o poder do hábito

O Poder do Hábito – Livro

O Poder do Hábito é uma peça essencial na estante de qualquer pessoa. Inclusive, ele está elencado na nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida.

No livro O Poder do Hábito, o autor tem por premissa desvendar como os hábitos são formados nas pessoas e como eles acabam influenciando positiva e negativamente em nossas vidas. Entender isso pode ser um fator determinante se você quiser um dia mudar um hábito. 

Você também é apresentado às maneiras de como a psicologia e a neurociência encaram os hábitos e os poderes transformadores neles contido.

Além disso, o autor traz cerca de uma dezena de histórias para exemplificar a formação dos hábitos, entre essas histórias estão a introdução do hábito de escovar os dentes nos americanos,  publicitários da Procter & Gamble que estavam desesperados para emplacar um produto que não vendia, um diretor de um hospital conhecido por inúmeros erros médicos que precisa mudar esse paradigma e do próprio autor que está engordando por comer muitos donuts no meio da tarde e não entende o que o leva a essa compulsão – todas essas histórias terminam bem sucedidas após os envolvidos entenderem os hábito e os manipulares para seus objetivos específicos.

Dica de Ouro

Você pode adquirir o livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg no botão com preços imperdíveis!

O Poder do Hábito: Os 3 pilares do hábito

O autor pontua que a formação de um hábito recai sobre 3 pilares: a deixa, a rotina e a recompensa. Essas 3 partes formam um ciclo.

O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

A deixa é o gatilho que dispara em seu cérebro para começar uma rotina, sendo que esse gatilho pode ser diversas coisas… de sentimentos a locais específicos. 

Em seguida, vem a rotina que vai ser a atividade que é sempre realizada quando a deixa é ativada. A recompensa é o prêmio que você recebe pela tarefa. 

Assim, quando a recompensa é muito forte, isso naturalmente desperta determinados sentimento em você que vão ficar guardados até a próxima vez que você se deparar com a deixa, que vai ativar uma rotina e posteriormente uma recompensa. O hábito vai se reforçando em um looping infinito. 

O Poder do Hábito: Como lutar contra um hábito?

Em O Poder do Hábito o autor traz o caso da pasta de dente, por exemplo, na qual os componentes químicos que estão ali para lhe dar frescor na verdade não têm efeito nenhum em termos de higiene. Eles só estão ali para lhe dar frescor (oferecer uma recompensa), para que você sempre associe dentes limpos à pasta de dente. 

Outro caso exemplificado no livro o Poder do Hábito é o do próprio autor do livro que estava engordando por constantemente comer donuts no meio da tarde. Assim, ele observou nele mesmo quais eram as deixas (sentir-se sozinho no meio da tarde), a rotina (pegar um donuts) e a recompensa (poder conversar com as pessoas que estavam na cafeteria) e pode aplicar o seu método que ele exemplifica depois para mudar esse comportamento.

O autor começa então a demonstrar que é extremamente importante criar uma associação entre a deixa e a recompensa. Fato muito importante é que você mesmo pode criar essa deixa, sendo uma boa estratégia para a mudança de hábitos. 

Por exemplo, fazer a mesma coisa todos os dias em um determinado horário. Você irá olhar no relógio e essa seria a sua deixa. Então você parte para a sua rotina que pode ser uma corrida. A sua recompensa, então, deve ser algo prazeroso. Nos casos dos corredores, muitos têm a liberação de endorfina como recompensa, mas você também pode escolher outras recompensas que façam mais sentido para o seu caso. 

O autor também explora em O Poder do Hábito o conceito de hábitos angulares, ou seja, hábitos que acabam influenciando em outras áreas da sua vida. Por isso que as atividades físicas sempre são citadas por médicos e outros especialistas como muito importantes, já que elas acabam por influenciar diversas áreas da sua vida. 

Conclusão

Entender a formação dos seus costumes e as recompensa será uma forma excelente de te ajudar a mudar qualquer hábito da sua vida! E Você já leu O Poder do Hábito? Deixe seu depoimento abaixo sobre como o livro ajudou a mudar a sua vida. 

Confira outros posts recentes no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *