desventuras em série ordem

Desventuras em Série: Ordem e Sinopse dos Livros

Se você está interessado(a) nestes livros, você está prestes a embarcar numa série de momentos trágicos e dramáticos, então prepare o lenço caso você seja uma pessoa emotiva, pois “Desventuras” é a palavra perfeita para definir os acontecimentos desta trama.

Embora, Desventuras em Série seja uma saga reconhecidamente como sendo destinada ao público de leitores jovens e até mesmo infantil, temos um grande dilema quanto a essa questão, pois algumas situações podem ser consideradas “pesadas” para este tipo de público, o que mostra que o autor, Daniel Handler, se preocupou em tornar a obra interessante também para o público adulto. Portanto, se você se encaixa num público mais experiente, não hesite em participar dessa aventura por esse motivo.

Contudo, não se preocupe, pois apesar do clima denso proposto pela narrativa, o autor consegue, muito inteligentemente com uma pitada de humor, tornar a leitura bem mais leve.

Nesta série de livros, 3 crianças protagonizam a história; trata-se dos Baudelaire, que misteriosamente ficaram órfãos após um incêndio inexplicável na mansão de seus pais. Pois é… Eu disse que o nome de “Desventuras em Série” dos livros não era apenas um título chamativo; logo no início do primeiro livro, Mau Começo, nos deparamos com essa fatalidade.

Os protagonistas Violet, Klaus e Sunny Baudelaire terão, agora, que morar com um terrível parente que nunca conheceram até que a mais velha, Violet, chegue à maioridade. 

Tratamos aqui de 3 crianças super dotadas de inteligência, sendo que cada uma tem suas habilidades específicas que os ajudarão superar as incontáveis adversidades. Violet, de 14 anos, é uma inventora talentosa, assim, pode ter certeza que isso será imprescindível para a vitória deles nessa jornada de desastres.

Klaus, menino de 12 anos, é um leitor assíduo que é capaz de ler muito mais rápido do que o normal, o que os ajudará a descobrir soluções para os seus desafios ao longo da trama.

Por último, a irmã mais nova tem apenas alguns meses, porém, ao arranhar algumas palavrinhas, ela vai ajudar muito seus irmão que, por sinal, somente eles conseguem decifrar o que a bebezinha, Sunny, diz.

O nome real do autor de Desventuras em Série é Daniel Handler. No entanto, uma característica peculiar e interessante desta série de livros é que o autor usa um heterônimo chamado Lemony Snicket. Para quem não sabe, um heterônimo é algo parecido com um pseudônimo, porém ao invés de apenas esconder a identidade atrás de um nome fictício, um heterônimo é a montagem de uma personagem com características próprias e diferentes do autor.

Além disso, um outro detalhe interessante sobre o autor, Lemony Snicket, é que, além de contar a história, ele também tem um caráter participativo e efetivo no conto.

Bom, Daniel Handler é um escritor norte-americano nascido em San Francisco, cidade do Estado da Califórnia, em 28 de Fevereiro de 1970.

Desventuras em Série foi a obra que mais trouxe reconhecimento e relevância para o autor, portanto, é sua obra mais famosa.

Agora vamos ver a ordem dos livros de Desventuras em Série, para você ter uma ideia bem mais ampla sobre como é a cativante história dos Baudelaire.

1. Mau Começo

Mau começo

Esse é o primeiro volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

Logo de início, Snicket faz questão de deixar uma coisa bem clara para o leitor com a seguinte oração: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.

Logo no primeiro livro de Desventuras em Série, os pequenos Baudelaire ficam órfãos e, por consequência disso, as pobres crianças serão inevitavelmente apresentadas a pessoa mais gananciosa, cruel e sem escrúpulos que já conheceram, o conde Olaf, que é um parente bem distante que nunca conheceram.

Com os olhos maldosos na grande fortuna deixada pelos falecidos Baudelaire, Olaf entrará em uma guerra incessante para tirá-la dos herdeiros e, a partir daí… Bom, a rotina dos coitadinhos vai passar a ser bem desagradável.

2. A Sala Dos Répteis

A Sala Dos Répteis

No início do segundo volume da ordem dos livros de Desventuras em Série, os irmãos Baudelaire têm uma boa expectativa de futuro, um horizonte pacífico e feliz, pois, agora, o novo tutor das crianças é o Montgomery, um cientista, especialista em répteis muito amável e receptivo.

Não surpreendentemente, a casa do Tio Monty é repleta de répteis e as crianças adoram aquelas criaturinhas curiosas.

Mas, parece que estava bom demais para ser verdade… Enquanto Montgomery resolvia alguns assuntos na cidade, chega à casa onde estão os protagonistas, o senhor Estephano, novo assistente do doutor, que na verdade é o Olaf disfarçado.

O “Estephano” pretende matar o novo tutor das crianças para sequestrá-las e colocar seus planos maléficos em prática.

3. O Lago Das Sanguessugas

O Lago Das Sanguessugas

Esse é o terceiro volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

O autor costuma deixar sempre bem claro que as histórias dos livros de Desventuras em Série podem ser perturbadoras, porém, em especial, na contra-capa desse livro, Snicket diz que essa talvez seja a pior de todas, veja esse trecho: “Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas”.

O novo lar dos Baudelaire desta vez fica no alto de uma colina, com a Sra. Josephine Anwhistle, que é a nova tutora das crianças. A senhora é apresentada na história como uma pessoa muito medrosa e com receio de tudo.

Num supermercado, os Baudelaire e a senhora Josephine topam com  um homem chamado capitão Sham. Josephine se encanta rapidamente com o tal.

Você já deve saber, neh? 

É claro que o “capitão Sham” é o Olaf disfarçado mais uma vez. Ah… Que pena da Sra. Josephine, pois o Olaf simulou o suicídio dela e, segundo ele, ela teria deixado uma suposta determinação para que o “capitão” fosse o novo tutor das crianças.

4. Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral

Esse é o quarto volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

O novo tutor das crianças se chama Senhor, pelo nome, parece muito gentil… Para dizer o contrário.

Senhor deixou que os Baudelaire trabalhassem na serraria prometendo manter o Olaf longe. Todavia, alguns “acidentes” recorrentes estão sempre quebrando os óculos do Klaus, fazendo com que esteja sempre visitando o oftalmologista.

Nas suas idas ao médico, Klaus é hipnotizado pela Dra. Orwell e, na recepção, está o Shirley, que é, mais uma vez, o Olaf.

É… Parece que essas crianças não vão ter paz!

5. Inferno No Colégio Interno

Esse é o quinto volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

Um Colégio Interno parece ser o lugar perfeito para dar continuidade a uma história desastrosa. Um vice-diretor mala chamado Sr. Nero era tudo que esses azaradinhos precisavam.

Como se não bastasse estar num colégio interno com regras e obrigações questionáveis, com pessoas nada legais, os irmãos Baudelaire terão que ficar alojados num barraco horrível e infestado de caranguejos e fungos.

Ah… Já é tão comum que eu já ia me esquecendo: o Olaf está disfarçado de treinador Genghis e vai completar o inferno que tem sido a vida daquelas pobres crianças.

6. O Elevador Ersatz

O Elevador Ersatz

Esse é o sexto volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

Avenida Sombria 667. Esse é o nome do lugar onde fica o apartamento dos seus novos tutores. Acho que esse nome já sugere muitas coisas sobre como será o desenvolvimento da história, porém, nada pode ser tão surpreendente assim na vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. 

A nova moradia das crianças é o apartamento gigante de um casal de milionários, cujo prédio é um edifício enorme e escuro. Aliás, o apartamento fica na cobertura e o elevador não funciona por motivos, no mínimo, exquisitos.

Como já é de se esperar, o Olaf  estará mais uma vez exercendo sua função de mal absoluto. Então, o elevador Ersatz, apesar de não funcionar na sua natural função, terá um papel de destaque no sexto volume de Desventuras em Série, pois esconderia uma passagem secreta para um lugar seguro, porém desconhecido.

7 . Cidade Sinistra dos Corvos

Cidade Sinistra dos Corvos

Esse é o sétimo volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

Nessa nova desventura, os irmãos Baudelaire são inscritos em um programa de adoção em que uma cidade inteira se responsabiliza pelas crianças. O slogan causa um sentimento de opressão: “É preciso uma cidade para educar uma criança”.

O nome da cidade, Cultores Solidários de Corvídeos,  já começa a gerar um pouco de receio nos leitores, pois os corvos quase nunca estão ligados a coisas boas, não é mesmo?

Além disso, o Conde Olaf sequestrou os irmãos Quagmire que eram muito amigos dos Baudelaire. Aliás, terem conhecido os Quagmire deve ter sido a única coisa boa que aconteceu aos Baudelaire durante toda a história. Enfim… Com certeza o Olaf está planejando alguma coisa horrível.

8 – O Hospital Hostil

O Hospital Hostil

Nossa! É um nome pior que o outro, não é mesmo? O que será que o oitavo volume da ordem dos livros Desventuras em Série guarda para os Baudelaire?

Bom, neste livro acontece algo inusitado: o Conde Olaf deixa de ser o vilão principal para dar lugar a uma vilã tão repulsiva quanto ele; a Esmé, que possui um objetivo muito comum na história de Desventuras em Série: roubar a fortuna dos Baudelaire.

Praticamente tudo que acontece na vida dessas crianças é péssimo. Todavia No Hospital Heimlich, uma ponta de esperança parece acender, pois existe um documento chamado “Incêndio Snicket”, que dá indícios de que um dos seus pais poderia ter sobrevivido.

9. O Espetáculo Carnívoro

O Espetáculo Carnívoro

No início do nono livro os irmãos encontram-se no porta-malas de um carro preto e ouvem uma conversa sobre uma vidente que apresenta sinais de que os pais das 3 crianças realmente podem estar vivos.

A madame Lulu, a vidente, providencia leões para o seu espetáculo, que está precisando angariar mais audiência.

Além de terem que se esquivar de tantas armadilhas, os irmãos precisam encontrar o dossiê Snicket, pois com ele podem descobrir se um de seus pais realmente sobreviveu àquele incêndio.

10. O Escorregador de Gelo

O Escorregador de Gelo

Esse é o décimo volume da ordem dos livros de Desventuras em Série.

Sunny Baudelaire, a irmã mais nova, está sob o poder do nosso resiliente Olaf, que dá ordens à pequenina no alto de uma montanha.

A fim de entregar sua localização, Sunny manda sinais de fumaça para seus irmãos. Assim, a irmã mais velha, Violet, chega ao topo da montanha e encontra a pequena, que diz: “não sou mais criança”, pretendendo ficar, pois assim ela poderá ser muito útil na luta contra o Olaf.

11. A Gruta Gorgônea

A Gruta Gorgônea

O décimo primeiro volume da ordem dos livros de Desventuras em Série mostra mais um episódio de muitos momentos lamentáveis. Após tirarem a Sunny das mãos do Conde Olaf, os três irmãos se aplicam numa “desventura” rumo ao pé das Montanhas da Mão-Morta.

Os irmãos Baudelaire se veem numa descida potencialmente fatal através de um imenso tobogã de gelo, mas, por sorte, antes de caírem na água, são salvos por um submarino. Dentro do submarino, então, estavam o capitão Andarré, Fiona e Phil, que são conhecidos dos Baudelaire. E todos estão em busca de um açucareiro que deve estar na Gruta Gorgônea.

12. O Penúltimo Perigo

O Penúltimo Perigo

No penúltimo volume da ordem de livros de Desventuras em Série, os protagonistas enfrentam o Conde Olaf e quase todos os vilões dos livros anteriores no Hotel Deslance, onde se passam os conflitos da trama. 

O décimo segundo livro é um volume de muitas revelações. Contudo, mistérios importantes como os relacionados ao açucareiro e sobre o C.S.C só serão possivelmente revelados no próximo volume.

13. O Fim

O Fim

Finalmente, chega o desfecho de uma saga terrivelmente amarga, pelo menos para os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. 

Então, o décimo terceiro livro inicia com o trio em uma viagem em um barco com o Olaf. Após um incêndio no Hotel Deslance, eles fugiram, e agora estão indo rumo a uma ilha. Ao chegarem, são recebidos por uma menina, que permite a entrada dos Baudelaire, porém o Olaf não teve permissão para entrar.

Tudo indica que essa ilha irá revelar muitas coisas, por exemplo: um livro gigante com o título de “Desventuras em Série”, que menciona muitas pessoas que passaram por ali, incluindo seus pais.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Desventuras Em Série? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.