anne with an e ordem

Anne With An E: Ordem dos Livros Desse Clássico da Literatura

Desde 1908, esse clássico da literatura vem apaixonando leitores ao redor do mundo. Essa obra foi considerada muito à frente da sua época, até porque, abordou determinados temas que ainda não eram muito discutidos no início do século passado. Em virtude do grande sucesso que fez a primeira obra de Anne de Green Gables, a autora Lucy Maud Montgomery lançou mais histórias sobre a protagonista. Neste texto você irá conhecer a conhecer a ordem dos livros de Anne With An E e poderá entender mais sobre toda a história.

A série de livros, que ganhou muito reconhecimento pela sua profundidade e abordagem ousada, tem como foco a trajetória Anne Shirley, uma protagonista que vai fazer você se apegar muito a ela, por conta da sua personalidade cativante e pela sua história tão emocionante.

Recentemente, cerca de 100 anos depois da publicação do primeiro livro, foi lançada uma adaptação para o streaming, produzida pela Netflix em parceria com a CBC. A série, baseada no primeiro livro (Anne de Green Gables), possui bastante diferenças em relação à trama original.

Infelizmente, a série foi oficialmente cancelada após o lançamento da terceira temporada. A série não foi um tremendo fracasso na audiência, mas foi alegado que não estava atendendo às expectativas.

Há quem diga que o cancelamento se deu por conflitos de ego. Mas, seja lá qual for o real motivo, a questão é que houve um desgaste e o contrato foi rompido, impedindo que a série continuasse. Enfim… Muitos fãs torcem para que uma outra plataforma assuma as rédeas dessa história para dar um andamento e um desfecho digno a esse clássico.

Felizmente, nós temos 8 livros em sequência para saborear essa incrível história e passar horas e horas imersos nessas tramas tão cativantes.

Bom, continue lendo este artigo e confira pequenas sinopses sobre cada volume na ordem cronológica.

Está gostando de conhecer a ordem dos livros de Anne With An E? Fique ligado nas nossas redes como o Canal do Youtube, Telegram e Instagram para não perder nenhum conteúdo.

1 – Anne de Green Gables

Anne de Green Gables ordem 1

Ambientado num período por volta de 1890, o primeiro volume da ordem de livros de Anne With An E nos apresenta à encantadora Anne. Uma personagem com uma personalidade muito interessante e que chama a atenção por onde passa, principalmente, por conta do seu intelecto diferenciado. Em Anne de Green Gable, acompanhamos a protagonista dos 11 aos 16 anos.

Anne é uma menina órfã que vem sofrendo há tempos sob a tutela de orfanatos com costumes opressores.

Por engano, a protagonista foi parar na fazenda de Green Gables. Os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino, mas, com pena da garota, decidiram deixá-la ficar.

A menina cheia de vida, ruiva e com olhos acinzentados é uma tagarela. Em muitas palavras emitidas por minuto, Anne revela sua inteligência e gera reflexões profundas sobre questões que normalmente passam pela cabeça de pré-adolescentes.

Essa é uma leitura que, com uma escrita fluida e divertida, pode agregar muito valor cognitivo ao passarmos pelos pensamentos da protagonista.

2 – Anne de Avonlea

Anne de Avonlea ordem dos livros de Anne with an E

Este é o segundo volume da ordem de livros de Anne With An E

Em Anne de Avonlea, a nossa querida ruiva está de volta. Agora, acompanhamos ela dos 16 aos 18 anos de idade. Muitas coisas estão diferentes, temos novos personagens e a protagonista está mais madura. É interessante ver como ela não perde suas características marcantes. Sua essência vai se moldando às suas novas fases.

No início, podemos vê-la se preparando para as aulas. Porém, desta vez, ela estará lá como professora. A menina prodígio sempre foi muito avançada para sua idade e dava para perceber que as coisas iriam caminhar bem rápido se dependesse dela.

Ela recebeu uma capacitação para lecionar bem cedo e, também, ganhou uma bolsa para ingressar numa faculdade. No entanto, ela adiou esse sonho.

Ela quer o desafio de lecionar as crianças da vila de uma maneira diferente da costumeira, com métodos mais humanos e inteligentes ao invés de uma série de imposições e castigamentos.

3 – Anne da Ilha

Anne da Ilha ordem 3

Anne da Ilha é o terceiro volume da ordem de livros de Anne With An E. Agora, acompanhamos a protagonista dos 18 aos 22 anos de idade.

Aqui, a leitura continua fluindo de maneira agradável, assim como nos volumes anteriores. No início deste novo capítulo da vida da personagem principal, podemos observá-la com 18 anos, se preparando para ir para a faculdade. Ela vai deixar o ambiente familiar em Green Gables para completar seus estudos em Redmond College, morando em Kingsport com sua amiga Priscilla.

Gilbert também está indo para Kingsport estudar medicina, e tudo que ele mais quer é que exista algo a mais além da amizade com a Anne.

Assim, grandes aventuras aguardam a protagonista na cidade grande. Uma vida completamente diferente do que levava na tranquilidade rural da fazenda. Entretanto, continuamos a notar o jeito de ser incrível da Anne, que deve perdurar até o final.

4 – Anne de Windy Poplars

Anne de Windy Poplars

Nesta nova etapa da vida, acompanhamos nossa ruiva preferida dos 22 aos 25 anos de idade através de suas cartas — com uma escrita tão refinada e inteligente — enviadas para o seu amado Gilbert.

No quarto volume de Anne With An E, a protagonista já está formada e deixando os tempos de universitária para trás. Ela aceitou o cargo de diretora da Escola de Ensino Médio de Summerside, onde também dá aula, e agora está cheia de novos desafios pela frente.

Anne e Gilbert estão noivos, porém, enquanto ela já encara a vida profissional em outra cidade, ele ainda tem 3 anos de estudos pela frente. Por isso, os dois estão distantes e Anne relata seus desafios através de cartas.

Ela encontrará pessoas incríveis, mas também encontrará aquele tipo de pessoa que aparece na vida só para incomodar.

É importante dizer que a autora faz um belo trabalho na construção da narrativa como um todo, desenvolvendo muito bem personagens secundários que fazem uma diferença muito grande.

5 – Anne e a Casa dos Sonhos

Anne e a Casa dos Sonhos

Este é o quinto volume da ordem de livros de Anne With An E . Nesta nova trama acompanhamos a protagonista dos 25 aos 27 anos.

O grande amor de Anne, Gilbert, finalmente, se formou. Agora, eles estão prestes a se casar no velho jardim de Green Gables, onde se encontram seus amigos e pessoas mais queridas.

E, em um novo lar, que Anne chama de casa dos sonhos, na costa nebulosa do Porto de Four Winds, eles têm uma nova jornada pela frente.

Ao decorrer da trama, mudanças vão acontecendo, a família cresce e a Anne continua fazendo incríveis amizades, que, como sempre, vai deixando para trás pela estrada da vida.

Cada vez mais, as narrativas vão se transformando em um grande palco para as novas pessoas que vem aparecendo. São muitos personagens maravilhosos que ganham espaço nas tramas.

6 – Anne de Ingleside

Anne de Ingleside

Anne de Ingleside é o sexto volume da série de livros de Lucy Maud Montgomery. A narrativa, desta vez, tem o foco na família da protagonista. E acompanhamos a ruiva dos 34 aos 40 anos.

A autora ainda mantém as personalidades do casal firmemente, mas agora a Anne tem muitas responsabilidades sendo mãe de família e esposa de um médico tão procurado.

Apesar da trama continuar numa sequência, os pensamentos da personagem principal nos levam para momentos passados, nos relembrando de momentos marcantes da vida de Anne.

Neste sexto livro, somos apresentados a cada um dos filhos do casal e acompanhamos boa parte de suas aventuras. Podemos observar que as crianças são uma mistura dos dois e um belo resultado da criação desse casal tão incrível.

Aliás, a escrita continua dando espaço satisfatório a uma gama de personagens muito satisfatória.

7 – Vale do Arco-Íris

Vale do Arco-Íris ordem dos livros de Anne with an E

Este é o sétimo volume na ordem dos livros de Anne With An E. No penúltimo livro da série, continuamos passeando pela vida de Anne (entre 41 e 43 anos). Contudo, a narrativa passa a dar enfoque aos filhos do casal, que já foram apresentados no livro anterior. Aliás, também podemos notar um grande destaque nos outros moradores do porto de Four Winds e de Glen St. Mary.

Vale do Arco-Íris é uma das tramas mais divertidas da série, e é incrível acompanhar as aventuras e o desenvolvimento da personalidade de cada criança. 

Os pequenos, nas suas brincadeiras, acabam descobrindo um excelente recanto da natureza, o qual apelidam carinhosamente de Vale do Arco-Íris. Aliás, também temos novas crianças que chegam e preenchem ainda mais o cenário.

Os filhos do pastor viúvo John Meredith tornam tudo mais interessante e, mesmo sendo travessos, criam grandes amizades com os filhos da Anne.

Assim, o Vale do Arco-Íris se torna palco de uma trama muito divertida e engraçada.

8 – Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside anne with an e ordem 8

Este é o oitavo e último livro da série Anne With an E. Nesta trama, a ilustre Anne, que agora é apenas uma coadjuvante, está entre os 49 e os 53 anos de idade.

O foco desta narrativa é a Rilla, filha caçula de Anne e Gilbert. A obra de Montgomery já se aventurou em diversos temas que acabaram sendo abordados, inclusive religião. Mas, este é o mais dramático dos livros.

A história passa durante todo o período da Primeira Guerra Mundial. E esse contexto se torna incisivo na narrativa, mas é claro que a leveza da escrita e os momentos engraçados não vão deixar de estar presentes nesse desfecho.

Rilla é uma adolescente linda, amorosa e gentil. Todavia, é uma garota perdida em sua futilidade e vaidade. Ela quer apenas diversão, não tem planos para o futuro, se ideais e que vive o momento.

Contudo, o anúncio da grande guerra e a entrada do Canadá nas disputas ao lado da Inglaterra, mudam muita coisa. Ela vai entrar num processo de amadurecimento muito lega de ver.

9 – Crônicas de Avonlea

Crônicas de Avonlea

Crônicas de Avonlea é uma obra canônica dentro da ordem dos livros de Anne With An E. Anne foi uma figura marcante na cidadezinha, mas a cidade da Ilha Príncipe Edwards tem muito mais coisas interessantes para oferecer aos leitores, como vários personagens cativantes com histórias envolventes e divertidas.

Este material reúne 12 contos, onde podemos nos aproximar e entender ainda mais o cotidiano na ilha. Nos deparamos com personagens novos e também com velhos conhecidos. No entanto, é importante ressaltar que Anne tem uma participação bem pequena neste livro. Ela protagoniza apenas um dos contos e é coadjuvante em outro. Nos demais, sua presença se limita a algumas menções. 

10 – Mais Crônicas de Avonlea

Mais Crônicas de Avonlea

Como o próprio nome sugere, este livro apresenta mais um bocado de contos que se passam na vila canadense de Avonlea. Para ser mais exato, o material conta com 15 pequenas histórias com personagens e tramas maravilhosas.

Da mesma forma que no livro anterior, em Mais Crônicas de Avonlea, a figura principal do universo criado por Montgomery não tem tanto destaque. Assim, dos 15 contos, Anne é narradora e protagonista de apenas 1 e é mencionada em poucos deles. Também observamos a presença de alguns personagens já conhecidos pelo público.

11 – Os Contos dos Blythes: Volume 1

Os Contos dos Blythes

Montgomery conquistou o mundo com os livros de Anne With An E. Pouco antes de sua morte ela finalizou sua obra com esta última sequência. Na verdade, esta obra da autora foi publicada originalmente em apenas 1 volume — The Blythes Are Quoted —, mas a editora Ciranda Cultural dividiu este material em 3 partes.

Este material consiste em uma mistura de 15 contos. Os contos são divididos entre os volumes 1 e 2, em que o primeiro apresenta histórias precedentes da guerra e o segundo apresenta contos que se passam após a guerra. E o terceiro é um conjunto de poemas e reflexões da família Blythe.

A família Blythe, juntamente com tantos personagens da região onde mora, reuniu um grande número de histórias cativantes ao longo de sua trajetória. Neste primeiro volume de Os Contos dos Blythes, estão contidos alguns contos que ilustram um pouco da vida antes da grande guerra.

12 – Os Contos dos Blythes: Volume 2

Os Contos dos Blythes: Volume 2

Já o segundo volume de Os Contos dos Blythes contém contos que apresentam um cenário com as marcas que a Primeira Guerra Mundial deixou, onde os personagens aprendem a viver com as cicatrizes e com as perdas e olham para o passado com carinho e saudade.

13 – Os Poemas dos Blythes

Os Poemas dos Blythes

Os Blythes se reúnem nesta incrível obra repleta de reflexões profundas. Através de poemas, análises e comentários, eles lembram do passado, da evolução de cada membro da família e refletem sobre a trajetória que os levou a estarem juntos nestas noites. Esta obra apresenta os últimos momentos da história que nasceu no primeiro livro da ordem dos livros de Anne With An E.

14 – Anne Antes de Green Gables

Anne Antes de Green Gables

Considerei interessante falar sobre isso: para os leitores apaixonados pela série de Montgomery, há ainda outras leituras complementares. Há duas narrativas escritas por outros autores.

Este aqui, se você quiser, até pode considerá-lo como sendo o primeiro volume na ordem dos livros de Anne With An E, pois essa prequela escrita por Budge Wilson mostra como teria sido a vida de Anne antes de Green Gables.

Aqui é contada a história da protagonista até aos 11 anos de idade. Fala sobre a febre que assolou a região da Nova Escócia, onde morreram muitas pessoas, inclusive os pais de Anne Shirley. Com o trágico acontecimento, o senhor e a senhora Shirley deixaram sua filha amada no mundo sem nenhum parente que pudesse acolhê-la. Por isso, ela passou por alguns lares desestruturados (que acabaram em tragédias) antes de chegar ao orfanato.

15 – Marilla de Green Gables 

marilla de green gables ordem dos livros de Anne with an E

Esta foi a vez de Sarah McCoy contribuir para a saga de Anne With An E com um incrível romance. Nesta narrativa divertida e comovente, somos apresentados ao passado de Marilla de Green Gables — que adotou a Anne no primeiro livro.

Acompanhamos a jovem Marilla em suas escolhas que iam moldando seu caráter e seu futuro. Com uma escrita agradável e um plano de fundo bem elaborado, a autora contribui de forma significativa para a compreensão da sequência de livros original.

Conclusão

Bom, Anne With An E é uma obra literária extremamente antiga e, mesmo assim, vem atravessando o século sem perder sua relevância. É realmente um grande feito da autora, que, para sua época, foi dona de uma abordagem revolucionária e continua sendo uma das obras que inspira jovens ao redor do mundo.

Por essas e outras, esta é uma leitura recomendadíssima.

O que achou dessa série de livros? Se gostou, compartilhe com seus amigos leitores… E se você acha que faltou alguma informação, deixe nos comentários abaixo para nos ajudar a aprimorar nosso trabalho. Abraço!

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Anne With An E? Veja outros posts recentes do blog!

6 comentários em “Anne With An E: Ordem dos Livros Desse Clássico da Literatura”

  1. Ola
    Encontrei seu blog e fiquei muito curiosa para saber se você leu os outros livros, apos Rilla de Ingleside.
    Estou finalizando o Rilla e fiquei curiosa sobre o que fala os outros livros.

    Grata

      1. Rafael, bom dia. Tudo bem?
        Acredito que ela esteja se referindo aos livros complementares do box, sendo as crônicas de Avonlea, Mais crônicas de Avonlea, Os contos dos Blythes volume 1 e 2 e também os poemas dos Blythes. Curioso, é que são poucos mencionados de fato.

        Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.