myron bolitar ordem

Myron Bolitar – Ordem Dos Livros e Mistérios Incríveis

Para quem já conhece o autor, mas ainda não leu a ordem dos livros de Myron Bolitar, já pode incluir em sua lista de próximas leituras. Com uma escrita densa, profunda e com muitas reviravoltas, com certeza essa história vai deixar você de queixo caído muitas vezes.

Então, separamos um post completinho com todas as obras e um resumo sobre cada uma. Por isso, se quiser conhecer mais sobre a ordem de leitura Myron Bolitar, é só continuar por aqui conosco.

>>> Não deixe de se inscrever em nosso canal do Telegram ou Instagram para não perder nenhuma novidade.

Descubra mais sobre Harlan Coben, o mestre das noites em claro

Ganhador da trinca de ases da literatura policial (um combo de premiações máximas), Harlan Coben se consagrou como um dos maiores nomes do gênero na atualidade. Dono de narrativas cativantes, ele mistura humor, romance e suspense em uma só série e se coroa com seu personagem Myron Bolitar.

Depois disso, ele ainda criou mais de 30 livros e um filme para o streamin da Netflix, do qual também foi produtor. O “mestre das noites em claro”, apelido dado pelos fãs e a crítica, segue absoluto no ranking de bons escritores de suspense. Assim, ainda podemos esperar muitos trabalhos de qualidade pela frente!

Então, qual o enredo central da ordem dos livros de Myron Bolitar?

A ordem dos livros de Myron Bolitar tem um enredo focado nos casos que o detetive desvenda ao longo da vida. Assim, ele é um agente de esportes e investigador durante o tempo livre. Ex-jogador de basquete, tem um contato grande com o mundo esportivo (a maioria dos casos têm alguma relação).

Além disso, ele é um personagem bem complexo, cheio de conflitos interiores de ética, moral e família. Dessa maneira, cada livro tem um foco importante dentro desses temas. A intenção do autor é trazer discussões sobre tópicos cotidianos, tudo isso regado com o carisma e humor que Myron naturalmente tem.

Qual a ordem dos livros da série Myron Bolitar?

No total, a ordem dos livros da série Myron Bolitar apresenta 11 exemplares, sem uma ordem narrativa definida. Por isso, você consegue acompanhar todos os títulos como preferir.

Abaixo você irá verificar por sequência de publicação a ordem dos livros de Myron Bolitar. Criamos alguns resumos sobre os títulos, para aumentar a curiosidade sobre essa saga incrível e cheia de mistérios. Não perca tempo e comece a conferir agora mesmo!

1 – Quebra de Confiança

Quebra de Confiança

O primeiro na ordem dos livros de Myron Bolitar é Quebra de confiança. Aqui, conhecemos o detetive que deu fama à Harlan Coben, e seu universo pessoal. Uma das características mais fortes na escrita desse autor é a construção do estado de espírito dos protagonistas, quase como se fosse palpável.

No começo da saga, entendemos que Myron é um ex-jogador de basquete frustrado (e isso tem um impacto importante na complexidade do personagem). Assim, o primeiro mistério acontece quando Kate, noiva de um dos clientes do detetive, desaparece. Apenas uma calcinha é encontrada na lixeira do campus.

A trama toda se desenrola entre saber o que aconteceu com a garota e os conflitos pessoais do protagonista. Porém, para evitar os spoilers (já que os livros de Coben são um plot atrás do outro), só podemos dizer: se prepare para surpresas intensas, de tirar o fôlego.

2 – Jogada Mortal

Jogada Mortal

Se é pra ser profundo, o segundo na ordem dos livros de Myron Bolitar não economiza. O mundo dos esportes fica em evidência, com questões importantes como a cobrança que jovens atletas passam desde o início da carreira. Tudo isso, com muito suspense e mais um mistério para resolver.

Assim, Valerie, uma das pupilas de Myron, resolve voltar ao mundo do tênis e quer que ele a agencie. Porém, acaba sendo assassinada logo em seguida, e mais um caso para Myron resolver. A investigação acaba levando o detetive para casos mais antigos, e a volta de inimigos poderosos.

Porém, aqui vai uma recomendação nossa: apesar de Harlan Coben levar os assuntos com delicadeza, ele trata sobre abuso sexual na trama. Por isso, pode ser um pouco além da curva para quem já tem problemas com gatilhos dessa natureza. Então, mesmo que não haja descrições gráficas, pode incomodar um pouco.

3 – Sem Deixar Rastros

Sem Deixar Rastros ordem dos livros de myron bolitar

Na terceira parte da ordem dos livros da série Myron Bolitar, os personagens secundários tem um destaque maior. Agora, Esperanza e Win vão ajudar o detetive a encontrar um astro da NBA que desapareceu sem deixar nenhum vestígio. Mas se engana quem pensa que é um sumiço comum.

Então, acredito que neste livro o autor foi moldando sua maneira de escrita, e dá para sentir uma diferença no ritmo. Dessa maneira, ele é bem mais corrido e a narrativa vai se construindo de uma maneira mais próxima da escrita atual de Coben. 

4 – O Preço da Vitória

O Preço da Vitória ordem dos livros de myron bolitar

Segundo a ordem cronológica, o quarto livro na ordem de leitura da série Myron Bolitar é O preço da vitória. Agora o filho de uma golfista de elite é sequestrado, e o pai dela (e avô do garoto) pede ajuda para encontrar seu neto. Porém, como nessa saga nada é o que parece, muitos mistérios vão surgir durante a investigação.

Nessa parte da história, os conflitos com a mãe vão ao extremo, e o detetive acaba tomando algumas decisões que vão te deixar reflexivo. Existe um toque muito grande de filosofias sobre a família e como essas relações nos moldam durante a vida. Um dos livros mais emocionantes da série, com certeza vale a pena ler.

5 – Um Passo em Falso

um passo em falso

A quinta parte na ordem dos livros de Myron Bolitar é Um passo em falso, onde o protagonista precisa encontrar seu antigo treinador (sim, todo mundo desaparece misteriosamente). Mais uma vez Myron vai salvar o mundo, e você vai se surpreender com todas as reviravoltas que a trama dá.

Aqui, aparece uma das minhas personagens favoritas, a Brenda (crush do Myron, desculpe Jessica). Ela é uma mulher incrível, e acaba convencendo muito mais do que a real namorada do detetive. Assim, eles vão entrar em um jogo de gato e rato amoroso e profissional, que vai te levar do 0 ao 100 em algumas páginas.

6 – Detalhe Final

Detalhe Final ordem dos livros de myron bolitar

O sexto exemplar na ordem dos livros de Myron Bolitar traz uma trama central um pouco diferente. Agora, Esperanza é suspeita de um assassinato, e Myron vai precisar correr contra o tempo para provar sua inocência. Isso tudo com o sarcasmo já peculiar que tornou esse detetive um sucesso.

Nesta parte da trama, apesar de amarrar algumas pontas soltas das anteriores, a sensação é de que os plots são muitos. Assim, fica até um pouco confuso de conseguir acompanhar a narrativa, por conta de tantas reviravoltas. Mas não deixa de ser um bom livro, que precisa de um pouco mais de atenção para fazer sentido.

7 – O Medo Mais Profundo

O Medo Mais Profundo ordem dos livros de myron bolitar

Com um enredo incrível (mesmo, de verdade), o sétimo exemplar na ordem dos livros de Myron Bolitar é O medo mais profundo. E essa profundidade não fica só no título, agora que o autor remexe em vários pontos complexos (de novo) do protagonista.

Nessa parte da história, Myron vai reencontrar um amor do passado que não acabou muito bem. Então, Emily entra em contato com nosso detetive favorito para encontrar um doador de medula para o filho. O homem desapareceu e ele vai precisar gastar os neurônios para salvar a vida do filho de seu ex-romance.

8 – A Promessa

A Promessa

Em A Promessa, Harlan Coben mistura o suspense com uma teia bem emocional, na oitava parte da ordem dos livros da série Myron Bolitar. O tema central é a relação entre pais e filhos, mas sem perder a mão na ação. Uma adolescente some deixando apenas uma mensagem para trás “não fale para ninguém que me viu”.

Então, os pais dela entram em contato com Myron para tentar recuperar a filha perdida. Mas nessa fase, a vida dele está uma bagunça, a empresa não vai bem e a relação com o filho está abalada. Assim, o caso acaba sendo uma maneira do detetive ter uma percepção interior maior, salvando também a própria vida.

9 – Quando Ela se Foi

Quando Ela se Foi ordem dos livros de myron bolitar

Nosso simpático detetive retorna para a nona parte da ordem dos livros de Myron Bolitar, com força total. Aqui, o mistério também gira em torno de um amor do passado (sim, ele tem vários mal resolvidos), que pede a ele para encontrar o ex-marido que sumiu em Paris.

Se você estiver esperando uma sequência muito incrível, talvez se decepcione um pouco. Dentro da sequência, este é um dos livros que acaba dando uma “caída” no ritmo. Os plots parecem um pouco saturados, e o ritmo de escrita (apesar de muito bom), também muda. Algumas vezes, menos é mais na literatura.

10 – Alta Tensão

alta tensao

Se a última parte não tem uma recepção tão agradável, a décima volta com tudo para agradar os leitores mais críticos. Dessa maneira, a ordem dos livros da série Myron Bolitar retorna às origens de escrita. Um mistério bem simples, mas que coloca a trama em outro nível de suspense (bem vindo de volta Coben!)

Um astro do rock faz uma postagem estranha no Facebook, questionando a paternidade de seu filho. Em seguida, desaparece misteriosamente, e a namorada contrata Myron para resolver o problema. Mas o sumiço esconde muito mais do parece, mostrando que a fama também tem um lado obscuro.

11 – Volta Para Casa

Volta Para Casa

Se precisasse escolher um favorito, com certeza seria Volta para casa. A trama sobe muito a qualidade, com um enredo cativante e criativo, que realmente te deixa noites em claro. E aqui também conhecemos Mickey, sobrinho de Myron, protagonista da saga seguinte de Harlan Coben.

Duas crianças de 6 anos são sequestradas na última parte da ordem dos livros da série Myron Bolitar. Os sequestradores entram em contato, pedem o resgate e somem. Dez anos depois, o detetive consegue encontrar uma das crianças, e agora precisa correr contra o tempo para descobrir o que aconteceu com eles.

Conclusão

É complicado escrever uma resenha sobre Harlan Coben, porque só o nome desse autor já tem um peso imenso. Particularmente, é um dos preferidos desta que vos escreve, uma fã de mistérios e histórias de detetive. Dessa maneira, não é por menos que ele recebeu o título de “mestre das noites em claro”.

O ritmo que imprime para a ordem dos livros de Myron Bolitar é cativante e frenético (realmente te deixa noites sem dormir). Assim, os livros são muito bem construídos e com plots dignos de cinema. A narrativa geralmente corre do mesmo jeito: um mistério para solucionar e os dilemas pessoais de Myron.

Pode parecer um pouco fora da curva e tedioso para quem não conhece o autor ainda. Mas acredito que se tem alguém que consegue descrever uma goteira caindo no balde de maneira que te prenda, é Harlan Coben. Afinal, ele elabora personagens orgânicos e complexos, coerentes com as tramas incríveis.

Por essas e outras razões, com certeza vale a pena ler a ordem dos livros da série Myron Bolitar. Será uma excelente adição à sua lista de leituras, e já se prepare para ficar algumas horas com a cara grudada nas páginas. Mas é uma leitura bem densa, evite acompanhar junto com outros livros parecidos.

Além disso, se quiser conhecer outros livros policiais, é só continuar acompanhando nossos conteúdos. Aqui no blog temos mais posts incríveis para você ficar por dentro de tudo que acontece no mundo literário. Fique em dia com as novidades e últimos lançamentos por aqui!

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Myron Bolitar? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.