melhores livros de coaching

Melhores Livros de Coaching: Em Busca do Desenvolvimento Pessoal

A busca pelo desenvolvimento pessoal e o sucesso, seja na vida pessoal, na saúde e no âmbito profissional, é uma constante no dia a dia de várias pessoas. Para isso, a atuação do coach vem ganhando cada vez mais destaque.

A palavra vem do inglês e significa “treinador”, “técnico”, ou seja, a pessoa que visa orientar uma pessoa ou um determinado grupo de pessoas para alcançar os objetivos propostos.

Sendo assim, o coach é o profissional que utiliza as ferramentas de coaching para trazer benefícios aos seus clientes. Nesse caso, há coach voltado para as mais diversas áreas, desde gerenciamento de negócios, de esportes, da saúde e até de relacionamentos pessoais.

Desse modo, o coach atua como um instrumento que, por meio de técnicas que envolvem gestão de pessoas, neurociência, planejamento e outros campos, auxilia o cliente a encontrar de forma mais fácil soluções para os mais variados propósitos.

Diante da crescente popularidade e procura pelos profissionais que atuam como coach, já é possível se deparar com uma vasta literatura acerca desse assunto. Confira então alguns dos principais livros que tanto os profissionais da área, quanto os clientes, devem conhecer. 

>>> Está gostando de conhecer os melhores livros de coaching? Acompanhe todos os nossos textos em primeira mão através do nosso canal no Telegram ou Instagram.

1 – O Coach de Um Trilhão de Dólares (Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagle)

O Coach de Um Trilhão de Dólares melhores livros de coaching

Conheça as regras de ouro do maior coach de todos os tempos Bill Campbell foi o maior coach do mundo. Seu trabalho gerou um trilhão de dólares em valor de mercado. Ele trabalhou ao lado de Steve Jobs para salvar a Apple da falência. Ajudou Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin a construírem o Google. As duas empresas sozinhas passam da marca de um trilhão, e Bill ainda orientou todos os grandes líderes e as melhores equipes do Vale do Silício.

De suas posições de diretores do Google, Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagle viram como Bill desenvolvia relacionamentos de confiança, estimulava o crescimento pessoal, infundia coragem, enfatizava a excelência operacional e identificava tensões que inevitavelmente surgem em ambientes ágeis.

Baseado em entrevistas com mais de oitenta pessoas que conheciam Bill Campbell, os três escreveram O coach de um trilhão de dólares. Aqui, você encontrará as lições que levaram empresas como YouTube e Facebook ao sucesso. Aprenda os princípios essenciais que todo gestor, líder e executivo deve saber. E, nas palavras de Bill, “não faça merda”.

Esse é o livro essencial em qualquer estante de quem pretende mudar vidas e presença obrigatória em nossa lista de melhores livros de coaching.

2 – Mindset (Carol S. Dweck)

Mindset

O termo “Mindset” ganhou espaço nos últimos anos quando se fala em coaching e gestão. “Mindset” pode ser traduzido como “mentalidade” e muitas pessoas falam hoje em dia em “adotar um novo Mindset”, “mudar o Mindset”.

O livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, escrito pela psicóloga norte-americana Carol S. Dweck, aborda de forma aprofundada a questão do Mindset, mostrando o quanto ele é importante para as pessoas atingirem os seus respectivos objetivos.

O livro traz uma linguagem bastante acessível e reforça o quanto o conceito do Mindset tem relação com as conquistas, as falhas e a postura das pessoas, sejam elas no trabalho ou na vida pessoal e é uma das mais importantes obras quando falamos sobre os melhores livros de coaching.

3 – O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

O Poder do Hábito

Existem hábitos que são benéficos para o nosso dia a dia, bem como há hábitos que podem estagnar a pessoa, a impedindo de buscar por mudanças. 

Nesse livro, o autor Charles Duhigg mostra como os hábitos podem influenciar – tanto de maneira positiva ou negativa – as nossas vidas.

Além disso, o escritor aponta como é importante cultivar bons hábitos, bem como dicas para viver melhor e desenvolver um crescimento pessoal e profissional saudáveis.

4 – Hábitos Atômicos (James Clear)

hábitos atômicos

Não importa quais sejam seus objetivos, Hábitos Atômicos oferece um método eficaz para você se aprimorar ― todos os dias. James Clear, um dos mais expoentes especialistas na criação de hábitos, revela as estratégicas práticas que o ensinarão, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes.

Se enfrenta dificuldades para mudar seus hábitos, o problema não é você, é o sistema escolhido. Os maus hábitos se repetem sem parar porque você está usando o sistema errado, e não porque não queira mudar.

Assim, suas limitações não são a complexidade de seu objetivo, mas a inadequação de seus sistemas. Neste livro, você aprenderá um método comprovado capaz de levá-lo a novos patamares. 

5 – Faça do Coaching um Hábito (Michael Bungay Stanier)

Faça do Coaching um Hábito

A essência do coaching está em ajudar os outros a desbloquear seu potencial. Você pode fazer do coaching um hábito, mas somente se compreender e usar os mecanismos comprovados para criar novas rotinas e é isso que você irá conhecer em mais um dos melhores livros de coach.

O coaching deve ser um ato diário e informal, não um evento ocasional e formal. Assim, as Sete Perguntas Essenciais apresentadas neste livro lhe dão as respostas de que você mais necessita.

6 – Manual de Coaching – Guia prático de formação profissional (Arnaldo Marion)

Manual de Coaching

Essa é uma publicação voltada especialmente para quem quer investir na carreira de coaching e se tornar um profissional da área.

Por meio dele você vai ficar por dentro da origem do coaching, bem como dos principais conceitos teóricos e práticos dessa profissão.

O autor, Arnaldo Márion, apresenta também como é o funcionamento do processo de certificação, bem como traz diferentes metodologias e as suas respectivas aplicações.

7 – Faça Acontecer (Sheryl Sandberg)

faça acontecer melhores livros de coaching

As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres.

A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso.

Faça Acontecer é um livro absolutamente inspirador, em que Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. Ela acredita que um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres. A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria.

Faça acontecer é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho e por isso foi selecionado para a nossa lista dos melhores livros de coaching.

8 – Psicologia Positiva Aplicada ao Coaching (Andréa Perez e Daniela Levy)

Psicologia Positiva Aplicada ao Coaching

Coaching e Psicologia são dois assuntos que andam de mãos dadas. Nesse livro, o coach José Roberto Marques mostra o quanto esses dois campos são próximos.

Marques possui uma vasta experiência na carreira de coaching e aqui ele apresenta para os leitores o conceito de coaching positivo, que é baseado na psicologia positiva. 

A chamada Psicologia Positiva tem o objetivo de fornecer uma visão mais aberta e otimista em relação às capacidades humanas. Nesse contexto, ela tem tudo para se tornar uma ferramenta útil para o trabalho de coaching.

José Roberto Marques traz nesse livro um conteúdo bastante rico sobre como utilizar os principais conceitos da psicologia.

9 – Ferramentas de Coaching (João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim)

Ferramentas de Coaching

Escrito pelos autores João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim, a publicação apresenta aos leitores mais de 50 ferramentas eficientes para a prática do coaching.

Outro aspecto importante do livro é o glossário que define os termos mais básicos do trabalho de coaching, orientando aquela parcela de leitores que querem investir nessa carreira e conhecer mais a fundo as suas características.

10 – Mente Blindada (Susan Anderson)

Mente Blindada

Quando pensamos em sucesso, uma das imagens que vem à mente é geralmente de um homem de negócios (ou mulher) vestindo um terno, parado no topo de um prédio e olhando as ruas abaixo.
Associamos os negócios ao sucesso dessa maneira por várias razões.

Em primeiro lugar, o sucesso nos negócios geralmente traz dinheiro e riquezas. Em segundo lugar, o sucesso nos negócios sugere um certo nível de habilidade e tende a produzir um status e uma importância mais altos como resultado. Por todas essas razões, negócios e sucesso andam de mãos dadas em nossas mentes e, para muitos, essas são as alturas específicas que estamos buscando.

Mas o sucesso do negócio é realmente o que você deseja? Como você pode conseguir isso? E o que você poderia estar fazendo inconscientemente de errado que poderia estar sabotando seu próprio sucesso?

Neste guia, examinaremos em profundidade o que significa ser um sucesso nos negócios; e como você deve chegar lá.

11 – O Poder do Subconsciente (Joseph Murphy)

O Poder do Subconscient

O Poder do Subconsciente fecha a nossa lista de melhores livros de coaching e lhe ensinará técnicas para desenvolver todo o potencial da sua mente, superando adversidades, alcançando seus objetivos e mudando situações aparentemente irreversíveis.

Dr. Murphy baseia-se em um princípio simples e prático: se você acredita em algo sem restrições e faz um retrato disso em sua mente, remove os obstáculos subconscientes para que seu desejo se concretize.

Conclusão

O trabalho do coaching já faz parte do nosso dia a dia. Vários profissionais da área atuam com o intuito de ajudar as pessoas nas mais diversas disciplinas e campos de atuação, que vão desde o Marketing, gestão de pessoas, esporte e vida pessoal.

A literatura sobre o assunto é bastante abrangente e, portanto, diante dessas dicas, você já tem um bom suporte para conhecer mais o tema.

Gostou de conhecer os melhores livros de coaching? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de imagem: mohamed_hassan from PxHere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.