livros sobre inteligencia emocional

11 Melhores Livros Sobre Inteligência Emocional

Neste mundo dinâmico, há uma busca crescente por desenvolvimento pessoal, insights reveladores, por algo que te impulsione e que te faça crescer. Neste contexto, trazemos uma lista de 11 livros excelentes para pessoas que procuram crescimento: conheça os 11 melhores livros sobre inteligência emocional.

Este conceito, muito difundido e comentado por coaches, palestrantes, escritores e etc., pode ser definido como a capacidade que se tem de gerir as próprias emoções, saber lidar com os próprios sentimentos de maneira produtiva e entender a si mesmo.

Nesta lista, estão selecionados vários best-sellers que ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo. São perspectivas de diversos autores renomados sobre o assunto, em suas abordagens únicas e agregadoras.

Este artigo tem o objetivo de te ajudar a encontrar uma leitura que te trará grandes transformações.

➜ Caso goste da nossa lista de melhores livros sobre inteligência emocional, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão.

1 – Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

inteligencia emocional

Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, é um dos livros mais citados sobre o assunto, portanto, não poderia deixar de estar nesta lista. 

Este livro, lançado inicialmente em 1995 nos Estados Unidos, revolucionou a compreensão da inteligência, influenciando a educação e o cenário empresarial. Daniel Goleman, em sua obra, apresenta o conceito de “duas mentes” — a racional e a emocional — e sua influência decisiva em nossos destinos. No Brasil, ele foi publicado em 1996 pela editora Objetiva e conta com 384 páginas.

Destacando a importância da consciência das emoções para o desenvolvimento da inteligência, o autor utiliza exemplos do cotidiano para ilustrar como a falta de habilidade em lidar com as emoções pode afetar negativamente diversos aspectos da vida, desde a experiência escolar até as carreiras profissionais. 

Goleman também explora as cinco habilidades-chave da inteligência emocional, demonstrando como elas impactam nossos relacionamentos, sucesso profissional e bem-estar geral. Esta obra oferece uma visão cativante do potencial humano, sendo valiosa para pais, educadores e líderes empresariais.

2 – Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol S. Dweck)

mindset

Agora vou te apresentar a origem da palavra tão utilizada pelos coaches e educadores hoje em dia: o Mindset. Carol S. Dweck é nada menos que uma professora de psicologia na Universidade Stanford, e precursora do termo tão famoso.

Ela desenvolveu ao longo de décadas de pesquisa o conceito do “Mindset”, que é crucial para o sucesso ou insucesso de uma pessoa. Trata-se da atitude mental com que encaramos a vida, os desafios, os sonhos…

Segundo a autora, o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos, que, por sua vez, é conduzida pelo nosso Mindset. Segundo Carol, o Mindset não é apenas um traço de personalidade, mas a explicação por trás do nosso otimismo ou pessimismo, sucesso ou insucesso… Se você está buscando livros sobre inteligência emocional, esta é uma leitura obrigatória.

O livro foi publicado no Brasil em 2017 pela editora Objetiva e conta com 312 páginas.

3 – As Cinco Linguagens do Amor (Gary Chapman)

as 5 linguagens do amor

O terceiro livro da nossa lista aborda a inteligência emocional a partir da perspectiva dos casais, e você pode se surpreender com a diferença que essa leitura pode fazer num relacionamento.

Em As Cinco Linguagens do Amor, Gary Chapman oferece um guia indispensável para casais que desejam fortalecer sua relação. Com décadas de experiência em aconselhamento matrimonial, Chapman desvenda o mistério por trás das diferenças entre homens e mulheres, revelando que cada indivíduo possui uma linguagem única de amor.

Ao compreender e falar a linguagem predominante do parceiro, é possível restaurar e aprofundar a conexão emocional. Esta terceira edição, ampliada e atualizada, inclui questionários práticos para identificar a linguagem de amor de cada um, além de uma seção de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas comuns.

Chapman descreve cinco formas essenciais de expressar amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Ao adotar essas linguagens, os casais podem transformar sua comunicação e experimentar uma relação verdadeiramente amorosa e compreensiva.

O livro foi trazido ao Brasil pela editora Mundo Cristão em 2013 e conta com 208 páginas.

4 – A Coragem de Ser Imperfeito (Brené Brown)

a coragem de ser imperfeito

O quarto título da nossa lista dos melhores livros sobre inteligência emocional é o best-seller de Brené Brown, que aborda questões delicadas e incômodas, e nos incentiva a experimentarmos a sensação de vulnerabilidade e aceitarmos a sensação de sermos imperfeitos mesmo perante aos olhos alheios.

Viver é uma jornada repleta de incertezas, riscos e exposições emocionais. A vulnerabilidade não é um sinal de fraqueza, mas sim a própria definição de coragem. Ao evitarmos emoções como medo, mágoa e decepção, também nos privamos do amor, da aceitação e da criatividade, fechando as portas para experiências profundas que dão significado à existência.

Aqueles que se fecham, temendo o erro e o fracasso, acabam por se afastar das experiências transformadoras que enriquecem a vida. Por outro lado, os que abraçam a vulnerabilidade e se abrem para o novo encontram autenticidade e realização. 

O livro foi publicado em português em 2016 pela editora Sextante e conta com 208 páginas.

5 – 12 Regras Para a Vida (Jordan Peterson) 

Em 12 Regras para a Vida, Peterson oferece princípios profundos e práticos para encontrar significado na vida. Utilizando de toda sua experiência clínica, pessoal e adquirida através de estudos sobre mitos antigos, ele apresenta um antídoto para o caos moderno. 

É muito possível que você já tenha escutado o nome do autor se você se interessa por desenvolvimento pessoal e discussões intelectuais do tipo. Este é um dos pensadores mais populares da contemporaneidade. 

Estamos falando de um renomado psicólogo clínico, escritor e palestrante, que aborda os dilemas mais importantes da sociedade atual, abrangendo temas desde a bíblia até relações amorosas e mitologia, atraindo dezenas de milhões de espectadores e leitores.

Em uma época marcada por mudanças sem precedentes e polarização política, sua mensagem franca sobre responsabilidade individual e sabedoria ancestral ressoa globalmente.

6 – Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)

Em Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman mergulha nas complexidades da mente humana, delineando as duas formas de pensamento: uma rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Revelando os benefícios extraordinários do pensamento “devagar” e os vícios do pensamento “rápido”, Kahneman explora a influência das impressões intuitivas em nossas decisões cotidianas.

Ao examinar comportamentos como a aversão à perda e o excesso de confiança, bem como os desafios na previsão do futuro e na identificação de riscos, ele destaca como essas duas formas de pensar moldam nossos julgamentos e influenciam nos nossos resultados. 

Questões provocativas surgem: o sucesso de um investidor é meramente aleatório? Por que o medo da perda supera o prazer do ganho?

Kahneman oferece insights práticos sobre como confiar (ou não) em nossa intuição, fornecendo técnicas para evitar armadilhas mentais que podem comprometer nossas decisões, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

O livro foi trazido ao Brasil pela editora Objetiva em 2012, e conta com 608 páginas.

7 – Comunicação Não-Violenta (Marshall Rosenberg)

Neste mundo tão dinâmico e polarizado, percebemos os nervos à flor da pele, e grande violência, inclusive na comunicação. Em meio a preconceitos e mal-entendidos, a busca por uma melhor relação interpessoal torna-se crucial. 

Nesse contexto, a comunicação eficaz emerge como uma ferramenta poderosa. Marshall Rosenberg, renomado psicólogo clínico e criador do método da Comunicação Não Violenta (CNV), apresenta uma abordagem revolucionária para promover a compreensão e a empatia.

Em sua obra aclamada, Rosenberg explora os valores e princípios da CNV, destacando a importância de habilidades linguísticas e comunicativas que conferem grande poder àqueles que conseguem usar as palavras da maneira correta. 

Então, pensando na importância da eficácia da comunicação numa sociedade tão globalizada, colocamos este título na lista dos melhores livros sobre inteligência emocional.

O livro foi publicado em português pela editora Ágora em 2006 e conta com 288 páginas.

8 – Antifrágil (Nassim Nicholas Taleb)

Antifrágil

Em Antifrágil, Nassim Nicholas Taleb desafia a concepção tradicional da incerteza, apresentando-a como algo não apenas inevitável, mas desejável e até mesmo necessário. Assim como o corpo se fortalece diante da adversidade, também podemos nos beneficiar do estresse, da desordem e da volatilidade.

Taleb introduz o conceito de antifrágil, que vai além da resiliência e da robustez. Enquanto os sistemas resilientes e robustos resistem a choques, permanecendo inalterados, o antifrágil não apenas se adapta, mas se torna ainda mais forte. 

Este livro, ambicioso, multidisciplinar e até de leitura um pouco complicada, oferece uma visão transformadora sobre como prosperar em um mundo permeado pela imprevisibilidade. 

Essa edição é da editora Objetiva de 2020 e conta com 616 páginas.

9 – Gestão da Emoção (Augusto Cury)

gestao da emocao

Augusto Cury dispensa apresentações, já que é um dos maiores escritores brasileiros da contemporaneidade.

No contexto da inteligência emocional, que nos propomos a falar hoje, Augusto Cury traz uma abordagem própria e única a respeito do tema. O autor nos ensina que o termo sustentabilidade — que usamos amplamente ao falar sobre o futuro do planeta — também é muito importante quando o assunto é o nosso cérebro.

Cury frisa que nosso cérebro também tem recursos limitados e nos alerta sobre o mal que fazemos a nós mesmos quando gastamos energia demais onde não deveríamos:  ruminar perdas, preocupações com o futuro, obsessões com a opinião alheia…

Quando gastamos energia com coisas vãs, exaurimos nossa mente e comprometemos nossa qualidade de vida. Em Gestão da Emoção, Augusto Cury, renomado psiquiatra e pesquisador, oferece um olhar inovador sobre o uso das emoções e o gasto de energia mental.

O livro foi publicado pela editora Benvirá em 2015 e conta com 200 páginas.

10 – Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

o 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Em décimo lugar da nossa lista, está o clássico de Stephen Covey. Foi um dos precursores que ajudaram a impulsionar os gêneros de negócios e auto-ajuda. Embora seja um livro antigo(1989), os ensinamentos de suas páginas permanecem imutáveis.

O livro foi publicado em português pela editora Best Seller em 2017 e conta com 462 páginas. Com mais de 25 milhões de cópias vendidas em 38 idiomas, este manual revolucionário vai além de simples práticas, focando nos alicerces do comportamento humano e no desenvolvimento do caráter.

11 – O Segredo

o segredo

O Segredo revela a sabedoria milenar que permeou tradições orais, literárias, religiosas e filosóficas ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças desse grande mistério foram reunidas, prometendo uma transformação extraordinária na vida daqueles que o compreendem.

Neste livro, você será guiado a aplicar O Segredo em todas as áreas da sua vida, desde dinheiro e saúde até relacionamentos e felicidade. Descobrirá o poder oculto dentro de si, trazendo alegria a cada aspecto da sua jornada.

O livro foi publicado no Brasil pela editora Sextante em 2015 e possui 216 páginas.

Gostou de conhecer a nossa lista com os melhores livros de inteligência emocional? Veja também outros artigos recentes do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *