melhores livros cristãos

Conheça os 12 Melhores Livros Cristãos

Não há dúvidas de que o Cristianismo é uma das principais crenças da humanidade, influenciando em vários aspectos do nosso dia a dia, desde a cultura, a economia e a política.

Por essa razão, não é surpresa o fato de que hoje em dia existe uma vasta literatura acerca desse tema tão importante. 

Há livros voltados tanto para os líderes religiosos quanto para o público que almeja conhecer mais a fundo as características do Cristianismo. Sendo assim, há obras de ficção que possuem um viés cristão, bem como publicações de perfil didático e informativo.

De uma forma geral, livros cristãos são aqueles que apontam os ensinamentos de Jesus Cristo, bem como aqueles que abordam as características da fé cristã.

Portanto, é possível que o leitor se depare com livros destinados para as mais variadas vertentes do Cristianismo, tais como o catolicismo ou o protestantismo. Porém, ainda assim, tais publicações são consideradas livros cristãos.  

Autores como A.W. Tozer e C.S. Lewis estão entre os mais conhecidos nesse segmento. Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir a nossa lista dos melhores livros sobre o tema. 

1 – Bíblia Sagrada

biblia sagrada

É uma das publicações mais importantes e conhecidas para quem pretende seguir e até compreender melhor a doutrina cristã. Inclusive, existem as chamadas “Bíblias de Estudo”, destinadas especialmente para uma melhor compreensão da religião.

A Bíblia é o alicerce do Cristianismo e consiste em um conjunto de livros que trazem conceitos fundamentais da cristandade, tanto no antigo quanto no novo testamento.

2 – Jesus – O Homem Mais Amado da História (Rodrigo Alvarez)

Jesus melhores livros cristãos

Essa obra fala essencialmente da vida de Jesus Cristo. Para conceber essa obra, o jornalista brasileiro Rodrigo Alvarez pesquisou fontes bibliográficas e arqueológicas, incluindo manuscritos originais.

O autor viajou para os locais onde Cristo visitou durante o seu tempo de vida e elaborou um material rico em informações, se tornando uma leitura acessível tanto para as pessoas religiosas quanto para quem segue a doutrina cristã, mas almeja se deparar com uma boa leitura sobre história.

3 – Cristianismo Puro e Simples (C. S. Lewis)

Cristianismo Puro e Simples livros de cs lewis

Por ser um grande estudioso e referência no assunto da fé cristã, em um período calamitoso da história do mundo — durante a Segunda Guerra Mundial —, Lewis foi chamado pela BBC para dar uma série de palestras explicando, de maneira simples e clara, o cristianismo.

Cristianismo Puro e Simples é um dos melhores livros de C. S. Lewis composto por ideias que ele expressou em suas palestras, organizando-as e compactando-as em um livro, que viria a se tornar uma das maiores obras teológicas já publicadas.

Nessa criação literária do autor, ele apresenta os aspectos principais da visão cristã, que atingem o leitor numa forma simples, mas que, gradativamente, vai se aprofundando e gerando reflexões filosóficas interessantes.

4 – Ego Transformado (Timothy Keller)

Ego Transformado melhores livros cristãos

Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para chegar lá, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos.

Neste que é um dos melhores livros cristãos, breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos

5 – Uma Vida Com Propósito (Rick Warren)

uma Vida Com Propósito melhores livros cristãos

Um livro que fala sobre o evangelho e teve mais de 2 milhões de cópias vendidas em português com certeza precisa estar em uma lista de melhores livros cristãos.

A maioria dos livros de autoajuda sugere que descobriremos o significado e o sentido da vida quando procurarmos dentro de nós mesmos. No entanto, em Uma vida com propósitos, Rick Warren mostra que não é aí que devemos iniciar a busca.

Nosso foco deve começar em Deus, o Criador. Você foi criado por Deus e para Deus e, até que compreenda plenamente essa verdade, a vida jamais fará sentido.

6 – Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz (C. S. Lewis)

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz  livros de cs lewis

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz é um dos livros de C. S. Lewis conhecido por ser satírico e bem humorado, mas que apresenta um tema sério do ponto de vista do cristianismo: a tentação dos demônios para com os homens.

De maneira irônica, trevosa e cômica, Lewis apresenta, através das cartas de um coisa-ruim a seu aprendiz, as possíveis artimanhas utilizadas pelo Diabo para desviar os seres humanos do caminho da verdade.

Esse clássico da literatura é uma narrativa extremamente envolvente e que vem divertindo muitos leitores cristãos ao redor do mundo, ao mesmo tempo que excita reflexões importantes sobre a fé, sobre a vida, sobre o cristianismo…

7 – A Vida Crucificada (A. W. Tozer)

A Vida Crucificada melhores livros cristãos

O livro publicado pelo professor A.W. Tozer traz uma reflexão interessante sobre o que é viver o Cristianismo, sobre também o significado de “como é estar crucificado com Cristo”. Essa obra que está entre os melhores livros cristãos consiste em uma compilação em que traz para os leitores ensinamentos sobre como é viver uma vida cristã.

A.W. Tozer é pastor, escritor e teólogo. Ele publicou mais de 30 livros. A vida inteira, o renomado professor A. W. Tozer foi convidado com frequência para falar em seminários, igrejas e conferências bíblicas a respeito da cruz e seu significado na vida cristã. Agora, nesta compilação inédita de seu melhor ensino sobre o assunto, você obterá um entendimento renovado da centralidade da cruz no seu caminhar de fé em Cristo.

O apóstolo Paulo declarou em sua carta aos gálatas que havia sido “crucificado com Cristo”. Mas o que significa isso? É algo que todo cristão pode e deve afirmar? A vida crucificada é um exame abrangente dessas questões, respondidas com o profundo pensamento bíblico pelo qual Tozer costuma ser reverenciado.

8 – História do Cristianismo (Bruce Shelley)

A fé cristã ganhou (e ainda ganha) vários adeptos no mundo inteiro. Para compreender a influência e o alcance dos ensinamentos de Cristo, que se perpetuam até hoje, o teólogo Bruce Shelley apresenta a trajetória dessa religião.

Com uma escrita didática e simples, o autor traça as origens do Cristianismo, destacando os principais eventos, nomes famosos que marcaram essa fé e tudo aquilo que ajuda o leitor a ter uma compreensão da influência e importância dela até os dias de hoje. 

9 – O Sermão do Monte (John Wesley)

 O Sermão do Monte

O Sermão da Montanha é uma famosa passagem bíblica presente no Novo Testamento. O sermão consiste em um discurso em que Jesus Cristo determina alguns aspectos fundamentais do Cristianismo.

O Sermão da Montanha pode ser encontrado no Evangelho de Mateus e no Evangelho de Lucas. Em sua fala, Jesus Cristo traz lições que determinam conceitos morais, norteando as ideias que até hoje guiam a conduta dos cristãos.

Não por acaso, o famoso clérigo John Wesley, no século XVIII, baseou várias das suas obras nesse Sermão.

O livro possui uma linguagem bastante acessível e objetiva, sendo ideal para quem já conhece o Cristianismo e também por quem deseja compreender melhor os valores dessa religião.

10 – O Peregrino (John Bunyan)

O Peregrino

Esse livro foi publicado em 1678 pelo autor britânico John Bunyan. O texto da obra é uma ficção com temática cristã que já foi traduzida para vários idiomas e continua sendo uma dos mais importantes e melhores livros cristãos.

A narrativa do livro mostra a jornada de um peregrino conhecido apenas como “Cristão”. Ao longo do caminho, o protagonista se depara com locais e personagens que levam nomes específicos, como “Hipocrisia”, “Castelo das Dúvidas”, “Gigante Desespero” e outros.

No decorrer da trajetória, o Cristão enfrenta uma série de dificuldades, mas se mantém firme até chegar ao seu destino. 

“O Peregrino” consiste basicamente em uma jornada metafórica que aborda questões básicas do Cristianismo, como, por exemplo, fé, amor e esperança.

11 – O Evangelho do Reino (George Ladd)

O Evangelho do Reino

Escrito por George Eldon Ladd, um famoso pesquisador do Novo Testamento. Em “O Evangelho do Reino” o autor traz um ponto de vista prático da doutrina cristã.

Ladd traz nessa publicação a mensagem de Cristo adaptada para o nosso dia a dia moderno. “O Evangelho do Reino” é recomendado para o leitor que quer compreender melhor o que é o Cristianismo, abordando passagens bíblicas importantes sobre as parábolas e outros ensinamentos.

12 – Bases da Fé Cristã (Wayne Grudem)

Bases da Fé Cristã

Para permanecer firme na fé e desenvolver uma base sólida para a vida com Deus, é preciso conhecer os princípios que regem a vida cristã e entender porque eles se mostram tão essenciais.

É com esse propósito que Wayne A. Grudem finaliza nossa lista de melhores livros cristãos nos convidando a refletir sobre os principais fundamentos da fé cristã, afim de trazer auxílio e respostas tanto para novos convertidos como para os mais maduros na caminhada.

Gostou de conhecer nossa lista de melhores livros cristãos? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de John-Mark Smith no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.