como ler mais livros

Como ler mais: 11 dicas infalíveis para vencer a preguiça e aproveitar melhor o seu tempo

Não é preciso que ninguém nos diga, nós já intuitivamente sabemos. Ler é uma das melhores formas de desenvolvimento pessoal. Não é curioso então que ao mesmo tempo que saibamos da sua importância, muitas vezes somos tomados por uma preguiça que vai contra nossos instintos e nos pegamos pensando: “Poxa vida, eu gostaria de saber como ler mais”? 

A verdade é que somos seres humanos e estamos acostumados a nossas rotinas. A leitura precisa virar um hábito para nós antes que consigamos vencer nossa preguiça. O contexto de como os hábitos influenciam em nossa tomada de decisão e como nós podemos driblar esse mecanismo são incrivelmente tratados no livro O Poder do Hábito. 

No livro o autor tem por premissa desvendar como os costumes são formados nas pessoas e como eles acabam influenciando positiva e negativamente em nossas vidas. Entender isso pode ser um fator determinante se você quiser um dia mudar um aspecto de sua vida. O autor explora o conceito de hábitos angulares, ou seja, hábitos que acabam influenciando em outras áreas. Por isso que algumas atividades nada relacionadas com a leitura podem te ajudar a ler mais – por exemplo a meditação e o esporte.

Além de alguns hábito que vão ajudar você a ter mais concentração, vamos também listar algumas pequenas atitudes que vão somar muito você a ler mais.

Leia 10 minutos todas as manhã

Antes de você começar a realizar todas as atividades cansativas do seu dia, você deveria tirar um tempo para si mesmo. Todo mundo precisa encontrar tempo para o desenvolvimento pessoal para que consiga alcançar metas ambiciosas em sua vida. Naturalmente, isso fica mais difícil após um dia estressante de estudo ou trabalho. Assim, chegamos à lógica de que você deve fazer as suas atividades de desenvolvimento antes de começar as suas obrigações diárias. 

Ter como rotina ler 10 minutos diários vão te ajudar na concentração e a descobrir novas perspectivas (apresentadas pelo livro). Pode parecer pouco, mas com 10 minutos de leitura diários (período no qual você com o tempo conseguirá ler cerca de 10 páginas) você poderá terminar um livro de 200 páginas em cerca de um mês. Com certeza é uma maneira bem simples que irá te ajudar na sua dúvida de como ler mais livros. 

Com a leitura, você adquire novos conhecimentos sobre praticamente qualquer tema que desejar. Os livros de auto-ajuda são um grande exemplo disso, já que a maioria das pessoas observa em si mesmos pontos a melhorar, e, por isso, esses livros são um grande sucesso. Talvez por isso eles livros sejam grandes sucessos editoriais. 

Um livro que trata bem da importância de fazer as suas atividades de desenvolvimento pessoal logo pela manhã é O Milagre da Manhã no qual o autor propõe 6 atividades para mudar a sua vida antes das 8h.

Pratique atividades físicas regulares

Como citei na nossa introdução do texto, as atividades físicas são hábitos angulares. São o tipo de prática que vai te auxiliar em todas as áreas da sua vida: você não precisa pensar na atividade física apenas como um método para ter o corpo mais bonito, mas sim como algo que vai te ajudar no desenvolvimento pessoa, trazendo mais saúde, mais concentração, mais disposição, vai te ajudar na questão de ter a perspectiva de que grandes resultados só vem com o tempo, entre muitos outros benefícios.

É comum que pessoas que comecem a desenvolver um hábito angular consigam ter benefícios em diversas áreas, por exemplo, como ler mais livros. 

Talvez você tenha caído de paraquedas no meu blog e não conheça minha história pessoal, porém eu posso testemunhar que isso é verdade. Após eu começar as minhas rotinas de atividade física e perder mais de 25 kg ao longo de dois anos de reeducação alimentar e treinamento físico, pude perceber grande melhora em diversas outras áreas: no meu relacionamento, no meu trabalho, na minha disposição. Tudo melhorou. 

Você pode ler aqui e achar que é mentira, mas faça o teste. 

O fato de você se colocar a prova todos os dias e ter que lutar contra a sua própria falha, também é algo que paulatinamente vai aumentando sua confiança e a sua disposição a enfrentar medos e a acreditar que tudo é possível. 

É um tipo de espiral positiva que te ajuda a subir um degrau a cada dia. 

Leia em seu deslocamento para o trabalho ou escola

Essa aqui é a dica mais fácil de ser realizada.

Sabe aquele tempo que você não faz nada sentado (ou sentada) no metrô/ônibus olhando o Instagram daquele seu influenciador digital que você nem sabe por qual motivo segue?

Sim, aproveitar seu tempo de deslocamento ao trabalho e à escola será que grande ajuda no seu hábito de leitura. Comece devagar. Leia apenas na ida para seu compromisso. Na volta você continua olhando o Instagram. Assim, você não muda radicalmente e aos poucos vai adquirindo um novo bom hábito. 

Compre um Kindle

Eu já tratei sobre isso no meu texto sobre Como comprar livros pela internet, mas sempre vale o reforço: Compre um Kindle!

Para quem ainda não está familiarizado, atualmente existem diversos livros disponibilizados no formato de ebook, um livro totalmente digital. Esses livros, por não necessitarem de impressão, geralmente são comercializados a valores bem inferiores que um livro físico.

Quando você compra na Amazon um livro em formato digital você pode utilizar o aplicativo do Kindle para lê-lo no tablet, computador ou celular ou comprar o dispositivo de mesmo nome. O Kindle é um aparelho parecido com um tablet, mas cuja luz se assemelha à página de um livro. É uma tecnologia incrível que faz as letras da página parecerem ser escritas a tinta na tela do dispositivo, sendo que você irá precisar de luz externa para conseguir enxergar essa tela. 

Leia vários livros ao mesmo tempo

Sabe aquele livro de 1500 páginas que todos os seus amigos dizem que é legal mas que você se desanima só de olhar?

Relaxe… lembre-se que tudo leva tempo e essa leitura também. Não precisa fica ansioso para terminar logo. 

Porém, caso seja uma dificuldade para você encarar livros grandes, tente intercalar livros grandes com outros pequenos, de preferência de temáticas totalmente diferentes. Assim você não irá enjoar dos tópicos e histórias tratadas. 

Ter um Kindle também irá lhe ajudar a carregar centenas de livros sem peso nenhum, já que eles estão todos no formato digital e você só precisa carregar o aparelho. É um grande auxílio na sua busca sobre como ler mais livros.

Não sabe o que ler? Veja nossa lista dos melhores livros para ler em 2020. 

Escreva resenhas sobre os livros e publique na internet

Sabe aquela vontade que você sente de compartilhar tudo que aprendeu ao ler um livro? Sinta-se à vontade de compartilhar. Há milhares de pessoas na internet querendo saber a sua visão particular de determinado livro. Além disso, será uma ótima oportunidade para você recapitular tudo que aprendeu. 

Você pode compartilhar suas resenhas de diversas formas, mas vamos às principais:

  • Compartilhar a resenha nas suas redes sociais
  • Enviar a sua resenha para nós, pois temos espaços abertos a autores convidados. Veja como!
  • Criar um vídeo no Youtube com uma resenha do livro
  • Publicar a resenha do livro na página do site que você comprou (se você for até o fim da página de compra de um livro na Amazon, por exemplo, irá ver que dezenas de pessoas fazem isso).
  • Utilize fóruns ou plataformas de avaliação de livros, como o Skoob

Ouça Audiolivros

Essa dica aqui é especial para aqueles que pularam a dica 3 de como ler mais livros por não utilizarem o transporte público. 

Se você vai de carro ao trabalho, a maneira mais fácil de consumir mais livros é ouvindo eles enquanto dirige. 

Nesta pegada, empresas como a Ubook e Tocalivros estão bombando no Brasil com suas opções de venda de audiolivros.

Desligue a TV e o celular e concentre-se em si mesmo durante alguns minutos

Essa é outra técnica que pode ser considerada como um hábito angular. 

A meditação é um ato que irá lhe ajudar na concentração. Portanto, desligue a TV e o celular e concentre-se em si mesmo durante alguns minutos.

Da mesma forma que acontece de você estar lendo e percebe que não prestou atenção em nada no último parágrafo, na meditação você tentará não pensar em nada, irá tentar relaxar e perceber que não consegue fazer isso. Essas duas coisas são sintomas do mesmo problema: a sua dificuldade de concentração. 

Mas a mente é que nem um músculo, você precisa exercitá-la para que ela lhe entregue o que você deseja. Nas primeiras semanas tanto meditar quanto ler serão tarefas difíceis, mas pouco a pouco você vai conseguindo e quando menos perceber nem vai mais lembrar como era antes. 

Leia sentado no sofá ou numa cadeira confortável

Não leia deitado, isso vai te dar sono. 

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas que começam a tentar ler querem fazer isso na cama um pouco antes de ir dormir, quando já escovaram os dentes e já estão de pijamas depois de um longo e cansativo dia. Isso não vai dar certo. 

Além de você ter que lutar contra o cansaço para se manter acordado (ou acordada), você vai estar num ambiente nada favorável a sua concentração para a leitura. 

Quando você for ler, faça isso num horário que permita sua concentração, e alie com uma cadeira confortável, uma luz agradável. De preferência, se aquele puder ser o seu local da casa onde você só lê, melhor ainda. 

Não insista em livros que você não gosta

Eu não sei nem dizer quantas vezes eu já comecei a ler Guerra e Paz. Eu sei que esse livro é uma clássico russo, escrito por um dos maiores romancistas de todos os tempos, que retrata uma época de mudanças muito importantes na Rússia, mas todas as vezes que comecei a ler o livro eu acabava me frustrando. Ele é complexo e a leitura não é fácil, o que me dava uma grande vontade de desistir. Eu tentava continuar e sempre acabava me frustrando. Depois eu ficava grandes períodos sem ler nada porque queria me desafia a abrir novamente Guerra e Paz, mas alguma coisa me impedia e eu acabava desistindo. 

Sinto que eu não estava preparado para ler esse livro até recentemente, quando abrir suas páginas e já não entendia mais qual tinha sido a minha dificuldade anos antes. 

A verdade é que em determinadas épocas da vida você não está maduro suficiente para uma determinada obra e não tem problema nenhum com isso. Existem centenas de milhares de bons livros para se ler no mundo e não é só porque alguém disse que você precisa conhecer os clássicos da literatura russa que você será uma ser insignificante se não conseguir ler. 

Um exemplo é a ótima leitura de Dom Casmurro. Imagine se todo nós lêssemos esse clássico brasileiro porque temos vontade e não porque fomos obrigados a isso e tivemos que aceitar goela abaixo. Talvez, o fato de que alunos de 15 anos não estão maduros o suficientes para apreciar essa obra acabe causando o efeito contrário, e fazendo com que os estudantes acabem não desfrutando dessa belíssima obra. 

Participe de um clube do livro e saraus

Lembro até hoje do primeiro Sarau que participei e levei a frase da Nova Roma que finaliza o livro O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro. 

Achei que seria meio clichê, mas as pessoas aparentemente não conheciam e acabam gostando. Depois, cada um compartilhou o seu trecho de livro, a maioria deles que eu não conhecia e que não tinham nada a ver com o tipo de leitura que eu costumava fazer. 

A mesma coisa acontece no clube do livro: você tem contato com diversos gênero literários e terá a possibilidade de conhecer novas coisas e ter novas experiências. 

Tem outras dicas sobre como ler mais e mais rápido? Compartilhe com a gente nos comentários. 

Confira outros post recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *