ordem livros duna

Conheça a ordem dos livros da série Duna, de Frank Herbert

Se você curte os clássicos, a ordem dos livros da série Duna não pode ficar fora da sua estante. Esses títulos são considerados o começo da ficção científica como a conhecemos hoje. É um clássico incrível, e quem gosta desse gênero literário não pode ficar de fora dessa leitura.  Afinal, os livros são tão importantes que até viraram filme.

Então, se a curiosidade bateu e você quer saber se vale a pena ler a série Duna, continue neste post. Aqui a gente te conta um pouco mais sobre os livros e o autor dessa saga incrível. 

Quem é Frank Herbert?  

Frank Herbert foi um jornalista e escritor que teve muito sucesso com o gênero de ficção científica. Faleceu em 1986 e deixou um legado incrível para futuros escritores, principalmente com a ordem dos livros da série Duna. Dessa maneira, ele foi um dos pioneiros na arte de criar universos alternativos. 

Uma das curiosidades sobre o processo de criação da saga, é que Frank estava escrevendo um artigo sobre as dunas de Florence. Os grandes montes de areia chamaram tanto a atenção do escritor, que acabou criando uma sequência literária que até hoje faz sucesso. 

Sobre o que a série Duna trata? 

De maneira geral, a ordem dos livros Duna fala sobre poder, religião e política dentro de um mundo alternativo. A humanidade alcançou diversos planetas, e agora se organiza sob uma monarquia. Dentro desse sistema de governo, Frank Herbert insere elementos importantes sobre como a crença popular afeta os poderes. 

Além disso, também existem as questões de tomar e perpetuar esse poder, que sempre voltam ao foco principal da trama. Então, as famílias sobem e caem sempre buscando  poder através das articulações políticas. Enquanto isso, um messias fala sobre buscar novas formas mais éticas de governar (acho que te soa parecido com outro livro bem conhecido, não é?)

Qual a ordem dos livros da série Duna? 

Ao todo, Frank Herbert escreveu 6 volumes na ordem dos livros Duna. Assim, eles seguem a sequência na história desde 1965. Então, para você saber como começar sua leitura da série, separamos a ordem correta das publicações. Acompanhe como você pode ler sem se perder.

Dessa maneira, os livros estão dispostos  nessa ordem de publicação e cronologia. Além disso, se você quiser conhecer um pouco mais sobre cada título, separamos um resumo de todos eles. Assim, você já pode começar a aguçar sua curiosidade sobre estas obras incríveis, confira: 

Duna 

duna ordem livros 1

No primeiro título da ordem dos livros da série Duna, você conhece a dinâmica da sociedade distópica na terra. Segundo a criação de Frank Herbert, vivemos sob a condução do imperador e das casas nobres. Elas que vivem saindo na briga para decidir quem tem mais atenção do monarca. 

Além desses dois poderes, ainda existe a Guilda Espacial, que controla as rotas de trânsito no espaço. E as Bene Gesserit que são mulheres com poderes bizarros (e que a gente só entende qual o papel delas mais para frente). Assim, acontece a dinâmica de poder, em uma humanidade que agora vive por todos os planetas. 

Acontece que existem duas casas mais influentes, os Atreides (considerados o pessoal da paz), e os Harkonnen (os que amam dar uma facada nas costas do amiguinho). E existe uma profecia que o escolhido que iria levar o povo para uma época de prosperidade seria a mistura dessas duas linhagens. 

Então, as Bene Guesserit cruzando várias linhagens conseguem um filho que acredita-se ser o Messias. Para que eles não corram riscos, mãe e filho se escondem em Duna, que é o Saara dos planetas. Um deserto imenso onde o que eles mais valorizam é a água. E aí é que a história começa a acontecer de verdade. 

No começo do livro a leitura é um pouquinho arrastada, para você entender melhor como funciona a sociedade. Porém, depois que o livro engrena fica difícil parar de ler. Sem dúvidas é um dos maiores clássicos do gênero, com uma criatividade singular. Vale a pena tirar um tempo para ler com atenção a ordem dos livros Duna. 

Messias de Duna 

messias de duna ordem livros duna 2

No segundo exemplar da ordem dos livros na série Duna, é possível ver um foco maior no desenvolvimento psicológico dos personagens. Agora, Paul Atreides está há 12 anos no trono, como imperador e messias. Então, é possível acompanhar os desdobramentos políticos de seu reinado. 

Contudo, algumas decisões que ele toma acabam por criar facções que estão contra o império (pra variar, sempre tem os descontentes). A intenção de levar os ensinamentos do Messias a todos os planetas parece incomodar alguns grupos rebeldes. Assim, começa uma revolução por debaixo dos panos. 

O segundo livro é um pouco mais intimista, mas igualmente interessante. Você novamente pode achar o começo um pouco lento, mas calma que quando a história começa a acelerar, ela voa. Então, não deixe de acompanhar a sequência do livro Duna e se encantar com os plots que os bastidores do poder podem trazer. 

Filhos de Duna 

filhos de duna

No terceiro volume da ordem dos livros da série Duna, é possível acompanhar uma obra genial acontecendo. O autor consegue desenhar os acontecimentos de uma maneira incrível, colocando camadas e mais camadas de suspense e intrigas palacianas. Até o surpreendente final, que você percebe que estava ali o tempo todo, mas não viu. 

Depois do final trágico de O Messias da Duna, Paul Atreides desaparece no deserto. Então, ele deixa a irmã governando como regente até que os filhos possam assumir o Trono do Leão. Dessa maneira, as facções rivais (inclusive a casa do antigo imperador) enxergam uma brecha de tentar chegar ao poder nesse momento. 

Enquanto isso, o planeta está cada vez mais se regenerando. Agora existem florestas onde era somente deserto, e a água começa a se tornar mais abundante. Porém, os vermes (lembram deles?) que são produtores da matéria-prima mais importante de todos os planetas, começam a sumir. 

Imperador-Deus de Duna 

imperador deus de duna

O quarto na ordem dos livros da série Duna, é um dos volumes com maior diferença na escrita do autor. A sensação é que ele escreve para tornar o livro o mais intimista e frio possível. Então, aqui não dá para esperar grandes cenas de ação durante a trama, que já começa 3.500 anos após os acontecimentos do último livro. 

O que acontece é que um dos filhos do imperador Messias acaba subindo ao trono e se tornando o monarca absoluto. Porém, desde os 9 anos de idade ele está se transformando em um verme (literalmente, com as perninhas e tudo). A transformação exige uma perda muito grande da consciência humana, e ele se torna somente um governante oco, sem emoções. 

Contudo, as ações são sempre voltadas para a sobrevivência da raça humana. O imperador (minhoca) acredita que se não tomar atitudes rápido, a humanidade não vai sobreviver. Então, ele começa com suas filosofias sobre poder e meios de governar. Existe ainda uma metáfora muito grande para o poder nos dias atuais. 

Os Hereges de Duna

hereges de duna

No penúltimo título da ordem dos livros da série Duna, o ritmo de leitura volta à velocidade. Aqui, começamos o livro 1.500 anos depois da queda do último Imperador (o verme de areia). Então, a maioria dos planetas está destruída e totalmente arrasados. Assim, voltando aos dias de deserto da saga. 

Dessa maneira, com a humanidade em frangalhos, os pequenos núcleos humanos que restam estão atrás de que? Isso mesmo, amigo leitor. De poder, para não sair da essência humana de querer controlar a tudo e todo mundo. A narrativa acompanha os três personagens principais, em perspectivas diferentes nessa busca por poder. 

As Herdeiras de Duna 

herdeiras de duna

As Herdeiras de Duna é o último livro escrito por Frank Herbert na ordem dos livros da série Duna. Apesar de muito bom, ele parece um pouco incompleto ao final. A sensação é de que o autor ainda queria explorar esse universo, porém acabou falecendo antes de conseguir. 

Dessa maneira, agora o planeta Duna (Rakis, ou ex-Arrakis, como era chamado) foi totalmente destruído. E o tão buscado poder agora cintila nas mãos de uma ordem chamada Honradas Madres (que de madres não tem quase nada, são bem sanguinárias). 

A briga agora gira entre essa ordem, e as Bene Gesserit (a gente avisou que elas teriam muita importância ao longo da história). E você vai conhecer diversos novos personagens durante a trama. O final? A gente deixa para você descobrir e depois contar aqui como foi! Pode ter certeza que vai se surpreender. 

Mas compensa ler a ordem dos livros da série Duna?

Em sua grande maioria, os clássicos não se tornam atemporais por acaso. São obras bem construídas, elaboradas para arrebatar o público. Então, não seria diferente com a ordem dos livros da série Duna. É uma saga que continua atravessando gerações pela maestria com que é conduzida. 

No começo dos livros você pode achar até um pouquinho demorado para ficar intenso. A narrativa começa bem morna mesmo, com poucas descrições minuciosas. Esse é o estilo de Frank Herbert, fazer com que você preencha os buracos do texto com a sua imaginação. A intenção é que você também participe do processo de criação, através do imaginário. 

Dessa maneira, no começo você aprende sobre a estrutura e costumes do mundo que ele elaborou. E diga-se de passagem com uma criatividade digna de aplauso.

Por isso, e pela maravilhosa experiência que a ordem dos livros Duna proporciona, vale muito a pena incluir em sua lista de leitura. Uma das ficções mais sensacionais que o mundo literário já trouxe. Com certeza você também vai se apaixonar por esse universo. 

E se você curtiu o conteúdo e ficou interessado em conhecer mais títulos desse gênero, a gente te ajuda nessa hora. Aqui no blog temos vários outros artigos sobre livros de ficção científica para você conhecer vários títulos bacanas. Fique sempre por dentro das novidades do mundo literário acompanhando nosso conteúdo!

Gostou de conhecer os livros da série Duna? Veja outros posts recentes do blog!

2 comentários em “Conheça a ordem dos livros da série Duna, de Frank Herbert”

    1. Obrigado pela sugestão Ronald. Ainda não tenho conhecimento desses livros em português, mas em breve irei atualizar o texto com essas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.