melhores-livros-para-ler

10 Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida

Em muitos momentos da vida estamos atrás de inspiração e ideias que nos motivem a realizarmos as mudanças que buscamos. Para incentivar transformações em vários aspectos de sua vida criamos a lista de Top 10 Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida que vão te trazer ideias fora da caixa, literatura agradável e reflexões que vão lhe ajudar a abrir a mente.

Aqui, você pode esperar encontrar grandes obras com mensagens fascinantes que vão lhe motivar a mudar aspectos de sua vida, trazendo tanto obras de auto-ajuda quanto obras literárias que carregar mensagens inspiradoras por trás de suas histórias.

1. On The Road (Jack Kerouac)

On The Road - melhores livros para ler

Nada melhor para uma lista Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida do que começar com um escritor da geração Beatnik (se você não está familiarizado com o termo, em resumo ele se refere a intelectuais da década de 1950 nos EUA que representaram a contracultura naquele momento). Com um estilo de narrativa intenso, Jack Kerouac traz em On The Road um relato realista do momento em que ele decide por o pé na estrada!

O livro é tão intenso que foi escrito em apenas 3 semanas, sem parágrafos, acentos, virgulas, etc (Inclusive há a venda uma versão sem edição nas livrarias, ou seja, uma versão igual ao manuscrito entregue por Jack aos editores).

Caótico, cheio de gírias e palavrões, o livro quebrou todas os paradigmas. A história conta a trajetória de Sal Paradise e Deam Moriarty (um ser carismático e meio doido) que se conhecem e decidem viver a aventura de atravessar de carro a Rota 66 dos EUA junto com Marylou, que tem envolvimento romântico com Sal. A viagem interminável é cheia de descobertas e indagações e vai fazer você refletir muito sobre a vida.

Este livro tem o potencial de mudar a sua vida no aspecto se sentir livre para viver novas experiências.

2. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

O Poder do Hábito - Os Melhores Livros Para Ler

Se você ler esse livro, ele com certeza vai te fazer pensar muito. O Poder do Hábito é uma peça essencial na estante de qualquer pessoa e, por isso, está presente na nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida.

O autor desvenda como os hábitos são formados nas pessoas e como eles acabam influenciando positiva e negativamente em nossas vidas. Você é apresentado às maneiras de como a psicologia e a neurociência encaram os hábitos e os poderes transformadores neles contido.

Além disso, o autor traz cerca de uma dezena de histórias para exemplificar a formação dos hábitos, entre essas histórias estão a de publicitários da Procter & Gamble que estavam desesperados para emplacar um produto que não vendia, um diretor de um hospital conhecido por inúmeros erros médicos que precisa mudar esse paradigma e do próprio autor que está engordando por comer muitos donuts no meio da tarde e não entende o que o leva a essa compulsão – todas essas histórias terminam bem sucedidas após os envolvidos entenderem os hábito e os manipulares para seus objetivos específicos.

Entender a formação dos seus costumes e as recompensa será uma forma excelente de te ajudar a mudar qualquer hábito da sua vida!

3. A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se (Mark Manson)

1. A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se  - Os Melhores Livros Para Ler

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se é um sucesso tremendo na atualidade e não poderia deixar de estar em 3º lugar em nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida.

Com linguagem direta, sem papas na língua e repleto de palavrões, o autor Mark Manson dá um tapa na cara desde o início do livro em que escolhe o mote de Bukowski – Nem tente – para dizer que você vai, inevitavelmente, fracassar (e tudo bem).

O autor conversa com a ideia contemporânea que somos expostos desde sempre – de que devemos ser otimistas o tempo todo ( e o quanto isso invariavelmente vai nos deixando ansiosos e pressionados por comparações absurdas e nem um pouco realistas, sempre buscando padrões de vida que não poderemos ter).

Além disso, o autor ressalva diversas vezes algo que ignoramos diariamente nas nossas vidas: nós não somos especiais. Provavelmente, cada um de nós é tão comum quanto possível e quando partimos do pressuposto que somos especiais e que o mundo nos deve algo por isso, nós provavelmente sairemos frustados.

Essa ideia é verdadeiramente transformadora e vai lhe ajudar em sua vida para Ligar o F*da-se para aquilo que não importa e colocar suas energias nos locais em que realmente importam.

4. O Milagre Da Manhã (Hal Erold)

O Milagre da Manhã - Os Melhores Livros Para Ler

O Milagre da Manhã está mudando a vida de pessoas ao redor do mundo. Por isso, esse livro está em 4º lugar em nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida.

Hal Erold tem um ponto de partida bem interessante para seu livro, de que os seus níveis de sucesso raramente excedem o seu nível de desenvolvimento pessoal, já que o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna. O autor desenvolve o método O Milagre da Manhã com uma lógica simples: o seu desenvolvimento pessoal deve ser a coisa mais importante que você vai fazer no seu dia. O autor sugere, portanto, que você faça as atividades propostas por ele antes de começar as suas atividades diárias, já que a maneira como você começa o seu dia vai influenciá-lo totalmente (muito embora ele ressalte posteriormente que o método também funciona se você não puder realizá-lo pela manhã).

Uma imensa legião de fãs deste livro criou ao redor do mundo o 5 am Club inspirados nas colocações de Hal. Todas essas pessoas relatam estar passando por momentos transformadores e atraindo o sucesso.

Entre as atividades de desenvolvimento pessoal propostas por Hal estão: Meditação, Afirmação, Visualizações, Exercícios Físicos, Leitura e a Criação de um Diário. O livro O Milagre de Manhã vai te ajudar a levantar e ser o protagonista de sua vida!

Quer saber mais sobre o Milagre Da Manhã? Leia nossa resenha EXCLUSIVA sobre o livro que está mudando a vida de milhares de pessoas!

5. Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer)

Na Natureza Selvagem foi selecionado pelo blog como 5º lugar na lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida. O livro conta a história real de Christopher McCandless, um jovem de classe média alta dos Estados Unidos que incomodado pelo materialismo que encontrava na sociedade americana resolve abandonar tudo e sair em uma aventura. O jovem muda de nome e começa uma Road Trip pelos EUA até que em determinado momento abandona seu carro e torra todo o seu dinheiro para sentir-ser mais livre.

Em busca da sua transformação o jovem decide realizar uma aventura perigosa e com muita adrenalina a pé pelo Alaska e enfrenta todas as dificuldades que a natureza extrema pode impor a quem a desafia. Isolado no meio do nada, o jovem foi mais longe que jamais imaginar e sua busca pela paz interior é finalmente alcançada em sua aventura derradeira.

Na Natureza Selvagem é um livro que traz consigo a busca pela libertação espiritual e pode ajudar você e libertar-se também do materialismo e na busca por experiências encantadoras.

6. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

como fazer amigos e influenciar pessoas

Sexto lugar em nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida, o livro Como Fazer Amigos e Inlfuenciar Pessoas é a bíblia do desenvolvimento de habilidades interpessoais. Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, os conselhos de Carnegie são seguidos desde pessoas comuns até altos executivos.

As técnicas de Dale passam por evitar críticas diretas, lembrar o nome das pessoas, sorrir e fazer a outra pessoa se sentir importante. Em uma das passagens mais lembradas do livro, Carnegie demonstra que quando você diz que alguém está errado, esse confronto nunca vai beneficiar nenhum dos dois lados. No entanto, por exemplo, se você fizer com que a outra pessoa chegue ela mesma a conclusão de que ela estava errada e ajudá-la a tomar a atitude correta, você irá conseguir o seu objetivo sem confrontos.

Esse livro pode ajudar a sua vida na questão das habilidades interpessoais.

7. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Pai Rico, Pai Pobre é um dos livros primordiais para iniciar a sua jornada de educação financeira. Neste livro, Kiyosaki conta aos leitores a sua história de criança em que tinha dois mentores – seu pai e o pai de seu melhor amigo.

Seu pai era um cara com educação superior e muito inteligente, com um salário alto mas que financeiramente estava sempre no limite. Enquanto isso, o pai de seu amigo era uma pessoa com pouco estudo, mas que se esforça na aquisição de ativos de renda extra que o vão deixar rico.

O autor apresenta os conceitos de ativo (que te fazem ganhar dinheiro) e passivo (que te custam mensalmente alguma quantia) e demonstra como que os ricos trabalham para sempre adquirir mais ativos. enquanto a classe média adquire cada vez mais passivos (inclusive por vezes os confundindo com ativos) e acaba se tornado cada vez mais dependente do próprio trabalho. Um exemplo é a aquisição de uma casa própria, que apesar de a primeira vista parecer uma ativo (a pessoa se livra do aluguel), traz para o indivíduo mais gastos (como financiamentos, impostos e manutenção, por exemplo) e, portanto, coloca ainda mais pressão nas suas contas pessoais.

Esse livro trará uma grande mudança de vida se você estiver iniciando seus estudos sobres finanças pessoais.

8. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Yuval Noah Harari)

Sapiens: uma breve história da humanidade - Os Melhores Livros Para Ler

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade causou frenesi desde seu lançamento e é um livro que apresenta uma ótima jornada de autoconhecimento da raça humana e por isso está em oitavo lugar na nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida

Harari é professor e apresenta uma abordagem dos 70 mil anos da história humana, narrando as três grande revoluções pelas quais nossa espécie teria passado: a Revolução Cognitiva, a Revolução da Agricultura e a Revolução Científica.

“Uma história abrangente da raça humana. […] aborda alguns dos fatores cruciais que nos permitiram construir esta extraordinária civilização.”

Barack Obama

Nesse processo, o homem faz a sua primeira grande diáspora mundial após a revolução cognitiva quando cria a capacidade de imaginação, ou como o autor chama em seu texto, uma cola mítica – que será a grande responsável pela criação de todas as instituições humanas.

Depois, a Revolução da Agricultura vai potencializar a militarização e os conflitos no mundo, já que algumas áreas são mais férteis que outras. E, por fim, a Revolução Científica, que transformou esses primatas comuns (Sapiens) nos reis do mundo.

9. A Arte da Guerra (Sun Tzu)

A Arte da Guerra - Os Melhores Livros Para Ler

Clássico da estratégia, o livro A Arte da Guerra sempre foi muito conceituado nos meios empresariais por trazer várias técnicas que podem ser utilizadas nos negócios (apesar de terem sido escritos com o objetivo de auxiliar em uma guerra). Voltou à cena das livrarias brasileiras após o participante Alemão do reality show Big Brother Brasil aparecer diversas vezes durante o programa (que, aliás, acabou ganhando).

Esse livro te ajudará a traçar grandes estratégias para resolução de conflitos ou até mesmo para evita-los e por isso a Arte Da Guerra não poderia ficar de fora da nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida.

10. A Revolução dos Bichos (George Orwell)

A Revolução dos Bichos é uma das maiores críticas sociais já escritas e por isso está na nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida. Na história, ao perceberem que são maltratados, trabalham muito e ganham pouco, os animais de uma fazenda se revoltam contra o fazendeiro e os expulsam daquelas terras.

Um porco ancião é quem convence os outros animais a fazerem essa revolução. Esse porco ancião acaba morrendo, então outros porcos mais jovens assumem a missão de serem os líderes dessa revolução. Aos poucos, os porcos começam a exigir cada vez mais dos outros animais para fazer a fazenda dar certo.

Durante a trama alguns animais tem posições específicas: os cães protegem os porcos, os cavalos sentem que tem algo errado, mas ainda acreditam na revolução, e as ovelhas seguem os porcos cegamente.

Com o passar dos anos, os animais começam a perceber que a revolução não deu em nada. Os porcos já estão andando em duas patas e aliados com os humanos. A parte final do livro traz a seguinte frase reveladora: ” As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

O livro de George Orwell é uma crítica explícita ao comunismo instaurado na URSS, que em sua visão trocou as figuras opressoras: antes os Czares e a Burguesia e agora a Burocracia Estatal Soviética, mas com um povo que continuava sofrido e sem perspectivas. Assim, os socialistas tinham se transformado em opressores, justamente aquilo que eles tinham tentado combater.

Conclusão

Gostou de nossa lista de Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida? Compartilhe abaixo suas opiniões e dicas de livros que também o inspiraram a mudar algum aspecto de si mesmo!

Confira outros posts recentes no blog!

2 comentários em “10 Melhores Livros Para Ler e Mudar de Vida”

  1. Janete Pinheito Gonçalez

    Farei por merecer.Nada é por acaso. Uma lista dos melhores dez livros aumenta nossa responsabilidade para o desafio de ler, não só em busca de entretenimento, mas principalmente de evolução.
    Programação de leituras selecionadas enfrenta uma procrastinação mal administrada. Livre arbítrio.
    Escolhas nos levam a sair do comodismo, a enfrentar desafios sem grandes expectativas, mas com a coragem de sair da mesmice, evitando angústias e frustrações. Deletar a depressão. Acessar o gosto de viver. Compartilhar para enriquecer, dividir para multiplicar.
    ” Eu sou na medida que os outros são” dizia famoso filósofo
    ignorado nas bibliotecas e estantes de livros virgens, cobertos pelo pó do abandono. Ler despertando os neurônios sem atividade, saindo da inércia de uma solicitude opcional para a atividade de pensar e surpreender-se com a descoberta do ” eu existo, logo penso”. Obrigada a todos que escreveram, aos que sugeriram e aos que aceitaram o despertar de sua essência divina.
    Namastê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *