bill gates livros 2020

O que Bill Gates está lendo em 2020

Recentemente, Bill Gates, filantropo e criador da Microsoft e um dos bilionários mais conhecidos do mundo, divulgou através do seu site pessoal Gates Notes os Melhores Livros Para começar 2020 – com tópicos relacionado à história, educação e saúde. 

Gates, que tem um patrimônio líquido de US $ 108,3 bilhões (segundo a Forbes), é um leitor voraz. Ele lê cerca de 50 livros por ano e atualiza frequentemente suas resenhas em seu blog. 

Quem já viu o documentário O Código Bill Gates na NETFLIX pode lembrar de uma cena em que o bilionário se retira em uma cabana por alguns dias para atualizar sua leituras.

Uma coisa é certa… se essa pessoa de sucesso nos recomenda, é grande a possibilidade de que esses livros livros possam agregar muito em nossas vidas.

Um casamento americano (Tayari Jones)

um casamento americano livros bill gates 2020

Gates começou a ler Um Casamento Americano por recomendação de sua filha – Jenn. O livro conta a história de Roy e Celestial, um casal negro no Sul dos Estados Unidos (para que não está familiarizado com a história americana, o Sul dos EUA teve muito mais influência do horror escravocrata durante os primeiros séculos de sua história que o restante do país). 

Em determinado ponto da história, a vida desse casal é dilecerada por um terríve incidente de justiça. Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu. Mesmo impetuosa e independente, Celestial é dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infância.

Quando a condenação de Roy é anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisão pronto para retomar a vida com a esposa.

Segundo Bill Gates, “Jones é uma escritora tão boa que ela consegue fazer com que você tenha empatia com os dois personagens principais, mesmo depois que alguém toma uma decisão difícil. O assunto é pesado, mas instigante, e você é sugado pela trágica história de amor de Roy e Celestial”. 

These Truth (Jill Lepore)

these truth bill gates 2020

Bill Gates confessa que ficou impressionado com a quantidade de novas histórias que aprendeu em These Truth. Infelizmente esse livro ainda não tem tradução a venda, mas está disponível na Amazon em inglês. 

“Ela fez uma escolha deliberada para tornar diversos pontos de vista centrais para a narrativa, e o resultado é o relato mais honesto e inflexível da história americana que eu já li. Mesmo que você tenha lido muito sobre a história dos EUA, estou confiante de que aprenderá algo novo com essas verdades”, garante.

Growth (Vaclav Smil)

growth bill gates 2020

Quando Bill Gates soube pela primeira vez que um dos seus autores favoritos estava trabalhando em um novo livro sobre crescimento, ele ficou ansioso para lê-lo. Assim que foi publicado, Gates garantiu a sua cópia para absorver o conteúdo do livro.

Smil leva os leitores das invasões bacterianas através do metabolismo animal às megacidades e à economia global. Ele começa analisando micróbios causadores de doenças, o cultivo de produtos básicos e o crescimento humano desde a infância até a idade adulta. Posteriormente examina o crescimento de conversões de energia e objetos feitos pelo homem que permitem atividades econômicas – desenvolvimentos essenciais à civilização.

“Como sempre, eu não concordo com tudo o que Smil diz, mas ele continua sendo um dos melhores pensadores por aí, documentando o passado e vendo o cenário geral”. Growth é outro livro da lista disponível apenas em inglês. 

Não sou o Bill Gates, mas você também pode conferir a minha lista de Melhores Livros Para Ler em 2020

Prepared (Diane Tavenner) . 

prepared Bill Gates 2020

Como qualquer pai ou mãe sabe, preparar seus filhos para a vida gera muitas dúvidas e anseios e muitas vezes você pode não se sentir preparado para esse desafio.

Segundo Gates, em Prepared, Tavenner (que criou uma rede de algumas das escolas com melhor desempenho nos EUA) “montou um guia útil sobre como tornar esse processo o mais suave e produtivo possível. Ao longo do caminho, ela compartilha o que aprendeu sobre ensinar às crianças não apenas o que elas precisam para entrar na faculdade, mas como viver uma vida boa”. Esse livro parece uma ótima pedida para os pais de plantão. 

Por que dormimos (Matthew Walker)

por que nós dormimos bill gates 2020

Até pouco tempo atrás, a ciência não tinha resposta para a questão “por que nós dormimos”. Não se sabia qual era o benefício do sono ou por que sofremos consequências devastadoras na saúde quando privados de horas dormidas. 

Em Por que nós dormimos, o renomado neurocientista e especialista em sono Matthew Walker oferece um estudo revolucionário sobre como o sono afeta cada aspecto do nosso bem-estar físico, mental e demonstra como podemos aproveitar o sono para melhorar o aprendizado, o humor e os níveis de energia, regular hormônios, prevenir câncer, Alzheimer e diabetes, retardar os efeitos do envelhecimento e aumentar a longevidade.

“Este ano li alguns ótimos livros sobre comportamento humano, e este foi um dos mais interessantes e profundos. Jenn e John Doerr me pediram para ler, e estou feliz por ler. Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é importante – mas o que conta exatamente como uma boa noite de sono? E como você faz uma acontecer? Walker me convenceu a mudar meus hábitos de dormir para aumentar minhas chances. Se a resolução do seu ano novo for mais saudável em 2020, este livro é um bom ponto de partida” conclui Gates.

Gostou da lista? Compartilhe os seus livros para ler em 2020 abaixo!

Confira outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.