kindle o que é

O que é Kindle? Como funciona? Qual o melhor modelo?

Se você é um leitor bem engajado no meio digital, e que está sempre em busca de novas leituras satisfatórias, provavelmente já se deparou com o nome “Kindle” enquanto navegava pela internet

Mas, afinal, o que é Kindle?

Então, Kindle é um e-reader. Se acalme, não precisa ir ao Google pesquisar o que é isso, pois eu já vou te explicar:

Um e-reader é um dispositivo eletrônico desenvolvido especificamente para leitura de livros em formato digital (e-books). São aparelhos que geralmente têm um formato parecido com o de um tablet, porém sua função principal é ler e abrir esses tipos de arquivos e, lógico, possui uma tecnologia direcionada à sua essência, portanto, podemos observar uma série de vantagens nesse sentido (isso será discutido mais à frente ainda neste artigo).

Agora que você sabe o que é um e-reader, a explicação fica fácil: o Kindle é o e-reader da Amazon, e, aliás, é o mais conhecido dispositivo com essa função. Assim, quando você compra algum livro no formato Kindle, você pode abri-lo com esse dispositivo.

Por que ter um Kindle?

Antes de me aprofundar mais no assunto, eu preciso te apresentar as vantagens de ter um aparelho Kindle, para que você perceba que utilizar o dispositivo em sua lista de livros para ler pode ser muito interessante.

Em destaque, quero te apresentar a primeira grande vantagem (a mais importante na minha opinião) sobre a utilização do Kindle, que é: o aparelho possui uma tecnologia própria para leituras longas.

Os e-readers contam com a tecnologia das telas e-ink, que simulam o papel impresso, também, por isso, você pode ouvir a expressão “papel eletrônico”. Essas telas não cansam os olhos como os celulares e tablets e, portanto, podem te evitar problemas oculares no futuro.

As imagens dessas telas não são formadas com iluminação. Os E-readers possuem, sim, iluminação, no entanto, essa iluminação não é emitida em direção aos olhos, como no caso da maioria dos dispositivos com displays eletrônicos.

Esses eletrônicos tão especiais, utilizam uma tecnologia de microesferas que contém, dentro delas, pigmentos brancos e pretos. Assim, através da manipulação magnética desses pigmentos temos a formação das imagens.

Outras vantagens consideráveis:

  • Bateria de longa duração (podendo durar vários dias);
  • Telas com imunidade ao reflexo do Sol;
  • Um livro na versão digital é mais barato que na versão física;
  • Transporte facilitado;
  • É possível ter, dentro do Kindle, uma biblioteca com milhares de livros;
  • Adquirir livros se tornou prático e rápido;
  • Conexão Wi-fi;
  • Biblioteca embutida;
  • Ajuste de fontes;

Como funciona o uso do Kindle?

Para começar a desfrutar de uma leitura num aparelho Kindle, você precisa, antes, obter um arquivo. Para isso, você pode efetuar a compra de um livro nesse formato digital através da própria loja que pode ser acessada dentro do dispositivo, ou efetuar a compra do livro no formato Kindle e depois transferir o arquivo.

Além disso, há, também, a possibilidade de visualizar outros tipos de arquivo no seu e-reader, pois quando você se torna um usuário, após efetuar a sua configuração na conta, você terá um e-mail Kindle. Então, se você quiser ler um arquivo PDF, por exemplo, basta enviar esse arquivo para o seu e-mail Kindle e abri-lo no e-reader.

Você não acha que isso é muito útil? Imagina um estudante universitário que recebe uma “pilha” de PDFs para estudar. Se ele fizer uso do Kindle, isso prejudicaria infinitamente menos a visão dele.

O aplicativo Kindle

Se você não ficou convencido de que precisa de um e-reader por todas as vantagens que citei, não quer ou não pode comprar um Kindle, essa é uma opção muito relevante para você, pois existe o aplicativo Kindle que pode te proporcionar essa experiência através de um smartphone, tablet ou computador.

Formatos de arquivo Kindle

Então… Quais são os formatos de arquivos que podemos abrir no Kindle, e quais são os melhores e mais recomendáveis? Isso é o que vamos ver agora.

Tecnicamente, qualquer arquivo de texto pode ser considerado um e-book, um simples txt pode ser aberto no seu dispotivo, porém, será que isso proporcionaria uma boa experiência? Esse tipo de arquivo de texto, por exemplo, não permite linkagens, por isso, você não terá o recurso de um sumário que te leve a um ponto específico num livro digital.

Por outro lado, também, temos os PDFs, que são um pouco mais legais em termos de utilização dentro de um e-reader. Todavia, um ponto negativo desse formato de arquivo é um tanto engessado, assim, algumas articulações que poderiam tornar a leitura mais fluente não são possíveis nesse caso.

Dito isso, quais seriam os formatos de arquivo mais recomendáveis nesse sentido? Vamos falar sobre os formatos de arquivo AZW3 e o MOBI. Esses tipos de arquivos são infinitamente mais recomendáveis em termos de leitura de e-book, até porque são voltados justamente para o tipo de utilização de que falamos aqui.

Veja duas vantagens dos arquivos AZW3 e MOBI para a leitura no Kindle:

  • Esses tipos de arquivos permitem uma flexibilidade muito satisfatória na leitura, pois eles não são engessados como os PDFs e permitem, por exemplo, que você manipule as fontes do texto.
  • Outra vantagem extremamente relevante é que esses formatos de e-book permitem a utilização de links, portanto, proporcionam uma navegação muito eficiente através de um livro digital.

Quais formatos de arquivo são possíveis de abrir no Kindle?

Aqui vão alguns exemplos:

  • Microsoft Word (.DOC, .DOCX)
  • PDF (.PDF)
  • Text (.TXT)
  • Imagens (.JPG, .JPEG, .PNG, .BMP)
  • Formato Kindle (.AZW, .MOBI)
  • Outros tipos de arquivo (.RTF, .PRC, .PSZ)

O que é o Kindle Unlimited?

Para aqueles leitores que nunca falham com suas leituras, o Kindle Unlimited é uma opção fenomenal. Pois o Kindle Unlimited consiste em um plano mensal que, ao assinar, você terá direito a pegar emprestado na Amazon 10 títulos de uma vez sem prazo para devolução.

A Amazon oferece uma avaliação gratuita do plano e, então, após o término da avaliação você terá automaticamente um plano mensal de apenas R$ 19,90, a menos que você cancele.

Qual modelo Kindle comprar?

Desde 2007, quando o primeiro e-reader foi lançado nos Estados Unidos, alguns diferentes modelos foram lançados no mercado até aqui. Porém, para os indecisos, por sorte, não há uma imensa variedade assim. Por isso, tomar uma decisão pode não ser tão difícil, até porque, tenho certeza que qualquer um que escolher te atenderá muito bem, pois todos eles têm a proposta de proporcionar uma leitura prática e dinâmica.

Kindle Oasis (o modelo mais caro)

kindle oasis

Para aqueles que fazem questão de obter a melhor experiência possível de uma leitura e não medem esforços para isso, o Kindle Oasis é uma opção de encher os olhos, caso você queira comprar um.

Algumas de suas características mais importantes são:

  • Esse é o único que tem botões físicos para mudar a página;
  • Possui algo especial na forma de pegar que impede que o leitor passe a página sem querer;
  • Tecnologia de rotação automática;
  • Iluminação com 25 LEDs (muito mais que os outros modelos);
  • À prova d’água;
  • A bateria pode chegar a durar semanas;
  • É conectado a Alexa, que pode ler para você caso queira.

Kindle Paperwhite (melhor custo benefício)

Kindle Paperwhite

Esse é o modelo Kindle intermediário, que é bem mais barato que o Oasis, porém não com todos os benefícios observados no modelo top de linha. Contudo, nas últimas versões do Paperwhite temos a adição de benefícios que só tinham no Oasis, como a proteção contra água.

Esse modelo ganhou, recentemente, um LED a mais além dos 4 que já tinham.

Enfim… Não podemos dizer que o Paperwhite vai te proporcionar a mesma experiência que o Oasis, porém, está longe de deixar algo a desejar, pois tem absolutamente tudo que é preciso para proporcionar uma leitura dinâmica e prazerosa. Portanto, comprar o Kindle Paperwhite pode ser uma escolha sábia.

Kindle 10ª Geração (o melhor para o seu bolso)

Kindle 10ª Geração

O Kindle 10ª geração é uma excelente opção para você que precisa tornar suas leituras mais práticas e confortáveis, mas não quer ou não pode adquirir um modelo mais avançado.

Esse modelo mais básico é segmento do modelo de porta de entrada da linha Kindle no mercado. Então, surgiu a 10ª geração quando esse primeiro modelo ganhou algumas características mais atraentes para o consumidor, tal como a iluminação com 4 LEDs.

Esteja certo de que o modelo mais barato te servirá muito bem, todavia, leve em consideração, por exemplo, que ele possui resolução bem mais baixa que os outros modelos, menos iluminação e só possui versão com, no máximo, 8GB, diferentemente dos outros modelos que possuem versões com 32GB.

Gostou de saber mais sobre esse e-reader? Veja sugestões de leitura aqui do blog!

Foto de @felipepelaquim no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.