trilogia verão ordem

Trilogia Verão: Ordem dos Livros Best-Sellers de Jenny Han

No contexto da estação em que estamos entrando agora, venho trazer, aqui no blog, um dos maiores sucessos literários relacionados à época mais quente do ano: a Trilogia Verão, de Jenny Han, que rapidamente se tornou um grande best-seller e vem angariando um público Jovem Adulto apaixonado pela narrativa.

Essa obra, campeã de vendas, foi publicada no Brasil inicialmente em 2012 pela Editora Galera Record. No entanto, quem detém os direitos de publicação da autora hoje em dia é a Editora Intrínseca, que, em 2019, lançou uma nova versão da Trilogia Verão e disponibilizou todos os volumes ao mesmo tempo.

A ordem dos livros da Trilogia Verão, do início ao fim, acompanha a vida de Belly que, dos 15 aos 24 anos, teve veraneios com um punhado de histórias para contar. Podemos ver o processo de amadurecimento da protagonista em meio às mudanças, às aventuras, às paixões, decisões difíceis a serem tomadas, um triângulo amoroso…

Bom, eu preciso dizer que se trata de uma obra que representa muito bem o gênero. Aliás, foi escrita por Jenny, que é uma autora muito conceituada e que também é muito famosa por uma outra trilogia que fez um sucesso estrondoso chamada Para Todos Os Garotos Que Já Amei.

Com uma trama leve, fluida, cativante e de muito veraneio, Jenny Han desenvolve uma narrativa muito agradável. Uma leitura perfeita para se saborear no verão, depois de um dia cheio e ensolarado, sentado(a) na varanda da casa no litoral! 

Os livros não são muito extensos; a escritora não é tão detalhista e entrega uma narrativa cativante. Por isso, você poderia ler em pouco tempo, o que é ideal, na minha opinião, principalmente em épocas que você deseja relaxar.

Pegue seus livros, desfrute dessa agradável leitura e descubra você mesmo onde esses jovens conflitos amorosos vão dar (Atenção: pode haver spoilers!)

Se você está gostando de acompanhar as postagens do blog, inscreva-se em nosso Telegram e receba as postagens em primeiro mão!

1 – O Verão Que Mudou Minha Vida

O Verão Que Mudou Minha Vida ordem dos livros da trilogia verão

O Verão Que Mudou Minha Vida é o primeiro volume da ordem dos livros da trilogia verão. Nesta maravilhosa introdução, conhecemos a personagem principal da narrativa — Isabel Conklin (Belly). A adolescente, todos os verões vai com sua família (sua mãe e seu irmão) para a casa da melhor amiga da sua mãe, Susannah, em Cousins Beach.

Mas o que Belly mais deseja encontrar em todos os verões — além do mar, das aventuras e das diversões, claro — são os filhos de Susannah: Conrad e Jeremiah.

Conrad é um típico Bad Boy. Belly sempre morreu de amores por ele, mas, mais nova, nunca conseguiu atrair o tipo de olhar que desejava dele. Aliás, nenhum dos dois a observavam de outra maneira além de uma irmãzinha de outra mãe. Até agora… Esse verão promete ser diferente!

Jeremiah, bem diferente de Conrad, é confiável, extrovertido, engraçado e espontâneo. E agora que a protagonista está bem diferente dos verões passados, segundo sua própria avaliação de si mesma…

“Foi o verão em que fiquei bonita. Porque, pela primeira vez, me senti assim, bonita. A cada verão até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente.”

…bom, Jeremiah passou a enxergar Belly com outros olhos e, então, os dois estão cada vez mais próximos. O problema é que Conrad também passa a demonstrar interesse. Assim, o círculo de amizade em que eles sempre estiveram, incluindo Steven (o irmão de Belly), deve sofrer um grande impacto, e as coisas nunca mais serão como antes.

Além disso, este pode ser o último verão em que todos estejam reunidos como sempre estiveram. Os jovens estão crescendo e logo, logo deverão estar ocupados demais com suas vidas. Ademais, uma situação triste da história é que, talvez, a Susannah não esteja mais no mundo dos vivos em breve, pois ela vem de uma longa luta contra o câncer.

2 – Sem Você Não É Verão

Sem Você Não É Verão

Este é o segundo volume da ordem dos livros da Trilogia Verão. Em Sem Você Não É Verão as coisas são muito diferentes do que sempre foram. Desde o último verão, quando houve um turbilhão de acontecimentos atípicos na vida de Belly, as coisas mudaram muito.

Ela sempre passou as férias em Cousins Beach, porém, esse verão deve ser o mais difícil da vida dela até agora. Pela primeira vez ela não vai veranear com os irmãos Fisher e sua mãe Susannah.

Susannah, como todos já aguardavam, já não vive mais. Todos estão desolados e, além da dor, não há mais por que os verões seguirem como sempre foram. Ela era tudo que ligava Belly ao Conrad e o Jeremiah.

Bom, no último livro pudemos ver o término do relacionamento entre Belly e Conrad, que durou pouco por conta da imaturidade de Conrad e da sua incapacidade de lidar com seus sentimentos.

E, nesse novo livro da Trilogia Verão, apesar do clima de luto, Belly parece se importar com apenas uma coisa: Conrad. Sua mãe está aos prantos e, mesmo assim, após um comunicado de Jeremiah, ela mente que vai estar com uma amiga para ir atrás daquela criatura difícil… Ele largou a faculdade e agora fica pegando ondas em Cousins Beach. Dessa forma, essa nova aventura leva eles de volta à casa da praia. Quantas recordações!

Estruturalmente, um detalhe interessante sobre esse novo volume é que a narrativa ganha mais um ponto de vista. Agora, em alguns pontos, o Jeremiah toma as rédeas da história e passa a narrar alguns momentos. Isso permite que conheçamos melhor o personagem, que ganha cada vez mais adeptos. Eu li algumas resenhas e percebi que Jeremiah é um queridinho da galera. A maioria dos leitores gosta muito dele.

3 – Sempre Teremos O Verão

Sempre Teremos O Verão

Sempre Teremos O Verão é o terceiro e último volume da ordem dos livros da Trilogia Verão. Jenny, ao final de Sem Você Não É Verão, soube muito bem atiçar a curiosidade dos leitores para que eles engatassem na leitura do último livro. Por isso, este volume também teve muito sucesso nas vendas.

Depois de tantos acontecimentos marcantes ao decorrer dos incríveis verões passados — Belly sempre esteve ao lado da família Fisher, nos vários momentos felizes e tristes. Ela conheceu seu primeiro amor, Conrad, e conheceu um grande amigo que virou namorado, Jeremiah — a protagonista está prestes a fazer parte da família Fisher.

Depois de dois anos de relacionamento com o Jeremiah, ela escutou a pergunta que sempre quis ouvir: ele a pergunta se vai querer fazer parte oficialmente da família e passar a se chamar Sra. Isabel Fisher.

Agora, mais velha, com o andar da narrativa no início, aparentemente Belly tinha deixado o passado no passado e decidido seu futuro como uma pessoa madura. No entanto, o coração dela ainda parece estar dividido… O quão difícil é esquecer o primeiro amor?

Por outro lado, temos o complicado Conrad, que, após um longo período distante de casa, foi deixando de apresentar aquele seu jeito egocêntrico. Mas parece que nem todo tempo do mundo e nem a distância faria com que ele esquecesse seu verdadeiro amor.

Dessa forma, após a decisão de Belly e Jeremiah de se casarem, ele não tem escolha senão declarar seu amor para ela. Antes que seja tarde!

Desde o início, era óbvio que alguém iria acabar magoado na história. Ou todos eles. Será que Belly vai voltar atrás? Ou será que manterá sua decisão?

Jenny Han

Jenny Han é uma escritora muito famosa. Ela é norte-americana, porém tem origens coreanas. Ficou muito conhecida por suas obras para o público adolescente e infantil.

Sua primeira obra publicada foi Shug, que escreveu durante a faculdade. Uma trama que conta os momentos de uma menina de 12 anos navegando pelos percalços do ensino médio.

Seu próximo trabalho foi justamente a Trilogia Verão, de que falamos aqui. Campeã de vendas.

Aliás, ela também já desenvolveu um projeto literário com sua amiga de longa data, Siobhan Vivian. Três garotas do ensino médio que planejam se vingar de todas as pessoas que as magoaram, em uma trilogia que se chama Fogo Contra Fogo.

Bem, Jenny é uma escritora muito conceituada e com muito potencial para desenvolver boas histórias.

Gostou de conhecer a ordem dos livros da Trilogia Verão? Veja outros post recentes do blog!

Foto: Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.