Você sabe quais os melhores livros de Harlan Coben?

Os amantes de um bom suspense policial com certeza já conhecem Harlan Coben, autor de vários sucessos literários do gênero. Mas quais são os melhores livros de Harlan Coben? Ele possui uma criação bem extensa, e às vezes pode até ser difícil escolher os melhores entre tantos exemplares incríveis. 

Por isso, para facilitar sua vida é que resolvemos criar esse post. Dessa maneira, separamos uma lista com os títulos mais bem cotados da carreira do autor, segundo os leitores e os críticos. Então, se quiser saber quais os melhores suspenses policiais de Harlan Coben, aqui a gente conta tudo sobre eles para você!

E quem é Harlan Coben? 

Hoje, após ganhar a trinca de ases da literatura policial americana, você pode conhecer Harlan Coben pelo apelido de “mestre das noites em claro”. Ele recebeu essa denominação pelo estilo intenso de literatura que não deixa os leitores largarem seus livros por nada. O escritor americano tem uma carreira vasta e cheia de sucessos. 

Hoje, ele mora em Nova Jersey com a esposa e os filhos, e colhe os frutos de seu excelente trabalho. É reconhecido no universo literário por seus livros policiais e suspenses de altíssima qualidade. Também atua como produtor executivo em algumas adaptações de seus livros para a plataforma de streaming Netflix.

>>> Você gosta de livros policiais? Veja também o post com as histórias de Harry Hole!

Sobre o que Harlan Coben escreve?

O autor está hoje entre as referências no segmento de livros policiais. Inclusive, ele ganhou diversos prêmios por suas obras nesta categoria. De maneira geral, os livros dele são bem densos, e normalmente apresentam mistérios a serem resolvidos. A melhor parte, é que você nunca espera o final que eles apresentam. 

Isso mesmo, Harlan Coben também é conhecido por seus incríveis plot twists, que são aquelas viradas de roteiro que deixam a gente de boca aberta durante um tempo. Além disso, também é do tipo de livro que já começa com ritmos acelerados, esfregando a ação da cara do leitor e te deixa querendo saber mais. 

Então, já é uma característica do autor ir servindo as reviravoltas em doses homeopáticas para arrasar com todos os seus palpites no final. Sem dúvidas, se você ainda não conhece os livros, vai virar fã dos contextos que Harlan Coben cria em seus livros, sempre recheados de muito mistério e ação. 

Quais são os melhores livros de Harlan Coben? 

Ao todo, ele tem mais de 20 títulos de sua autoria, publicados em 45 idiomas e fazendo um grande sucesso ao redor do mundo. Porém, alguns exemplares são mais bem cotados do que outros, segundo a opinião dos leitores. Por isso, resolvemos fazer uma lista com os melhores livros de Harlan Coben, para você conhecer um pouquinho mais: 

Além dos melhores livros do Harlan Coben, existem vários outros bons que você pode encontrar entre suas obras. E se quiser saber um pouco mais sobre os que listamos neste post, a gente fez um pequeno resumo para dar uma aguçada na curiosidade, e você já começar a se preparar para o “mestre das noites em claro”, confira: 

Não Fale Com Estranhos  

não fale com estranhos

Um dos melhores livros de Harlan Coben foi transformado em uma série da Netflix chamada “The Stranger”. O livro é uma série de reviravoltas sensacionais que vão te fazer construir e destruir teorias em questão de algumas páginas. A leitura tem oscilações de ritmo em vários pontos, mas nunca deixa de ficar interessante. 

No livro, você acompanha a história de Adam Price, marido de Corinne e pai de 2 filhos. Um dia, dentro de um bar, um estranho lhe diz que os filhos não são dele, e que Corinne o engana. Depois disso, meu amigo, é só paranoia em cima de paranoia. Adam resolve confrontar Corinne e resolver a situação, mas a mulher simplesmente desaparece. 

Então, começa a luta de Adam para conseguir encontrar a esposa e saber se os filhos são realmente dele ou não. Mas é Harlan Coben, meu amigo, você achou que a história ficaria por isso mesmo? O autor te joga no meio de um mundo de intrigas, chantagem e até assassinatos. Pode se preparar para passar noites acordado esperando para saber o que acontece no final. 

O Inocente 

o inocente

O Inocente é outro dos melhores livros de Harlan Coben que viraram seriado na Netflix, depois do sucesso do livro. No geral, a história cativa por parecer que é impossível personagens tão diferentes coexistirem no mesmo universo. Parece que não tem como encaixar perfis tão diferentes e ainda conseguir uma trama envolvente. 

Mas novamente, é Harlan Coben, meu querido leitor. Ele consegue colocar um ex-presidiário, uma freira, prostitutas e uma mulher grávida na mesma narrativa. E ainda conseguir que isso faça sentido em um mistério. Dessa maneira é que o livro é costurado com maestria, e é mais um dos melhores livros de Harlan Coben que vai tirar seu sono. 

O livro conta a história de Matt, após nove anos desde que saiu da prisão. Ele tentou separar uma briga e acabou assassinando alguém, e foi condenado por isso. Agora, ele vai ser pai, tem uma vida estável e está progredindo quando recebe um vídeo da esposa com um desconhecido em “atividades suspeitas”. 

Como deixava implícito o sensacional Machado de Assis: “traiu ou não traiu?” Essa é uma das questões que Matt vai procurar resolver, enquanto esbarra em várias outras reviravoltas. Não é à toa que esse livro também virou seriado, porque ele vai te deixar preso até descobrir qual o desfecho. Já separe espaço na sua lista de leituras, que esse vale a pena. 

Silêncio na floresta

silêncio na floresta

Mais um dos melhores livros de Harlan Coben que foi para a Netflix com uma adaptação. Alguns críticos afirmam que dos livros que viraram série, este seria o mais bem cotado. Neste exemplar o que chama atenção são os personagens que criam e perdem importância ao longo da trama. A sensação é de que Coben joga xadrez com a nossa cabeça o tempo todo. 

Paul “Cope” Copeland é um promotor que acabou de perder a esposa, e tem uma filha de 6 anos. Então, ele está com um caso super importante onde dois jovens são acusados de estupro. Contudo, esse caso vai transportar sua mente para 20 anos atrás, num acampamento de verão onde sua irmã e três amigos foram assassinados de forma brutal. Um fato que Cope jamais superou. 

Dessa maneira, você se vê enredado entre tramas do presente e acontecimentos do passado. Isso tudo fornece um grande material para entender a mente do protagonista, e os personagens que vão surgindo e sumindo vão te fazer criar milhares de teorias. Só para vê-las morrerem na página seguinte. Mais um título entre os melhores livros de Harlan Coben que você não pode deixar de ler!

Não Conte A Ninguém

não conte a ninguém

Não conte a ninguém é outro dos melhores livros de Harlan Coben, e talvez um bom teste para problemas cardíacos. Você vai ficar com o coração na mão com a adrenalina que esse livro traz em suas páginas. Assim, logo no começo a gente já recebe uma bomba nas primeiras 50 páginas, e o restante do livro é tão intenso quanto. 

Neste exemplar, que faz parte dos livros mais vendidos de Harlan Coben, a gente conhece David Beck, um pediatra apaixonado pela esposa, Elizabeth. Então, em uma das comemorações de aniversário deles, são atacados e agredidos, e Elizabeth acaba morta nas mãos de um psicopata. 

Só aí o coração já vai a mil, e os lenços acabam quando a gente segue com David tentando se reerguer depois da tragédia. Então, ele começa a receber e-mails com informações que só a esposa morta saberia. Aí é Harlan Coben até o final, e o medidor de pressão ao lado. O ritmo a partir daí é alucinante e o mais legal é que o autor consegue manter assim até o final, que também é surpreendente. 

Volta Para Casa 

volta para casa

Esse título entre os melhores livros de Harlan Coben está dentro da série do detetive Myron Bolitar. Ele é mais ou menos como um Cormoran Strike de Harlan Coben, aquele que todo mundo chama quando ninguém mais consegue resolver os casos. Ao todo, a série de Myron tem 6 livros, que são muito bons também. 

Esse título não tem um ritmo tão intenso quanto a maioria dos outros, porém a construção dos personagens foi impecável. Harlan Coben conseguiu criar características psicológicas tão bem elaboradas que surpreende a profundidade com que os personagens são explorados em sua psique. Parece que cada um deles tem uma vivência real de traumas e feridas emocionais. 

O livro conta a história de dois garotos que são sequestrados aos 6 anos sem deixar rastros. Então, após 10 anos, o tio deles recebe algumas pistas de onde poderiam estar. Ele pede ajuda à Myron, e juntos vão atravessar a Europa tentando encontrar os garotos. O livro oscila entre a ação e a leveza, e é uma dica de leitura que você não pode perder. 

A Grande Ilusão 

a grande ilusão

Além destes títulos, aqui também temos outro dos melhores livros de Harlan Coben, e dessa vez com uma protagonista feminina. Neste exemplar o autor consegue te colocar à par das situações e desvendar o mistério central ao mesmo tempo que a protagonista. Então, você fica totalmente no escuro acompanhando com a mesma emoção de dúvida e intensidade. 

A personagem central, Maya, é uma ex-piloto do exército americano, que foi afastada por conta de uma operação que saiu mal. Logo em seguida, o marido e a irmã são assassinados em circunstâncias misteriosas. Então, algum tempo depois ela vê o marido brincando com a filha pequena em uma filmagem, que aconteceu duas semanas **depois** dele falecer. 

Depois dessa informação, caro leitor, pode se preparar para roer as unhas de ansiedade. As peças chave para o mistério são fornecidas de pouquinho em pouquinho, e você só consegue formar teorias depois de mais da metade do livro. A sensação é muito boa de não saber o que pode vir pela frente, e no melhor estilo Harlan Coben, o final vai te deixar de boca aberta. 

Até O Fim 

até o fim

Entre os melhores livros de Harlan Coben, a gente não poderia deixar de inserir um título polêmico. O exemplar Até o fim, publicado em 2017, ainda divide opiniões de leitores quanto à obra. Alguns acreditam que foi um final exagerado e desconexo com o restante dos capítulos. Contudo, outros creem que é mais um para a lista de obras primas do autor. 

O mistério central é investigado por Nap Dumas, que nunca mais foi a mesma pessoa depois da morte do irmão e o desaparecimento da namorada em circunstâncias misteriosas. Então, depois de 15 anos ele tem a chance de resolver este desaparecimento e as circunstâncias da morte de Leo. Novamente, o final é surpreendente e ele é quem divide as opiniões dos leitores de Coben. 

E será que vale a pena acompanhar o autor Harlan Coben?

Se você é fã de suspenses e livros policiais (e também se não for), vale muito a pena acompanhar os melhores livros de Harlan Coben. Ele realmente faz jus ao apelido de “mestre das noites em claro”, e você com certeza vai se apaixonar pelo estilo de escrita dos seus exemplares. 

De maneira geral, ele sabe criar contextos que prendem o leitor. O autor foge dos clichês de livros que vão pegando ritmo conforme o andar da narrativa. Logo no começo ele joga uma bomba que será o tema central do livro, e depois desenrola os acontecimentos ao redor dessa informação. 

Assim, você passa a história toda junto com os protagonistas, juntando peças para tentar desvendar o mistério. É o tipo de livro que te faz criar várias teorias que vão sendo quebradas ao longo da narrativa. E pode acreditar, quase nunca dá para acertar o desfecho final. 

Um ritmo sensacional de escrita, com plots na medida certa sem forçar a barra. Assim é a escrita de Harlan Coben e com certeza você vai amar conhecer um pouco mais dessa fera do mundo literário. Vale a pena acompanhar suas obras, e adicionar os melhores livros do Harlan Coben à sua estante. 

E se estiver curtindo o conteúdo, não deixe de ver outras sugestões de livros aqui no blog. Temos vários autores policiais com séries incríveis em nossos posts, é só acompanhar as postagens e continuar aproveitando nossas dicas de leitura. Fique sempre por dentro das novidades!

Gostou de conhecer mais sobre os melhores livros de Harlan Coben? Veja outros posts recentes do blog!

2 comentários em “Você sabe quais os melhores livros de Harlan Coben?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.