ordem dos livros de amiga genial

Ordem dos Livros de Amiga Genial de Elena Ferrante

A Tetralogia Napolitana, escrita por Elena Ferrante, é uma série de quatro romances que conta a história de duas amigas, Lila e Lenù, desde a infância até a velhice. A saga é composta pelos seguintes livros:

  • 1 – A Amiga Genial (2011)
  • 2 – História do Novo Sobrenome (2012)
  • 3 – História de Quem Foge e de Quem Fica (2013)
  • 4 – História da Menina Perdida (2014)

A tetralogia é conhecida por sua profundidade emocional, complexidade dos personagens e pela rica descrição da vida em Nápoles ao longo de várias décadas. Ela aborda temas como amizade, identidade, ambição e a luta de mulheres em uma sociedade patriarcal.

A consagrada e misteriosa escritora italiana que publica seus livros com o pseudônimo Elena Ferrante atraiu mais de 12 milhões de leitores no mundo com a tetralogia Série Napolitana. As obras de Ferrante contam a história da forte amizade de Elena Greco, narradora da história (Lenu), e de Rafaella Cerullo, mais conhecida como Lila, percorrendo todas as fases da vida das duas, nascidas e crescidas no subúrbio de Nápoles, nos anos pós-guerra.

➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Amiga Genial, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão.

Amiga Genial

amiga genial ordem

Esse é o primeiro volume da ordem de livros da Série Napolitana. A história vai acompanhar Elena e Rafaella que se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950, cobrindo o período que vai da infância até os 16 anos. 

O contraste entre as duas é evidente. Lenu é a mais inteligente da turma enquanto a recém chegada Lila é mal comportada e adora ser o centro das atenções. Essa diferença intriga Elena e pouco a pouco a conquista. Assim, as duas passam a desenvolver uma amizade muito forte. 

Estudar parecia ser a melhor opção para que elas não acabassem como suas mães: pobre, cansadas e cheias de filhos. Mas as oportunidades nem sempre são iguas na vida das amigas, e, enquanto Lenu pode continuar estudando, Rafaella acabará se unindo ao irmão Rino para modernizar a loja do pai. 

Além disso, a adolescência está chegando e outras preocupações começam a ser introduzidas na história: romances, virgindade, vaidade e as mudanças sociais passadas por um país que acabara de sair da guerra. 

História do novo sobrenome

historia do novo sobrenome

Esse é o segundo volume da ordem dos livros de Amiga Genial, agora focado na juventude. 

Agora, a influência irresistível que Lila exerce sobre nossa protagonista fica cada vez mais evidente. 

Envolvente, a narrativa de História do novo sobrenome inevitavelmente nos traz reflexões produndas sobre o papel imposto às jovens mulheres na metade do século XX na região, num contraponto construído entre as possibilidades oferecidas para cada uma das nossas duas personagens centrais já iniciadas no livro anterior – Lila teve que começar a trabalhar cedo, enquanto Lenu consegue sair do ciclo vicioso e ir à faculdade. 

Também iremos acompanhar cenas de casamento, adultério, traições entre as amigas e acerto de contas. 

História de quem foge e quem fica

História de quem foge e quem fica

No terceiro volume da ordem dos livros de Amiga Genial, Lenu e Lila começam a luta diária da vida adulta. Assim, numa sequência angustiante e sem espaço para a inocência, Ferrante coloca o leitor no meio do turbilhão que se forma das amizades, das relações sociais e dos interesses individuais. 

Uma obra de arte a respeito do amor, da maternidade, da busca por justiça social e de como é transgressor ser mulher em um mundo comandado pelos homens.

História da menina perdida

história da menina perdida

No último volume da ordem dos livros de Amiga Genial, chegamos ao fim da história de Lenu, Lila e de todos os demais personagens do bairro de Nápoles. A amizade entre elas foi, portanto, a ligação que a fez evoluir na vida apesar das condições impostas pelo bairro em que viviam. Essa ligação é também responsável pela dor que as rodeou durante a saga. 

Assim, A História da Menina Perdida é o final que o leitor esperava, com a dureza e a força que aprendemos a identificar nas personagens de Ferrante ― sem tergiversações ou rodeios. 

Gostou de conhecer os livros da Série Napolitana? Então, veja também outros posts recentes do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *