melhores livros infantis

10 Melhores Livros Infantis Para Seu Filho Aprender a Gostar de Ler

Uma parte muito importante no crescimento de uma criança é aprender a gostar de ler. Sabendo disso, muitos pais de primeira viagem que ainda não estão conectados com esse mundo podem se perguntar quais são os melhores livros infantis para estimular essa leitura.

Na visão desse blog, o mais importante para estimular a criança e o pré-adolescente a gostar de ler está na capacidade de conexão com a história, sendo necessário que se apresente algo cuja leitura será, antes de tudo, apreciada. 

Ao ler livros que se identifique, a criança vai, naturalmente, querer mais e aos poucos se aproximar mais do hábito de leitura. 

Criamos, então, essa lista de melhores livros infantis para estimular os pequenos a criarem esse costume. 

10 Melhores Livros Infantis Para Seu Filho Aprender a Gostar de Ler

Percy Jackson e os Olimpianos (Rick Riordan)

Percy Jackson e os Olimpianos livros infantis

Combinando mitologia grega e muita aventura, a saga do menino Percy Jackson, que aos 12 anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, tornou-se um fenômeno mundial. Foram mais de 15 milhões de livros vendidos em todo o mundo e quase um milhão no Brasil, além da adaptação para o cinema que atraiu 1,8 milhão de espectadores no país, podendo ser considerado um dos melhores livros infantis para dar de presente.

Agora, os fãs da série podem ter, reunidos em um box especial, com edição limitada e design exclusivo, os cinco livros da saga que consagrou o autor Rick Riordan: O ladrão de raios, em que Percy descobre sua ligação com os deuses do Olimpo e precisa impedir uma guerra entre eles, que acabaria com toda a civilização ocidental; O Mar de Monstros, quando ele e seus amigos se envolvem numa perigosa aventura para defender o Acampamento Meio-Sangue; A maldição do Titã, em que nosso herói descobre que Cronos, o Senhor dos Titãs, despertou e está disposto a destruir toda a humanidade; A batalha do Labirinto, em que Percy, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para combater o perigoso Titã nos corredores do temido Labirinto de Dédalo; e O último Olimpiano, quando o confronto toma as ruas de Nova York e Percy tem de lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu 16º aniversário e, com ele, com a profecia que determinará seu destino.

Harry Potter (J.K. Rowling)

harry potter livros infantis

Os sete livros da saga do bruxo mais querido do mundo reunidos num box de livros de Harry Potter exclusivo e em nova edição, com ilustrações inéditas no Brasil de Arch Apolar.

A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos.

Em sete livros da escritora J.K Rowling, que se tornaram o maior fenômeno de livros infantis de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos e traduções em 78 idiomas, Harry Potter não é exposto apenas a batalhas e feitiços. Ele precisa superar traições, surpresas e, sobretudo, aprender a lidar com os próprios sentimentos. O amor, a amizade e claro, uma boa dose de magia e imaginação, são os elementos-chave para da maior saga bruxa de todos os tempos. Box Harry Potter – Série Completa: perfeito para todos que cresceram acompanhando a saga do jovem bruxo e para as novas gerações de fãs que anseiam por conhecê-la.

Malala (Adriana Carranca)

malala

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe.

Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma.

Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo. Um livro forte, mas com uma história fascinante e muito conectada com o mundo em que vivemos também pode ser uma ótima opção entre os melhores livros infantis.

A parte que falta (Shel Silverstein)

a parte que falta

Nesse que é um dos melhores livros infantis relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos.

Este é um dos melhores livros infantis, no qual leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes

A volta ao mundo em 80 dias (Julio Verne)

a volta ao mundo em 80 dias livros infantis

Phileas Fogg, um inglês pacato, calmo, metódico e solitário, cumpria todos os dias a mesma rotina. Misterioso, nunca compartilhava sua intimidade com ninguém. Mas tudo mudou quando apostou com alguns sócios do Reform Club metade de sua fortuna, afirmando que daria a volta ao mundo em 80 dias! Era o ano de 1872, e ele e seu novo criado, Passepartout, embarcaram em uma aventura que nenhum dos dois imaginava como seria o seu fim!

A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)

A droga da obediência

Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes! Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes ? os Karas ? enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!

A árvore generosa (Shel Silverstein)

a árvore generosa

Nesse que é um dos melhores livros infantis, um menino e uma árvore têm uma relação muito especial. Dia após dia, ele come suas maçãs, brinca em seus galhos e descansa sob sua sombra. Porém, à medida que vai crescendo, fica cada vez mais exigente em seus pedidos, e a árvore, mesmo com poucos recursos mas cheia de amor, continua a fazer tudo o que ele quer.

Todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore; e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa… E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino, pode abrir mão de sua própria vida.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Roald Dahl)

A fantástica fábrica de chocolate

Charlie Bucket adora chocolate. Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate a cinco crianças sortudas. É um prêmio de uma vida! Quebra-queixos, doces mexe-mexe e um rio de delícias de chocolate derretido os aguardam. Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele.

O mistério dos diamantes (Martin Widmark)

o mistérios dos diamantes

Neste suspense, a dupla de detetives Marco e Maia precisa descobrir quem roubou a joalheria da cidade. O livro instiga os leitores a pensarem junto com os protagonistas: a partir dos acontecimentos descritos e das pistas fornecidas, todos tentam descobrir a identidade do ladrão.

Atlas de Dinossauros e Animais Pré-Históricos (Maria Lorente)

atlas de dinossauros

Nosso planeta não teve sempre a mesma aparência. Sua fauna também não foi sempre igual. Neste livro, as crianças vão encontrar várias curiosidades sobre os animais pré-históricos, aprender os nomes deles, conhecer animais de épocas muito diferentes, descobrir quais habitantes da Terra podem desaparecer para sempre, mas, principalmente, descobrir todo o colorido, a variedade e a beleza do reino animal.

Uma obra sobre dinossauros é presença obrigatório num ranking de melhores livros infantis.

Gostou na nossa lista de melhores livros infantis? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de capa: School vector created by pch.vector – www.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.