clube de leituras

11 Motivos Para Participar de um Clube de Leitura Online

Se você está pensando em entrar para um clube de leitura online, este artigo será muito importante para você. Então, antes que você tome qualquer decisão, leia este artigo até o final, onde eu vou te apresentar 11 motivos para participar de um clube de livros online.

Bom, a primeira consideração a se fazer é que a maioria dos brasileiros não têm o hábito da leitura, ou seja, a maioria lê de forma esporádica ou não lê.

Por isso, encontrar pessoas que estejam na mesma sintonia pode ser um pouco complicado. 

Você já teve a sensação de sentir o peito fervendo pela ansiedade de querer comentar com alguém sobre determinado acontecimento de uma história, ou sobre um daqueles personagens capazes de tirar sua sanidade, mas não pôde se expressar com alguém porque ninguém que você conhece entenderia do que você estivesse falando? Tenso, haha!

Contudo, ainda há uma parcela considerável da população que gosta de literatura, e levando em conta que a demografia do país é gigante, podemos considerar que a parcela de leitores ainda comporta um grande número de pessoas

Eles estão por aí! Você só precisa saber onde encontrá-los.

Está gostando das nossas dicas sobre motivos para participar de um clube de leitura online? Assine nosso canal no Youtube, Telegram ou Instagram para ter acesso a conteúdos como esse!

1 – Poder se Conectar Com Pessoas Que Estão na Mesma Sintonia Que Você

Em um clube de leitura você poderá conversar, desabafar e contar suas perspectivas sobre aquela narrativa que está mexendo com você. Assim, você poderá ser ouvido(a) e interpretado(a) por pessoas que, inclusive, estão lendo o mesmo livro. 

Conversar com essas pessoas certamente fará muito mais sentido do que conversar com um amigo seu, mas que não conhece a história, e que talvez não tenha o mínimo interesse de conhecer rsrs.

2 – Poder Falar Sobre Livros Quando Bem Quiser

Então… Em um clube de leitura, você pode comentar sobre determinada obra que esteja lendo a qualquer momento. Claro, o grupo é justamente para isso.

Assim, quando você chega em certo ponto da história que está te deixando incomodado, aflito, feliz, triste ou despertando qualquer tipo de emoção que você precise expressar, você pode simplesmente falar (à hora que quiser) com os integrantes do clube, sem se preocupar se está sendo inconveniente no momento

3 – Ajuda Você a Ser Mais Comprometido Com a Leitura

Um clube de leitura não é bagunça! Este tipo de grupo é feito de maneira organizada, baseada em calendários e metas de leitura a cumprir. Os membros, com o auxílio de um mediador, vão escolher o livro (ou os livros) e os integrantes do clube terão que ler.

Dessa maneira, você tem uma forte motivação para manter a leitura em dia, porque, de certa forma, você tem um compromisso. Em outras palavras, isso vai  fazer com que você mantenha o hábito da leitura afiado e, ao chegar ao final do ano, você olhará para trás e verá o que leu uma ótima quantidade de livros, o que te fará muito bem.

4 – Possibilidade de Criação de Novos Laços Que Valem a Pena

Entre os motivos para se participar de um clube de leitura está a possibilidade de criação de novos laços. Lógico, em qualquer grupo social que você entre você vai conhecer pessoas, o que é ótimo. 

Porém, em um grupo desse tipo você vai se conectar com leitores, ou seja, são conexões com boas chances de valer a pena.

Não quero, nem de longe, dizer que pessoas que leem são melhores que as que não leem. Mas, pesquisas indicam que leitores, além de apresentarem bom nível de intelectualidade, são mais capazes de tolerar ideias e opiniões diferentes das suas, pois são mais flexíveis em suas perspectivas.

Leitores têm grande potencial para se tornarem bons amigos! 

5 – Oportunidade de Conhecer Novas Obras e Autores

Fazer parte de um clube de livros, certamente, expandirá seus horizontes literários. Você estará em contato diariamente com pessoas muito engajadas no mercado editorial e é óbvio que entre os papos rotineiros sempre surgirão indicações de autores e livros, que talvez você nunca conheceria se não fosse pelo clube.

Neste meio, que objetiva grande pluralidade, você poderá recomendar e receber recomendações, que possivelmente serão transformadoras. 

6 – Desenvolvimento Pessoal

O desenvolvimento pessoal é uma das maiores vantagens de se participar de clube de livros. Primeiro, porque você acabará lendo mais por ter metas estabelecidas, datas e etc. Todos sabemos que a leitura é um dos maiores meios de adquirir conhecimento.

Segundo, porque você estará em contato com pessoas que estão na mesma sintonia que você, ou seja, pessoas que gostam e querem um compromisso com a leitura. Então, logicamente, bons leitores têm mais probabilidade de ser agregadores, intelectualmente falando. O Networking é muito importante para quem busca crescimento!

7 – Poder Compartilhar Suas Emoções, Críticas, Elogios…

Querer compartilhar suas opiniões sobre suas leituras é algo muito comum entre os leitores. E com você que não deve ser diferente. Afinal, humanos são seres sociais, não é mesmo?

Alguma vez você já encontrou alguém na rua com aquele livro que você já leu, mas não teve coragem de abordar a pessoa para conversar sobre ele? Bom, isso acontece, e pode ser uma experiência incômoda perder a sua única chance de falar sobre aquela trama intrigante com alguém.

Num clube de livros você não terá esse problema, pois você estará em um grupo cheio de pessoas que estão fazendo a mesma leitura que você. Assim, você poderá criticar, elogiar e expressar suas emoções à vontade com elas.

8 – Conviver Com Diversidade de Perspectivas

Ainda atrelado a parte da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal, temos esta vantagem: conviver em meio a diversidade.

Bem aventurados aqueles que podem e conseguem viver em meio a diferentes opiniões e perspectivas, que conseguem lidar com o que é (ou parece ser) contrário ao seu modo de pensar. (isso não tá na bíblia mas faz todo sentido)

Onde você acha que há mais possibilidade de crescimento: em um grupo onde todos concordam com você ou em um grupo onde há ideias diferentes sendo colocadas à mesa?

9 – Poder Odiar ou Amar em Coletivo Aqueles Personagens Mais Cativantes

Os personagens são algo fundamental na literatura. Inclusive, são fator definitivo para que alguém se apegue verdadeiramente ou odeie terrivelmente a uma obra.

Há aqueles que amamos profundamente (crushes impossíveis), há aqueles intensos e empolgantes, há aqueles que são irritantes a ponto de nos fazer morder a capa do livro e há aqueles que odiamos de todo nosso coração.

Para você, o quão torturante é ter que acompanhar personagens que despertam tão fortes emoções sem poder expressá-las com alguém?

10 – Poder se Engajar em Debates Acalorados e Picantes

Ok! Vamos restringir essa vantagem para os clubes de livros para maiores de 18, haha! Bom, é claro que esse aspecto vai depender muito de em que tipo de clube de livros você vai participar. Talvez, algumas pessoas possam não se sentir à vontade para se engajar em temas picantes em grupos onde existam pessoas do sexo oposto.

Mas, eu sei que aqueles livros um pouco mais acalorados, com personagens extremamente sedutores e apaixonantes, despertam muita vontade de comentar sobre.

11 – Praticidade e Facilidade

Este último motivo para se fazer parte de um clube de livros é referente àqueles que são online.

A internet revolucionou o mundo e isso já não é mais novidade para ninguém. Assim, as relações interpessoais evoluíram conforme a tecnologia possibilitou. Hoje, nós podemos nos conectar com qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Grupos de Whatsapp, apps de videoconferência, grupos de Telegram… São muitas as opções de conexão e os clubes de livros podem dispor de todas elas.

Gostou das nossas dicas para participar de um clube de leitura? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de Helena Lopes: Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.