Um dos maiores fenômenos literários brasileiros dos últimos anos é Carla Madeira, uma escritora, jornalista e publicitária famosa pelos livros Tudo é Rio, A Natureza da Mordida e Véspera. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre cada um destes livros de Carla Madeira.
Sua primeira obra publicada, Tudo é Rio, foi publicada em 2014 pela editora Quixote e relançada em 2021 pela Record e já teve cerca de 150 mil exemplares vendidos. A obra conta a história de um triângulo amoroso entre uma mulher, um homem e uma prostituta. Nos últimos dois anos, Carla Madeira foi a segunda escritora nacional mais lida do Brasil, ficando atrás apenas de Itamar Vieira Junior, com seu estrondoso sucesso Torto Arado.
Um dos pontos mais interessantes do processo de escrita dessa obra é que Carla começou a escrever Tudo É Rio antes do ano 2000, mas só terminou a obra 14 anos depois, depois de retomar a partir de uma cena difícil (no qual ela narra a agressão de um filho, ainda bebê, por um pai violento).
A partir do sucesso obtido com o relançamento de Tudo é Rio, Carla relançou o seu segundo livro, A Natureza da Mordida, e lançou também um terceiro, chamado Véspera, o qual já vendeu mais de 50 mil exemplares (a editora Record lançou este livro antes do relançamento de A Natureza da Mordida). Além disso, há a participação de Carla também num livro de contos chamado Tempo aberto, com a participação de oito autores.
Por fim, é interessante mencionar que o sucesso de Tudo é Rio foi tão grande que a obra vai ser adaptada para um filme.
➜ Antes de conhecermos os livros de Carla Madeira, gostaria de convidar para nos seguir também no YouTube, Telegram e Instagram, redes nas quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no site!
Tudo é Rio (2014)
Tudo é Rio é o primeiro dos livros de Carla Madeira, com sua primeira edição publicada em 2014. É um romance sobre um casal, Dalva e Venâncio, que enfrentam uma tragédia devido ao ciúme doentio do marido, e Lucy, uma prostituta famosa na cidade, que entra em sua vida, formando um triângulo amoroso. O livro tem uma narrativa madura, usando a metáfora do rio para representar o fluxo da história. A escrita de Carla é habilidosa, sem apelações e sentimentalismo fácil.
A narrativa é de uma leitura envolvente, apesar de trazer aspectos amargos e, por vezes, indigestos. A ela é adicionada uma parte poética que nos faz refletir sobre a vida.
O nome do livro Tudo é Rio de Carla Madeira leva em conta a narrativa da obra que flui como um rio – de forma ininterrupta. Diversas vezes durante a obra são utilizadas metáforas que se conectam com o título do livro. Um rio segue seu curso, assim como a própria vida.
Véspera (2021)
O livro Véspera, da autora do fenômeno Tudo é Rio, é um exemplo da escrita brilhante e contagiante que podemos encontrar nos livros de Carla Madeira. Ela cria personagens que parecem estar vivos e com personalidades incríveis, que foram trabalhadas com poucas pinceladas e traços incisivos em seu primeiro livro, mas com uma superposição de camadas psicológicas em “Véspera”, dando aos personagens uma dose maior de mistério e deixando a atmosfera ainda mais carregada de suspense e tensão.
A narrativa de Véspera começa com a pergunta “Como se chega ao extremo?” e apresenta a história de Vedina, uma mulher que, em um momento de descontrole, abandona seu filho e, imediatamente arrependida, volta para o lugar onde o deixou, sem encontrar quaisquer vestígios de sua presença. O acontecimento nuclear da trama expõe as entranhas de uma família marcada pela violência e mostra como as singularidades de cada membro não são acolhidas.
Contada em dois tempos, o dia do abandono e os dias que vieram antes dele, o romance avança como duas ondas até que elas se chocam e se iluminam, revelando ao leitor o quanto as palavras são capazes de inventar a verdade. A força emocional continua existindo, mas está menos visível, criando uma atmosfera tensa e carregada de suspense, e tornando Véspera uma leitura cativante e emocionante.
A Natureza da Mordida (2018)
A Natureza da Mordida é outro dos livros de Carla Madeira e apresenta a história de duas mulheres, Biá e Olívia. Biá, uma psicanalista aposentada e apaixonada por literatura, aborda Olívia pela primeira vez com a pergunta “O que você não tem mais que te entristece tanto?” Essa pergunta inesperada desencadeia uma série de encontros entre as duas, revelando suas histórias pessoais e marcadas por diferentes formas de abandono.
A narrativa alterna entre as vozes de Olívia e Biá, com a objetividade e linearidade da primeira contrastando com as anotações esparsas da segunda, cuja memória já falha. A trama conduz a um ponto de virada que revela eventos marcantes do passado de cada personagem. Essa dinâmica prepara o leitor para compreender Biá e refletir sobre o que faríamos em seu lugar.
O livro aborda questões universais, como o amor incondicional, a força do desejo, a culpa, o esquecimento, a memória e sua dinâmica com o perdão. Além disso, é uma história sobre amizade. Com uma narrativa potente e envolvente, Carla Madeira se reafirma como um dos maiores nomes da literatura contemporânea brasileira.
Tempo Aberto (2022)
Finalizamos nossa lista de livros de Carla Madeira com Tempo Aberto. Neste caso, ela é coautora do livro. Tempo aberto é uma antologia de oito contos escritos por grandes autores brasileiros, em celebração aos 80 anos da Editora Record. Os contos abrangem oito décadas da vida brasileira, desde 1942 até 2022, e apresentam uma ampla galeria de personagens e temas que retratam a sociedade brasileira.
Alguns dos temas importantes incluem a violência nas cidades, o papel das mulheres, a ditadura e a contracultura, a cultura popular entre outros. Dessa forma, Tempo Aberto é uma bela oportunidade de se percorrer a história do Brasil por meio da literatura.
Já conhecia os livros de Carla Madeira? Então, comente abaixo qual livro da autor você mais gosta e não esqueça de nos marcar nas redes sociais: @osmelhoreslivros!