melhores livros 2019

Melhores Livros 2020: O que não deve faltar em sua prateleira!

Quem conversou sobre o que o outro anda lendo recentemente sabe que há algumas obras que estão influenciando o pensamento de 11 em cada 10 rodas de discussão de leitores no país (rsrs). Nossa intenção ao fazer a lista Melhores Livros 2020 foi apresentar esses que consideramos que serão as tendências de leitura para o ano (não necessariamente lançados em 2020). 

Essencialmente, esses livros tem originados muitas discussões e reflexões e parecerem ter sido escrito perfeitamente para esse ano.  Fica também o desafio: Você consegue ler todos esses livros em 2020? O conteúdo que eles trazem, com certeza, irá abrir a sua mente em várias áreas!

ATUALIZAÇÃO: Devido à crise que estamos falando, atualizamos a primeira posição desse ranking. Esse livro mostra o caráter transformador de eventos inesperados e é uma leitura fascinante.

1. A Lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)

melhores livros 2020

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).

Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um cisne negro, assim como o 11 de Setembro. Para Nassim Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento.

Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade. Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles.

2. Mulheres Que Correm Com os Lobos (Clarissa Pinkola Estés)

mulheres que correm com os lobos melhores livros 2020

Num ano que muito se debateu a desigualdade de gênero, ressurgiu com muita força a importância do livro Mulheres que correm com os lobos e por isso o colocamos como Top Trends na nossa lista de Melhores Livros 2020. Apesar de já ter sido publicado há 27 anos pela escritora Clarissa Pinkola Estés, o livro tem mudado a vida de milhares de pessoas. Além disso, a indicação dessa leitura geralmente é feita de uma mulher, ou grupo de mulheres, para outra e parece estar passando por uma espécie de renascimento atualmente. 

Em essência, a obra traz histórias de mitos, contos de fada e lendas repletas de misticismo, bruxas vilões e todo o restante que se pode esperar de textos folclóricos. A sequência dessas histórias acaba mostrando como o espírito livre da mulher foi sendo domesticado com o passar dos ano, punindo quem se rebelava contra isso. 

Com o passar do tempo o próprio instinto feminino foi sendo colocar em segundo plano, fazendo com que as mulheres se preocupassem cada vez mais com as opiniões alheias e transformando suas ações em maneiras de agradar os outros. O livro propõe-se ao fim a ultrapassar esse condicionamento cultural e liberar a loba que existe em você! 

3. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade  (Yuval Noah Harari)

sapiens

Sapiens: Uma breve história da humanidade causou frenesi desde seu lançamento e é um livro que apresenta uma ótima jornada de autoconhecimento da raça humana e bombou este ano, sendo presença obrigatória na nossa lista de Melhores Livros 2020. 

Harari é professor e apresenta uma abordagem dos 70 mil anos da história humana, narrando as três grande revoluções pelas quais nossa espécie teria passado: a Revolução Cognitiva, a Revolução da Agricultura e a Revolução Científica.

Nesse processo, o homem faz a sua primeira grande diáspora mundial após a revolução cognitiva quando cria a capacidade de imaginação, ou como o autor chama em seu texto, uma cola mítica – que será a grande responsável pela criação de todas as instituições humanas.

Depois, a Revolução da Agricultura vai potencializar a militarização e os conflitos no mundo, já que algumas áreas são mais férteis que outras. E, por fim, a Revolução Científica, que transformou esses primatas comuns (Sapiens) nos reis do mundo.

4. Homo Deus: Uma breve história do amanhã (Yuval Noah Harari)

homo deus melhores livros 2020

Do mesmo best-seller de Sapiens, Homo Deus: Uma breve história do amanhã é praticamente uma continuação de alguns pontos levantados no livro anterior. Neste livro Harari faz algo arriscado para um historiador: tenta imaginar o futuro. Os leitores parecem concordar muito com a visão do amanhã de Harari e por isso o livro é tendência na nossa lista de Melhores Livros 2020. 

No livro, o autor vem demonstrando a continuação do desenvolvimento da ciência em um mundo cada vez mais desenvolvido, numa busca constante pela imortalidade, felicidade ininterrupta e em certo aspectos, deidade (numa busca por tornar o homem a própria divindade). 

Três conceitos de humanismo são apresentado no livro, um deles com uma visão de humanismo socialista que acaba sendo derrotado. Outro com visão fascista que também acaba derrotado (muito embora haja uma discussão contemporânea sobre a sua volta). Por fim o humanismo das democracias liberais que pressupõe a emergência do indivíduo, o livre mercado, a ciência, etc, e que trouxeram grande avanço tecnológico para a humanidade. Segundo Harari, o paradoxo é que parece que essa própria emergência tecnológica e a busca pela deidade que ameaça a democracia liberal. 

5. A princesa salva a si mesma neste livro (Amanda Lovelace)

a princesa salva a si mesma neste livro melhores livros 2020

A princesa salva a si mesma neste livro de Amanda Lovelace é outro livro que virou febre este ano e por isso está em nossa lista de Melhores Livros 2020. Essa autora também vai utilizar contos de fadas para falar do universo feminino, utilizando versos para adaptar essas histórias ao século XXI. A ideia da autora é possibilitar às mulheres escreverem os seus próprios finais felizes. 

O livro é divido em quatro partes (“A princesa”, “A donzela”, “A rainha” e “Você”) trazendo muita delicadeza, emoção e contundência na apresentação de suas teses. 

6. O Milagre Da Manhã (Hal Erold)

o-milagre-da-manha

O Milagre da Manhã está mudando a vida de pessoas ao redor do mundo e continua super atual em 2019. Seu 5am Club está na boca de centenas de influenciadores digitais e de pessoas comuns e volta e meia é possível ver alguém sacando o seu exemplar amarelo dentro de sua mochila e dedicar alguns minutos à sua leitura agradável. Por seu potencial de mudança avassaladora, O milagre da manhã está em quinto lugar em nossa lista Melhores Livros 2020. 

Hal Erold tem um ponto de partida bem interessante para seu livro, de que os seus níveis de sucesso raramente excedem o seu nível de desenvolvimento pessoal, já que o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna. O autor desenvolve o método O Milagre da Manhã com uma lógica simples: o seu desenvolvimento pessoal deve ser a coisa mais importante que você vai fazer no seu dia. O autor sugere, portanto, que você faça as atividades propostas por ele antes de começar as suas atividades diárias, já que a maneira como você começa o seu dia vai influenciá-lo totalmente (muito embora ele ressalte posteriormente que o método também funciona se você não puder realizá-lo pela manhã).

Uma imensa legião de fãs deste livro criou ao redor do mundo o 5 am Club inspirados nas colocações de Hal. Todas essas pessoas relatam estar passando por momentos transformadores e atraindo o sucesso.

Entre as atividades de desenvolvimento pessoal propostas por Hal estão: Meditação, Afirmação, Visualizações, Exercícios Físicos, Leitura e a Criação de um Diário. O livro O Milagre de Manhã vai te ajudar a levantar e ser o protagonista de sua vida!

Quer saber mais sobre o Milagre Da Manhã? Leia nossa resenha EXCLUSIVA sobre o livro que está mudando a vida de milhares de pessoas!

7. O Conto da Aia (Margaret Atwood)

o-conto-da-aia

O conto da aia traz uma história assustadora de uma revolução de caráter fascista/religioso nos EUA e que, segundo muitos encontra paralelo na realidade atual é, com certeza, tendência e não ficaria de fora da nossa lista de Melhores Livros 2020. 

No livro, as Aias são as últimas mulheres capazes de dar à luz e por isso são obrigadas a viverem em famílias dos “comandantes da revolução”, são violentadas num ritual que diz ser inspirado no livro religioso e são obrigadas a entregar seus filhos às mulheres desses comandantes. A revolução foi feita aos poucos, com essas mulheres perdendo direitos pouco a pouco e quando tentaram fugir já era tarde demais. 

Muitos questionam se uma revolução como essa seriam possível nos dias de hoje, e a resposta parece ser que sim, há exemplos tanto na América Latina, quanto na Europa e no Oriente Médio, ou em Hong Kong de revolução que acontecem de uma hora para outra e mudam radicalmente a maneira como se vive no país. As reflexões que podem ser levantas por esse lviro são inúmeras!

8. Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (Igor Pires)

Coletânea de textos poéticos que fizeram sucesso primeiramente em sua página no Facebook, Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente é um sucesso editorial estrondoso. Inspirado nos textos de Rupi Kaur, a obra vendeu 70 mil exemplares em seus primeiros 5 meses de publicação (2017), foi o livro de ficção mais vendido de 2018 no país e não saiu mais das listas de mais vendidos. Ele continuará a ser tendência neste ano, então também está na nossa lista de Melhores Livros 2020. 

A página foi ao ar após o termino de namoro de Igor Pires da Silva e começou a chamar a atenção por seus textos longos e com conteúdo em meio a um mar de superficialidade no Facebook. 

9. A Revolução dos Bichos (George Orwell)

revolucao bichos melhores livros 2020

A revolução dos bichos é uma das maiores críticas sociais já escritas e está mais vivo que nunca, por isso sua presença na nossa lista de Melhores Livros 2020. As críticas sociais e políticas nesse livro não são nada sutis e geram muitas discussões desde que o livro foi lançado.

Na história, ao perceberem que são maltratados, trabalham muito e ganham pouco, os animais de uma fazenda se revoltam contra o fazendeiro e o expulsam daquelas terras.

Um porco ancião é quem convence os outros animais a fazerem essa revolução. Esse porco ancião acaba morrendo, então outros porcos mais jovens assumem a missão de serem os líderes dessa revolução. Aos poucos, os porcos começam a exigir cada vez mais dos outros animais para fazer a fazenda dar certo.

Durante a trama alguns animais tem posições específicas: os cães protegem os porcos, os cavalos sentem que tem algo errado, mas ainda acreditam na revolução, e as ovelhas seguem os porcos cegamente.

Com o passar dos anos, os animais começam a perceber que a revolução não deu em nada. Os porcos já estão andando em duas patas e aliados com os humanos. A parte final do livro traz a seguinte frase reveladora: ” As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

O livro de George Orwell é uma crítica explícita ao comunismo instaurado na URSS, que em sua visão trocou as figuras opressoras: antes os Czares e a Burguesia e agora a Burocracia Estatal Soviética, mas com um povo que continuava sofrido e sem perspectivas. Assim, os socialistas tinham se transformado em opressores, justamente aquilo que eles tinham tentado combater.

10. Princípios (Ray Dalio)

principios ray dalio

Os Princípios de vida e trabalho de um dos maiores investidores e empreendedores do mundo.

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes de 2012, Dalio compartilha em Princípios suas técnicas, refinadas em quarenta anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de “verdade radical” e “transparência radical”, Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

Em um ano que investimentos em bolsa são a tônica do momento, este livro é considerado tendência na nossa lista de Melhores Livros 2020. 

11. Essa Gente (Chico Buarque)

essa gente melhores livros 2020

Essa Gente é uma ficção escrita por Chico Buarque que fala da história de Manuel Duarte, um escritor decadente em crise financeira e meio depressivo que observa a sua cidade  – Rio de Janeiro – paulatinamente sangrar em desastres sociais, violência e desigualdades. Além disso, Duarte, como todo bom escritor retratado em um livro, passa por um período de falta de criatividade. 

O já conhecido estilo de Chico Buarque mistura sonhos, imaginação, delírio e as contradições de um país dividido também é tendência na nossa lista de Melhores Livros 2020.  

Confira outros posts recentes no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *