Como nós do blog adoramos todos os estilos editoriais, resolvemos lançar hoje nosso texto com os melhores livros de Paulo Coelho. Ele, afinal, é o autor brasileiro mais traduzido em todo o mundo, conhecido por suas obras filosóficas e inspiradoras, além de sua parceria musical com Raul Seixas. Dessa forma, Paulo Coelho deixou sua marca nas inesquecíveis músicas eternizadas na voz de Raul e também na literatura brasileira, com mais de 200 milhões de cópias de seus livros traduzidas para outros idiomas.
A importância dos livros de Paulo Coelho reside no seu impacto global e na forma como suas obras tocam a vida das pessoas em todo o mundo. Seu livro mais famoso, O Alquimista (1988), é considerado um clássico moderno e já foi traduzido para dezenas de idiomas, vendendo milhões de cópias em todo o mundo. A história de Santiago, um jovem pastor andaluz em busca de sua Lenda Pessoal, ressoa com leitores de todas as idades e culturas, transmitindo mensagens de esperança, determinação e autodescoberta.
Além de O Alquimista, Coelho escreveu numerosos outros romances que exploram temas como espiritualidade, destino e a busca por significado na vida. Suas obras têm o poder de inspirar e motivar os leitores a refletir sobre suas próprias jornadas e aspirações, muitas vezes oferecendo perspectivas únicas sobre questões universais.
Curiosidade: esse autor tem uma história muito interessante desde o começo de sua carreira, quando ocupava seu tempo escrevendo músicas junto com Raul Seixas que foi retratada no livro A Canção do Mago. “Aos poucos fui entendendo o jogo e vi que o maluco beleza era Paulo. E Raul, cada dia mais ‘maluco’ que ‘beleza”, nos conta a autora Hérica Marmo.
Abaixo vamos falar um pouco mais sobre as principais obras do autor, bem como uma pequena resenha para melhor compreensão de cada uma!
➜ Está gostando de conhecer mais sobre os livros de Paulo Coelho? Siga-nos também no nosso Canal do Youtube, Telegram e Instagram para receber conteúdos como esse em primeira mão.
O Alquimista
O livro O Alquimista narra a história de um pastor da Andaluzia que se chama Santiago e resolver partir em uma jornada rumo ao Egito para buscar um tesouro escondido na região das pirâmides. Santiago parte de sua cidade natal na Espanha e vai encontrando no caminho diversos personagens que serão decisivos para a trama, como uma cigana, um suposto rei e um alquimista. Os três lhe darão dicas que vão influenciar decisivamente para ele encontrar o caminho desejado.
A jornada paulatinamente vai mudando o foco de descobrir os tesouros escondidos nas pirâmides para encontrar os mais valiosos tesouros que estão dentro dele mesmo. Ou seja, o livro se transforma em uma jornada pelo autoconhecimento. Essa conexão nos arremessa para dentro do livro, pois conhecer a si mesmo é algo universal, profundamente necessário e transformador. Essa narrativa certamente está em primeiro lugar na nossa lista de melhores livros de Paulo Coelho.
Onze Minutos
O livro 11 Minutos está repleto de sensualidade e tem a intenção de se posicionar como um conto de fadas moderno, onde a protagonista Maria busca o sentido sagrado do sexo, segundo palavras do próprio autor.
Desiludida com o amor, Maria decide largar a sua vida e ir à Suíça em busca de sucesso. Ao chegar lá acaba se tornando uma prostituta sendo a mais requisitada do cabaré de luxo em que atende seus clientes.
Esse é outro livro que o autor traz em paralelo à história uma jornada pelo autoconhecimento que, neste caso, irá transitar sobre diversos temas, entre eles o sexo, a natureza humana, a liberdade e um profundo questionamento da sua visão do amor. Como gostamos da temática autoconhecimento, esse livro é o segundo colocado na nossa lista de melhores livros de Paulo Coelho.
Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei
Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei é um sucesso editorial e foi um dos livros de Paulo Coelho que foram capazes de esgotar a sua tiragem em uma semana. Ele narra a história de dois amigos que se encontram após onze anos de separação. O que os manteve unidos durante esse tempo foi as correspondências que os dois nunca deixaram de trocar durante toda a adolescência e juventude.
A personagem feminina do casal que Paulo Coelho desenha nessa livro é Pilar, uma mulher forte e independente, que está em processo de negação sobre o amor que sente pelo seu amigo. Esse amigo, cujo nome não nos é apresentado em nenhum momento do livro, que está em um seminário na busca por se tornar um líder espitirual admite que a ama e que precisa a encontrar para obter as respostas de seu próprio futuro.
Em um romance que fala de entrega, dor, sofrimento, perdão e esperança, Paulo Coelho nos mostra que o amor é a melhor forma de trilharmos o nosso caminho.
O Diário de um Mago
Muitas vezes caracterizado como autor de autoajuda, podemos observar a constante temática de autoconhecimento trazida nos livros de Paulo Coelho.
O Diário de um Mago nasceu da peregriniação do autor para Santiago da Compostela. Sua jornada se inicia com a orientação de um guia que lhe apresenta exercícios de meditação e reflexão que aos poucos vão transformando a forma que ele vê o mundo.
Parte história de aventura, parte guia de autoconhecimento, este livro oferece a combinação perfeita de encantamento e inspiração.
Maktub
Durante um ano, Paulo Coelho teve uma coluna diária chamada Maktub no jornal Folha de S.Paulo. Nessa coluna eram publicados textos sobre os pensamentos e inquietações de diversas culturas.
Ao receber relatos de pessoas que chegavam a recortar o jornal para guardar os textos preferidos e das diversas cartas diárias de leitores dizendo o quando as colunas os inspiravam, Paulo Coelho se sentiu obrigado a lançar esse livro com pequenas histórias e fábulas que nos convidam a pensar e ver a vida a partir de novos pontos de vista, trazendo oportunidades de reflexão e de buscar uma nova conexão consigo mesmo.
Veronika Decide Morrer
Neste romance extraordinário, Paulo Coelho narra, com sagacidade e sutileza a corajosa luta de uma jovem contra (e por) sua vida.Veronika Decide Morrer traz a personagem principal em uma decisão crucial – a decisão de tirar a própria vida. No entanto, ela não morre: acorda num hospital psiquiátrico com a perspectiva médica de ter, no máximo, apenas mais uma semana de vida.
O que a protagonista passa a enfrentar, então, é um jogo de espera e um mundo estranho que a levam a reavaliar sua decisão. Nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu elementos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.
Brida
Brida é um dos livros de Paulo Coelho que misturam amor, paixão e espiritualidade. A personagem principal da trama é uma garota apaixonada por magia, mas que busca algo além.
Isso a leva a conhecer pessoas diversos outros personagens que serão importantes para a trama, como um sábio que a ensina a confiar na bondade do mundo e uma mulher que lhe mostra a importância de buscar seu dom e sua alma gêmea.
Seu desafio, então, passa a ser conciliar seus relacionamentos com o desejo de ser uma bruxa. Esse romance é inspirado na jover irlandesa Brida O’Fern, a qual Paulo Coelho conhecer em uma de suas perigrinações pelo Caminho de Roma.
Hippie
Em seu livro mais autobiográfico, Paulo Coelho nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração Hippie. O autor narra a si mesmo como um jovem que quer ser escritor, possui cabelos longos e está a procura de liberdade e do significado profundo da existência.
Sua jornada passa por uma viagem pela America do Sul (Peru, Chile e Argentina).
Depois Paulo chega a Amsterdã, onde conhece Karla e a tem como companheira para a sua próxima viagem com destino ao Nepal. No caminho, os companheiros vivem uma extraordinária história de amor, passam por transformações profundas e abraçam novos valores para suas vidas.
Manual do Guerreiro da Luz
As mensagens trazidas neste livro de Paulo Coelho podem ser lidas e relidas em qualquer situação, em especial quando é necessário encontrar forças para enfrentar os desafios diários. O Manual do Guerreiro da Luz fala da coragem, da atenção, das escolhas que precisam ser feitas todos os dias e, principalmente, da decisão de olhar a vida de forma verdadeira, mas com esperança e simplicidade.
O livro traz um guerreiro que observa o que se passa à sua volta como mero espectador e deixa que as coisas se acomodem naturalmente. Em outras ocasiões, procura se lembrar de que o Universo sempre conspira a seu favor e realiza seus desejos mais escondidos. Por isso, ele toma cuidado com pensamentos que muitas vezes disfarçam sentimentos nada positivos, como a culpa, o medo, a traição, a raiva, a autodestruição. Mas, em vez de evitá-los, torna-os aliados para chegar aos seus objetivos.
Aleph
Em Aleph, Paulo Coelho nos leva em uma viagem pela África, Europa e Ásia, passando a maior parte do tempo nos trilhos da rota transiberiana no deserto russo. Ele parte nessa viagem, pois, após anos de sucesso, se vê preso à sensação de estar perdido e insatisfeito, em uma estagnação que o faz repensar toda sua vida.
No meio do caminho, ele encontra Hilal, uma jovem violinista que amou 500 anos antes e cuja traição o persegue até hoje. Juntos, eles iniciam uma viagem mística através do tempo e espaço, que os leva ao encontro de seus medos e pecados, à busca por amor e perdão e que traz a coragem para superar os inevitáveis desafios da vida.
Gostou de conhecer os melhores livros de Paulo Coelho? Veja também outros artigos recentes do blog!
Crédito de foto: Alexandra Abreu