game of thrones livros

Game of Thrones | Conheça todos os livros em ordem cronológica

Conheça detalhes sobre o universo de A Game of Thrones (As Crônicas de Gelo e Fogo) e veja a ordem cronológica dos livros.

A história do livro de A Game of Thrones se passa em um continente chamado Westeros de um mundo fictício criado por George R.R. Martin.

Essa série de livros é muito conhecida como A Game of Thrones porque esse é o nome do primeiro volume. Contudo, o nome real da saga adaptado para o português é As Crônicas de Gelo e Fogo.

Essa ficção se passa num período épico, o que desperta muito interesse em grande parte dos leitores. Eu particularmente me amarro em histórias épicas.

Além disso, a saga envolve disputas por poder, rivalidade entre famílias renomadas, magia, fantasia, amor, paixão, sexo, traição, vingança, lealdade, humor e tudo que você possa desejar para tornar essa “viagem” o melhor possível.

O universo de A Game of Thrones contém diversos seres mitológicos, o que torna tudo ainda mais interessante. Por exemplo: humanóides que se parecem com zumbis (chamados de “Outros” ou “vagantes brancos”), gigantes, Dragões…

O Trono de Ferro

Situado na cidade de Porto Real, o Trono de Ferro é a maior aspiração entre os grandes líderes de Westeros, pois quem tem posse deste tem poder sobre os 7 reinos originais.

O Trono de Ferro foi construído por Aegon Targaryen , o conquistador, o primeiro rei dos 7 reinos. O trono supostamente foi forjado por mil espadas dos inimigos que Aegon venceu.

Game of Thrones: ordem dos livros

A Guerra dos Tronos (1º livro)

game of thrones livro 1

Esta é a primeira obra da ordem de livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo.

No continente de Westeros, onde estão situados os Sete Reinos, famílias nobres disputam poder político sobre o Trono de Ferro.

Enquanto isso, do outro lado do Mar Estreito, no continente de Essos, a última herdeira Targaryen, descendente de Aegon (o conquistador), exilada, tenta sobreviver.

E ao Norte de Westeros, acima de Winterfell, o grande inverno se aproxima e, com ele, um enorme exército de criaturas assombrosas.

A Fúria dos Reis (2º livro)

a fúria dos reis

Em Westeros, é travada uma guerra civil após a morte do rei Robert Baratheon. Os Lannisters travam uma batalha contra Winterfell após Robb Stark declarar a independência do Norte.

Enquanto os Lannister tentam assegurar a posição de Joffrey, filho de Cersei Lannister e do rei Robert, 2 irmãos do rei Robert tentam reivindicar o trono acreditando terem direito.

No continente de Essos, a descendente de Aegon, Daenerys Targaryen, planeja voltar a Westeros e reclamar o Trono de Ferro. Seus dragões nasceram!

Paralelamente, além da muralha, no Norte, a patrulha da noite sai em uma expedição para descobrir o que aconteceu com vários patrulheiros desaparecidos. Aliás, também precisam procurar saber sobre os selvagens que estão se juntando aos montes fora da muralha.

A Tormenta de Espadas (3º livro)

a tormenta das espadas guerra dos tronos

Os Lannister conseguiram uma vitória significativa contra Stannis em Porto Real. Os Starks continuam vencedores nas batalhas nas Terras Fluviais, porém, o jogo vira quando Robb e Catelyn morrem no Casamento Vermelho.

Gosta de Livros de Fantasia? Veja mais no blog!

A Patrulha da Noite é atacada pelos “Outros” ao Norte de Winterfell. Enquanto isso, os Selvagens planejam atacar a muralha com seus milhares de homens e mulheres e, também, gigantes.

No continente ao lado, Essos, a “mãe dos dragões”, Daenerys, caminha para o Oeste em direção ao Trono de Ferro. Entretanto, chegar ao seu destino levará um pouco mais de tempo, pois no meio do caminho, ela se envolverá em uma causa, na qual planeja libertar um exército de escravos.

O Festim dos Corvos (4º livro)

o festim dos corvos guerra dos tronos

Os Lannister venceram seus inimigos, contudo, sofreram com a morte do Rei Joffrey. Então, Cersei, mãe de Joffrey, se assenta no Trono como regente de seu filho mais novo, o Rei Tommen.

O irmão gêmeo de Cersei, Jaime, agora tem o cargo de comandante da Guarda Real.

Os Lannisters têm o poder, contudo, têm que lidar com a ambição de várias casas de chegar ao Trono de Ferro, além de serem alvo de vingança de muitas das famílias nobres.

Os Starks foram miseravelmente derrotados e os filhos de Ned Stark estão espalhados por Westeros, inclusive Jon Snow, o bastardo, que agora é comandante da Patrulha da Noite na Muralha.

A Dança dos Dragões (5º livro)

a dança dos dragoes game of thrones

Jon Snow agora lida com seu posto tendo de conter a tentativa de invasão dos Selvagens e seus gigantes à muralha.

Stannis marca presença no Norte para conseguir apoio para libertar Winterfell dos Bolton.

Enquanto isso, em Essos, a Targaryen governa a cidade de Meereen, mas têm inimigos por toda parte. Relatos de suas atividades começam a chegar aos Sete Reinos e incomodar aos ouvidos de muitos

Os Lannisters tentam se manter no poder após a morte de Tywin, e Jaime tenta encerrar de vez as guerras nas Terras Fluviais. No entanto, muitas coisas não estão indo bem: Cersei é mantida cativa pela Fé dos Sete no Grande Septo de Baelor .

Os Ventos do Inverno (6º livro)

os ventos do inverno game of thornes livro 6

O 6º volume da saga ainda não foi lançado, não porque Martin parou de escrever para essa saga, mas porque ainda não terminou a obra. No entanto, Martin já chegou a dizer que esperava que o livro estivesse nas lojas ainda em 2021.

Na verdade, já se conhece o nome de alguns capítulos do livro, e muitas partes do livro já foram escritas há muito tempo, pois há alguns que foram escritos para os livros anteriores, porém, foram cortados. Agora, alguns acontecimentos descartados anteriormente serão integrados neste novo livro.

E, convenhamos, os livros de Martin costumam ser muito grandes, por isso, é fácil entender porque a demora para se lançar um novo volume. Já foi dito até que ele teve que fazer cortes na sua agenda para poder se dedicar ao livro.

George R.R. Martin

George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Desde pequeno gostava de escrever contos de ficção e horror.

Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University. Na década de 80 passou a escrever roteiros para a televisão, entre outras atividades que ele exerceu.

Insatisfeito com o trabalho na televisão, escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo) pela qual ficaria conhecido no mundo inteiro. A obra acabou virando livro em 96.

Em 2005, A Feast for Crows, o 4º livro da saga se tornou o livro mais vendido da lista do New York Times.

Em 2007 vendeu os direitos da série para o HBO, e em 2011 foi lançada A Game of Thrones que se tornou uma das séries mais assistidas do mundo.

Você também pode gostar de outros livros do universo de Westeros. Conheça Fogo & Sangue e O Cavaleiro dos 7 Reinos.

Conclusão

Enfim… Esse universo criado pelo Martin é extremamente denso, com muitos detalhes e muitos preenchimentos que dão sentido a todos os acontecimentos.

Por isso, considero que é um trabalho muito robusto e bem feito. Além disso, como já disse, o Autor mistura muitos gêneros na Saga o que torna ainda torna a série mais atrativa.

Bom. Espero que você aprecie a leitura. Pode ter certeza que valerá à pena.

Confira abaixo outros posts já criados aqui no blog!

2 comentários em “Game of Thrones | Conheça todos os livros em ordem cronológica”

  1. Série nota 10.
    Parabéns a todos que participaram da saga: atores e diretores, atores esses, que deram um show de interpretação. Eu dou nota dez para o figurino, fotografia e local onde foi filmada. Foi uma série de grandes emoções, estou ansiosa esperando a próxima temporada. Agradeço a todos, por ter nos dado a oportunidade de assistir a tão grandiosa série.

    1. Olá, Maria, também sou um grande fã da série e dos livros.
      Porém não teremos nova temporada da história principal, apenas spin-offs. O mais adiantado é House of the Dragon: sobre a família Targaryen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.