melhores livros de empreendedorismo

Top 10 Melhores Livros de Empreendedorismo para você conquistar o mundo

Todo mundo sabe que a vida de um empreendedor é lutar contra tudo e contra todos a maior parte dos dias. Afinal, você está lutando com todas as forças pela sua ideia que muitas vezes é disruptiva e inovadora, então você não pode esperar que as pessoas aceitem ela de primeira – nem sempre o caminho é uma linha reta. Em determinado ponto da carreira é normal você estar buscando inspirações em história de empreendedores vencedores para lhe ajudar a trilhar seu caminho. Por isso selecionei os Top 10 Melhores Livros de Empreendedorismo para você se inspirar e conquistar o mundo!

Quando penso sobre empreendedorismo, me vem a cabeça uma frase clássica de Rocky Balboa, dita a seu filho. Você pode achar estranho eu citar um filme sobre um boxeador num texto sobre empreendedorismo, mas saiba que a história do Silvester Stallone é por si só uma vitória de seu empreendedorismo. Para ter Rocky gravado e conseguir estrelar o filme foi necessária muita persistência do ator, que teve que engolir dezenas de negativas e recusou até mesmo grandes estúdios quando esses aceitaram o roteiro, mas não o queriam como estrela do filme. A citação abaixo é dado em um contexto de conversa de pai para filho, mas diz muito sobre o empreendedorismo em si.

Você não vai acreditar nisso, mas você costumava caber bem aqui. (Rocky aponta para a palma de sua própria mão). Eu o segurava bem alto e dizia para sua mãe, ‘Este garoto será o melhor garoto do mundo. Este garoto um dia será alguém melhor do que qualquer pessoa que eu conheci na minha vida.’ E você cresceu maravilhosamente bem. Foi ótimo te acompanhar, cada dia era um privilégio. Então chegou a hora de você crescer e se tornar o dono de seu próprio nariz, de enfrentar o mundo, e você o fez. Mas em algum momento ao longo do caminho, você mudou. Você deixou de ser você mesmo. Você deixou que as pessoas colocassem o dedo na sua cara e dissessem que você não é bom o suficiente. E quando as coisas ficaram difíceis, você começou a procurar alguma coisa para culpar, como uma grande sombra

Deixe-me dizer algo para você que você já sabe: O mundo não é feito apenas de sol e arco-íris. É um lugar mau e desagradável, e não importa o quão durão você seja, ele vai te bater até que esteja de joelhos e vai te manter assim permanentemente se você permitir. Nem você, eu ou ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas a questão não é o quão forte você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente. O quanto você resiste e continua seguindo adiante. É assim que se vence uma luta!

Se você sabe o seu valor, então vá à luta e conquiste o que é seu! Mas você precisa estar disposto a receber os golpes, e não ficar apontando dedos e dizendo que não está onde quer por causa dele, ou dela, ou de qualquer pessoa! Covardes fazem isso é você não é um deles! Você é melhor do que isso!

Rocky Balboa

Você vai ter que concordar comigo que ser empreendedor é ir à luta, apanhar, se levantar e continuar indo em frente. É fracassar e retomar de onde parou para dar a volta por cima.

Lendo os livros da nossa lista de melhores livros de empreendedorismo você terá acesso a histórias incríveis de pessoas que chegaram lá e poderá usar essas histórias como inspiração. Afinal, se você já sabe o caminho, sempre será mais fácil saber como chegar lá.

Na Raça(Maria Luíza Filgueiras)

na raça - melhores livros de empreendedorismo

Uma das mais bem-sucedidas histórias de empreendedorismo do Brasil começou com uma demissão. Em 2001, Guilherme Benchimol iniciava sua carreira no mercado financeiro carioca quando perdeu o emprego. 

Envergonhado, decidiu fugir do Rio de Janeiro: pegou o carro e dirigiu quase 20 horas até Porto Alegre, onde, longe dos principais centros financeiros do país, fundou uma modesta empresa de investimentos, a XP, numa salinha de 25 metros quadrados.

Hoje, a XP vale dezenas de bilhões de reais — e Guilherme é multibilionário. Maria Luíza Filgueiras acompanhou a XP por nove anos como jornalista e entrevistou dezenas de executivos, incluindo o próprio Guilherme, para narrar os detalhes dessa trajetória de sucesso, também marcada por muitos momentos de dificuldade. 

Nos primeiros anos, o fundador topava qualquer coisa para evitar a falência. Panfletou nos bairros chiques de Porto Alegre, vendeu o carro para pagar as contas, pediu dinheiro para amigos. Nos anos seguintes, trocou sócios, engordou, emagreceu, quase pifou. Foi tudo, como ele mesmo costuma dizer, “Na Raça”.

Uma década depois da fundação, a XP deu origem a uma revolução na vida financeira dos brasileiros ao criar sua plataforma aberta de investimentos. 

Com isso, tirou centenas de milhares de clientes dos bancos e forçou a concorrência a apostar em inovação também — uma prova de que essa história está longe de chegar ao fim. Por toda a revolução que Benchimol causou no mercado financeiro brasileiro, Na Raça é o primeiro livro da nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Sonho Grande (Cristiane Correa)

sonho grande melhores livros de empreendedorismo

Sonho Grande traz a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira que ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. 

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre.

Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Esse relato empolgante é o segundo colocado na nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Princípios (Ray Dailo)

principios ray dalio melhores livros de empreendedorismo

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. 

Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes de 2012, Dalio compartilha em Princípios suas técnicas, refinadas em quarenta anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de “verdade radical” e “transparência radical”, Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

O jeito Disney de encantar os clientes (Disney Institute)

o jeito disney

Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. 

Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso da Disney, convidados. 

Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las.Apesar de as tendências para o ambiente de trabalho irem e virem, as empresas sempre precisarão encontrar novas e criativas maneiras de capitalizar a inteligência, a paixão e a energia criativa de sua força de trabalho. 

Neste livro, são apresentados os bastidores para mostrar as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.  O Jeito Disney de Encantar Clientes é o quarto colocado em nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Comece pelo porquê (Simon Sinek)

comece pelo porquê

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar o livro Comece Pelo Porquê, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê. Esse livro também é essencial na nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Mais rápido e melhor (Charles Duhigg)

mais rápido e melhor

Um grupo de cientistas de dados do Google embarca num estudo sobre como as melhores equipes funcionam e descobre que a forma que um grupo interage é mais importante do que quem está no grupo. 

Os diretores do filme Frozen, da Disney, estão quase sem prazo e à beira de uma catástrofe – até que decidem sacudir suas equipes da maneira certa e estimulam um avanço criativo que resultou em um dos filmes mais lucrativos de todos os tempos. O que essas pessoas têm em comum?

Elas sabem que produtividade tem que ver com as escolhas que fazemos. Estudos recentes sugerem que a produtividade nem sempre está relacionada a trabalhar mais horas por dia e a tentar ser mais “eficiente”. 

Mais rápido e melhor traz oito conceitos-chave que explicam por que algumas pessoas e empresas são tão produtivas. Esses conceitos são chave e merecem presença na nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Ao combinar sua incansável curiosidade, histórias instigantes e grandes reportagens com a experiência de profissionais de diversas áreas – CEOs, educadores, generais, agentes do FBI, pilotos de avião e compositores da Broadway -, Duhigg mostra como todos nós podemos alcançar o sucesso com menos estresse e esforço, fazer mais sem sacrificar o que estimamos e nos tornar mais rápidos e melhores em tudo o que fazemos.

Dica de Ouro

Está gostando da nossa lista? Confira também nossa lista de melhores livros para ler e mudar de vida!

Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki)

pai-rico-pai-pobre

Boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém.

O mundo mudou a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc.

Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. 

Essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados.

A sociedade sofre mudanças radicais e, talvez, de proporções maiores do que as ocorridas em séculos passados. Entender esses movimentos é de vital importância e, por isso, o livro é recomendado em nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

A Startup Enuxta (Eric Ries)

a startup enxuta

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas.

Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esse movimento também merece destaque em nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

 Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”. 

Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da Startup Enxuta em qualquer projeto.

De zero a um (Peter Thie)

zero a um

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. 

O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. 

O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio – e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. 

De Zero a um não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. De certa forma, esse livro traz o elemento disruptivo para nossa lista de Melhores Livros de Empreendedorismo.

Peter Thiel apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados. 

Os Segredos Da Mente Milionária (T. Harv Eker)

os-segredos-da-mente-milionaria

Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.

Neste livro, Eker mostra em Os Segredos da Mente Milionária como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.

A Ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

E você? Qual livro de empreendedorismo você sentiu falta em nossa lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *