jo nesbo ordem dos livros

Ordem dos Livros de Jo Nesbø: As histórias de Harry Hole

Pense nessa história única: Um jovem que era fraco nos estudos decide que seguiria a carreira de jogador de futebol pelo Tottenham Hotspur FC e posteriormente Molde FC. Depois de um problema no joelho, ele decide largar o futebol e se tornar corretor da bolsa de valores ao mesmo tempo que fundou uma banda de relativo sucesso na Noruega, chamada Di Derre. Por fim, cansa de tudo aqui e decide fazer uma viagem à Austrália que o inspirou a criar um romance policial. Esse é o começo da carreira literária de Jo Nesbø, o homem que presenteou o mundo com a série de livros do detetive Harry Hole. 

Ao voltar de sua viagem à Austrália, Jo enviou seu manuscrito para uma editora em Oslo com um pseudônimo, para evitar que seu sucesso como artista interferisse na avaliação de seu livro. Deu certo: o livro O Morcego acabou publicado e originou uma série de muito sucesso ao redor do mundo. 

É importante que você tente ler a saga seguindo a ordem dos livros de Jo Nesbø. Se você começar por outros livros que não O Morcego poderá ter impacto em certos acontecimentos e, portanto, frustrar algumas expectativas suas como leitor. 

A série é composta de tramas empolgantes e inteligentes, além de explorar os cenários de uma forma incrível. Às vezes até dá vontade de olhar no Google Maps os locais narrados pelo autor. Se você gosta de histórias de mistério e policial, tal qual os livros de Agatha Christie, os livros de Jo Nesbø são capazes de te conquistar e logo você estará colocando o autor como um dos seus favoritos do gênero. 

Um último adendo: Vamos tratar nesse texto a saga de livros sobre o detetive Harry Hole. O autor também já publicou outras sagas como os romances policiais protagonizados por Olav Johansen e os livros infantis de Doktor Proktor, além de outras obras que serão tratados em textos futuramente. 

O Morcego

o morcedo jo nesbo

Esse é o primeiro volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole. 

Altamente violenta e eletrizante, a história inicia quando a polícia australiana encontra o corpo de uma jovem norueguesa no fundo de um penhasco. A vítima tinha sinais de estrangulamento, mas sem vestígios do criminoso. Para ajudar a solucionar o caso, a Divisão de Homicídios da Noruega envia o inspetor Harry Hole à cidade para que ele fosse um observador do caso. 

Junto com o policial Andrew Kensington, um nativo da polícia de Sidney, irá descobrir que esse não é um caso isolado, mas sim obra de um serial killer que cometera assassinatos por todo o país. 

Como pano de fundo são tratadas questões como alcoolismo, questões raciais e lendas nativas da Austrália. 

Baratas

baratas jo nesbo

No segundo volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole mudamos nosso enredo para Bankok, na Tailândia. 

Nesse caso, Harry Hole é enviado para a cidade para tentar abafar o caso de um embaixador norueguês encontrado com um punhal cravado nas costas num hotel de baixa reputação. A ideia por parte do governo norueguês é que a investigação fosse feita sem chamar a atenção das manchetes dos jornais.

Logo ao chegar no país, Hole descobre que o embaixador estava envolvido numa grande perda de dinheiro por ter tido um descontrole relacionado à apostas em cavalos. Para cobrir essas perdas, ele teve que recorrer a agiotas. Apesar de pistas apontarem para esse caminho, poucas pessoas da família parecem estarem dispostas a revelar os segredos mais íntimos do embaixador. 

Harry se depara com um emaranhado de pistas falsas e só pode contar com a inspetora Liz Crumley. Mas, à medida que se aproxima da verdade, ele corre o risco de se tornar a próxima vítima.

Garganta Vermelha

garganta vermelha jo nesbo

No terceiro volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole continuamos a nossa viagem pelo mundo, desta vez no país natal do nosso protagonista. 

Nesse livro, que se passa no ano de 1999, nosso detetive precisa investigar uma rede de tráfico de armas, provavelmente relacionada a um grupo neonazista. Nesse meio tempo, um ex-soldado de guerra é encontrado morto durante o inverno e a investigação parece interligar essas duas situações. 

Somos levados de volta à guerra, em um intercalado de “vai e voltas” entre presente e passado, o que pode ser um pouco confuso para um leitor menos atento. Da mesma forma, o thriller irá envolver discussões muito polêmicas, por exemplo dando luz a quem dentro da história colaborou com os nazistas no país durante o período. 

A Casa da Dor

a casa da dor jo nesbo

No quarto volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole continuamos em Oslo, na Noruega. 

Nesse livro, nosso protagonista decide aceitar o convite para jantar de uma ex-namorada chamada Anna, após a atual, Rakel, viajar à Russia. 

A ideia é que fosse um jantar inocente, mas Harry acorda em casa sem se lembrar de nada da noite anterior. E, para piorar, descobre que Anna havia sido assassinada. 

Aqui temos uma lembrança de acontecimentos de livros anteriores, como o assassinato de Ellen que acontecera no livro Garganta Vermelha, e que é um ponto relevante desse livro, portanto, reforçamos aqui 

A Estrela do Diabo

estrela do diabo jo nesbo

Esse é o quinto volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole.

Durante um verão com temperaturas tropicais em Oslo, o investigador Harry Hole é obrigado a sair de suas férias para tentar desvendar o cruel assassinato de uma jovem, morta em sua própria casa. 

O que parecia um homicídio isolado, se revela um caso macabro e com várias vítimas. O elemento em comum: o assassino deixa um dedo de cada vítima e deixa no local do crime um diamante no formato de pentagrama.

O Redentor

o redentor jo nesbo

Esse é o sexto volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole e continuamos em Oslo, mas dessa vez no inverno natalino da cidade. 

Durante o tradicional evento do beneficente do Exército da Salvação, um assassinado e a equipe do inspetor Harry Hole é chamada para solucionar o caso. 

Após a investigação, Hole direciona a sua busca ao Pequeno Redentor um é realizado e o inspetor Harry Hole é chamado para solucionar o caso. 

A investigação leva ao pequeno redentor, um assassino croata. 

Durante sua busca pelo assassino verdadeiro, nos deparamos com outros assassinatos e tramas paralelas inquietantes. 

Boneco de Neve

ordem dos livros jo nesbo boneco de neve

Esse é o sétimo volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole e é provavelmente o livro que catapultou o autor entre os nomes de principais nomes dos thrillers policiais de todos os tempos. É, provavelmente, o maior sucesso do autor no Brasil e livro pelo qual a maioria de seus leitores o conheceu.

Dessa vez Harry investiga uma sequência de casos de desaparecimentos na Noruega. Todas as vítimas são mulheres casadas e com filhos, sempre na primeira neve do ano. E o principal suspeito: a pessoa que está por trás das cartas anônimas que se autointitula Boneco de Neve (o boneco também é a assinatura que o assassino deixa em todos os locais que comete seus crimes).

O Leopardo

o leopardo

Esse é o oitavo volume da ordem dos livros de Jo Nesbø e desta vez vamos acompanhar nosso protagonista até Hong Kong.

Três mulheres são encontradas mortas e a única conexão entre os crimes é que elas passavam a noite sozinhas nas montanhas. 

Em clima de tensão nos espera nesse livro, já que Harry passa também a estar na mira desse psicopata. 

O Fantasma

o fantasma

Esse é o nono volume da ordem dos livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole que está de volta à Noruega após três anos vivendo em Hong Kong. 

Nesse livro saímos um pouco do usual das histórias de Hole, que passa a investigar um homicídio relacionado ao tráfico de drogas. 

E o pior, Oleg, o menino que Harry ajudou a criar, é quem está preso pelo suposto crime. O detetive passa, então, a tentar reunir provas que inocentam o rapaz e apontem para outro culpado. 

Polícia

polícia jo nesbo

Dessa vez, o alvo dos ataques criminosos é a própria polícia. Um investigador aposentado e um detetive são mortos com requintes de crueldade. 

Uma força-tarefa de Harry com seus amigos é montada para que solucionem o crime, antes que eles sejam as próximas vítimas. 

Nesse livro também vamos encontrar motivações de personagens que só são compreendidas por quem leu os livros anteriores, demonstrando, portanto, a importância de ler os livros na ordem correta.

A Sede

a sede

Uma mulher é morta em seu apartamento após um encontro casual marcado pelo Tinder. A repercussão da mídia do caso pressiona a polícia para uma rápida solução do caso. 

Por causa dessa pressão, o chefe de polícia Mikael Bellman resolve chantagear Harry para que ele volte à divisão de homicídios. 

O caso vai reabrir feridas passadas, colocando Hole frente a frente com o único assassino que escapou de suas garras. 

Faca

faca ordem dos livros de jo nesbo

Chegamos ao último volume da série de livros de Jo Nesbø sobre Harry Hole já lançado. 

Agora, uma mulher é encontrada morta em sua casa num caso que choca Oslo. 

De novo, Harry se vê envolvido nesse caso, ao acordar com as mão ensanguentadas e com uma faca que parece ter sido a arma usada no crime. Para piorar, ele não se lembra muito da noite anterior. 

As suspeitas logo começam a cair sobre nosso protagonista que terá que lutar para provar a sua inocência. 

Ao mesmo tempo, o primeiro serial killer preso por Hole chamado Svein Finn aparece para atormentar ainda mais a sua vida. 

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Jo Nesbø? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.