melhores livros de romance

20 Melhores Livros De Romance: Histórias de amor para se emocionar!

A leitura é um dos mais prazerosos hábitos que uma pessoa pode desenvolver e é ainda mais prazerosa quando envolve histórias românticas. Afinal, quem não gosta de se envolver rapidamente ao ler um livro com uma bela história de amor?

Essas histórias românticas mostram as mais diferentes relações entre casais – muitas vezes inusitados, mas que sempre nos surpreendem no fim.

Há algumas histórias de romance que intrigam o mundo a centenas de anos. Outras são lançadas e, como pólvora, se alastram rapidamente e explodem para serem conhecidas por todo mundo. Viram febre. São amadas e odiadas.

Abaixo, apresento uma curadoria com os melhores livros de romance para mostrar a você grandes histórias de amor que me envolveram e me ajudaram a cultivar o amor pela literatura.

1. A Culpa é das Estrelas (John Green)

Melhores Livros de Romance - A Culpa É Das Estrelas

A história que virou filme de A Culpa é Das Estrelas encabeça nossa lista de Melhores Livros de Romance . Nessa história encantadora, dois adolescentes (Hazel e Augustus) se encontram em uma casa de apoio para crianças com câncer.

O amor dos dois se desenvolve juntamente na luta contra a doença. É uma história que atinge em cheio nosso âmago e mistura tristeza, romance e uma incrível vontade de viver a vida!

Durante a história, Augustus está sempre incentivando Hazel a ir atrás de seus sonhos. O adolescente descobre a admiração de Hazel pelo livro Uma Aflição Imperial, de Peter van Houten, e ajuda a proporcionar um encontro entre a jovem e o autor para descobrir o fim não contado de seu livro.

Hazel, que está debilitada pelo tratamento de seu câncer, descobre na viagem que a doença de Augustus voltara. O fim é emocionante e nos faz dar valor às pequenas coisas da vida.

2. Teto Para Dois (Beth O’leary)

Teto Para Dois - Os Melhores Livros de Romance

Teto para Dois aparece em segundo lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. A história começa com a busca de uma das protagonistas, Tiffy, que precisa sair do apartamento do ex-namorado (o qual já está com um novo casamento programado!).

As buscas por um local adequado para morar não dão em nada, até que Tiffy encontra o anúncio de Leon – um enfermeiro que trabalha durante a noite,

O arranjo seria simples: Tiffy poderia utilizar o apartamento durante o período da noite e nos fins de semanas (nos quais Leon está na casa da namorada). Fato interessante: o local só tem uma cama!

Como nunca se encontram, Tiffy e Leon começam a trocar recados por meio de post-its que colam ao redor da casa. Isso até que são obrigados a se encontrarem!

3. A Cinco Passos de Você (Rachael Lippincott)

Melhores Livros de Romance - A Cinco Passos de Você

O livro A Cinco Passos de você aparece em terceiro lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. Esse é o segundo livro de nossa lista a apresentar um romance catalisado por uma doença. A história contada é a de Stella Grant e Will Newman.

Stella sofre de fibrose cística ( uma doença que afeta o funcionamento de seus pulmões) o que a obriga a fica a menos de dois metros de qualquer outra pessoa comum, ou a seis passos de uma pessoa com a mesma doença. Esse é um procedimento que impede o surgimento de infecções para que haja a chance de um transplante.

Já Will é rebelde e não dá a mínima para novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Ele deseja completar logo os dezoito anos para fugir dali e viver intensamente seus últimos dias. Aí que entra Stella na sua vida!

Conforme a conexão entre os dois aumenta, aumenta a vontade também de burlar a distância mínima de seis passos entre eles. Esse é um paradoxo interessante apresentado no livro: a mesma doença que os une é a que os mantém separados.

A atração entre os dois começa a ser cada vez maior, e burlar a distância mínima parece cada vez mais a coisa certa a ser feita!

4. O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bronte)

O Morro dos Ventos Uivantes é o primeiro livro que pode ser considerado “clássico” a entrar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, o livro conta a história de uma família que tem uma propriedade na Inglaterra vitoriana chamada O Morro Dos Ventos Uivantes. A história começa quando o Sr. Earnshaw volta de uma viagem com um órfão cigano: Heathcliff (bem no estilo Ned Stark e Jon Snow?).

Heathcliff começa a sofrer preconceito de outros membros da família, como do irmão mais velho Hindley, porém recebe a simpatia de Catherine (então uma menina mimada e intensa). Com o passar do tempo eles desenvolvem uma paixão avassaladora. No entanto, ela decide-se casar com Edgar Linton por questões financeiras.

Heathcliff sai da região e volta anos depois rico decidido a se vingar de todos que o fizeram sofrer. .. Após a sua volta, Catherine começa a ficar debilitada pois não sabe escolher entre o amor e o dinheiro e posteriormente morre ao dar a luz. A partir daí o rancor no coração de Heathcliff fica cada vez maior e ninguém da trama é perdoado.

5. Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

Orgulho e Preconceito é a obra-prima de Jane Austen e aparece em quinto lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance, provando mais uma vez que ainda há espaço para os clássicos nas estantes das pessoas e que a sua leitura ainda agrada a muitas delas. A história de Orgulho e Preconceito gira em torno das cinco irmãs Bennet, que viviam na área rural do interior da Inglaterra, no século XVIII. No desenrolar da trama, destaca-se Elizabeth.

Todas as filhas recebem pressão para se casar e Elizabeth também sente essa pressão na pele. Então ela conhece o Sr. Darcy, e já é possível perceber no livro que eles aos poucos começam a se apaixonar. Mas a diferença de classe sociais parece ser um impedimento para que o amor deles possa se desenvolver. Além disso, o Sr. Darcy tem uma personalidade excessivamente reservada. E Elizabeth o acha arrogante e inescrupuloso.

O amor entre os dois convive com essas diferenças, desconfianças e preconceitos, trazendo um belo retrato da época em que viviam.

6. O Amor Nos Tempos do Cólera (Gabriel Garcia Márquez)

O Amor Nos Tempos do Cólera - Melhores Livros de Romance

O Amor Nos Tempos do Cólera aparece em sexto lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez (Colombiano e Nobel de literatura) e foi a inspiração do livro, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá por Luiza Márquez, Na história real, o pai da noiva era contra o noivado e a enviou para uma viagem pelo interior por um ano. Gabriel, então, monta uma rede de comunicação para conseguir alcançar Luiza onde fosse que ela estivesse.

No livro, é Florentino Ariza quem se apaixona por Fermina Daza. O amor é tão forte, que o protagonista chega a ter sintomas parecidos com o Cólera – uma doença que assolava a Colômbia na época em que se passa o romance.

Florentino começa a escrever cartas para seu amor e ela as responde. Em determinado momento da trama, Fermina é obrigada a casar-se com Juvenal Urbinal, médico da cidade, para dar fim ao romance com Florentino. Os dois vivem um casamento pacato e sem emoções. Mas após cinquenta anos, nove meses e quatro dias, Urbinal vem a falecer e Florentino vê uma nova chance de reconquistar sua amada.

7. P.S. Eu Te Amo (Cecelia Ahern)

Os Melhores Livros de Romance - P.S. Eu Te Amo

Prepare-se para mais um romance emocionante e envolvente em nossa lista de Melhores Livros de Romance. Em P.S. Eu Te Amo um casal com uma vida perfeita é abalada por uma terrível notícia: o marido Gerry tem um tumor no cérebro e vem a falecer. Holly, a esposa, entra em uma depressão profunda e ninguém parece conseguir ajudá-la até que ela encontra uma porção de cartas que Gerry havia deixado para ela.

Nessas cartas, Gerry dá orientações e passa a guiar Holly nessa nova vida sem ele. E são essas cartas que vão ajudar Holly a sair da depressão e enfrentar novamente a vida.

8. Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)

Cem Anos de Solidão, outro clássico que não falta na estante de quem adora romances, aparece em oitavo lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. O livro mais importante de Gabriel Garcia Márquez.

O prestigiado autor escolheu a aldeia fictícia de Macondo para ser o cenário deste romance. A aldeia é lar da família Buendía. A matriarca Úrsula (que viveu mais de cem anos) acompanha diversas gerações dessa família.

Seus três filhos são José Arcadio, Aureliano e Amaranta. Esses nomes são repassados a diversas gerações da família e coincidentemente além dos nomes os personagens também carregam em si as personalidades dos antepassados. Além da família central, também é um personagem importante o cigano Melquíades que faz a conexão da aldeia com o mundo exterior.

9. O Duque e Eu (Julia Quinn)

“Julia Quinn é nossa Jane Austen contemporânea.”

Jill Barnett

O Duque e Eu aparece em nono lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. Esse é o primeiro livro da série Os Bridgertons de Julia Quin, autora com mais de 8 milhões de exemplares vendidos.

A história de época gira em torno de Daphne Bridgerton e Simon Bassett (o irresistível duque de Hastings). Basset passara anos viajando para o mundo, era rico, bonito, solteiro (e todos os outros clichês que se pode esperar nesse tipo de romance). Porém, ele está irredutível na ideia de nunca casar-se.

Simon, então, tem a brilhante ideia de fingir que corteja Daphne, a irmã mais nova de seu melhor amigo (em comum acordo com ela). Assim, ele se livraria dos assédios de outras pretendentes e ainda ajudaria a irmã do amigo a arranjar um marido (já que se um duque se interessava por ela, isso despertaria a curiosidade de todos os outros também).

Porém, quando essa farsa vai se desenrolando, Daphne começa a se deixar seduzir e esquecer a cada dia que aquilo era uma farsa, até que em determinado ponto ela está tão envolvida que se vê apaixonada por um homem que quer tudo na vida, menos casar-se.

Essa história envolvente e eletrizante não poderia deixar de estar na nossa lista de Melhores Livros de Romance.

10. Dom Casmurro (Machado de Assis)

Talvez a mais importante das obras brasileiras já publicadas, Dom Casmurro de Machado de Assis também figura na nossa lista de Melhores Livros de Romance.

Esse romance conta, em primeira pessoa, a história de amor entre Bentinho e Capitu. Também fazem parte da trama central do livro o melhor amigo de Bentinho chamado Ezequiel e sua esposa Sancha. Capitu é caracterizada na obra como tendo “olhos de ressaca”, significando uma certa desconfiança em relação à ela.

Durante toda a obra, a narração de Bentinho coloca elementos de ambiguidade, fazendo com que o leitor ora concorde que ela estava o traindo, ora duvide a acredite que seja tudo invenção da cabeça dele. Soma-se a isso o fato de Capitu e Bentinho terem um filho chamado Ezequiel, o que leva o protagonista a imaginar diversas possibilidades em sua cabeça…

A insegurança perdura durante toda a obra, gerando discussões por mais de um século sobre se Capitu teria ou não traído o marido.

11. Madame Bovary (Gustave Flauber)

O trágico enredo de Madame Bovary se passa na França do século XIX. É considerado pelos críticos “O Romance dos Romances” (ainda bem que eu não sou crítico, apenas um curador de blog, então tomo a liberdade de colocar a obra em 11º lugar na minha lista de Melhores Livros de Romance).

Pois bem, a história gira em volta do casal Emma e do médico Charles. Acontece que logo após o casamento, contrariando as expectativas românticas da moça, a vida fica pacata e cheia de tédio. Mesmo o nascimento da filha não anima a vida do casal.

Para tentar dar mais emoção à vida, Emma começa a ter relações extraconjugais, mas mesmo essas relações não são capazes de acender o fogo que ela queria dentro de si. Isso traz um desfecho trágico para todos os envolvidos!

12. Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)

Como Eu Era Antes de Você aparece em 12º lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. O livro que virou filme conta a história de Louisa Clark que mora com os pais, um sobrinho e um avô que precisa de cuidados e trabalha como garçonete em um café. Ela namora Patrick, um rapaz mais focado nos esportes do que na relação dos dois.

Em determinado momento, Louisa e obrigada a procurar outro emprego e passa a ser cuidadora de um tetraplégico: Will Traynor, 35 anos.

“Uma leitura extremamente envolvente e maravilhosamente romântica.” 

Daily Telegraph

Will está preso em uma cadeira de rodas por ter sofrido um acidente de moto. Pela mudança imposta pelo acaso, Will passa a se transformar em um cara amargurado e frio e desconta seu desgosto com a vida em quem está por perto.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Neste que é um dos melhores livros de romance já escritos, a história vai se desenvolvendo até que Lou descobre que Will era um optante pela eutanásia, e só estava aguardando um prazo específico para se submeter ao procedimento. Assim, a protagonista decide que vai proporcionar momentos incríveis para Will para que ele desista da ideia.

A relação deles começa a se desenvolver de uma forma envolvente, sendo que Will passa pouco a pouco a parecer curtir a vida novamente e, claramente, uma relação romântica começa a se desenhar.

Will, no entanto, parece irredutível em abrir mão de sua decisão já tomada!

13. Uma Carta de Amor (Nicholas Sparks)

Nossa lista de Melhores Livros de Romance continua com Uma Carta de Amor de Nicholas Sparks. Este livro conta a história de Theresa Osborne que descobre uma notícia que vai lhe cortar o coração: ela estava sendo traída pelo marido. Ela resolve divorciar-se e aos poucos vai parando de acreditar no amor.

Cada vez mais amargurada, Theresa decide ir à Cape Cod para ter um tempo de autorreflexão. Quando estava caminhando pela praia, Theresa encontra uma mensagem escrita numa folha de papel dentro de uma garrafa: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.”

“Transbordando emoção e suspense, Uma carta de amor leva o leitor em busca da verdade sobre um homem e as suas memórias e, ao mesmo tempo, fala da fragilidade devastadora e da força imensa do amor.”

Goodreads

Essa mensagem vai tocar seu coração e ela parte em busca de Garrett, o misterioso autor. A protagonista acaba por encontrá-lo em um cidade litorânea da Carolina do Norte. Chegando lá ela encontra um Garrett ainda triste por um amor perdido.

Essa união ao acaso vai despertar a nova esperança de amor para os dois em uma história comovente.

14. Um Amor Para Recordar (Nicholas Sparks)

Nicholas Sparks reaparece em nossa lista de Melhores Livros de Romance. Em Um Amor Para Recordar conta a história do adolescente de Landon Carter que está no momento descrente do amor por ter sido abandonado pela antiga namorada.

No melhor estilo “história de amor de adolescentes americanos”, Landon precisa de uma companhia para o Baile e ele acaba convidando a “esquisita” filha do pastor Jamie. Ela é uma garota que não usa maquiagem, que está sempre com a bíblia e que se dedica às causas animais e ao voluntariado.

Quando Landon a chama para o baile ela impõe uma condição: que ele não poderia se apaixonar por ela. A tarefa é aparentemente fácil, mas como estamos num livro romântico sabemos que a convivência entre os dois é a responsável por acabar com todos os planos racionais.

Com ela, Landon volta a se reencontrar com seus sentimentos e coloca-se de volta no caminho do amadurecimento.

15. A Mulher do Viajante no Tempo (Audrey Niffenegger)

O enredo de A Mulher do Viajante no Tempo da autor, então estreante, Audrey Niffenegger, é um gênero totalmente diferente do que vimos até agora em nossa lista. Apesar do romance ser essencial em sua obra, elementos de ficção científica também dão o tom do livro, principalmente pois ele carrega várias metáforas para o leitor. Essa também é uma obra essencial em sua estante e em nossa lista com Os Melhores Livros de Romance.

Henry e Clare são os protagonistas desse romance. A história deles é de certa forma normal: se conhecem, casam e passa a criar planos para o futuro. Porém, Henry tem uma doença genética raríssima: uma condição que o faz viajar no tempo sem que consiga controlar isso. Clare então é obriga a lidar com a ausência frequente do marido.

Essa é uma das principais analogias do livro: a complicação de relacionamentos à distância. A adaptação à essa condição é o cerne da obra.

16. A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (Jennifer E. Smith)

Hadley se atrasa para o voo mais importante da sua vida – que iria para Londres onde seu pai está casando. Mas é justamente esse atraso que a faz conhecer Oliver, um rapaz que senta ao seu lado no próximo avião que decola para o mesmo destino.

A trama dura 24 horas e trata do amor à primeira vista e foca em como os dois adolescentes vão se conhecendo durante o voo para dois casamentos distintos na Inglaterra. O envolvimento entre os dois é perceptível no passar das páginas e você começa a se perguntar o que irá acontecer após o pouso do avião.

17. O Café da Praia (Lucy Diamond)

O Café da Praia é o décimo sétimo livro em nossa lista com Os Melhores Livros de Romance. Esta comédia romântica de Lucy Diamond é ideal para quem está procurando uma leitura agradável e como um passa tempo.

Nessa história, Evie, que nem sabe cozinhar, recebe de herança um Café na praia de Cornualha. Sua ideia inicial era vendê-la e voltar para a sua vida (medíocre) em Oxford. Mas o local e as pessoas que por ali transitam vão apaixonando Evie que vê ali a chance para uma nova vida.

O livro também traz Ed, o homem misterioso que também está em busca por um recomeço. Os dois se encontram e pouco a pouco vão se conhecendo.

18. Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado)

O fantástico romance brasileiro de Jorge Amado Gabriela, Cravo e Canela também não poderia faltar na nossa lista de Melhores Livros de Romance. A história se passar em uma Ilhéus dos anos 1920, que passa por uma rápida expansão econômica.

Gabriela é uma jovem que veio do interior para a cidade e começa a trabalhar na casa do sírio Nacib. Futuramente os dois começam a viver um romance. A sensualidade de Gabriela, no entanto, atrai vários homens e mexe com o âmago do marido.

19. Desencontros à Beira-Mar (Jill Mansell)

O 19º livro da nossa lista que traz os Melhores Livros de Romance é Desencontros à Beira-Mar de Jill Mansell. O avião é o cenário de partida em que Clemency acaba puxando assunto com um cara sentado ao seu lado no avião. Ela, romântica, já começa a fazer planos para o futuro dos dois, mas ao pousar ela descobre que ele é casado.

Três ano depois, no entanto, ela volta a reencontrá-lo e ele está divorciado e em um relacionamento com uma outra pessoa – a irmã de Clemency. Outros personagens são apresentados à trama repleta de confusões e romances.

20. Para Todos os Garotos Que Já Amei (Jenny Han)

Para Todos os Garotos Que Já Amei é o primeiro de três volumes de uma trilogia apaixonante que acompanha a vida de Lara Jean Song. A menina descendente de coreanos tem um hábito incomum: escrever cartas de amor para os garotos que já amou e guardá-las em uma caixa de chapéu de havia ganhado de sua mãe.

Sua vida vira de cabeça para baixo quando as cartas são misteriosamente enviadas para os destinatários e os seus segredos mais íntimos são revelados.

Conclusão

Você deve ter notado a completa ausência dos clássicos russos na nossa lista. Fato é que eu já tentei várias vezes ler esses livros, porém a evolução da leitura é muito travada. Por acreditar que os leitores deste blog também não estão procurando esse tipo de leitura neste post, optei por deixá-los, propositalmente, de fora.

Gostou da nossa lista? Se você tiver mais algum livro de romance imperdível compartilhe com a agente e comente abaixo.

Confira outros posts recentes no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *