livros que viraram filmes

50 Livros Que Viraram Filmes Inesquecíveis

Uma coisa é certa: sucessos editoriais geralmente tem uma tendência grande a serem levados para as telas do cinema. Isso porque trabalhar com uma história vencedora e massifica-la é mais fácil que criar uma história do zero. São inúmeros os sucessos de bilheteria de Livros Que Viraram Filmes e, em nossa lista, buscamos trazer aqui os mais variados estilos, desde ficção científica, auto ajuda, livros de romance, etc. 

Já estive envolvido em diversas discussões sobre como o livro sempre é melhor que o filme. Não concordo necessariamente com essa frase tão definitiva, mas uma coisa é certa: quando você lê o livro presta atenção muito maior aos detalhes e cria na sua própria cabeça diversos momentos que muitas vezes têm que ser deixados de lado na hora de serem levados às telinhas. Talvez por isso venha a impressão dos fãs de que as adaptações cinematográficas nem sempre estão à altura dos livros.

De qualquer forma, o cinema dá outro nível de conhecimento levando essas incríveis obras para pessoas que ainda não as conheciam.

50 Livros Que Viraram Filmes

#1 Androides sonham com ovelhas elétricas?: Blade Runner (Philip K. Dick)

blade runner livros que viraram filmes

O livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?: Blade Runner é uma obra prima fantástica é nosso primeiro lugar da nossa lista de Livros Que Viraram Filmes deu origem ao maravilhoso filme em que Harrison Ford interpreta Rick Deckar, um caçador de recompensas. O livro/filme se passa no ano de 2019, numa terra decadente coberta por uma poeira radioativa e devastada por uma guerra atômica, em que Rick Deckard é um caçador de recompensas. 

A ambientação do filme segue sempre o estilo chuva e escuridão, com uma quantidade inexplicável de chineses habitando a cidade, provavelmente devido à alguma hecatombe que dizimou a terra e tornou a cidade o único lugar habitável. 

Para melhorar seu precário padrão de vida, Deckard sonha em substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro – um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira (isso não é tão explorado no filme, apenas no livro). Ele vê a chance de realizar esse desejo ao ser chamado para um novo trabalho: perseguir e aposentar alguns androides que assassinaram seus mestres e estão refugiados.

No fim do filme em uma luta com um dos Androids levanta-se a dúvida: Deckard é também, ou não, um Android? A resposta vem em Blade Runner 2049, filme que respondeu essa grande dúvida. 

#2 Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)

harry potter e a pedra filosofal

Estou saindo um pouco do terreno da ficção científica e entrando no reino da aventura e fantasia. Há 22 anos, era lançado um dos maiores fenômenos editoriais já vistos – o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. O livro fez tanto sucesso que se tornaria uma das maiores franquias e deixando a sua criado J. K. Rowling uma das mulheres mais ricas do mundo.

Não é à toa que esse é o segundo livro mencionado na nossa lista de Livros Que Viraram Filmes. O livro foi um sucesso editorial tão grande que dispensa apresentações, sendo um dos grandes responsáveis por uma geração inteira de adolescentes começar a adotar o hábito da leitura. 

Veja mais sobre a série de livros de Harry Potter aqui!

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry (e nós também, rs) é apresentado a todo o universo de Hogwarts, a escola de Magia e Bruxaria. Também são aprenentados os principais personagens da Trama – Rony, Hermione, Dumbledore, Hagrid, Malfoy e também aquele-que-não-deve-ser-nomeado. 

#3 Contos dos Irmãos Grimm (Irmãos Grimm)

os contos de grim livros que viraram filmes

Com certeza você já ouviu falar das histórias de João e Maria, Chapeúzinho Vermelho, O Flautista de Hamelin e a Branca de Neve e os Sete Anões, certo? 

O que talvez você não saiba é que essas são todas histórias do imaginário folclórico alemão. Essas histórias populares foram todas sendo reunidas pelos irmãos Grimm no livro Os Contos dos Irmão Grimm, muitos deles que foram amplamente popularizados pelo cinema americano. Por isso esses contatos não poderiam ficar de fora da nossa lista de Filmes Que Viraram Livros.

#4 Cidade de Deus (Paulo Lins)

cidade de deus

Saindo um pouco da fantasia e entrando no modo “verdade nua e crua”, há duas obras brasileiras extraordinárias são Livros Que Viraram Filmes. Cidade de Deus é uma delas.

O filme brasileiro com a melhor nota no IMDB foi inspirado na obra de Paulo Lins que, com estilo peculiar, constrói um cenário que ainda hoje dialoga com a realidade dos moradores das comunidades cariocas e brasileiras em geral.

Baseado em fatos, o romance trata de juventude, tráfico de drogas e governo paralelo, extrema pobreza e todas as formas de violência, sob o comando do Trio Ternura e posteriormente de Zé Pequeno. 

#5 A Elite da Tropa (Luiz Eduardo Soares)

elite da tropa livros que viraram filmes

A Elite da Tropa é um dos fortes, emocionantes e e polêmicos Livros que Viraram Filmes.

A história baseada em fatos reais e cheia de bordões a história narra o dia a dia no BOPE, a vida do Capitão Nascimento, do Mathias, do Neto, do Baiano e a guerra às drogas que corrói o Rio de Janeiro. 

Cheio de violência em sangue, o filme é um tapa na cara da sociedade em diversas formas, tanto demonstrando a ligação entre o consumo e a morte nas periferias, quanto demonstrando a repressão policial que pessoas que nada tem a ver com a guerra acabam sofrendo como dano colateral. 

#6 Medo e Delírio em Las Vegas (Hunter Thompson)

medo e delírio em las vegas

Medo e Delírio em Las Vegas é um dos mais polêmicos Livros Que Viraram Filmes. Nele você vai encontrar um Johnny Depp nada parecido com Jack Sparrow, um Benício del Toro fora de forma e um Tobbey Maguire raquiítico e de cabelos longos e loiros. 

A polêmica narrativa conta a história real/delirante do jornalista Hunter Thompson em uma de suas idas ao deserto para cobrir uma corrida de carros.

Em meio a cobertura, ele se perde no uso de alucinógenos e acaba sem material para escrever, a não ser as próprias sensações do uso dessas drogas. 

#7 On The Road (Jack Kerouac)

on the road livros que viraram filmes

“I first met Dean not long after my father died”. É assim que somos apresentados à história do clássico beatnik On The Road de Jack Keroauc que também merece ser citado na nossa lista de grandes Livros Que Viraram Filmes. O livro é tão intenso que foi escrito em apenas 3 semanas, sem parágrafos, acentos, virgulas, etc (Inclusive há a venda uma versão sem edição nas livrarias, ou seja, uma versão igual ao manuscrito entregue por Jack aos editores).

Caótico, cheio de gírias e palavrões, o livro quebrou todas os paradigmas. A história conta a trajetória de Sal Paradise e Deam Moriarty (um ser carismático e meio doido) que se conhecem e decidem viver a aventura de atravessar de carro a Rota 66 dos EUA junto com Marylou, que tem envolvimento romântico com Sal. A viagem interminável é cheia de descobertas e indagações e vai fazer você refletir muito sobre a vida.

#8 Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer)

na natureza selvagem livros que viraram filmes

Na Natureza Selvagem é mais um dos Livros Que Viraram Filmes que fala sobre a liberação e a busca por um sentido de existência. O livro conta a história real de Christopher McCandless, um jovem de classe média alta dos Estados Unidos que incomodado pelo materialismo que encontrava na sociedade americana resolve abandonar tudo e sair em uma aventura. 

O jovem muda de nome e começa uma Road Trip pelos EUA até que em determinado momento abandona seu carro e torra todo o seu dinheiro para sentir-ser mais livre.

Em busca da sua transformação o jovem decide realizar uma aventura perigosa e com muita adrenalina a pé pelo Alaska e enfrenta todas as dificuldades que a natureza extrema pode impor a quem a desafia. Isolado no meio do nada, o jovem foi mais longe que jamais imaginar e sua busca pela paz interior é finalmente alcançada em sua aventura derradeira.

Na Natureza Selvagem é um livro que traz consigo a busca pela libertação espiritual e pode ajudar você e libertar-se também do materialismo e na busca por experiências encantadoras.

#9 O Segredo (Rhonda Byrne)

o segredo

Outro dos Livros Que Viraram Filmes neste mesmo segmento de autoconhecimento é O Segredo. Esse é um lançamento de 2020 e estará em abril nos cinemas.

Toda a trama é baseada na lei da atração e sobre o quanto é necessário ter pensamentos positivos para atrair aquilo que se deseja. 

#10 Marley e Eu (John Grogan)

marley e eu

John Grogan tem uma surpresa quando decide adotar aquele fofo filhote de labrador. Marley e Eu e uma crônica sobre esse hiperativo e cativante cachorro é escrita com muito humor e mesmo sendo bagunceiro e desobediente você ainda derrete seu coração por Marley com sua dedicação e amor incondicionais.

#11 A Culpa é Das Estrelas (John Green)

a culpa é das estrelas livros que viraram filmes

Outro dos grande Livros Que Viraram Filmes é A Culpa é Das Estrelas. Nessa história encantadora, dois adolescentes (Hazel e Augustus) se encontram em uma casa de apoio para crianças com câncer. O amor dos dois se desenvolve juntamente na luta contra a doença. É uma história que atinge em cheio nosso âmago e mistura tristeza, romance e uma incrível vontade de viver a vida (juro que quando vi esse filme no cinema, havia pessoas chorando com 5 minutos de história!). 

Durante a história, Augustus está sempre incentivando Hazel a ir atrás de seus sonhos. O adolescente descobre a admiração de Hazel pelo livro Uma Aflição Imperial, de Peter van Houten, e ajuda a proporcionar um encontro entre a jovem e o autor para descobrir o fim não contado de seu livro.

Hazel, que está debilitada pelo tratamento de seu câncer, descobre na viagem que a doença de Augustus voltara. O fim é emocionante e nos faz dar valor às pequenas coisas da vida.

#12 Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)

como eu era antes de voce livros que viraram filmes

Já que entramos no terreno dos romances, também é imprescindível citar Como Eu Era Antes de Você na nossa lista de Livros Que Viraram Filmes. O livro conta a história de Louisa Clark que mora com os pais, um sobrinho e um avô que precisa de cuidados e trabalha como garçonete em um café. Ela namora Patrick, um rapaz mais focado nos esportes do que na relação dos dois.

Em determinado momento, Louisa e obrigada a procurar outro emprego e passa a ser cuidadora de um tetraplégico: Will Traynor, 35 anos. Will está preso em uma cadeira de rodas por ter sofrido um acidente de moto. Pela mudança imposta pelo acaso, Will passa a se transformar em um cara amargurado e frio e desconta seu desgosto com a vida em quem está por perto.

Neste que é um dos melhores livros de romance já escritos, a história vai se desenvolvendo até que Lou descobre que Will era um optante pela eutanásia, e só estava aguardando um prazo específico para se submeter ao procedimento. Assim, a protagonista decide que vai proporcionar momentos incríveis para Will para que ele desista da ideia.

#13 PS: Eu Te Amo (Cecelia Ahern)

ps eu te amo livros que viraram filmes

Prepare-se para mais um romance emocionante e envolvente em nossa lista de Filmes Que Viraram Livros. Em P.S. Eu Te Amo um casal com uma vida perfeita é abalada por uma terrível notícia: o marido Gerry tem um tumor no cérebro e vem a falecer. Holly, a esposa, entra em uma depressão profunda e ninguém parece conseguir ajudá-la até que ela encontra uma porção de cartas que Gerry havia deixado para ela.

Nessas cartas, Gerry dá orientações e passa a guiar Holly nessa nova vida sem ele. E são essas cartas que vão ajudar Holly a sair da depressão e enfrentar novamente a vida.

Gostar de livros de romance? Então veja nossa lista dos 20 melhores e mais emocionantes de todos os tempos!

#14 A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (Martha Batalha)

a vida invisivel de euridice gusmao

A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a própria vida, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha – A Vida Invisível de Eurídice Gusmão.

Enquanto acompanhamos as desventuras de Guida e Eurídice, somos apresentados a uma gama de figuras fascinantes: Zélia, a vizinha fofoqueira, e seu pai Álvaro, às voltas com o mau-olhado de um poderoso feiticeiro; Filomena, ex-prostituta que cuida de crianças; Luiz, um dos primeiros milionários da República; e o solteirão Antônio, dono da papelaria da esquina e apaixonado por Eurídice.

Essas múltiplas narrativas envolvem o leitor desde a primeira página, com ritmo e estrutura sólidos. Esse é mais uma obra-prima brasileira entre os Livros Que Viraram Filmes. 

#15 A Garota Dinamarquesa (David Ebershoff)

a garota dinamarquesa

O filme frisson da premiação do Oscar de 2016 por toda exímia interpretação de seus atores, A Garota Dinamarquesa também é um dos Livros Que Viraram Filmes que merece ser mencionado. Sucesso tanto nas telas, quanto editorial, esse livro conta a história do pintor dinamarquês Einar Wegener que passa a se sentir cada dia que passa mais mulher, e aborda também a relação com sua esposa que é confrontada com essa sua vontade de mudar. 

#16 Dona Flor e Seus Dois Maridos (Jorge Amado)

dona flor e seus dois maridos livros que viraram filmes

Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão, Dona Flor e Seus Dois Maridos conta a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.

Um dia, porém, Vadinho retorna sob a forma de um fantasma capaz de proporcionar de novo à protagonista o êxtase dos embates eróticos.

#17 Cinquenta Tons de Cinza (E.L James)

cinquenta tons de cinza

A polêmica história que envolve sadomasoquismo foi fenômeno editorial sem precedentes, a Cinquenta Tons de Cinza conquistou uma legião de fãs ao redor do planeta, ultrapassando a marca inédita de 40 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. No Brasil, mais de 900 mil livros foram comercializados em 80 dias, uma média de 468 exemplares por hora. 

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. 

#18 Orgulho e Preconceito (Jane Austin)

livros que viraram filmes orgulho e preconceito

Orgulho e Preconceito é a obra-prima de Jane Austen e aparece em quinto lugar na nossa lista de Melhores Livros de Romance, provando mais uma vez que ainda há espaço para os clássicos nas estantes das pessoas e que a sua leitura ainda agrada a muitas delas.

A história de Orgulho e Preconceito gira em torno das cinco irmãs Bennet, que viviam na área rural do interior da Inglaterra, no século XVIII. No desenrolar da trama, destaca-se Elizabeth. Esse é mais um dos Livros Que Viraram Filmes e foram sucessos incríveis. 

#19 Mulherzinhas (Louisa May Alcott)

mulherzinhas livros que viraram filmes

Se você é fã da série de humor FRIENDS pode recordar um episódio em que Joey Tribbiani e Rachel Green trocam entre si seus livros favoritos. O livro de Joey era O Iluminado (será tratado mais para frente neste texto) e o de Rachel é Mulherzinhas. Ele nunca conseguira terminar O Iluminado e sempre quando chegava em uma hora agoniante do livro, o colava no freezer para não precisar terminar de ler. 

Quando Joey lê Mulherzinhas que conta as aventuras, dores, desilusões amorosas, perdas e aprendizados das irmãs March, o personagem italiano também é defrontado com uma parte do livro triste demais para continuar lendo, e o coloca no freezer. 

Esse é mais um clássico mundial de Livros Que Viraram Filmes, sendo indicado para Oscars em 2020. 

#20 O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

o conde de monte cristo livros que viraram filmes

No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente, vítima de um complô. Anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança mirabolante.

A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel da França do século XIX, um mundo em transformação, em que passou a ser possível a mudança de posições sociais. O Conde de Monte Cristo é mais um dos Livros Que Viraram Filmes ganhando diversas versões cinematográficas. 

#21 O Morro Dos Ventos Uivantes (Emily Bronte)

o morro dos ventos uivantes livros que viraram filmes

Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, o livro conta a história de uma família que tem uma propriedade na Inglaterra vitoriana chamada O Morro Dos Ventos Uivantes. A história começa quando o Sr. Earnshaw volta de uma viagem com um órfão cigano: Heathcliff (bem no estilo Ned Stark e Jon Snow?).

Heathcliff começa a sofrer preconceito de outros membros da família, como do irmão mais velho Hindley, porém recebe a simpatia de Catherine (então uma menina mimada e intensa). Com o passar do tempo eles desenvolvem uma paixão avassaladora. No entanto, ela decide-se casar com Edgar Linton por questões financeiras.

Heathcliff sai da região e volta anos depois rico decidido a se vingar de todos que o fizeram sofrer. .. Após a sua volta, Catherine começa a ficar debilitada pois não sabe escolher entre o amor e o dinheiro e posteriormente morre ao dar a luz. A partir daí o rancor no coração de Heathcliff fica cada vez maior e ninguém da trama é perdoado.

#22 Os Miseráveis (Victor Hugo)

Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os Miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.

Esse é um dos Livros Que Viraram Filmes no formato de musical, apresentando algumas das canções mais bem interpretadas das telinhas. 

#23 Madame Bovary (Gustave Flauber)

madame bovary livros que viraram filmes

O trágico enredo de Madame Bovary se passa na França do século XIX. É considerado pelos críticos “O Romance dos Romances”. A história gira em volta do casal Emma e do médico Charles.

Acontece que logo após o casamento, contrariando as expectativas românticas da moça, a vida fica pacata e cheia de tédio. Mesmo o nascimento da filha não anima a vida do casal.

Para tentar dar mais emoção à vida, Emma começa a ter relações extraconjugais, mas mesmo essas relações não são capazes de acender o fogo que ela queria dentro de si. Isso traz um desfecho trágico para todos os envolvidos!

#24 O Amor Nos Tempos do Cólera (Gabriel Garcia Márquez)

o amor nos tempos do colera livros que viraram filmes

Em Amor Nos Tempos do Cólera, Florentino Ariza quem se apaixona por Fermina Daza. O amor é tão forte, que o protagonista chega a ter sintomas parecidos com o Cólera – uma doença que assolava a Colômbia na época em que se passa o romance.

Florentino começa a escrever cartas para seu amor e ela as responde. Em determinado momento da trama, Fermina é obrigada a casar-se com Juvenal Urbinal, médico da cidade, para dar fim ao romance com Florentino. Os dois vivem um casamento pacato e sem emoções. Mas após cinquenta anos, nove meses e quatro dias, Urbinal vem a falecer e Florentino vê uma nova chance de reconquistar sua amada. Esse é um dos Livros Que Viraram Filmes que conta com presença brasileira – Fernanda Montenegro. 

#25 Crepúsculo (Stephenie Meyer)

crepusculo livros que viraram filmes

Crepúsculo poderia ser uma história comum, não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro.  O livro também segue o conceito de vários outros do gênero de romance, trazendo uma menina relativamente normal que se apaixona por um cara aparentemente perfeito, mas que no fundo de si guarda um segredo avassalador.

Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego. Um romance repleto das angústias e incertezas da juventude – o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos.

Outro fenômeno editorial entre adolescentes, Crepúsculo é um dos Livros Que Viraram Filmes com maior frisson despertados entre os fãs, fazendo com que fosse uma das séries de livros mais bem sucedidas de todos os tempos. 

#26 Notre-Dame de Paris (Victor Hugo)

o corcunda de notre dame

Mundialmente conhecido pela versão da Disney, Notre-Dame de Paris (ou O Corcunda de Notre-Dame) é ambientado na Paris do século XV e traz como personagens a cigana Esmeralda, o cruel arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha reclusa Gudule e, claro, o disforme Quasímodo, o corcunda que cuida dos sinos da catedral.

#27 A Bela e a Fera (Gabrielle-Suzanne Barbot)

a bela e a fera livros que viraram filmes

A Bela e a Fera ou A Bela e o Monstro é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, tornou-se mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. 

Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer.Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre.

Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo.No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele e sobre a sua própria do que ela jamais poderia ter imaginado.

#28 Extraordinário (R. J. Palacio)

extraordinario

Em Extraordinário,August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Extraordinário é um dos Livros Que Viraram Filmes que traz um elenco de peso e faz você se emocionar do início ao fim. 

#29 O Lado Bom da Vida (Matthew Quick)

o lado bom da vida

Em O Lado Bom da Vida, Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica.

Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá.

O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora.

#30 A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)

a menina que roubava livros que viraram filmes

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A Menina Que Roubava Livros é um dos Livros Que Viraram Filmes que trazem o horror da segunda guerra e roubam a sua atenção do início ao fim.  

#31 O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)

o menino do pijama listrado livros que viraram filmes

Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele.

Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O Menino Do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

#32 Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)

o caçador de pipas livros que viraram filmes

O Caçador de Pipas é um romance com tintas autobiográficas que conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970.

Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre busca a aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido pela coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após este episódio, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas 20 anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Com 5 milhões de livros vendidos, esse é mais um dos Livros Que Viraram Filmes

#33 12 Anos de Escravidão (Solomon Northup)

doze anos de escravidão

Doze Anos de Escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo.

Depois de liberto, Northup publicou o relato contundente de sua história, que se tornou um bestseller imediato. Esse também foi um dos Livros Que Viraram Filmes colecionando estatuetas do Oscar no ano em que foi lançado. 

#34 O Jogo da Imitação (Andrew Hodges)

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. 

#35 Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

jogos vorazes livros que viraram filmes

Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?… Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. 

Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! 

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? Best-seller da Veja, a trilogia Jogos Vorazes foi adaptada para o cinema e estrelada por Jennifer Lawrence.

#36 Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)

o senhor dos aneis livros que viraram filmes

Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa: deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

A Sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.

A história de Frodo Bolseiro foi adaptada para o cinema com muita maestria e jamais ficaria de fora da nossa lista de Livros Que Viraram Filmes. 

#37 Hobbit (J. R. R. Tolkien)

o hobbit livros que viraram filmes

Prelúdio de ‘O Senhor dos Anéis’, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição.

Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão! Tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves.

#38 Assassinato no Expresso Oriente (Agatha Christie)

assassinato no expresso do oriente livros que viraram filmes

Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.

O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada.

Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

#39 O Código Da Vinci (Dan Brown)

o codigo da vinci livros que viraram filmes

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.

Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptografa Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista,  podem desvendar. Eles viram suspeitos e detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. 

O Código Da Vinci é uma história empolgante e catapultou o nome de Dan Brown quando lançado. 

#40 Quatro estações (Stephen King)

quatro estações livros que viraram filmes

Publicado originalmente em 1983, Quatro estações revela outra faceta do mestre do suspense. São quatro histórias bem diferentes do universo habitual de Stephen King, em que o autor constrói narrativas baseadas no dia a dia dos personagens e mostra sua habilidade em criar demônios sob uma nova perspectiva: eles aparecem de modo subliminar, povoando a natureza humana.

Em Primavera eterna, o escritor toma a injusta condenação de um homem à prisão perpétua como ponto de partida para falar sobre o desejo de liberdade.

A adaptação para as telas do cinema – com atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman – fez grande sucesso sob o título Um Sonho de Liberdade (o melhor filme de todos os tempos)

#41 À Espera de um Milagre (Stephen King)

a espera de um milagre livros que viraram filmes

A história de passa na Penitenciária Cold Mountain, lar de um grupo de assassinos que esperam sua vez de andar pelo corredor da morte rumo à cadeira elétrica. Ambientado nos anos 1930, durante a Depressão da economia americana, em um cenário de desespero, À Espera de um Milagre traz a história do condenado John Coffrey e sua relação com o guarda penitenciário Paul Edgecombe. Edgecombe já viu muitas coisas bizarras durante a carreira, mas John Coffrey – um gigante com mente de criança – é uma das figuras mais estranhas que já conheceu. Acusado de estuprar e matar brutalmente duas garotas, seria o homem a encarnação do mal? Ou algo completamente diferente?

O guarda está prestes a descobrir verdades terríveis e assombrosas que desafiarão todas as suas crenças. Originalmente publicado em seis partes, com o título de O corredor da morte, o romance é agora lançado em volume único intitulado À Espera de um Milagre. Sendo um dos Livros Que Virou Filme, nas telas contou com a maestria do diretor Frank Darabont que recriou a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.

Gosta de Stephen King? Veja aqui uma lista completa dos melhores livros do autor!

#42 O Iluminado (Stephen King)

livros que viraram filmes o iluminado

“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.

Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O Iluminado é um dos Livros Que Viraram Filmes mais clássicos e é presença obrigatória na lista de filmes para ver de qualquer pessoa. 

#43 Doutor Sono (Stephen King)

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de doze anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível da infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai.

Por fim, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico.

#44 Duna (Frank Herbert)

duna é um livro que virou filme

Duna conta a vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto.

Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos.

Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?

#45 Eu Robô (Isaac Asimov)

eu, robô

Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de Eu, Robô são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas.

Vivam eles na Terra ou no espaço sideral; sejam domésticos ou especializados, submissos ou rebeldes, meramente mecânicos ou humanizados, os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre essas criaturas mecânicas.

Verdadeiro marco na história da ficção científica, “Eu, robô” reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

#46 Laranja Mecânica (Anthony Burgess)

laranja mecanica

Publicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20.

Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora.

#47 1984 (George Orwell)

1984

Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.

De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.

Gostando dos livros de ficção científica que viraram filmes? Veja também nossa lista de Melhores Livros de Ficção Científica!

#48 O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

o guia do mochileiro das galaxias

O Guia Do Mochileiro das Galáxias é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

#49 A Guerra dos Mundos (H.G. Wells)

a guerra dos mundos

Eles vieram de Marte com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos.

Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?

Publicado pela primeira vez em 1898, A Guerra Dos Mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores e em sua adaptação para o cinema teve Tom Cruise como personagem principal.

#50 A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne)

a volta ao mundo em 80 dias

O escritor francês, um dos precursores da moderna ficção-científica, narra a história de um inglês metódico, que decide dar a volta ao mundo em oitenta dias, no ano de 1872, pelo suposto motivo de uma aposta selada com alta quantia de dinheiro.

Ao colocar o pé no mundo, Fogg encara diversas aventuras típicas da imaginação sinistra de Verne. Oceanos, navios a vapor, estradas de trens, selvas e até viagem sobre elefantes compõe essa jornada.

Publicado em 1873, A Volta Ao Mundo em 80 Dias tem destaque relevante na bibliografia deste autor que, em meio aos seus romances de aventura, pressagiou diversos avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Sentiu falta de outro Livro Que Virou Filme? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!

Confira outros posts recentes do blog!

Crédito de fotos: Technology vector created by makyzz – www.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *