação de Hollywood.

O evento ocorrerá no dia 27 de março (domingo) das 21:00 h até às 00:00 h do dia 28 de março (segunda-feira)

Sabemos que muitos dos grandes sucessos cinematográficos são adaptações de grandes obras da literatura. Poderíamos citar inúmeros exemplos como Harry Potter, A Culpa é das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza…

Enfim, essas adaptações estão sempre acontecendo e, eventualmente, algumas, por serem muito boas, acabam ganhando indicações à maior premiação do cinema mundial, como é no caso da edição de 2022, que temos 6 filmes inspirados em livros concorrendo aos troféus. 

>>> Acompanhe nosso canal no Telegram e página no Instagram para receber todos os conteúdos em primeira mão.

1 – Duna (Frank Herbert)

duna indicados ao oscar 2022

Este recente sucesso, lançado em outubro de 2021, foi inspirado em uma ficção clássica publicada em 1965, do escritor americano Frank Herbert. A adaptação alcançou valores de bilheteria impressionantes, chegando a casa dos 400 milhões de dólares.

O filme concorre ao prêmio principal do Oscar, de Melhor Filme, entre outras premiações como Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, etc. Duna, juntamente com Ataque dos Cães lidera nas indicações.

Após a morte do autor, Frank, sua obra ganhou mais 5 livros em sequência. Trata-se de uma série incrível que, em meio à ficção e ao entretenimento, aborda assuntos sociais importantes, como ecologia, religião, política, etc.

O Livro conta a história de Paul Atreides, um herdeiro da casa Atreides, que se encontra numa situação de transferência, pois sua família é designada para o planeta deserto  Arrakis, também conhecido como Duna.

A narrativa se passa num tempo de cerca de 24.400 anos após o tempo presente. Assim, a Terra já não é mais habitada e a maior parte das memórias sobre o que já existiu sobre ela se perdeu, exceto por algumas tradições que ainda perduram.

Uma problemática guiada pela disputa entre 3 famílias nobres: a Casa Imperial Corrino, a Casa Harkonnen e a Casa Atreides.

2 – A Filha Perdida (Elena Ferrante)

A Filha Perdida indicados ao oscar 2022

Entre os filmes inspirados por livros que estão na lista dos indicados ao Oscar de 2022 está A Filha Perdida, baseado no romance de 2006 de Elena Ferrante, um pseudônimo de uma conceituada escritora italiana cuja identidade é mantida em segredo. A autora best-seller tem livros lançados em mais de 30 países, entre eles A Amiga Genial.

A adaptação, lançada em dezembro de 2021, está nos cinemas e na Netflix e recebeu indicações a 3 estatuetas da premiação cinematográfica de Hollywood, sendo elas a de Melhor Atriz (com Olivia Colman), Melhor Atriz Coadjuvante (com Jessie Buckley) e Melhor Roteiro Adaptado.

Neste romance, acompanhamos Leda, uma professora universitária de meia idade e divorciada.

Agora que suas filhas estão crescidas e decidem se mudar para o Canadá para morar com o pai, Leda se empolga com o sentimento de liberdade e decide tirar férias no sul da Itália, em uma região litorânea. Contudo, ela tem de lidar com uma família ruidosa, especialmente com Nina, a jovem mãe da menina Elena. 

A aproximação das duas acaba trazendo para Leda muitas lembranças do passado e muitas lembranças de si mesma quando era jovem e cheia de expectativas. A protagonista, então, passa por um forte processo de análise sobre sua própria vida e sobre segredos que nunca havia revelado a ninguém.

3 – O Beco do Pesadelo (William Gresham)

O Beco do Pesadelo

O Beco do Pesadelo é um dos filmes inspirados em livros indicados ao Oscar de 2022, concorrendo em algumas categorias e, entre elas, o prêmio principal do evento de Hollywood, de Melhor Filme.

Nightmare Alley (O Beco do Pesadelo) foi inspirado em uma obra muito antiga de William Lindsay Gresham, publicada em 1946 com o nome de O Beco das Ilusões Perdidas. O filme foi orçado em cerca de 60 milhões de dólares e teve seu lançamento mundial em dezembro de 2021, mas não obteve números de bilheteria tão animadores.

A narrativa, ambientada em New York, acompanha a trama de Stan, um jovem ambicioso, esperto e inteligente — mas com um forte traço de maldade em sua personagem. Trabalhando em um circo, ele presencia coisas absurdas, como no caso de uma apresentação que o perturba: um bêbado humilhado, visto como selvagem pelo público, que o insulta. Stan pensa consigo mesmo que jamais se permitiria passar por uma degradação de dignidade como aquela.

O protagonista vai ganhando oportunidades e com o tempo vai subindo posições na hierarquia do circo. Assim, ele sobe ao palco como assistente nas apresentações de adivinhações e leituras de mente. Então, muito inteligente, ele aproveita cada segundo para observar como é feita toda a psicologia e cada detalhe do espetáculo, aprendendo rapidamente o negócio.

Com suas novas habilidades, Stan sai do circo e começa a trabalhar por conta própria, atendendo clientes crédulos. O mundo parece estar aos seus pés, até uma jovem psiquiatra atravessar seu caminho e colocar todos os planos do charlatão em xeque.

4 – Drive My Car (Haruki Murakami)

Outra adaptação de livro que está na lista de indicados ao Oscar 2022 é o filme japonês Drive My Car, que acumula indicações a 4 estatuetas do prêmio, sendo favorito para levar o troféu de Melhor Filme Internacional.

Curiosamente, o longa relativamente extenso foi inspirado pela obra de Haruki Murakami, que contém apenas 40 páginas. No Brasil, o conto Drive My Car foi publicado no livro Homens Sem Mulheres, que reúne 7 contos do autor.

A trama acompanha a história de um diretor e ator de teatro, Kafuku, que perdeu sua esposa há dois anos. Então, quando é convidado para um festival em Hiroshima para interpretar O Tio Vânia de Tchécov, ele é conduzido pela discreta jovem Misaki, que foge aos padrões femininos da sociedade, e através de suas conversas o protagonista confronta-se com seu passado.

5 – A Tragédia de Macbeth (William Shakespeare)

A Tragédia de Macbeth

A Tragédia de Macbeth é uma obra cinematográfica inspirada no texto original de William Shakespeare, publicado em 1623. O filme concorre ao Oscar em 3 categorias e, entre elas, está a de Melhor Ator para Denzel Washington.

Esse incrível suspense inspirado numa das obras mais famosas de Shakespeare, Macbeth, atingiu valores animadores em bilheteria, passando de 450 milhões de dólares em arrecadação.

Em Macbeth, o maior dramaturgo da história da literatura narra uma trama pautada em um regicídio. Envolta deste tema central, Shakespeare usa de toda sua linguagem poética e versada para tratar de assuntos essenciais da sociedade da época. A história, baseada em fatos reais, conta a trama de Macbeth, que, junto ao seu amigo, foi abordado por três bruxas, que lhes proferiram várias profecias estranhas.

Ele trata o assunto com total ceticismo, até que certas coisas previstas pelas bruxas começam acontecer.

Assim, ele fica realmente intrigado com a possibilidade do resto da profecia se cumprir, pois as circunstâncias tomam um rumo que torna possível que ele se torne rei da Escócia, da forma que as 3 bruxas haviam previsto.

6 – Ataque dos Cães (Thomas Savage)

Ataque dos Cães

Ataque dos Cães é um dos filmes indicados ao Oscar 2022 e promete vir muito forte ao evento. Produzido pela Netflix, o longa foi lançado em dezembro de 2021, e vem acumulando grandes números de horas assistidas na plataforma.

Esta adaptação é uma das favoritas ao prêmio principal do Oscar e, além disso, foi indicada a 12 estatuetas da premiação de Hollywood. Isso é mais do que qualquer outro concorrente nesta temporada.

Ataque dos Cães é inspirado em um clássico de 1967, de Thomas Savage chamado The Power of The Dog. Há muitas décadas passadas, o tema do homosexualismo já vem sendo abordado em todos os segmentos da arte, inclusive na literatura. Contudo, sabemos que isso vem ganhando mais força nos últimos anos.

The Power of The Dog é uma narrativa com uma ambientação do velho oeste. O livro conta a trama de um Cowboy que esconde sua orientação sexual da sociedade. Trata-se de uma obra bem original e que, inclusive, é considerada semi autobiográfica, pois o autor (que era gay) trouxe para sua escrita situações inspiradas em vivências pessoais.

Infelizmente, apesar de termos o filme adaptado e com dublagem, não temos o livro em uma versão PT-BR.

Gostou de conhecer os indicados ao Oscar 2022 que foram adptados de livros? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.