melhores livros de nicholas sparks

11 Melhores Livros de Nicholas Sparks para viver romances à flor da pele

Traduzidos para 50 idiomas, os livros de Nicholas Sparks já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. Doze deles ganharam adaptações para o cinema e para a TV e foram igualmente sucesso de público e crítica. 

Embora já tivesse escrito dois romances ainda na faculdade de Finanças Corporativas, sua carreira literária começa mesmo quando Theresa Park descobriu Sparks através de esboços do livro Diário de uma paixão e resolveu fazer um adiantamento de U$ 1 milhão para ter os direitos do livro na editora Time Warner Book Group. O livro foi publicado em 1997 com um sucesso imenso que catapultou a carreira do escritor e virou filme em 2004.  

Desde então, o autor se mudou para New Bern, Carolina do Norte, onde escreveu seus 23 romances. Os 11 livros de Nicholas Sparks que viraram filmes são: Diário de Uma Paixão, Uma Carta de Amor, Um Amor para Recordar, Noites de Tormenta, A Escolha, Querido John, Um Homem de Sorte, A Última Música, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim e Uma Longa Jornada. Além disso há uma participação de Sparks na produção executiva do filme feito para TV Deliverance Creek.

Nesse texto, também preparamos 11 melhores livros de Nicholas Sparks para vivermos romances incríveis junto com esse grande autor. 

Querido John

querido john

Querido John é um livro de Nicholas Sparks que traz uma história sobre uma decisão difícil. Ou melhor, quase impossível. 

John é um estudante rebelde de ensino médio que após um romance mal sucedido decide alistar-se no exército após concluir o ensino médio. Mal sabia ele, mas essa decisão mudaria a sua vida para sempre. 

Durante uma licença para visitar o pai, ele conhece a garota de seus sonhos, Savannah Lynn Curtis. Aliás, esse é um pano de fundo interessante da história: a busca pela resolução de alguns conflitos de John com seu pai, com o qual possui uma relação complicada. 

A atração por Savannah é mútua, cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que ela prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. 

Porém ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e a do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país ou viver seu grande amor por Savannah.

Diário de uma paixão

diário de uma paixão nicholas parks

Esse é o primeiro livro de Nicholas Sparks a ser publicado e é praticamente impossível ler sem se emocionar. 

Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça.

Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão durante as férias de verão. O fim da estação faz com que os dois se separem já que ela morava em outra cidade e a total contrariedade da mãe de Allie ao romance contribui ainda mais para a separação do casal.  

Após 14 anos, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos.

Tudo acontece quando Noah reforma uma casa antiga da cidade e chama atenção dos jornais locais e, também, de Allie, que vê sua foto no jornal e relembra do antigo romance. 

Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo.

Diário de uma paixão foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico.

Um porto seguro

um porto seguro nicholas sparks

Um porto seguro é um dos livros de Nicholas Sparks que tem todas as suas marcas registradas: amor, segredos e amizades sinceras. 

Essa obra trata da vida de Katie que decide se mudar para a pequena cidade de Southport para recomeçar. A intenção naquela nova cidade era não criar laços com ninguém. Mas nem sempre a vida sai conforme nossos planos e aos poucos ela vai formando boas amizades com Jo, sua vizinha extrovertida e brincalhona, e Alex Wheatley, o simpático dono do armazém, pai de duas crianças adoráveis. 

Apesar de relutante, Katie aos poucos firma raízes na comunidade e, depois de conhecer melhor a família e o bom coração de Alex, começa a abrir espaço em sua vida para o amor. No entanto, esse novo relacionamento faz com que ela se veja diante de antigos medos que pretendia deixar no passado e que a fizeram se mudar (ou se esconder?) em Southport. 

Confrontada pelo próprio passado, Katie precisa lutar contra seus fantasmas para poder viver o verdadeiro amor que é o único porto seguro. 

Esse é um dos livros de Nicholas Sparks mais intensos e promessa certeira de lágrimas, sorrisos e surpresas emocionantes. 

Um amor para recordar

um amor para recordar

Um amor para recordar é provavelmente o livro de Nicholas Sparks mais famoso por ter sido um grande sucesso na sua versão cinematográfica, com Shane West e Mandy Moore como protagonistas.

Essa história se passa no High School acompanhando a vida de Landon Carter que fora largado pela namorada e ficou sem companhia para o baile da escola. Determinado a dar a volta por cima, mas sem poder chamar nenhuma das garotas populares para o baile (pois elas já estavam acompanhadas), a única saída é convidar Jamie Sullivan, a filha do pastor da igreja que frequenta.

Jamie é o estereótipo da jovem deslocada em histórias americanas (poderia dizer até um pouco clichê) : Anda sempre com as mesmas roupas, não usa maquiagem, vive com o cabelo preso e carrega a Bíblia surrada para todos os lados. A vida dela gira em torno do pai viúvo, do resgate de animais feridos e do seu trabalho como voluntária num orfanato.

Ao receber o convite inusitado, a menina aceita com uma condição: ele não pode se apaixonar por ela. A princípio, parece uma tarefa fácil, mas o garoto se pega passando cada vez mais tempo com Jamie, e uma transformação pessoal começa a acontecer.

Com ela, Landon aprenderá sobre as profundezas do coração humano e tomará uma decisão extraordinária que o conduzirá à jornada do amadurecimento.

Essa história é emocionante como poucas outras e acabou se tornando um dos melhores livros de romance já escritos. 

Dois a Dois

dois a dois livros de nicholas sparks

Russell Green tem uma vida de dar inveja: uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, 

Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos. Em questão de meses, sua vida vira de cabeça para baixo, perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. 

Ao mesmo tempo, na adaptação de sua nova realidade há uma aproximação com London, sua filha, e Russ começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções.

Dois a dois é um livro de Nicholas Sparks que conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.

A escolha

a escolha livro de nicholas sparks

A escolha é uma obra na qual acompanhamos Travis Parker que nunca teve num relacionamento sério (e nem o busca). Para ele, a felicidade é viver rodeado de amigos e da irmã por quem nutre uma relação muito próxima. 

Tudo começa a mudar quando conhece Gabby Holland, uma linda médica que se muda para a casa ao lado buscando sua própria felicidade e independência. A relação entre os dois vai ficando cada vez mais confusa em um mix de amizade e romance e após um fim de semana em que as coisas saem do controle ela é obrigada a fazer uma escolha

Mostrando que sentimentos imprevisíveis levam a caminhos surpreendentes, Nicholas Sparks mais uma vez constrói personagens sensíveis e cenas emocionantes que trazem tanto sorrisos como lágrimas num espaço de poucas páginas.

A última música

a última música

Uma das lembranças mais felizes de Ronnie era se sentar ao lado do pai ao piano e tocar por horas. Porém, desde que ele se separou da mãe dela e se mudou de Nova York, a menina só consegue olhar para o instrumento com raiva e mágoa.

Três anos após o divórcio, Ronnie mal tem contato com ele e a mãe acha que já está na hora de os dois reconstruírem os laços, passando juntos as férias de verão.

Antes um pianista que sempre estava viajando, o pai agora leva uma vida tranquila numa pequena cidade litorânea, imerso no trabalho de reconstrução do vitral de uma igreja, destruído em um incêndio misterioso.

A última coisa que a rebelde Ronnie quer é passar meses num local entediante como aquele, mas aos poucos a brisa da praia e de novas paixões começa a acalentar seu coração ressentido.

Um dos melhores livros de Nicholas Sparks, A última música é uma verdadeira celebração de todos os tipos de amor, desde a paixão do primeiro romance e a afeição entre pais e filhos até a devoção à música.

Uma carta de amor

uma carta de amor

Esse é um dos melhores livros de Nicholas Sparks que nos leva em uma jornada de amor causada pelo acaso.

Após se separar do marido, Theresa Osborne já não acredita mais no amor e resiste a se envolver romanticamente com alguém. Ao tirar um tempo só para si na cidade de Cape Cod, Theresa se depara com uma garrafa na qual havia uma folha de papel enrolada dentro.m 

Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” 

Num mix de curiosidade e comoção pelas palavras românticas, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, descobre que há três anos Garrett havia perdido seu amor, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história.

E, para sua própria surpresa, ela também. Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre. 

O melhor de mim

o melhor de mim

A primavera de 1984 é o ambiente da paixão avassaladora dos estudantes Amanda Collier e Dawson Cole. Infelizmente, mesmo esse grande amor não resiste ao verão do último ano quando se formam na escola e são obrigado a seguir caminhos separados. 

Vinte e cinco anos depois, um evento inesperado os une novamente: o falecimento do amigo Tuck Hostetler, o homem que acobertou o namoro e se tornou o melhor amigo dos dois.

Seguindo instruções de cartas deixadas por Tuck, Amanda e Dawson põem seus sentimentos à prova novamente e percebem que nunca esqueceram aquele amor. 

A penúltima história da nossa lista de melhores livros de Nicholas Sparks mostra como um único fim de semana mudará o destino dos personagens para sempre. 

Almas gêmeas

almas gêmeas nicholas sparks

Quando seu pai é diagnosticado com uma grave doença degenerativa, Hope Anderson resolve passar uma semana na casa de praia da família para pensar nas difíceis decisões que precisa tomar em relação ao próprio futuro. No momento, ela está em um relacionamento de seis anos com um companheiro que não pensa em se casar. 

Ela conhece Tru Walls que havia nascido numa família rica no Zimbábue e nunca estivera nos Estados Unidos. Ele viaja para a mesma cidade em que está Hope após receber uma carta de um homem que dizia ser seu pai biológico. Intrigado, ele aceita e faz a viagem.

Quando os dois estranhos se cruzam na praia, nasce entre eles uma ligação eletrizante e imediata. Nos dias que se seguem, os sentimentos que desenvolvem um pelo outro são de duas verdadeiras almas gêmeas e os obrigam a fazer escolhas que colocam à prova suas prioridades e reais chances de felicidade.

O retorno

o retorno nicholas sparks

Trevor Benson é obrigado a voltar para New Bern após o falecimento do avô que lhe deixou uma casa velha de herança. 

Na propriedade havia colmeias de abelha, as quais chama a atenção de Trevor que decide cuidar. 

Em New Bern, ele também conhece Callie, uma adolescente reservada que era amiga de seu avô. Trevor acha que pode conseguir respostas sobre as circunstâncias misteriosas da morte dele, mas ela oferece poucas pistas – até que uma reviravolta lhe dá uma nova perspectiva.

Nessa jornada para desvendar segredos, Trevor vai descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão e aprender que, para seguirmos em frente, muitas vezes é preciso retornar para onde tudo começou.

Gostou de conhecer os melhores livros de Nicholas Sparks? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de imagem: Denise P.S.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.