a roda do tempo ordem livros

A Roda do Tempo: Ordem dos livros e a previsão para capítulo 7

Lançados entre 1990 e 2013, os 14 livros da série A Roda do Tempo voltam a ficar em voga após o anúncio que uma série sobre eles está sendo produzida pela Amazon Prime. Os livros de A Roda do Tempo são considerados uma das dez séries de livros de fantasia mais populares de todos os tempos, tendo vendido mais de 80 milhões de exemplares pelo mundo. 

O universo criado por Robert Jordan é comparável às grandes sagas de J. R. R. Tolkien, J. K. Rowling ou George R. R. Martin. Inclusive, o primeiro livro parece beber muito na obra de Tolkien, se distanciando um pouco mais dessa inspiração nos livros posteriores. Os livros de A Roda do Tempo (todos com mais de 500 páginas) são notáveis pelo seu detalhamento e pelo grande número de personagens construídos para você ficar imerso nesse mundo. Aliás, a leitura tem que ser feita calmamente e prestando atenção aos detalhes, sob o risco de você não conseguir captar todas as nuances da obra. 

A saga conta a história da criação da Roda do Tempo pelo Criador, uma espécie de divindade. Essa Roda do Tempo gira indefinidamente dando sequência às histórias da civilização em construções cíclicas que eventualmente se repetem (ao meu ver, bem alinhado ao conceito Hegeliano da história cíclica). Como toda tese tem a sua antítese, há também a presença de um ser do mal chamado de Shai’tan que constantemente ameaça à roda do tempo. 

Somos levados à história pela perspectiva de Rand al’Thor dentro do seu vilarejo cercado de mitos e histórias fantasiosas. Pouco a pouco somos apresentados a mais personagens e mais povos, em um mundo de povos e nações totalmente diferentes uma das outras (tão rico quanto às séries de livros aqui já mencionadas e que diversas vezes lembra o Universo se Senhor dos Aneis). 

Veja também as 14 coisas que você precisa saber antes de ler A Roda do Tempo.

No Brasil, apenas 6 livros foram traduzidos e o sétimo será lançado esse ano segundo a editora Intrínsica. Os últimos 3 livros da série eram apenas manuscritos inacabados quando Jordan veio a falecer, cabendo ao escritor Brandon Sanderson a tarefa de finalizar a obra. Veja mais sobre a ordem de livros de a Roda do Tempo ao longo desse texto.

Ordem dos livros de A Roda do Tempo

1. A Roda do Tempo: O Olho do Mundo

o ordem dos livros de A Roda do Tempo O Olho do Mundo

A ordem dos livros de A Roda do Tempo começa com O Olho do Mundo. Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmenta. 

Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno – o mais rigoroso das últimas décadas -, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira. 

Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

2. A Roda do Tempo: A grande caçada 

a roda do tempo a grande caçada

A ordem dos livros de A Roda do Tempo tem sua segunda obra nomeada de A Grande Caçada.

A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão, deixando memórias que se transformam em lendas. Há séculos os menestréis narram a Grande Caçada à Trombeta de Valere, que muitos pensavam não passar de uma história, e agora foi encontrada. Ela seria usada para convocar heróis mortos de seus túmulos para lutar contra o Tenebroso, mas alguém a roubou.

Rand al’Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara juntam-se aos soldados shienarianos, dispostos a sacrificar a própria vida para recuperar o artefato. No entanto, há algo que Rand teme ainda mais do que as forças do Tenebroso: a mácula de saidin. Rand sabe que está condenado à loucura e à morte e se pergunta se conseguirá ajudar seus amigos antes que isso aconteça ou se será ele próprio o responsável por destruí-los.

3. A Roda do Tempo: Dragão Renascido 

a roda do tempo o dragão renascido

A ordem dos livros de A Roda do Tempo tem ser terceiro capítulo com o nome de O Dragão Renascido. As profecias do Dragão predizem que a Pedra de Tear, a lendária fortaleza, cairá quando Callandor, A Espada Que Não Pode Ser Tocada, for empunhada pelo Dragão. Será um dos sinais de que ele de fato renasceu e que a Última Batalha se aproxima. Rand al’Thor, recém-proclamado Dragão Renascido, ainda tem dúvidas sobre seu destino, e decide que é hora de partir sozinho em sua jornada.

Enquanto isso, Nynaeve, Egwene e Elayne seguem para Tar Valon, onde Mat precisa ser curado ou morrerá. Entretanto, com a presença da Ajah Negra na Torre Branca, as jovens logo descobrem que suas próprias vidas correm perigo. Perrin, por sua vez, acompanha Moiraine na busca por Rand. Todos os caminhos parecem levar a Tear, onde o Dragão Renascido enfrentará um desafio que pode pôr tudo a perder.

4. A Roda do Tempo: Ascensão da Sombra

a roda do tempo a ascensão da sombra

A ordem dos livros de A Roda do Tempo chegou à quarta obra com o nome de A Ascenção da sombra. Os lacres de Shayol Ghul enfraquecem, e o Tenebroso avança. A sombra se ergue para encobrir definitivamente a humanidade.

Em Tar Valon, Min tem visões de um destino terrível. Será o fim da Torre Branca? Em Dois Rios, os Mantos-brancos caçam o homem de olhos dourados e o Dragão Renascido. Em Cantorin, junto ao povo do mar, A Grã-lady Suroth vislumbra o retorno dos exércitos Seanchan ao continente. Enquanto na Pedra de Tear, o Lorde Dragão planeja seu próximo passo e ninguém será capaz de prevê-lo. Nem a Ajah Negra, as nobres de Tairen ou as Aes Sedai, nem mesmo Egwene, Elayne e Nynaeve.

Declarado o escolhido da antiga profecia, Rand al’Thor, o Dragão Renascido, precisa seguir em frente e cumprir seu destino: proteger o mundo do retorno do Tenebroso.

Em A ascensão da sombra, Jordan imprime ainda mais suspense à série trazendo uma ameaça até então desconhecida à cidade de Tar Valon, lar das poderosas Aes Sedai. Mergulhados no perigo constante representado pelos Mantos-brancos, os Amigos das Trevas e os Trollocs, entre outros inimigos mortais, ninguém está seguro de qual rumo seguir. Movimentos profundos e inesperados que fazem de A Roda do Tempo uma das mais extraordinárias séries já escritas.

5. A Roda do Tempo: As Chamas do Paraíso

ordem dos livros de a roda do tempo as chamas do paraíso

Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car’a’carn , chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.

Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia.

Em As Chamas do Paraíso , Jordan aprofunda ainda mais seu criativo universo. Antigas instituições caem por terra e novas alianças se formam, pois o Dragão provoca mudanças por onde passa. Heróis lendários se juntam à história no novo volume de A Roda do Tempo , uma das mais extraordinárias séries já escritas.

6. A Roda do Tempo: O Senhor do Caos 

a ordem dos livros a roda do tempo o senhor do caos

Recuperando-se em meio às Sábias, Egwene deseja prosseguir por conta própria em seus estudos sobre o Mundo dos Sonhos, mas ainda precisa aprender uma dura lição sobre o código de honra Aiel. Em Salidar, a lealdade de Elayne e Nynaeve às dissidentes da Torre Branca as coloca em uma posição difícil: elas devem tentar proteger as Aes Sedai de si mesmas.

Mat e Perrin, por sua vez, precisam arriscar a própria vida para seguir Rand. Enquanto isso, o Dragão se divide entre governar Cairhien e Caemlyn, sem jamais encontrar refúgio das decisões difíceis e da voz de Lews Therin, que ameaça fazê-lo sucumbir à loucura.

Em O senhor do Caos , as intrincadas tramas continuam a se desenrolar e Jordan demonstra maestria em resolver os conflitos dos volumes anteriores criando novos suspenses. A ordem e as antigas instituições desmoronam para abrir caminho para o senhor do caos no novo Volume ume de A Roda do Tempo , uma das mais extraordinárias séries já escritas.

7. A Roda do Tempo: A Coroa de Espadas (tradução livre) 

a roda do tempo a crown of swords

Uma das principais perguntas sobre a saga é quando será lançado o livro 7 de A Saga do Tempo? A Editora Intrínseca confirmou em seus canais oficias que a edição em português do livro 7 de A Saga do Tempo será lançado no segundo semestre de 2021 (e aguardamos ansiosos).

A Roda do Tempo gira e as Eras vêm e vão, deixando memórias que se tornam lendas. A lenda se transforma em mito, e até mesmo o mito é esquecido há muito tempo quando a Era que o gerou volta novamente. Na Terceira Era, uma Era de Profecia, o Mundo e o Tempo estão em jogo. O que foi, o que será e o que é, ainda pode cair sob a sombra.

Elayne, Aviendha e Mat chegam cada vez mais perto da tigela ter’angreal que pode reverter a onda de calor sem fim do mundo e restaurar o clima natural. Egwene começa a reunir todos os tipos de mulheres que pode encontrar – Gente do Mar, Windfinders, Sábios e alguns outros surpreendentes. E, acima de tudo, Rand enfrenta o temível Forsaken Sammael, nas sombras de Shadar Logoth, onde a névoa faminta por sangue, Mashadar, espera por sua presa. 

8. A Roda do Tempo: O Caminho das Adagas (tradução livre) 

the path of daggers a roda do tempo

A força de invasão Seanchan está em posse de Ebou Dar. Nynaeve, Elayne e Aviendha dirigem-se ao trono legítimo de Caemlyn e Elayne, mas no caminho descobrem um inimigo muito pior do que o Seanchan.

Em Illian, Rand jura jogar o Seanchan de volta como fez antes. Mas sinais de loucura estão aparecendo entre os Asha’man.

Em Ghealdan, Perrin enfrenta as intrigas de Whitecloaks, invasores Seanchan, o disperso Shaido Aiel e o próprio Profeta. A amada esposa de Perrin, Faile, pode pagar com a vida, e o próprio Perrin pode ter que destruir sua alma para salvá-la.

Enquanto isso, a rebelde Aes Sedai com a ajuda da Amyrlin, Egwene al’Vere, enfrenta um exército que pretende mantê-los longe da Torre Branca. Mas Egwene está determinada a destituir a usurpadora Elaida e reunir as Aes Sedai. Ela ainda não entende o preço que outros – e ela própria – pagarão.

9. A Roda do Tempo: O Coração do Inverno (tradução livre) 

livro 9 de a roda do tempo

Rand está fugindo com Min e, em Cairhein, Cadsuane está tentando descobrir para onde está indo. O destino de Rand é, de fato, um que ela nunca considerou.

Descobre-se que Mazrim Taim, líder da Torre Negra, é um mentiroso. Mas o que ele está fazendo?

Faile, com as Donzelas Aiel, Bain e Chiad, e seus companheiros, Rainha Alliandre e Morgase, é prisioneiro da seita de Savanna.

Perrin está procurando desesperadamente por Faile. Com Elyas Machera, Berelain, o Profeta e um “exército” muito misto de forças díspares, ele está se movendo pelo país repleto de bandidos e Seanchan errantes. Os Forsaken estão cada vez mais presentes e unidos, e o homem chamado Slayer espreita Tel’aran’rhiod e o sonho do lobo.

Em Ebou Dar, a princesa Seanchan conhecida como Filha das Nove Luas chega – e Mat, que estava se recuperando no Palácio Tarasin, é apresentada a ela. Será que o casamento que foi predito acontecerá?

10. A Roda do Tempo: A Encruzilhada do Crepúsculo (tradução livre)

A Roda do Tempo: A Encruzilhada do Crepúsculo

Fugindo de Ebou Dar com a Filha das Nove Luas sequestrada, Mat Cauthon descobre que não pode mantê-la nem deixá-la ir, pois tanto a Sombra quanto o poder do império Seanchan estão agora em uma perseguição mortal.

Em Tar Valon, Egwene al’Vere sitia a Torre Branca. Ela deve vencer rapidamente, com o mínimo de derramamento de sangue possível, pois a menos que as Aes Sedai sejam reunidas, apenas o Asha’man masculino permanecerá para defender o mundo contra o Escuro.

Enquanto isso, Rand al’Thor deve jogar novamente, com ele mesmo em jogo – sem saber quais de seus aliados são realmente inimigos.

11. A Roda do Tempo: Faca de Sonhos (tradução livre)

A Roda do Tempo: Faca de Sonhos

Sem o conhecimento de Rand, Perrin fez sua própria trégua com o Seanchan. É um acordo feito com o Dark One, em seus olhos, mas ele fará o que for necessário para resgatar sua esposa, Faile, e destruir o Shaido que a capturou. Entre os Shaido, Faile trabalha para se libertar enquanto esconde um segredo que pode lhe dar liberdade ou causar sua destruição. E em uma cidade chamada Malden, o arco longo Dois Rios será comparado com lanças Shaido.

Fugindo de Ebou Dar através do Altara controlado por Seanchan com a Filha das Nove Luas sequestrada, Mat tenta cortejar a mulher com quem é casado pela metade, sabendo que ela acabará concluindo a cerimônia. Mas Tuon friamente o conduz em uma alegre perseguição enquanto ele descobre que até mesmo um presente pode ter um significado profundo entre o Sangue Seanchan e o que ele pensa que sabe sobre as mulheres não é suficiente para salvá-lo.

Em Caemlyn, Elayne luta para ganhar o Trono do Leão enquanto tenta evitar o que parece uma certa guerra civil caso ela ganhe a coroa …

Na Torre Branca, Egwene luta para minar as irmãs leais a Elaida de dentro …

12. A Roda do Tempo: A Tempestade Se Formando (tradução livre)

A Roda do Tempo: A Tempestade Se Formando

O volume final de Wheel of Time, A Memory of Light, foi parcialmente escrito por Robert Jordan antes de sua morte prematura em 2007. Brandon Sanderson, autor do best-seller do New York Times dos livros de Mistborn, e agora Stormlight Archive, entre outros, foi escolhido pelo editor de Jordan – sua esposa, Harriet McDougal – para completar o volume final, mais tarde expandido para três livros.

Neste romance épico, a série internacional de best-sellers de Robert Jordan começa sua dramática conclusão. Rand al’Thor, o Dragão Renascido, luta para unir uma rede fragmentada de reinos e alianças em preparação para a Última Batalha. Enquanto ele tenta impedir a invasão de Seanchan ao norte – desejando que ele pudesse formar pelo menos uma trégua temporária com os invasores – seus aliados assistem aterrorizados a sombra que parece estar crescendo dentro do coração do próprio Dragão Renascido.

Egwene al’Vere, a Residência de Amyrlin da rebelde Aes Sedai, é uma prisioneira da Torre Branca e sujeita aos caprichos de seu líder tirânico. Enquanto os dias se aproximam do ataque Seanchan que ela sabe que é iminente, Egwene trabalha para manter unidas as facções díspares de Aes Sedai, ao mesmo tempo em que fornece liderança em face da crescente incerteza e desespero. Sua luta provará a coragem das Aes Sedai, e seu conflito decidirá o futuro da Torre Branca – e possivelmente do próprio mundo.

13. A Roda do Tempo: As Torres da Meia Noite (tradução livre)

torres da meia noite robert jordan

Em Towers of Midnight, a Última Batalha começou. Os selos da prisão do Escuro estão desmoronando. O próprio Padrão está se desfazendo e os exércitos da Sombra começaram a ferver para fora da Praga.

O sol começou a se pôr na Terceira Era.

Perrin Aybara agora é caçado por espectros de seu passado: Whitecloaks, um matador de lobos e as responsabilidades da liderança. Enquanto isso, um inimigo invisível está lentamente puxando um laço apertado em volta do pescoço. Para prevalecer, ele deve buscar respostas em Tel’aran’rhiod e encontrar uma maneira – finalmente – de dominar o lobo dentro dele ou se perder para sempre.

Enquanto isso, Matrim Cauthon se prepara para o desafio mais difícil de sua vida. As criaturas além dos portões de pedra – o Aelfinn e o Eelfinn – o confundiram, zombaram dele e o deixaram enforcado, sua memória recheada com pedaços e pedaços da vida de outros homens. Ele esperava que seu último confronto com eles fosse o fim de tudo, mas a Roda tece como ela quer. Chegará a hora em que ele terá que dançar novamente com as Cobras e as Raposas, em um jogo que não pode ser ganho. A Torre de Ghenjei o aguarda e seus segredos revelarão o destino de um amigo há muito perdido.

Dovie’andi se tovya sagain. É hora de jogar os dados.

14. A Roda do Tempo: Uma Memória da Luz (tradução livre)

robert jordan a memory of light

A Roda do Tempo gira e as Eras vêm e vão, deixando memórias que se tornam lendas. A lenda se transforma em mito, e até mesmo o mito é esquecido há muito tempo quando a Era que o gerou volta novamente. Na Terceira Era, uma Era de Profecia, o Mundo e o Tempo estão em jogo. O que foi, o que será e o que é, ainda pode cair sob a Sombra.

Quando Robert Jordan morreu em 2007, todos temiam que essas cenas finais nunca fossem escritas. Mas trabalhando a partir de notas e parciais deixadas por Jordan, o escritor de fantasia Brandon Sanderson entrou em cena para completar a obra-prima. Com The Gathering Storm (Livro 12) e Towers of Midnight (Livro 13) atrás dele, ambos os quais foram bestsellers de capa dura do New York Times # 1, Sanderson agora recria a visão que Robert Jordan deixou para trás em A Memory of Light.

Editado pela viúva de Jordan, que editou todos os livros de Jordan, A Memory of Light irá encantar, encantar e satisfazer profundamente todas as legiões de leitores de Jordan.

Conclusão

Agora que você já conhece a ordem dos livros de A Roda do Tempo, aproveite também para conhecer outros livros do universo de A Roda do Tempo que são Warrior of the Altaii (Robert Jordan), The World of Robert Jordan’s The Wheel of Time (Robert Jordan e Teresa Patterson), The Wheel of Time Companion (Robert Jordan, Harriet McDougal, Alan Romanczuk e Maria Simons) e Patterns of the Wheel: Coloring Art Based on Robert Jordan’s The Wheel of Time (Robert Jordan and Amy Romanczuk).

Nós do blog estamos ansiosos para termos todas as versões em português… e vocês?

Crédito da imagem: Print do site da Editora Intrínseca.

Veja mais posts recentes do blog!

Crédito de imagem: Editora Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.