melhores livros sobre lideranca

18 Melhores Livros Sobre Liderança Para Inspirar a Todos

Em determinado momento da carreira, já tendo ascendido a um cargo de gestão ou não, muitos profissionais começam a sentir uma necessidade de melhorar as suas habilidades de liderança. Por isso, resolvemos criar essa lista com os melhores livros sobre liderança que vão lhe ajudar na sua jornada de crescimento e a inspirar as pessoas a sua volta. 

Essa lista será, antes de mais nada, uma auxiliar no seu desenvolvimento pessoal, na sua busca por crescimento interior e como profissional. 

Os gurus aqui elencados trazem ideias e conceitos aplicados por milhões de líderes ao redor do mundo e, portanto, aplicá-los em suas relações também poderá trazer os mesmos benefícios experimentados por quem já chancela as obras. 

>>> Antes de continuar a leitura, conheça também nosso canal do Telegram e nosso perfil no Instagram, para receber sempre as informações do blog em primeira mão!

1 – Arriscando a Própria Pele (Nassim Nicholas Taleb)

Arriscando a Própria Pele melhores livros sobre liderança

Neste livro de Nassim Taleb, o autor mostra que colocar a pele em jogo se aplica a todos os aspectos da vida. Tem a ver com ter algo a perder e correr riscos. Em seu estilo belicoso e inimitável, Taleb cria uma estrutura surpreendente para entendermos esta ideia. É principalmente por esse conceito que colocamos essa obra como primeira na nossa lista de melhores livros sobre lideranças: acreditamos que um líder precisa ele mesmo ter se provado ao longo do tempo e sofrer, ele mesmo, as consequências das decisões que toma. 

Na obra, Taleb faz apelos históricos e mitológicos para demonstrar porque na sua visão muitas coisas no mundo atual dão errado porque o tomador de decisão não arrisca a própria pele. Um exemplo que ilustra muito esse conceito é o de generais antigos como Alexandre, o Grande, por exemplo. Na sua época de conquistas ele ia junto com as tropas na linha de frente das batalhas. Já as guerras de hoje os tomadores de decisão normalmente estão a milhares de quilômetros de distância da guerra em si. 

Na sua visão, atualmente muitas pessoas como os ditos “gurus” não têm ligação com a terra, ou seja, não estão conectados com a realidade. Elas têm capacidade de explicar, mas muitas vezes não tem capacidade de fazer o que estão explicando. Ou seja, temos um exército de pessoas tomando decisões e dando conselhos mas que no frigir dos ovos não sentem as consequências dessas decisões na própria pele. 

Este livro é sobre a importância de identificar e filtrar a baboseira, o papo furado, isto é, a diferença entre teoria e prática. Trata das distorções da simetria e da reciprocidade na vida: se você obtém as recompensas, deve também correr alguns riscos, e não permitir que outros paguem o preço pelos seus erros. Se você inflige riscos a outras pessoas, e elas são prejudicadas, você deve pagar um preço por isso.

Arriscar a própria pele diz respeito principalmente à justiça, à honra e ao sacrifício, fundamentais para a própria existência dos seres humanos.

2 – Gestão de Alta Performance (Andrew S. Grove)

Gestão de Alta Performance melhores livros sobre liderança

A segunda obra que colocamos entre os melhores livros sobre liderança e Gestão de Alta Performance do autor Andrew Grove (que durante 30 anos trabalhou como CEO e presidente do Conselho da Intel). 

Esse é um clássico entre os livros de negócios e obra de cabeceira de importantes líderes da atualidade. Além disso, o livro em si inspira estruturas inteiras de empresas que seguem à risca as dicas dele. Gestão de Alta Performance ensina tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. 

Espere ver entre os assuntos abordados alguns temas como: os principais indicadores para aumentar a eficiência da sua empresa, estratégias para manter o foco no resultado, como fazer com que colaboradores sejam altamente produtivos, motivação e treinamento. 

3 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes melhores livros sobre liderança

O livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, um dos grandes clássicos da nossa época, tornou-se um fenômeno internacional. Stephen R. Covey e sua obra serão sempre lembrados por terem recriado e trazido a público tão valiosos princípios, sendo considerado por muitos o principal livro de negócios da história – com mais de 15 milhões de exemplares vendidos. Por essa importância tão única, esse livro não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

Os principais conceitos trazidos no livro são: seja proativo; comece com o objetivo em mente; primeiro o mais importante; pense ganha/ganha; procure primeiro compreender, depois ser compreendido; crie sinergia; afine o instrumento.

4 – O Lado Difícil das Situações Difíceis (Ben Horowitz)

O Lado Difícil das Situações Difíceis melhores livros sobre liderança

Chegamos à quarta obra da nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

Nele, vamos conhecer o pensamento de Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, que irá contar a sua trajetória como líder em dezenas de empresas de tecnologia. 

Esse manual trará conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os líderes a resolverem os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam. 

5 – As 48 Leis do Poder (Robert Greene)

As 48 Leis do Poder melhores livros sobre liderança

Essa é a obra mais maquiavélica na nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

Isso porque o manual trabalha com os conceitos para alcançar e se manter em um cargo de liderança, sem fazer juízo de valor ou ético sobre tais estratégias. 

Em As 48 Leis do Poder, o leitor aprende a manipular pessoas e situações para alcançar seus objetivos. E descobre por que alguns conseguem ser tão bem-sucedidos, enquanto outros estão sempre sendo passados para trás.

Como falei, o livro trata a busca pelo poder como algo consumado e quanto mais rápido você descobrir as regras do jogo, maiores serão as suas chances de sucesso.

6 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas melhores livros de liderança

Influenciar pessoas é uma das principais habilidades que um gestor precisa ter, portanto é natural que Dale Carnegie esteja em nossa lista de melhores livros sobre liderança.

Aqui vamos conhecer incríveis histórias com conselhos e exemplos práticos de como criar vínculos reais, se tornar persuasivo e deixar uma marca positiva em suas relações pessoais. 

A obra é conhecida por ter mudado a vida de milhões de pessoas, ajudando-as a sentirem-se mais seguras, abertas e confiantes em seus encontros sociais e profissionais.

7 – Comece Pelo Porquê (Simon Sinek)

comece pelo porquê

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar o livro Comece Pelo Porquê, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê. Esse livro também é essencial na nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

8 – Como Convencer Alguém em 90 Segundos (Nicholas Boothman)

Como Convencer Alguém em 90 Segundos

A comunicação de sucesso é uma habilidade essencial de um gestor e esse manual para alcançá-la não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

Nessa obra, iremos aprender como utilizar o rosto, o corpo, a atitude e a voz para causar uma primeira impressão marcante, estabelecendo confiança imediata e criando fortes vínculos de credibilidade que irão resultar em conexões instantâneas em duradouras e produtivas relações de negócios. 

9 – Essencialismo (Greg Mckeown)

essencialismo

Essencialismo é possivelmente a obra dentro da nossa lista de melhores livros sobre liderança que irá lhe auxiliar mais sobre gestão de tempo – o que pode ser essencial na sua vida. 

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado, mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.

O livro nos ensinará a dizer não e a focar nas tarefas em que aproveitem nossos talentos ao máximo, afinal é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

10 – Princípios (Ray Dalio)

principios

Listado como uma das pessoas mais influentes de 2012 pela Revista Time, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. 

Seus Princípios são obrigatórios em qualquer lista de melhores livros de liderança, já que para ele vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras claras e definidas. 

Os alicerces principais da obra são a “verdade radical” e “transparência radical” e eles irão lhe auxiliar com uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

11 – Mais Rápido e Melhor (Charles Duhigg)

Mais Rápido e Melhor (Charles Duhigg)

O vencedor do prêmio Pulitzer Charles Duhigg explica por que fazemos o que fazemos no seu bestseller O Poder do Hábito. Já em Mais Rápido e Melhor, ele mostra como melhorar o que fazemos, buscando a otimização e a produtividade tanto na vida quanto nos negócios. 

O livro irá trazer diversos insights interessantes e histórias verdadeiras, como por exemplo a maneira de gestão dos Navy Seals americanos, tomada de decisão em poker, a gestão do programa Saturday Night Live, o desastre do voo 447 da Air France, a reformulação da animação Frozen que estava destinada ao fracasso, entre outros. 

Cada capítulo utiliza exemplos reais para demonstrar as melhores práticas de motivação, formação de equipes, foco, determinação de metas, gestão de pessoas, tomada de decisões, inovação e absorção de dados. 

12 – A Única Coisa (Gary Keller)

A Única Coisa

Apontado como um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos pela Goodreads e com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no mundo, A Única Coisa é a décima segunda obra da nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

O manual irá lhe ensinar a focar em entender o objetivo principal da sua carreira ou vida concentrando-se no que é mais importante; a criar listas de sucesso, em vez de listas de tarefas; a eliminar atividades desnecessárias; a empregar sua energia de forma mais eficaz e a encontrar seu propósito é estabelecer prioridades. 

13 – Pipeline de Liderança (Ram Charan)

Pipeline de Liderança

Com base no trabalho realizado em mais de 100 empresas ao longo de 10 anos, Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel criaram um método para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar líderes.

Em seu conceito, o Pipeline de Liderança é justamente isso, a criação de uma estrutura interna em uma empresa para o desenvolvimento de novos gestores – o que será essencial para o desenvolvimento de longo prazo da companhia. 

14 – A Regra é Não Ter Regras (Reed Hastings e Erin Meyer)

A Regra é Não Ter Regras (Reed Hastings e Erin Meyer)

Talvez você não conheça o nome de Reed Hastings, mas provavelmente você já utilizou os serviços da empresa que ele criou – a NETFLIX. 

Nessa obra Hastings demonstra como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global, utilizando-se de centenas de entrevistas com colaboradores que corroboram as suas visões conduzidas por Erin Meyer. 

Veja como uma empresa de entregas de DVD se transformou em uma das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo.

15 – Liderança (Daniel Goleman)

Liderança

Daniel Goleman é um conhecido pesquisador das ciências humanas, sempre com foco em liderança, inteligência emocional e desenvolvimento profissional e pessoal. 

Uma coletânea de suas publicações feitas primeiramente na Harvard Business Review originaram o livro Liderança que reflete a evolução do pensamento do autor. 

Essa é uma leitura essencial para líderes, coaches e educadores empenhados em promover práticas gerenciais, desempenho e inovação de excelência no universo empresarial e, portanto, presença obrigatória na nossa lista de melhores livros sobre liderança. 

16 – Gestão do Amanhã (Sandro Magaldi e José Salibi Neto)

Gestão do Amanhã

Se há algo que todos concordamos é que o mundo está em transformação acelerada, talvez em uma velocidade nunca antes vista. 

Possivelmente, o momento em que vivemos será conhecido no futuro como a 4ª Revolução Industrial – que está inclusive mudando relações de trabalho, relações geográficas (nômades digitais e home office) e criando empregos nunca antes imaginados. 

Será que se os métodos atuais de gestão se mantiverem estáticos, eles irão dialogar com essas mudanças que sabemos que já estão acontecendo? Para os autores de Gestão do Amanhã não!. 

Com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar. Em um texto abrangente e ao mesmo tempo simples, em que os autores apresentam tudo o que você precisa saber para não ser derrubado por não se adaptar ao novo.

17 – Responsabilidade Extrema (Jocko Willink e Leif Babin)

Responsabilidade Extrema

Na cultura americana os Navy Seals sempre são enxergados como uma organização modelo em termos de tomada de decisão e liderança. 

Os autores do livro são ex-Seals e contam sua trajetória na organização, além de posteriormente terem fundado a Echelon Front, uma empresa que ensina os mesmos princípios de liderança dos Seals para organizações.

Cada capítulo foca um tópico, como cobrir e mobilizar, descentralizar o comando e liderar a cadeia, explicando o que são, por que são importantes e como implementá-los em qualquer ambiente de liderança para auxiliar os indivíduos a liderarem e vencerem. 

18 – O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

O Monge e o Executivo

Esse livro irá mexer com você. 

A mensagem principal é contada através da história de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino. 

Durante a história você vai sendo apresentado a outros personagens e pontos de vista que terão a função de lhe auxiliar a encontrar um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

Gostou de conhecer os melhores livros sobre liderança? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de Bruno Cervera no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.