Melhores Livros de Simon Sinek

Se você procura leituras que conduzem a um crescimento pessoal em termos de liderança e gestão, o autor de quem falaremos hoje é um dos mais recomendados para você. Por isso, neste artigo vamos te apresentar os 5 melhores livros de Simon Sinek.

Antes de começar a citar os livros eu preciso te contar um pouco sobre o escritor:

Simon Sinek é um autor, palestrante, consultor e inspirador que aborda principalmente os assuntos de liderança e gestão. O escritor nasceu em Wimbledon. Ele se formou em Northern Valley Regional High School em Demarest.

Sinek estudou direito em Londres, porém largou a faculdade de direito para fazer publicidade.

Ele iniciou a carreira em Nova Iorque em Euro RSCG e Ogilvy & Mather e depois se tornou grande empresário. Uma de suas palestras TED está listada como a terceira mais popular de todos os tempos. Além disso, Simon prestou consultoria para as grandes empresas: Microsoft, Disney e Pfizer, e a militares dos Estados Unidos.

O autor é muito conhecido, também, por popularizar conceitos como os 5 porquês e o círculo dourado.

Comece pelo Porquê

Comece pelo Porquê simon sinek

Por que algumas empresas lucram mais do que outras? Por que algumas pessoas têm mais resultado do que outras?

Para Sinek, escritor consagrado, isso é principalmente uma questão de propósito. Você tem um propósito bem definido? Segundo o autor, as pessoas não compram o que você vende, mas sim por quê você vende.

No livro, o autor mostra que ter um objetivo, um propósito ao qual você seja fiel é o que faz alguém ou uma organização/empresa se tornar líder. As pessoas apenas se dedicam, adotam e compram se elas tiverem uma ideia clara sobre os motivos, objetivos… Sobre o que está por trás de um projeto… Pelo que ele se move…

Então, em Comece pelo Porquê, Simon apresenta a lógica que mostra que devemos seguir a linha de começar pelo “Porquê”, passar pelo “Como” até chegar no “O quê”.

Muitas exemplificações também serão apresentadas, como, por exemplo, a grande marca Apple. A Apple acumula muito valor significativo de propósito, ou seja, grande parte do valor do produto e da empresa é composto pelo seu ideal, e não apenas pelo seu material. Então, os produtos da Apple só são os melhores do mercado para quem acredita no que a empresa acredita.

Neste primeiro livro de nossa lista, o leitor vai entender como pensam, agem e se comunicam as pessoas de maior influência. Portanto, se você procura conteúdos que te ajudem a crescer como empresário, líder, influenciador ou até mesmo na vida pessoal com a sua família, por exemplo, este livro é extremamente recomendado.

O Jogo Infinito

O Jogo Infinito simon sinek

Neste livro, Sinek, autor de best sellers, atenta para a existência de 2 tipos de jogos, os quais chama de: jogos  finitos e jogos infinitos. 

Os “jogos finitos” são aqueles que têm regras fixas, em que conhecemos os jogadores, em que há um objetivo comum e, se formos jogadores veteranos, conhecemos as estratégias e coisas assim. Estes tipos de jogos tendem a ser bem mais previsíveis do que os “jogos infinitos”. Alguns exemplos podem ser futebol, jogos de baralho, tênis, etc.

Já os “jogos infinitos” são os que não têm regras claras; eles não são previsíveis; há jogadores conhecidos e desconhecidos. Mesmo que existam leis que limitem as ações dos jogadores, os movimentos de cada jogador têm um amplo número de possibilidades. Nesses tipos de jogos como política, negócios e a própria vida, os jogadores estão sempre mudando e não há perdedores e vencedores.

Grande parte das dificuldades que as empresas enfrentam se dão porque seus líderes estão jogando um jogo infinito com a mentalidade finita. Assim, eles acabam deixando a desejar, enquanto líderes com a mentalidade infinita têm projetos sólidos, empresas mais fortes e inovadoras.

Segundo o autor, quando nascemos, involuntariamente nos tornamos jogadores de um jogo infinito, que é a vida. Desse modo, a única escolha que cabe a nós é decidir como jogar.

Viver com a mentalidade infinita é ser movido por uma causa maior que si mesmo.

E aí! Com que tipo de mentalidade você quer jogar? Finita ou infinita?

Para você que busca desenvolvimento pessoal e profissional, este é um dos melhores livros de Simon Sinek.

Encontre Seu Porquê

Encontre seu porquê simon sinek

Encontre seu Porquê, de Simon Sinek, é um livro de cunho mais prático. 

O seu livro, Comece pelo Porquê, causou um grande impacto no mercado, tanto que muitas empresas começaram a adotar seus princípios e ideias em suas gestões. Seu livro inspirou a muitos e elevou o meio empresarial a um nível acima, mostrando para o mundo a importância do “porquê”.

Por isso, Simon, juntamente com Peter Docker e David Mead trazem em Encontre seu Porquê um conjunto de ferramentas práticas para identificar o seu porquê, seu propósito individual e da sua empresa.

Este livro pode ser muito importante para você conseguir alinhar os seus pensamentos e as suas ações com o seu propósito para, assim, conseguir alcançar os objetivos com maestria.

Então, usando e abusando de ilustrações bem explicativas e exercícios bem direcionados e detalhados, este livro irá te ajudar a encontrar a trilha que leva a uma vida profissional e individual de sucesso.

Portanto, este é mais um dos livros de Simon Sinek que são altamente recomendados para alguém que busca desenvolvimento profissional e pessoal.

Líderes Se Servem Por Último

Líderes Se Servem Por Último

O conteúdo deste livro está embasado em muito estudo por parte de Simon Sinek. Ele conversou com políticos, oficiais das forças armadas e líderes corporativos. Além disso, o autor fez um estudo aprofundado sobre períodos como o da antiga Grécia e da Segunda Guerra Mundial.

Assim, com muitas exemplificações históricas, Sinek faz as suas inferências. Ele mostra que líderes mais carismáticos, dedicados e que priorizam os interesses dos outros acima dos seus angariam um nível de confiança altíssimo e, dessa forma, conseguem formar equipes engajadas e comprometidas, se destinando, então, ao sucesso.

Aliás, um detalhe que acho importante de destacar é que o nome do livro é inspirado em um lema dos fuzileiros navais norte-americanos: “os oficiais se servem por último”.

Além disso, na perspectiva de Simon, parece injusto que apenas algumas pessoas se sintam realizadas com seu trabalho. O caso de pessoas que conseguem se sentir valorizados pelas empresas onde trabalham é raro e, para o autor, esse não é o cenário ideal. Entretanto, em muitos lugares, líderes estão criando equipes em que os integrantes se sentem importantes.

Agora é uma observação minha: parece que a confiança é o elemento que liga os pontos apresentados pelo escritor e percorre toda filosofia do livro. E eu falo de confiança não só no líder, mas também na própria equipe como um todo.

Simon chega a citar o exército espartano, que apesar do tamanho relativamente pequeno, gerava grande temor nos inimigos pela sua bravura e poder. E um detalhe bem representativo é que os antigos espartanos guardavam as punições mais severas para os soldados que perdiam seus escudos, pois isso colocava em risco a todo o exército. E, acredite, isso ocasionava em um sentimento de confiança recíproco entre os soldados.

Juntos Somos Melhores

Juntos Somos Melhores

Este é o último entre os melhores livros de Simon Sinek. É um livro inspirador sobre o poder da união e a busca pelo propósito – “Equipes ruins trabalham no mesmo lugar. Boas equipes trabalham juntas”.

Apesar de parecer que todos os livros citados neste artigo falam sobre a mesma coisa, todos eles têm valor único para os leitores. Essa impressão que se tem se dá porque os livros de Simon Sinek estão fundamentados nos mesmos princípios, que são os princípios pregados pelo autor, porém, em cada obra são apresentadas perspectivas e aplicações distintas.

O escritor explora uma situação muito comum no meio corporativo, onde se instala um clima tóxico de rivalidade e competitividade desgovernada que chega ser sufocante, e que, logicamente, tornam a produtividade não tão boa quanto poderia ser.

Em Juntos Somos Melhores, o autor traz o tema do primeiro livro, Comece pelo Porquê, que fala muito sobre a união de uma equipe em prol de um propósito. Dessa vez remodelado, o tema é abordado através de traços lúdicos presentes nos desenhos e frases motivacionais.

Sinek apresenta valores que parecem simples e óbvios, mas que são negligenciados no meio profissional: “Liderar não é estar no comando. Liderar é cuidar das pessoas que estão sob o seu comando”, “A liderança não é um posto ou um cargo a ser alcançado. É um serviço a ser prestado”.

Neste livro, o escritor conta uma fábula, onde em um ambiente sem muita união, três pessoas se unem contra o chamado “rei do parquinho”. Três aliados com um propósito se tornaram fortes. Assim, Simon defende o trabalho harmonioso e a importância de nunca abandonarmos os desejos profissionais e lutarmos por eles.

Gostou de conhecer mais sobre os melhores livros de Simon Sinek? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.