livros para ler em 2022

Livros Para Ler em 2022: O que não deve faltar em sua prateleira!

Desde que criei este texto com nossa lista de Livros Para Ler no ano vigente, ele já ajudou 67.704 leitores a escolherem as suas próximas leituras.

Alguns livros parece que são desenhados especialmente para uma determinada época, não necessariamente são compreendidos logo que lançados, mas fazem sucesso anos depois quando os assuntos que eles ajudaram a desenvolver ficam em voga. Outros, são lançados e crescem em exposição rapidamente e já experimentam um boom imediato.

Outras obras voltam à tona por causa de um filme ou série de TV e outros viralizam de forma inexplicável nas redes sociais e ganham o topo das paradas.

Por fim, há também livros que são lançados e logo já ganham o topo de vendas, como foi o caso de Torto Arado – com sua história magnífica e sua construção de personagens inesquecíveis.

Quem conversou sobre o que o outro anda lendo recentemente sabe que há algumas obras que estão influenciando o pensamento de 11 em cada 10 rodas de discussão de leitores no país (rsrs). Nossa intenção ao fazer a lista de Livros Para Ler em 2022 foi apresentar esses que consideramos os criadores de tendências de leitura para o ano (não necessariamente lançados em 2022). 

Essencialmente, esses livros têm originado muitas discussões e reflexões e parecerem ter sido escrito perfeitamente para esse ano. 

Montamos essa lista com 18 livros que acreditamos que vão pautar, explicar ou influenciar muitos dos acontecimentos e rodas de conversas em 2022. Assim, devorar essa lista pode ajudar a estar por dentro dos tópicos de discussões do ano. Caso você consiga se programar para ler uma dessas obras a cada 3 semanas, conseguirá completar as recomendações até o fim do ano.

Fica também o desafio: Você consegue ler todos esses livros em 2022? O conteúdo que eles trazem, com certeza, irá abrir a sua mente em várias áreas!

>>> Gostando das dicas do nosso blog? Inscreva-se no nosso canal do Telegram para receber todas as nossas novas recomendações em primeira mão! Além disso, lançamos recentemente o nosso canal no Youtube, onde você pode ver resenhas exlcusivas.

1 – Torto Arado (Itamar Vieira Junior)

torto arado livros para ler em 2022

Torto Arado é uma história sublime e não à toa foi o livro mais vendido da Amazon em 2021. Agora ele já está ganhando o mundo com traduções para o espanhol, por exemplo.

E não há como não liderar a nossa lista de livros para ler em 2022. Essa é uma história sobre duas irmãs Bibiana e Belonísia que se tornam extremamente próximas após um acidente que mutila a lingua de uma delas. Isso vai para sempre determinar o destino delas, pois uma passa a ser a voz da outra.

Elas crescem num contexto de trabalhadores descententes de escravos em uma fazendo no Sertão da Bahia entre as décadas de 60-70 no Brasil. O que se ve ali é um regime quase que de servidão, no qual os donos da terra permitem que esses trabalhadores ali residam, mas só enquanto trabalharem e derem parte das suas colheiras e sem erguer casas de tijolos, pois eles poderiam representar que estavam ali para ficar.

Com o passar dos anos, a percepção que cada uma tem daquele regime muda e isso acaba por afastar as irmãs. Uma delas vai embora da fazenda com o intuitos de libertação e para lutar por condições melhores. A outra, no entanto, também percebe aquele sistema injusto, porém fica para lutar ali mesmo por aquilo que considera o seu lar.

Junte-se a isso a figura de seu pai, Zeca Chapéu Grande, uma espécie de líder místico entre os trabalhadores da fazenda, e da sua mãe, a parteira local. Assim, temos uma trama inesquecível, com protagonistas mulheres muito fortes. A mensagem dos livro por trás da história é um tapa na cara sobre problemas que ainda hoje persistem em nosso país.

E mais, prepare-se para chorar, pois Torto Arado é um romance comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.

Esse livro conquistou o Brasil no último ano, tendo vendido mais de 70 mil exemplares e figurando entre os 5 livros mais vendidos, além de ter sido o mais vendido da Amazon, como comentei anteriormente É um livro atemporal que toca no tema da desigualdade social como pano de fundo de uma história forte e essencial. Assim, não poderíamos deixar de mencionar essa obra-prima em entre os melhores livros para 2022.

2 – Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo livros para ler

Conhecer as obras de Taylor Jenkins Reid é uma experiência life-changing e essencial para sua lista de melhores Livros para Ler em 2022.

Lembro que no fim do ano passado, estava procurando um presente para a nossa madrinha e ao levar esse livro até o caixa de uma livraria aqui da cidade, a atendente comentou: “Nossa, eu só passo esse livro aqui no caixa. Deve ser muito bom, vou ler”.

Eu, de fato, já conhecia Jenkins Reid, mas a frase ficou marcada na minha cabeça. De fato, as vendas desse livro explodiram nesse ano, ainda mais após o anúncio de que o livro vai virar série de NETFLIX.

Antes de entrar na história em si é importante ressaltar que Evelyn Hugo é uma personagem ficcional, apenas de muita gente sair acreditando após a leitura do livro que trata-se de uma estrela real. 

O livro é narrado em formato de entrevista. Quando completa 80 anos, a famosa artista Evelyn Hugo recruta a jornalista Monique Grant para escrever a sua biografia e é nesse cenário que vamos descobrindo paulatinamente os segredos mais íntimos (por exemplo: por qual motivo ela havia se casado 7 vezes e por que contar a sua história com essa idade).

No fundo, essa é uma história de amor sobre um romance proibido para os tempos da artista (década de 50), tendo que ocultar esse amor para conseguir dar seguimento à sua carreira.

Esse livro nos revela uma mulher forte que virou sex symbol, protagonizou sucessos, ganhou Oscar, e era um prato cheio para as revistas de fofocas. Mas o que essa mulher teve que abrir mão para conseguir tal sucesso?

3 – Pachinko (Min Jin Lee)

pachinko livros para ler em 2022

Pachinko é um livro sul-coreano que transcende gerações, ultrapassou os limites do país e virou série na Apple TV. Compreenda a saga de várias gerações de imigrantes coreanos no Japão do século XX nessa obra que, por sua maestria, teve sua leitura recomendada por Barack Obama. Essa obra traz uma carga emotiva muito forte, mas que todos nós precisamos ler, para entender cada sentimento e cada decisão que os personagens tomam. 

A Coreia do Sul é o foco da nossa história, e todas as transformações que nela surgiram, desde a ocupação japonesa, em parte do território, e as grandes guerras mundiais, causando pobreza e um intenso movimento migratório. A autora Min Jin Lee, começa o livro com personagens caricatos, mas com vidas comuns, tentando sobreviver com recursos escassos.  

Quando se fala em raízes e pátria,é importante ressaltar nessa que em Pachinko temos uma obra que traz uma reflexão sobre o que, de fato, a guerra proporcionou: a migração e a pobreza. A população coreana, foi rechaçada e excluída socialmente pelos japoneses, afetando drasticamente o modo como eles vivem e se comportam. 

4 – Antifrágil (Nassim Nicholas Taleb)

antifrágil melhores livros 2022

Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. 

Assim, Nassim Taleb pincela os conceitos de sua tríade: o frágil, o robusto e o antifrágil (um termo que ele cunhou). O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. 

Ao contrário do robusto, o antifrágil se beneficia do caos. O robusto apenas resiste a ele. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos.

Como já vimos nas suas obras anteriores, Taleb utiliza exemplos históricos (por exemplo do Cisne Negro, das Torres Gêmes) e mitológicos (como de Homero e a sereia e os aforismos apresentados em O Leito de Proscuto). 

Para demonstrar o que é frágil, por exemplo, ele utiliza o exemplo da espada de Dâmocles. Este era um bajulador de Dionísio, um tirano que comandava Siracusa. Em determinado dia, após Dâmocles demonstrar que acredita que Dionísio era muito sortudo por estar em uma posição de governante, o tirano ordenou que trocassem de lugar por 1 dia, e mandou colocar sobre o trono uma espada sustentada apenas por um fio de rabo de cavalo. A metáfora é sobre como a posição do governante é boa, porém muito instável e frágil. 

Para demonstrar o conceito de robusto, Taleb fala sobre a fênix que vive eternamente renascendo das cinzas. Porém cada vez que ela renasce, ela não se modifica, sendo sempre a mesma ave de antes.

O significado do conceito antifrágil é desenvolvido durante todo o livro, mas introduzido pela história de Hidra, um ser mitológico com corpo de mulher e cabeças de serpente. Cada vez que a Hidra perdia uma cabeça, nasciam duas no lugar, tornando-a praticamente invencível. A Analogia, nesse caso, se refere ao fato de se tornar mais forte após uma derrota.

Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos.

Tenha certeza de incluir essa obra na sua lista de livros para ler em 2022 e vire antifrágil.

5 – O Avesso da Pele (Jeferson Tenório)

O Avesso da Pele

O Avesso da Pele foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário e pode ser considerado um dos melhores livros para ler em 2022.

Uma obra essencial dentro da nova ficção literária brasileira, O Avesso da Pele fala de várias questões raciais, violência e preconceito.

Nesse livro, vamos conhecer a história de Pedro, que perdeu o pais após uma violenta abordagem policial. O protagonista sai, então, em busca da história do passado da sua família e esbarra em racismo, em um sistema educacional falido, dor, acerto de contas, e a complexidade da vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro no país em que vivemos.

6 – É Assim Que Acaba (Collen Hoover)

e assim que acaba livros para ler em 2022

Há atualmente todo um frisson ao redor das obras de Collen Hoover, principalmente em cima de É assim que acaba, portanto ele é obrigatório na nossa lista de melhores livros de 2022.  Nele vamos ter abordados temas super complexos, por exemplo a confusão de sentimentos que alguém pode sentir estando em uma relação tóxica. Amor e abuso se misturam e muitas vezes impedem aquele que sofre de se soltar das amarras dos sentimentos. 

Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura.Ela conhece Ryle, um neurocirurgião teimoso e arrogante. A paixão é avassaladora. 

Mas nem tudo é o que parece e o relacionamento é cada vez mais turbulento. Será necessário que Lily aceite a dolorosa verdade sobre seu companheiro.  

7 – Clarice,: Uma Biografia (Benjamin Moser)

Essa obra foi adicionada em nossa lista de livros para ler em 2022 apenas em março. Como explicado anteriormente, nossa lista é montada com base em livros que vão ditar tendências ou explicar fatos que ocorrem no ano e estamos sempre atentos aos fatos do momento.

Assim, após os acontecimentos do conflito na Ucrânia que começaram no fim de fevereiro, resolvemos incluir essa obra por alguns motivos.

Para quem não está totalmente familiarizado com a história de Clarice Lispector, essa autora que criou diversos clássicos da literatura brasileira é nascida, de fato, na Ucrânia. Já nas primeiras páginas no livro, há algumas cenas narrando as condições da família de Clarice no país, as agressões russas na época, a fuga da família da guerra e o nascimento da autora já nessa fuga.

Esse relato é uma maneira magistral de se conectar com a crise de refugiados atual pela ótica de história de uma das mais respeitadas autoras da literatura brasileira de todos os tempos e essas cenas são um dos principais motivos para termos adicionado a biografia nessa lista de recomendações.

8 – Mulheres Que Correm Com os Lobos (Clarissa Pinkola Estés)

mulheres que correm com os lobos melhores livros 2022

Num ano que muito se debate a desigualdade de gênero, ressurgiu com muita força a importância do livro Mulheres que correm com os lobos e por isso o colocamos como Top Trends na nossa lista de Livros Para Ler em 2022. Apesar de já ter sido publicado há 27 anos pela escritora Clarissa Pinkola Estés, o livro tem mudado a vida de milhares de pessoas. Além disso, a indicação dessa leitura geralmente é feita de uma mulher, ou grupo de mulheres, para outra e parece estar passando por uma espécie de renascimento atualmente, sendo um importante livro sobre feminismo

Em essência, a obra traz histórias de mitos, contos de fada e lendas repletas de misticismo, bruxas vilões e todo o restante que se pode esperar de textos folclóricos. A sequência dessas histórias acaba mostrando como o espírito livre da mulher foi sendo domesticado com o passar dos anos, punindo quem se rebelava contra isso. 

Com o passar do tempo o próprio instinto feminino foi sendo colocar em segundo plano, fazendo com que as mulheres se preocupassem cada vez mais com as opiniões alheias e transformando suas ações em maneiras de agradar os outros. O livro propõe-se ao fim a ultrapassar esse condicionamento cultural e liberar a loba que existe em você! 

9 – Como as Democracias Morrem (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt)

como as democracias morrer livros para ler em 2022

Vamos entrar em um ambiente polêmico no nosso nono melhor Livro para Ler em 2022.

Esses dois autores vão fazer um trabalho incrível de pesquisa sobre como, nos dias de hoje, as democracias são enfraquecidas por personagens autoritários (tanto de esquerda quanto de direita) por dentro do próprio sistema democrático.

Assim, esses atores políticos captam os próprios sistemas de contrapesos das democracias e os modificam para benefício próprio, fazendo um governo autocrático, mas tentando manter as aparências de que a democracia ainda é existente.

É uma obra polêmica, mas necessária para os dias de hoje e parece ter sido feito especialmente para 2022.

10 – Sapiens: Uma Breve História da Humanidade  (Yuval Noah Harari)

sapiens melhores livros em 2022

Sapiens: Uma breve história da humanidade causou frenesi desde seu lançamento e é um livro que apresenta uma ótima jornada de autoconhecimento da raça humana e bombou este ano, sendo presença obrigatória na nossa lista de Melhores Livros 2022. 

Harari é professor e apresenta uma abordagem dos 70 mil anos da história humana, narrando as três grande revoluções pelas quais nossa espécie teria passado: a Revolução Cognitiva, a Revolução da Agricultura e a Revolução Científica.

Nesse processo, o homem faz a sua primeira grande diáspora mundial após a revolução cognitiva quando cria a capacidade de imaginação, ou como o autor chama em seu texto, uma cola mítica – que será a grande responsável pela criação de todas as instituições humanas.

Depois, a Revolução da Agricultura vai potencializar a militarização e os conflitos no mundo, já que algumas áreas são mais férteis que outras. E, por fim, a Revolução Científica, que transformou esses primatas comuns (Sapiens) nos reis do mundo.

11 – Corte de Espinhos e Rosas (Sarah J. Maas)

acotar livros para ler em 2022

Atualmente, nenhum outro livro de fantasia parece causar tanto frisson quanto Corte de Espinhos e Rosas (Acotar), emplacando diversos de seus volumes entre os livros mais vendidos e dominando as estantes de leitores mundo afora. Nesse ano, a saga de Sarah J. Maas também vai virar série no canal de assinaturas Hulu, então espere falar bastante de Tamlin e Feyre.

Nessa saga, somos apresentados a um mundo dividido entre humanos e feéricos. A personagem principal é Feyre, uma humana que tem entre as suas atividades diárias a caça. Ao matar um lobo na floresta, ela irá se deparar com um feérico chamado Tamlin que exigia uma vingança. O lobo, na verdade, era uma fada pertencente ao mundo de Prythian. 

Tamlin, então, sequestra Feyre que irá começar a viver numa das cortes do mundo das fadas. Além disso, uma paixão começa a nascer entre os dois, ao mesmo tempo que somos apresentados a temas como o relacionamento abusivo e a revolta por parte de outros feéricos que não se conformam com tal união. 

Antes de entrar na história do livro em si, gostaria de mencionar que esteticamente as capas da edição brasileira desse livro são espetaculares. Provavelmente as que mais me chamaram a atenção até hoje. 

Se você gosta de fantasias, esse é um livro para ler em 2022 que não pode ficar fora dos seus planos.

12 – A Amiga Genial (Elena Ferrante)

A Amiga Genial livros para ler

Talvez muitas pessoas tenham ouvido falar pela primeira vez de Elena Ferrante após a adaptação que concorreu ao Oscar A Filha Perdida. Mas entre os fãs, a grande obra prima da autora é Esse é a Série Napolitana, cujo primeiro volume se chama A Amiga Genial, e vai acompanhar Elena e Rafaella que se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950, cobrindo o período que vai da infância até os 16 anos. 

O contraste entre as duas é evidente. Lenu é a mais inteligente da turma enquanto a recém chegada Lila é mal comportada e adora ser o centro das atenções. Essa diferença intriga Elena e pouco a pouco a conquista. As duas passam a desenvolver uma amizade muito forte. 

Estudar parecia ser a melhor opção para que elas não acabassem como suas mães: pobre, cansadas e cheias de filhos. Mas as oportunidades nem sempre são iguas na vida das amigas, e, enquanto Lenu pode continuar estudando, Rafaella acabará se unindo ao irmão Rino para modernizar a loja do pai. 

Esse é um dos livros para ler em 2022 essenciais e que estão dominando as rodas de conversas e a sua leitura será uma das melhores experiências literárias que você terá esse ano!

13 – O Momento de Voar (Melinda Gates)

o momento de voar

É comum ouvir relatos de leitores chorando ao ler esse livro. A emoção trazida por Melinda sobre o sofrimento alheio nos faz pensar muito sobre o nosso lugar na sociedade.

Esse é um retrato brutal do mundo atual que muitas vezes não conhecemos (ou preferimos não lembrar que existem): o casamento infantil, a falta de acesso a métodos anticoncepcionais e a desigualdade de gênero no mercado de trabalho como propulsores da pobreza ao redor do mundo.

Nesse livro, Melinda conta as lições mais emocionantes que aprendeu com as pessoas extraordinárias que conheceu ao longo de sua jornada, as experiências transformadoras que viveu e os desafios que enfrentou nessas quase duas décadas de atuação junto à Fundação Bill & Melinda Gates.

14 – Princípios (Ray Dalio)

principios ray dalio

Os Princípios de vida e trabalho de um dos maiores investidores e empreendedores do mundo.

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes de 2012, Dalio compartilha em Princípios suas técnicas, refinadas em quarenta anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de “verdade radical” e “transparência radical”, Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

Em um ano que investimentos em bolsa são a tônica do momento, este livro é considerado tendência na nossa lista de Livros Para Ler em 2022. 

15 – A Roda do Tempo (Robert Jordan)

A Roda do Tempo melhores livros 2022

Os livros de A Roda do Tempo são considerados uma das dez séries de livros de fantasia mais populares de todos os tempos, tendo vendido mais de 80 milhões de exemplares pelo mundo e foram resgatados após o lançamento da adaptação de sucesso estrondoso feita pela Amazon Prime no último ano (e que logo vai gera um hype comparável à Guerra dos Tronos). Portanto, é uma presença obrigatória na lista de Livros Para Ler em 2022.

Apenas atente-se que a primeira temporada da série da Amazon refere-se ao primeiro livro inteiro, então se você já tiver assistido, considere começar pelo segundo volume que se chama A Grande Caçada.

A saga conta a história da criação da Roda do Tempo pelo Criador, uma espécie de divindade. Essa Roda do Tempo gira indefinidamente dando sequência às histórias da civilização em construções cíclicas que eventualmente se repetem.

Somos levados à história pela perspectiva de Rand al’Thor dentro do seu vilarejo cercado de mitos e histórias fantasiosas. Pouco a pouco somos apresentados a mais personagens e mais povos, em um mundo de povos e nações totalmente diferentes uma das outras (tão rico quanto às séries de livros aqui já mencionadas e que diversas vezes lembra o universo de Senhor dos Aneis). 

16 – Duna (Frank Herbert)

duna livros

De maneira geral, a ordem dos livros Duna fala sobre poder, religião e política dentro de um mundo alternativo. A humanidade alcançou diversos planetas, e agora se organiza sob uma monarquia. Dentro desse sistema de governo, Frank Herbert insere elementos importantes sobre como a crença popular afeta os poderes. 

A adaptação cinematográfica do livro gerou cerca de $400 milhões de dólares, sendo o líder de bilheteria no último ano. Isso fez com que a história tivesse uma renasceça dentro da ficção cientítica, fazendo com que tenhamos certeza que os filmes inspirados na obra de Fran Herbert irão nos acompanhar pelos próximos anos.

Por isso, e pela maravilhosa experiência que Duna proporciona para os amantes do gênero, vale muito a pena incluir em sua lista de livros para ler em 2022. Uma das ficções mais sensacionais que o mundo literário já trouxe. Com certeza você também vai se apaixonar por esse universo. 

Aqui, atente-se ao fato de que a adaptação cinematográfica de Duna feita no ano passado não cobre o primeiro livro inteiro, então você precisa adquirir o volume 1 e ler mais ou menos a partir da metade da obra caso quiser conhecer a história dos livros.

17 – A Revolução dos Bichos (George Orwell)

revolucao bichos melhores livros 2022

A revolução dos bichos é uma das maiores críticas sociais já escritas e está mais vivo que nunca, por isso sua presença na nossa lista de Livros Para Ler em 2022. As críticas sociais e políticas nesse livro não são nada sutis e geram muitas discussões desde que o livro foi lançado.

Na história, ao perceberem que são maltratados, trabalham muito e ganham pouco, os animais de uma fazenda se revoltam contra o fazendeiro e o expulsam daquelas terras.

Um porco ancião é quem convence os outros animais a fazerem essa revolução. Esse porco ancião acaba morrendo, então outros porcos mais jovens assumem a missão de serem os líderes dessa revolução. Aos poucos, os porcos começam a exigir cada vez mais dos outros animais para fazer a fazenda dar certo.

Durante a trama alguns animais tem posições específicas: os cães protegem os porcos, os cavalos sentem que tem algo errado, mas ainda acreditam na revolução, e as ovelhas seguem os porcos cegamente.

Com o passar dos anos, os animais começam a perceber que a revolução não deu em nada. Os porcos já estão andando em duas patas e aliados com os humanos. A parte final do livro traz a seguinte frase reveladora: ” As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

O livro de George Orwell é uma crítica explícita ao comunismo instaurado na URSS, que em sua visão trocou as figuras opressoras: antes os Czares e a Burguesia e agora a Burocracia Estatal Soviética, mas com um povo que continuava sofrido e sem perspectivas. Assim, os socialistas tinham se transformado em opressores, justamente aquilo que eles tinham tentado combater.

18 – Sombra e Ossos (Leigh Bardugo)

sombra e ossos livros para ler em 2022

O primeiro volume da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha) nos introduz a um mundo devastado por guerras no qual acompanhamos a história da cartógrafa Alina, sua paixão pelo melhor amigo Maly e a descoberta de poderes sobrenaturais. A partir desse momento, ela descobre um novo mundo: o universo dos Grishas, no qual ela será treinada e desenvolverá seus poderes.

Esse é o capítulo inicial da ordem dos livros de Sombra e Ossos (trilogia Grisha). A história se passa em Ravka um lugar fictício com várias referências a Rússia Czarista, e gira em torno de Alina Starkov, que era uma garota comum vivendo em um cenário de guerra, com militares, monstros e assombrado pela Dobra das Sombra.

Quando descobre um grande poder como invocador do Sol e é levada para treinar como membro da Grisha, uma elite mágica de pessoas que têm habilidades sobrenaturais para controlar os elementos ao seu redor, alguns manipulam o fogo e o ar, outros podem curar.

O poder de Alina é o único capaz de restaurar Ravka, isso faz com que ela atraia a atenção de pessoas que desejam uma Ravka fora da guerra e pessoas que a querem morta e a Dobra intacta.

Essa é a mais nova aposta da NETFLIX e até agora a repercussão tem sido um sucesso estrondoso, portanto acreditamos que esse é presença garantida numa lista de livros para ler em 2022. Nesse ano, teremos a segunda temporada que irá se basear no volume 2 do Grishaverso, chamado Sol e Tormenta.

Gostou de conhecer os livros para ler em 2022? Confira outros posts recentes no blog!

10 comentários em “Livros Para Ler em 2022: O que não deve faltar em sua prateleira!”

    1. Olá, Cínthia, que maravilha ver depoimentos como esse ❤. Isso nos dá força para continuar.
      Espero que volte sempre ao blog, nossa intenção é ajudar as pessoas cada vez mais, abrindo as páginas de incríveis livros como esses.

    1. Oi, Emily, que legal, muito bom ver as pessoas gostando da lista. Quais deles você escolheu?
      Depois volte aqui no blog para comentar o que achou 😍

    1. Olá, Cassia, tudo bem?
      Nesses tópicos eu gosto dos livros High Output Management (Gestão de Alta Performance), de Andrew S. Grove, e de O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz.
      Caso tenha outras recomendações, divida também com a gente =).

  1. Peguei vários pra colocar na minha lista, e alguns até ja estavam na minha lista. Obrigada, me ajudou muito, principalmente com os resumos, muito bom ter indicação de quem já leu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.