melhores-livros-agatha-christie

Top 10 Melhores Livros de Agatha Christie (a dama do crime)

Alguns fãs podem dizer que Agatha Christie dispensa apresentações, afinal é a autora considerada pelo Guinnes Book como sendo a romancista mais bem sucedida da história. Segundo o Livro dos Recordes, os melhores livros de Agatha Christie venderam nada menos que 4 bilhões de cópias. BILHÕES, você leu certo. Esse valor só fica atrás das vendas da Bíblia Sagrada e do dramaturgo Willian Shakespeare. Incrível, né?

A Rainha do Crime, como é popularmente conhecida, nasceu em Torquay, no Reino Unido. Sua obra está focada no romance policial, mas também ensaiou escrever sobre outros temas como romances comuns e poemas, colecionando 72 títulos publicados. Seus personagens mais famosos presentes em diversos livros são Hercule Poirot e Miss Marple. 

Outro recorde da autora é de livro mais espesso do mundo. Sua obra de contos The Complete Miss Marple possui 4032 páginas. Claro que hoje as editoras já adaptaram essa obra em diversos volumes e para diversas línguas. 

É aí que podemos nos perguntar… “legal, quero conhecer a obra de Agatha Christie, mas não consigo ler todos os 72 livros. Por onde começar?”. 

A primeira opção seria ir atrás das coletâneas publicadas pela editora Harper Collins que vão te apresentar a obra de acordo com a ordem de publicação dos livros de Agatha Christie.

Para ajudar a responder essa dúvida, nós fizemos uma lista com os 10 melhores livros de Agatha Christie para você conhecer a autora. Se você já é um fã dela, veja nossa lista e se faltar algum livros na sua opinião, compartilhe nos comentários que o blog agradece! 

1. E não sobrou nenhum

e não sobrou nenhum

Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados.

Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados.

É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê?

São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos e, portanto, não poderia deixar de estar na primeira posição na nossa lista de melhores livros de Agatha Christie. 

2. Punição para a inocência

punicao para a inocencia agatha christie melhores livros

Punição para a inocência é um livro essencial para conhecer Agatha Christie. 

Jacko Argyle é detido sob alegação de que teria assassinado sua mãe em um surto de loucura, sendo condenado à prisão perpétua. Dois anos depois, surge uma prova, encontrada pelo doutor Arthur Calgary, de que o preso é inocente, mas a descoberta chega tarde demais: Jacko morre atrás das grades. Os achados do doutor reabrem as feridas dos membros da família, que passam a encarar uns aos outros com desconfiança e suspeita, assombrados com a possibilidade de que o verdadeiro assassino ainda esteja entre eles.

3. Um mistério no Caribe

um misterio no caribe melhores livros agatha christie

Miss Marple está entediada em suas férias à beira-mar nesse romance considerado o terceiro entre os melhores livros de Agatha Christie.

O sol até ajuda com seu reumatismo, mas nada divertido acontece. Até que finalmente seu interesse é despertado pela história de um assassinato contada pelo Major Palgrave, mas, justo quando ele ia lhe mostrar uma foto do homicida, o major se interrompe. No dia seguinte, é encontrado morto em seu quarto, sem nunca ter terminado a história. Sua morte, aparentemente, é apenas a primeira dos muitos mistérios que o Caribe apresenta…

4. Morte no Nilo

morte no nilo

A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.

Essa incrível história está em quarto lugar na nossa lista de melhores livros de Agatha Christie. 

5. Os crimes ABC

os crimes abc

Poirot recebe uma carta inusitada: nela está anunciada a data e o local de um crime. Assinada apenas como “ABC”, o remetente clama ser tão engenhoso que nem mesmo o brilhante detetive seria capaz de pegá-lo. Após o crime de fato ter sido cometido, Poirot consegue uma única pista ― a de que o assassino escolhe suas vítimas em ordem alfabética ― e precisa correr contra o tempo antes que o terrível homicida continue a avançar nas letras…

Os Crimes de ABC está em quinto  lugar na nossa lista de melhores livros de Agatha Christie. 

Gosta de mistério e suspense? Veja também nosso post sobre os melhores livros de Stephen King.

6. Noite sem fim

noite sem fim

Chegamos ao sexto colocado na nossa lista de melhores livros de Agatha Christie.

Quando Michael encontra Ellie durante uma visita ao Passo do Cigano, é amor à primeira vista. Apaixonados, os dois decidem começar uma vida juntos comprando a propriedade abandonada. No entanto, o casal ignora o aviso de uma estranha senhora sobre a maldição que assola o local… e apesar de não acreditarem em seus augúrios, o mal começa a assombrá-los. Logo, o rapaz descobre que, no Passo do Cigano, muitos acidentes inexplicáveis acontecem. Mas quem ― ou o quê ― está por trás dessas desgraças?

7. A mansão Hollow

a mansao hollow melhores livros agatha christie

Ao aceitar o convite de Lady Angkatell para um almoço em sua mansão, Hercule Poirot mal pode imaginar a recepção indigesta que o aguarda: um homem agonizando ao lado da piscina, enquanto um dos convidados segura a aparente arma do crime. O caso parece óbvio, mas à medida que penetra na vida da família o detetive belga percebe que na Mansão Hollow todos têm algo a esconder. Neste livro, publicado pela primeira vez em 1946 e considerado um dos melhores romances de Agatha Christie, a autora consegue ir além de um simples mistério e cria uma elaborada intriga familiar, recheada de personagens dúbios e complexos.

A mansão Hollow é o sétimo colocado na nossa lista de melhores livros de Agatha Christie. 

8. O cavalo amarelo

o cavalo amarelo

Uma mulher à beira da morte se confessa a um padre, que, na mesma noite, é assassinado. O criminoso o revista tão abruptamente que rasga sua batina. O que ele estava procurando? Há alguma relação entre a morte do padre e a confissão da mulher? Mark Easterbrook está determinado a descobrir, e a única pista que tem é uma lista com nove nomes encontrada no sapato do sacerdote.

9. Assassinato no Expresso do Oriente

assassinato no expresso do oriente

Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.

10. O assassinato de Roger Ackroyd

O assassinato de Roger Ackroyd

Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.

Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.

Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos livros de Agatha Christie. 

Gostou do texto? Veja outros posts recentes em nosso blog!

Crédito de imagem de capa: Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.