melhores livros para jovens

Top 12 melhores livros para jovens e adolescentes!

Os jovens e adolescentes são frequentemente alvos de escritores. Hoje em dia há tanto material criado com foco nesse tipo de público que é realmente difícil fazer uma lista dos melhores livros para jovens.

Talvez, o motivo pelo qual tantos autores de livros adorem escrever uma história adolescente, é que as emoções, sensações e sentimentos sejam muito aflorados nessa fase da vida.

Top 12 melhores livros para jovens e adolescentes!

1 – As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)

as vantagens de serinvisível

O livro As Vantagens de Ser Invisível traz a história de Charlie, um adolescente bastante introvertido e com alguns problemas psicológicos.

Charlie é um rapaz muito bondoso e que sofrera alguns traumas no passado. Na escola, ele conhece um grupo de amigos muito legais que o ajudam muito com sua vida social.

Na minha opinião, é uma história muito interessante e que gera muita identificação para determinadas personalidades jovens, portanto, considero esse um dos melhores livros para jovens em 2021.

2 – Comédias para se Ler na Escola (Luís Fernando Verissimo)

comédias para se ler na escola

O livro Comédias para ser Ler na Escola é um box que une várias crônicas do escritor Luís Fernando Verissimo. Este material foi organizado pela Ana Maria Machado e tem foco em um público jovem.

Neste livro você vai se deparar com crônicas que apresentam histórias engraçadas e curiosas, e que, ao mesmo tempo, pode gerar muita identificação e análise crítica, o que torna tudo ainda mais interessante.

3 – A culpa é das estrelas (John Green)

a culpa é das estrelas melhores livros para jovens

A culpa é das estrelas é um livro triste, porém emocionante e com uma história muito bonita. A história passa uma mensagem sobre como o amor pode superar barreiras.

O livro traz a história de dois jovens que descobriram o câncer muito cedo. Em um grupo de apoio para pessoas com câncer, os dois jovens se apaixonam e têm que lidar com o fato de que podem ser separados a qualquer momento.

O livro também está ranqueado na nossa lista de melhores livros de romance.

4 – O Sol Também é uma Estrela ( Nicola Yoon )

o sol também é um estrela melhores livros para jovens

O quarto colocado na nossa lista de Melhores Livros Para Jovens traz a história de Nataha, uma jovem que vive em Nova York está prestes a ser deportada para a Jamaica, o que definitivamente não é do seu agrado.

Então, não satisfeita com isso, Natasha busca formas de reverter a situação. Ao decorrer dessa busca, ela conhece Daniel, um jovem Coreano.

Agora, de um lado temos Natasha, uma jovem racional e cética que não crê em muitas coisas além de números e fatos, e do outro lado o Daniel, muito emotivo e que acredita em sonhos e almas gêmeas.

Apesar das diferenças, Daniel está dedicado a fazer Natasha Ama-lo nesse curto período de tempo.

5 – O Mundo de Sofia ( Jostein Gaarder )

o mundo de sofia livros jovens

O Mundo de Sofia conta a história de uma jovem de 14 anos nas vésperas do seu aniversário começa a receber cartas anônimas. A menina fica abismada com a situação, até porque muitas coisas ditas nas cartas encaixam-se com sua vida.

Outro detalhe é que as mensagens vem por inúmeros meios e não somente a caixa postal.

Conforme as mensagens continuam chegando, Sofia percebe que aquilo parece ser um curso de Filosofia, que vai de Aristóteles até Darwin. Isso parece fazer com que Sofia passe a enxergar o mundo de outra maneira. Essa história não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros para jovens.

6 – Americanah ( Chimamanda Ngozi Adichie )

americanah jovens livros

Americanah traz a história de Ifemelu, uma nigeriana que saiu muito cedo de seu país de origem para morar nos Estados Unidos. Ao decorrer da história, vamos descobrindo os desafios que Ifemelu precisa enfrentar para se manter nos EUA.

Em certo momento, a nigeriana cria um blog para falar sobre como é a vida de um negro na América, com a autoridade de quem só percebeu o significado de ser negro quando desembarcou por lá.

É um livro muito recomendado, pois pode ajudar muitas pessoas a refletirem, por isso, inclusive, está listado entre os melhores livros para jovens aqui.

7 – O Caçador de Pipas ( Khaled Hosseini )

o caçador de pipas livros de jovens

O Caçador de Pipas conta a história de Hassan e Amir, dois jovens amigos do Afeganistão, e é presença garantida em qualquer lista de Melhores Livros Para Jovens. Amir é um garoto rico e mora numa mansão, enquanto seu melhor amigo, Hassan, é filho de um empregado de seu pai.

Hassan é um exímio caçador de pipas; consegue saber exatamente o elas vão cair mesmo sem olhar para o céu.

É em uma dessas caçadas que acontece a virada para a problemática da história. Ao ir buscar uma pipa, um terrível ato acontece contra Hassan. Amir presenciou a cena e não foi buscar por ajuda.

8 – A Menina que Roubava Livros ( Markus Zusak )

a menina que roubava livros

A história de A Menina que Roubava Livros se passa na Alemanha Nazista. A protagonista é uma menina de 9 anos chamada Liesel que acabou de ser adotada.

Para ajudar sua mãe adotiva, Liesel passa a executar algumas tarefas de casa. No porão da casa, seu pai adotivo a ensina a ler com os livros que Liesel rouba por aí.

O livro retrata as dificuldades que passa uma família pobre na Alemanha Nazista, e as descobertas de vida de uma criança cuja família corre sérios riscos por esconder um amigo judeu.

9 – A saga Harry Potter (J. K. Rowling)

harry potter

Bom, aqui não estamos falando de um livro apenas. É a saga inteira de um dos universos fantásticos mais conhecidos e apreciados da história da literatura.

Herry Potter é destinado a se tornar um dos maiores bruxos da história. Então, aos 11 anos de idade, Herry descobre que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Ao longo dos 7 livros você desfrutará da leitura de inúmeras aventuras fantásticas e emocionantes. Este não poderia estar fora da lista dos melhores livros para jovens e adolescentes. Veja aqui a sequência de livros de Harry Potter.

10 – A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard)

a rainha vermelha

A Rainha Vermelha traz um universo fictício extremamente intrigante que propõe uma sociedade dividida em dois tipos de pessoas: os vermelhos e os prateados.

A pessoas de sangue vermelho são humildes e destinadas a servir, enquanto os prateados, que possuem poderes sobrenaturais são quase deuses.

Mare Borrow, a protagonista, de sangue vermelho, consegue um emprego no palácio real. Então, em frente aos prateados, ela descobre que possui um poder misterioso.

Este é o volume um de uma saga muito querida pelos jovens e adolescentes.

11 – Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

memórias póstumas de brás cubas livros para jovens

Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma crítica social, e pode fazer o leitor a passar a enxergar as coisas por outros ângulos.

Para jovens, que estão em um processo elevado de formação cognitiva, considero esse um dos melhores livros dessa lista, pois apresenta reflexões bem filosóficas a respeito da sociedade e dos problemas da vida.

A história se passa no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, num período de urbanização.

12 – Fortaleza Digital ( Dan Brown )

fortaleza digital livros de jovens

Fortaleza Digital é uma história ambientada na ultrassecreta NSA (Agência de Segurança Nacional americana), mais poderosa do que qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Em determinado momento, o supercomputador da NSA se depara com um código que não foi capaz de decodificar.

Sem poder contar com a ajuda do computador que é usado para decodificar mensagens terroristas, a NSA recorre a sua criptógrafa, a Susan.

Susan, em um mundo de segredos, não sabe em quem confiar e se vê na responsabilidade de decifrar o código para evitar uma grande tragédia e salvar sua vida e a vida do homem que ama.

Conclusão

Está aqui nossa lista sobre os melhores livros para jovens e adolescentes.

Claramente, essa é uma escolha muito pessoal, em vista da quantidade de livros maravilhosos que também poderiam estar nessa lista. Por isso, se você acha que faltou algum, responda aqui nos comentários; vai ajudar a enriquecer nosso conteúdo.

Também é importante destacar que a lista acima não segue nenhuma ordem de preferência.

Dito isso, obrigado por ter lido até aqui e até mais!

Gostou de conhecer os melhores livros para jovens? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Foto de Gabby K no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.