livros de augusto curry

18 Melhores Livros de Augusto Cury: mais de 25 milhões de exemplares vendidos

Neste artigo você vai conhecer os 18 melhores livros do autor brasileiro mais lido da última década: Augusto Cury.

Para que você entenda a magnitude do trabalho do autor, vou mencionar alguns títulos importantes:

  • Mais de 70 livros publicados;
  • 25 milhões de exemplares vendidos no Brasil;
  • Publicações em mais de 70 países;
  • Criador da teoria da inteligência multifocal.

Formado em medicina e psicologia, inclusive, obtendo pós-graduações pela PUC e pela Flórida Christian University.

Ele é um autor de livros que dizem respeito a auto ajuda, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, relacionamentos saudáveis, relacionamentos pedagógicos e etc.

Enfim… As obras desse autor são grandes lições de vida dadas por alguém com total autoridade sobre o assunto; seus trabalhos vêm transformando a vida de milhares de pessoas pelo Brasil afora.

1 – Ansiedade

Ansiedade

Como enfrentar o mal do século? A ansiedade é um mal que a cada dia se torna mais evidente na sociedade e, por conta disso, este é um dos livros mais vendidos de Augusto Cury.

Na verdade, Ansiedade faz parte de uma série de 3 livros que abordam o tema tão alarmante de diferentes perspectivas, com diferentes aplicações.

Nestes livros o autor apresenta sintomas, causas e consequências da ansiedade, cientizando adequadamente o leitor sobre a situação. E, sem deixar de lado a característica efetiva de suas obras, o psiquiatra compartilha técnicas que ajudam no controle emocional e na tranquilidade mental.

2 – O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos livro de augusto curry

Um dos livros mais conhecidos e mais vendidos do autor brasileiro é O Vendedor de Sonhos, tendo recebido uma adaptação para o cinema em 2016.

Trata-se de uma trama emocionante, que conta a história de um homem intelectual e com bons títulos sociais que, mesmo assim, iria se matar se não fosse por um homem simples e de aparência relaxada.

O humilde homem conseguiu fazer o que nem um psicólogo muito renomado conseguiu fazer: sacudir a mente do homem desesperançoso e resgatá-lo.

Esse homem excêntrico e emblemático afirma que a sociedade contemporânea se transformou em um verdadeiro hospício, e, com suas convicções cativantes, sua missão é angariar seguidores e vender sonhos para as novas gerações, que deixaram de sonhar.

Além disso, essa obra faz parte de uma sequência que contém 3 livros: O Vendedor de Sonhos, A Revolução dos Anônimos e O Semeador de Ideias .

3 – Gestão da Emoção

Gestão da Emoção livro de augusto curry

Inegavelmente, emoções são um elemento fundamental de uma vida. E no caso dos seres humanos, são determinantes em vários aspectos, pois as emoções antecedem as atitudes, que por sua vez são o que constroem e desconstroem arredores.

Por isso, de acordo com Augusto Cury, as emoções precisam ser devidamente administradas. Assim, em Gestão da Emoção, o autor entrega um conteúdo para que o leitor consiga perceber o mau uso da emoção e da energia e seus efeitos, e oferece um guia prático para corrigi-las.

Com uma linguagem simples e explicações de fácil entendimento, o escritor apresenta metodologias e técnicas leves que, porém, podem fazer muita diferença quanto à evolução da inteligência emocional de uma pessoa.

Portanto, como o controle das emoções tem sido um problema de larga escala na sociedade por conta das crises, da agitação das cidades e do cotidiano massacrante de muitas pessoas, essa obra entra na nossa lista dos melhores livros de Augusto Cury.

4 – O Maior Líder da História

O Maior Líder da História livro de augusto curry

Este livro tem como protagonista Marco Polo, que é um dos principais personagens entre os livros de Augusto Cury. Marco é um grande pensador da psicologia.

Em O Maior Líder da História, Marco é desafiado a treinar e educar um grupo de universitários jovens cheios de problemas emocionais (agressivos, depressivos, sem autocontrole e empatia). Assim, acompanhamos o processo de transformação de um punhado de jovens desequilibrados em mentes estáveis e brilhantes.

Essa obra é uma das maiores exemplificações de como a história de Jesus tem influência sobre o trabalho do escritor. Pois o protagonista da narrativa utiliza dos mesmos métodos utilizados pelo mestre dos mestres para transformar os seus discípulos, trazendo muita semelhança às histórias bíblicas do Novo Testamento. Aliás, com esse livro, o autor destaca aspectos importantes nas narrativas bíblicas que podem servir de aprendizados para as pessoas, principalmente quanto à inteligência emocional.

5 – O Homem Mais Feliz da História

O Homem Mais Feliz da História livro de augusto curry

Este é mais um romance excelente e muito bem elaborado de um dos maiores escritores do Brasil. Mais uma vez, temos como protagonista o ilustre Marco Polo, grande personagem das histórias do Cury.

Dessa vez, ele, ao longo de uma trajetória de pesquisa sobre Jesus, descobre que bilhões de pessoas adeptas do filho do Deus dos cristãos não conhecem as ferramentas que ele usava quanto ao controle das emoções.

Então, com base no estudo sobre a vida do Cristo aqui na Terra, o autor apresenta uma forma de se pensar na felicidade como resultado de um profundo processo filosófico.

6 – O Homem Mais Inteligente da História

O Homem Mais Inteligente da História livro de augusto curry

Em O Homem Mais Inteligente da História, temos, mais uma vez, Marco Polo em seus processos intelectuais tão frutíferos.

Desta vez, como um importante cientista ateu, Marco é desafiado por colegas do ofício, intelectuais de primeira, a estudar, analisar e desvendar os grandes mistérios da mente de Jesus Cristo.

Embora, de início, tenha apresentado relutância, o protagonista se lança numa jornada que lhe renderia muito conhecimento, além de muitas surpresas.

A expectativa da personagem principal era de estar pondo como objeto de estudo uma mente simples, limitada e, de certa forma, primitiva. Fato que gera grande choque na mente do pesquisador quando o mesmo se depara com tamanha complexidade. Complexidade essa, que é muito cativante, principalmente se levarmos em conta que se trata de um carpinteiro que viveu na Terra há mais de 2000 anos atrás.

7 –  Armadilhas da Mente

Armadilhas da Mente

Armadilhas da Mente é um passeio gratificante pela filosofia e pela psiquiatria. É realmente uma aula, que demonstra, através de uma trama magnífica, os problemas emocionais e a complexidade da mente. Por isso está nessa lista dos melhores livros de Augusto Cury.

Camille, a protagonista, é uma moça linda, rica, bem casada, com uma capacidade intelectual de se invejar. No entanto, sua própria mente a coloca em profundas crises emocionais.

Na tentativa de combater a forte depressão da mulher, o marido de Camille comprou uma propriedade no campo, onde ela estaria em contato com a natureza e longe do estresse da cidade.

Mas, nem mesmo o ar puro era capaz de trazer de volta a expressão de alegria para o rosto da moça. Contudo, o cenário começa a mudar quando ela conhece o jardineiro, que, quando trocaram palavras, se mostrou tão inteligente. Assim, interagindo com aquele homem humilde, sua alegria parecia dar sinal.

8 – Superando o Cárcere da Emoção

Superando o Cárcere da Emoção

Muitas vezes, os sentimentos ruins, as emoções infelizes e a depressão são um grande mistério para a própria pessoa emocionalmente afetada. É comum ouvir de alguém: “eu não estou feliz, mas não sei o motivo”.

Por isso, é muito importante que, mesmo em momentos de baixo astral, o próprio indivíduo consiga praticar auto análises, tentando se desvencilhar de si, e observar-se de fora para obter uma perspectiva ampla que forneça uma visão esclarecedora sobre seus problemas psicológicos e seus laços emocionais.

Então, Augusto Cury, com a bagagem do grande pensador psiquiatra que é, escreveu esse livro, que exerce um papel muito importante no sentido de libertação emocional.

9 – A Fascinante Construção do Eu

A Fascinante Construção do Eu

Nesta obra, o autor, através de uma linguagem simples, como de costume, mostra o caminho para manter uma mente saudável buscando o autoconhecimento.

Segundo o autor, a vida agitada, a busca por ser um profissional cada vez melhor e a pressão social inibem nas pessoas os seus próprios jeitos de ser e promovem a incapacidade de reproduzirem a melhor versão de si.

Aliás, Cury apresenta muitos mistérios da memória, principalmente sobre o porquê de guardarmos momentos tristes com muito mais efetividade do que os momentos felizes e, então, orienta o leitor na busca pela felicidade.

10 – Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis

Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis

Como um bom psiquiatra, o escritor reconhece a importância da saúde de um relacionamento para que os indivíduos tenham, também, saúde mental. Por conta disso, o autor escreveu essa grande obra voltada para orientar os leitores como proceder em suas relações. É um dos livros sobre relacionamento mais importantes de Augusto Cury.

O autor leva os leitores a refletirem sobre seus comportamentos e suas ações frente a um relacionamento, mostrando, tanto para mulheres quanto para homens, segmentos de atitudes que podem trazer resultados positivos para a vida a dois, como, também, demonstra que tipo de atitudes tendem a piorar o que já está se tornando um caos.

11 – As Regras de Ouro dos Casais Saudáveis

As Regras de Ouro dos Casais Saudáveis

Quanto à questão dos relacionamentos, Augusto Cury tem no currículo mais essa obra, que, por sinal, é uma verdadeira lição para os casais, apresentando uma grande lista de “regras”, comportamentos e atitudes que são necessárias para que um relacionamento seja realmente saudável.

Com a autoridade de um grande psiquiatra, ele apresenta regras como: saber que ninguém tem o poder de mudar ninguém; entender que aumentar o tom de voz, dar sermões e criticar demais sempre vão piorar a situação; entender a importância de atitudes como elogiar, encantar e se desprender da rotina… Com certeza, muitos casais, hoje em dia, precisam desse conteúdo.

12 – Inteligência Multifocal

Inteligência Multifocal

Inteligência Multifocal não poderia estar de fora da lista dos melhores livros de Augusto Cury. Pois, aqui está o que talvez seja a principal obra do autor quanto ao convívio interpessoal no geral.

“A Teoria da Inteligência Multifocal tem por objeto de investigação o funcionamento da psique, a natureza e a construção dos pensamentos, a formação dos pensadores, o papel histórico do Eu como gestor do teatro da mente e a liderança do Eu como autor da própria história.” — Augusto Cury

Apesar da teoria da Inteligência Multifocal ser incisiva em relação ao desenvolvimento do “Eu”, segundo o autor, é um conceito que “auxilia na construção de relações intra e interpessoais saudáveis”.

13 – Nunca Desista de Seus Sonhos

Nunca Desista de Seus Sonhos

O autor, ao analisar personagens marcantes da história humana, infere que os sonhos são fundamentais para que uma pessoa mantenha-se de pé e com os olhos no horizonte. 

Analisando personagens como, Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King, Cury traça um panorama sobre como os sonhos são essenciais para manter a esperança na vida de uma pessoa.

Dessa forma, com uma obra de cunho motivacional, Augusto Cury mostra, mais uma vez, porque é um dos autores mais importantes do Brasil.

14 – Você é Insubstituível

Você é Insubstituível

Você é Insubstituível é uma massagem bem dada no ego. Esta obra é uma “sacudida” que o escritor dá no leitor, o alertando sobre a sua importância e excitando o amor pela vida. 

Se destinando a pessoas com pouca autoconfiança, que tendem a se desvalorizar, o autor direciona essa comunicação, pois, com o conhecimento de um dos psiquiatras mais renomados do Brasil, ele sabe a importância da autoestima na vida de um indivíduo.

Uma obra escrita de forma muito inteligente, que ensina o leitor a ver a vida por diferentes perspectivas. Perspectivas de onde é possível enxergar a luz e, principalmente, enxergar o valor da sua vida, de onde é possível perceber a sua importância no mundo.

15 – Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Como o trabalho do autor formado em psicologia é extremamente vasto, também há livros publicados que são de cunho pedagógico.

Neste livro, Cury traz conselhos, ensinamentos, dicas, e muito mais, com o objetivo de fornecer um amplo material para o leitor que o ajude a melhorar as relações entre professores, pais e filhos, ressaltando a importância de uma comunicação eficiente entre as partes para a formação de pessoas boas, equilibradas emocionalmente e com mentes bem desenvolvidas.

Augusto Cury, em seu livro, não apenas mostra como proceder, mas também aponta erros quanto a costumes e atitudes que podem prejudicar o bom desenvolvimento cognitivo das crianças.

16 – Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros

Pais Inteligentes Formam Suce

Esta é outra obra de Augusto Cury destinada aos pais, e é um dos melhores e mais importantes livros sobre pedagogia já publicados pelo escritor.

Devido ao grande sentimento de responsabilidade dos pais para com os filhos, muitas vezes, as dúvidas são inevitáveis. Qual será a forma correta de lidar com certas situações? Como proceder? Como preparar?

Com esse livro, Cury vai orientar de forma inteligente os pais sobre diversos aspectos do processo de formação dos filhos, principalmente ressaltando a importância de que os pais deixem ensinamentos e conhecimentos emocionais determinantes para os seus descendentes; e não só se preocuparem com o aspecto financeiro de deixar uma boa herança para eles.

17 – Colecionador de Lágrimas

Colecionador de Lágrimas

Nessa trama, o grande pensador psiquiatra desenvolve uma história explorando um dos maiores acontecimentos do século passado.

O Colecionador de Lágrimas conta a história de um professor especializado na Segunda Guerra Mundial e no Nazismo que começa ter pesadelos como se estivesse vivenciando aqueles tempos de atrocidades.

Então, um dia, em sala de aula, com o objetivo de provocar os alunos, ele diz que eles são parceiros de Hitler. Alguns alunos reagiram positivamente, já outros lhe renderam até processos.

E quando as luzes dos holofotes foram emitidas em sua direção, chamou a atenção de um complô nazista, que agora torna seus pesadelos bem concretos.

18 – Prisioneiros da Mente

Prisioneiros da mente

Prisioneiros da mente é mais um livro de Augusto Cury que aborda a temática dos cárceres psicológicos. Apesar de que pode ser considerada algo redundante para alguém que já tenha lido outras obras do autor como Armadilhas da Mente, se trata de uma narrativa muito bacana para curtir.

A narrativa conta a história de Theo Fester, megaempresário do Vale do Silício que, ao descobrir uma doença que deve matá-lo, percebe que sua relação com seus filhos está completamente defasada. Assim, o protagonista toma certas atitudes na tentativa de fazer a coisa certa nos seus últimos dias.

Gostou de conhecer os melhores livros de Augusto Cury? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.