ordem dos livros de amiga genial

Ordem dos Livros de Amiga Genial: sucesso foi levado até a HBO

A consagrada e misteriosa escritora italiana que publicava seus livros com o pseudônimo Elena Ferrante atraiu mais de 12 milhões de leitores no mundo com a tetralogia Série Napolitana. As obras de Ferrante contam a história da forte amizade de Elena Greco, narradora da história (Lenu), e de Rafaella Cerullo, mais conhecida como Lila, percorrendo todas as fases da vida das duas, nascidas e crescidas no subúrbio de Nápoles, nos anos pós-guerra. Neste texto vamos descobrir a ordem dos livros de Amiga Genial e conhecer essa incrível história. São 4 livros que compõem a saga: A amiga genial, História do novo sobrenome, História de quem foge e quem fica e História da menina perdida.

Este fenômeno mundial virou recentemente série da HBO com sucesso estrondoso e serviu também para dar a certeza que faltava para os fãs que a escritora que escondia-se por trás do pseudônimo chamava-se Anita Raja, uma escritora e tradutora de alemão nascida em Nápoles no ano de 1943. Tal certeza veio quando já se especulava que ela fosse o verdadeira autora por trás da obra, e diversas reportagens polêmicas sobre quem, de fato, era Elena Ferrante foram publicadas. Por fim, os fãs tiveram ainda mais certeza quando, em 2020, durante a segunda temporada da séria, a personagem Elena Greco teve seu look, digamos assim, inspirado em Anita. 

Antes disso, a autora concedia poucas entrevistas, sempre por escrito e enviadas para a suas editoras italianas. A ideia era que, com o anonimato, pudesse escrever livremente e que a recepção dos livros não tivessem a ver com sua figura pública, mas sim com as suas ideias e escrita, na qual nota-se uma grande influência dos autores clássicos grego e romanos. 

Amiga Genial

amiga genial ordem

Esse é o primeiro volume da ordem de livros da Série Napolitana e vai acompanhar Elena e Rafaella que se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950, cobrindo o período que vai da infância até os 16 anos. 

O contraste entre as duas é evidente. Lenu é a mais inteligente da turma enquanto a recém chegada Lila é mal comportada e adora ser o centro das atenções. Essa diferença intriga Elena e pouco a pouco a conquista. As duas passam a desenvolver uma amizade muito forte. 

Estudar parecia ser a melhor opção para que elas não acabasse como suas mães: pobre, cansadas e cheias de filhos. Mas as oportunidades nem sempre são iguas na vida das amigas, e, enquanto Lenu pode continuar estudando, Rafaella acabará se unindo ao irmão Rino para modernizar a loja do pai. 

Além disso, a adolescência está chegando e outras preocupações começam a ser introduzidas na história: romances, virgindade, vaidade e as mudanças sociais passadas por um país que acabara de sair da guerra. 

História do novo sobrenome

historia do novo sobrenome

Esse é o segundo volume da ordem dos livros de Amiga Genial, agora focado na juventude. 

Agora, a influência irresistível que Lila exerce sobre nossa protagonista fica cada vez mais evidente. 

Envolvente, a narrativa de História do novo sobrenome inevitavelmente nos traz reflexões produndas sobre o papel imposto às jovens mulheres na metade do século XX na região, num contraponto construído entre as possibilidades oferecidas para cada uma das nossas duas personagens centrais já iniciadas no livro anterior – Lila teve que começar a trabalhar cedo, enquanto Lenu consegue sair do ciclo vicioso ir à faculdade. 

Também iremos acompanhar cenas de casamento, adultério, traições entre as amigas e acerto de contas. 

História de quem foge e quem fica

História de quem foge e quem fica

No terceiro volume da ordem dos livros de Amiga Genial, Lenu e Lila começam a luta diária da vida adulta. Numa sequência angustiante e sem espaço para a inocência, Ferrante coloca o leitor no meio do turbilhão que se forma das amizades, das relações sociais e dos interesses individuais. 

Uma obra de arte a respeito do amor, da maternidade, da busca por justiça social e de como é transgressor ser mulher em um mundo comandado pelos homens.

História da menina perdida

história da menina perdida

No último volume da ordem dos livros de Amiga Genial, chegamos ao fim da história de Lenu, Lina e de todos os demais personagens do bairro de Nápoles. A amizade entre elas foi a ligação que a fez evoluir na vida apesar das condições impostas pelo bairro em que viviam, como a violência. Essa ligação é também responsável pela dor que as rodeou durante a saga. 

A História da menina perdida é o final que o leitor esperava, com a dureza e a força que aprendemos a identificar nas personagens de Ferrante ― sem tergiversações ou rodeios. 

Gostou de conhecer os livros da Série Napolitana? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.