livros de suspense e mistério

13 Melhores Livros de Supense: os mistérios mais tensos da literatura

Neste artigo você vai conhecer nossa lista dos melhores livros de suspense mais insanos das livrarias e poderá passar várias horas degustando maravilhosos sentimentos de tensão, angústia, suspense… Tudo que um fã de thriller pode querer.

Este tipo de obras literárias são caracterizadas por segredos obscuros, intrigas e questões que prendem o leitor a ponto dele não conseguir tirar os olhos dos textos até que tenha uma resposta para matar sua ansiedade. 

Geralmente você vai se deparar com um mistério logo no começo do livro, várias situações que vão trazer muito suspense, uma trama que desperta muita curiosidade e crimes, muitos crimes. 

Verity (Colleen Hoover)

verity livro de mistério

Verity é provavelmente a obra mais famosa de Colleen Hoover. É um livros de mistério que te prende do início ao fim. A história passa pelo acidente de Verity Crawford, uma autora best-seller por trás de uma série de livros de sucesso. Esse acontecimento acaba por interromper seu processo de escrita e uma nova autora é chamada para concluir a história.

Essa escritora é Lowen Ashleigh, que tem como missão ser uma ghost writer e finalizar os três livros restantes. Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros anteriores, Lowen concorda em passar um tempo na casa dos Crawford, onde escolhe o escritório do casal para fazer a sua criação. Imersa naquele cenário, ela encontra uma biografia que parece ter sido escrita por Verity e aborda  fatos acontecidos desde o dia em que conhece Jeremy, seu marido, até os instantes imediatamente anteriores a seu acidente – incluindo sua perspectiva sobre as tragédias ocorridas às filhas do casal.

Lentamente, Lowen começa também a se apaixonar por Jeremy ao mesmo tempo que guarda segredos escritos por Verity que poderiam modificar a sua relação com o marido. 

Mentirosos (E. Lockhart)

mentirosos livros de mistério

Mentirosos é um dos melhores livros de suspense, é viciante e impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados totalmente. A prosa lírica e a densidade das histórias no livro farão você mergulhar de cabeça no mundo da família Sinclair, como é de se esperar, uma família rica, renomada e tradicional. A protagonista é Cadence (a principal herdeira e neta favorita).

Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos.

Cadence – neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos, daí o nome do livro.

Toda a família a trata com extremo cuidado, trata o assunto como um segredo guardado a sete chaves e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

A Última Festa (Lucy Fole)

a última festa melhores livros de suspense

A ùtima Festa, de Lucy Foley, é um livro de mistério e suspense que foi lançado no Brasil em 2019 pela Editora Intrínseca.

Um grupo de amigos de 9 pessoas, sendo 4 casais e uma moça solteira, sempre se reúne para comemorar o fim do ano. Pelo menos eles fazem isso desde que se formaram na universidade, que foi onde se conheceram, com exceção de dois indivíduos dentre eles.

Com a intenção de que fosse tudo perfeito, os amigos tomam seu rumo em direção a um lugar bem remoto na Escócia, em uma hospedagem exclusiva.

Contudo, esse grupo tão fechado possui segredos obscuros e essa viagem promete se tornar um verdadeiro show de suspense quando ocorre uma morte. Então, isolados em um fim de mundo, há um assassino entre eles, e, assim, um clima de tensão se instala e permanece durante toda a trama.

Um de Nós Está Mentindo (Karen M. McManus)

Um de Nós Está Mentindo melhores livros de suspense

A trama deste livro que é presença garantida em qualquer lista de melhores livros de suspense e mistério começa quando um grupo de 5 jovens entram em detenção no colégio de Bayview, todavia apenas 4 deles saíram com vida.

A morte de Simon durante a detenção gera uma trama eletrizante na busca de um culpado, e o leitor poderá bolar suas teorias sobre esse grande mistério.

Por Simon ser dono do canal de fofocas mais conhecido da escola, ele poderia estar tramando revelar segredos cabulosos sobre qualquer um que tenha deixado escapar algo durante a detenção. Por isso, todos os 4 são suspeitos. Além do mais, parece que todos têm alguma coisa a esconder. 

Assim, a narrativa apresenta as perspectivas de cada personagem, e aos poucos vai remontando os acontecimentos.

Livros de mistério são a especialidade da autora de Um de Nós está Mentindo e, por conta disso, é válido recomendar que você veja esse artigo sobre os melhores livros de Karen M. McManus.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte (Celeste Ng)

Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Conheci essa obra através da adaptação televisiva para a Amazon Prime e me apaixonei, portanto não poderia faltar na nossa lista de livros de suspense. E não é para menos: esse foi eleito em 2017 como um dos melhores livros do ano por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post.

Tudo acontece em Shaker Heights, um local onde tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.

Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson (Elena fica compadecia após ver Mia e sua filha dormindo num carro e decide “ajudar”).

Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker (rolando inclusive um romance entre um dos filhos e a filha de Mia. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

O Homem de Giz (C. J. Tudor)

o homem de giz melhores livros de suspense

 Homem de Giz é a primeira obra e um dos melhores livros de suspense de C.J. Tudor. Assim, a autora já começou com o pé direito no mercado literário. O título foi um sucesso, estando em alta nos principais rankings de livros do país durante semanas seguidas. Porém, ele gera algumas controvérsias.

A trama se passa em duas linhas temporais diferentes, onde você pode acompanhar o passado e presente de Eddie e seus amigos. Assim, em 1986 é possível conhecer a dinâmica dos acontecimentos que constroem o mistério central da história: os bonecos de giz. 

Nesse contexto, Eddie e sua turma, quando crianças, usavam um código feito de bonecos de giz para se comunicar. Essa era uma maneira de conseguirem fugir do bullying e agressões praticadas por valentões da escola. Até que esses bonecos os fazem encontrar o corpo de uma mulher desmembrada em um parque.

Então, 30 anos depois, o mesmo Eddie na cidade em que passou a vida inteira se depara com bilhetes anônimos com bonecos palito desenhados. Por isso, o novo aparecimento das figuras de sua infância pode trazer novas revelações sobre o passado e antigos traumas com os quais lidar.

Joyland (Stephen King)

joyland livros de mistério

Joyland é um thriller de um dos escritores do gênero terror/suspense/mistério mais famosos da literatura: Stephen King, o mesmo autor de sucessos como It, A Coisa e O Iluminado.

Nesse livro, acompanhamos as desventuras do universitário Devin Jones, que está iniciando um trabalho passageiro no parque Joyland. Ele está tentando seguir sua vida, conseguindo dinheiro, pagando a faculdade e tentando esquecer o término do seu namoro.

Entretanto, neste novo lugar, a única coisa que ele vai conseguir é uma grande dose de suspense na sua vida. 

Naquele parque, há anos atrás, uma menina foi assassinada e reza a lenda que o espírito da pobre garota ainda assombra o trem fantasma. O assassino ainda está à espreita e a alma da menina precisa descansar.

Sendo assim, com a ajuda de um garoto misterioso com dons sobrenaturais, Devin terá uma jornada tensa e eletrizante pela frente.

Garota Exemplar (Gillian Flynn)

Garota Exemplar

A trama se inicia quando a esposa de Nick desaparece repentinamente. Algumas pistas indicam que tenha sido um sequestro. Assim, por pressão de algumas partes, e também por conta do jeito que Nick se comporta, os olhares se voltam para ele, tornando-o o maior suspeito.

Além do mais, o diário da Amy revela um casamento conturbado, reforçando a pressão para cima de Nick. Mas, se você já está acostumado com esse gênero literário, deve saber que as coisas não são tão simples assim e, com certeza, a verdade é bem mais cabulosa do que parece.

Garota Exemplar, entre os livros de suspense, é uma excelente recomendação. A autora, Gillian Flynn, alternando a narrativa entre as perspectivas de Amy e Nick, conduz uma ótima história cheia de reviravoltas para te deixar fissurado até descobrir a verdade.

Ilha do Medo (Dennis Lehane)

Esse thriller conta a história de Teddy Daniels, um xerife que embarca numa missão em um hospital psiquiátrico para criminosos isolado em uma ilha. Ele precisa investigar a fuga de um paciente.

Ao tentar extrair informações dos funcionários do hospital, ele começa a perceber que eles estão escondendo coisas e, então, passa a querer obter provas para cada afirmação que fazem.

Então Teddy vai atrás de interrogar pacientes na intenção de obter respostas para o que está se tornando um grande mistério. E quanto mais ele descobre, mais desconfiado de tudo fica e, quanto mais ele sabe, mais perigoso e hostil se torna aquele lugar.

Em meio a toda essa “loucura”, você gastará seu tempo através dos textos dessa incrível obra de Dennis Lehane tentando desvendar o grande enigma daquela ilha, podendo montar diversas teorias com o desenrolar da trama.

Um detalhe interessante a se ressaltar é que na versão dessa obra adaptada para o cinema, Leonardo DiCaprio é o protagonista.

Morte no Nilo (Agatha Christie)

morte no nilo mistério

Agatha Christie. Eu duvido que você não tenha escutado esse nome alguma vez na vida, pois se trata de uma das autoras mais icônicas da literatura universal. Muito conhecida por suas histórias de detetive, ela é autora de muitos livros de mistério policial.

Publicado em 1937, Morte no Nilo é uma trama clássica de mistério e suspense. Protagonizada por Hercule Poirot, a narrativa traz uma mistura de sentimentos: paixão, inveja, raiva, desconfiança…

Ao sair de férias em um cruzeiro de luxo pelo Nilo, o protagonista acaba perdendo a oportunidade de descansar quando uma morte acontece no navio. Para o azar do assassino, o grande detetive Hercule está a bordo e não descansará enquanto não desvendar o enigma.

Mas o caso parece não ser tão fácil, já que todos parecem ter motivo para ter assassinado a Linnet.

Assim, em meio a tantas mentiras, o personagem principal precisará colocar todas as suas habilidades de investigação em prática.

Não Conte a Ninguém (Harlan Coben)

não conte a ninguém

Não conte a ninguém é um dos grande livros de mistério de Harlan Coben, e talvez um bom teste para problemas cardíacos. Você vai ficar com o coração na mão com a adrenalina que esse livro traz em suas páginas. Assim, logo no começo a gente já recebe uma bomba nas primeiras 50 páginas, e o restante do livro é tão intenso quanto. 

Neste exemplar, que faz parte dos livros mais vendidos de Harlan Coben, a gente conhece David Beck, um pediatra apaixonado pela esposa, Elizabeth. Então, em uma das comemorações de aniversário deles, são atacados e agredidos, e Elizabeth acaba morta nas mãos de um psicopata. 

Só aí o coração já vai a mil, e os lenços acabam quando a gente segue com David tentando se reerguer depois da tragédia. Então, ele começa a receber e-mails com informações que só a esposa morta saberia. Aí é Harlan Coben até o final, e o medidor de pressão ao lado. O ritmo a partir daí é alucinante e o mais legal é que o autor consegue manter assim até o final, que também é surpreendente. 

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Stieg Larsson)

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Outra obra da nossa lista de melhores livros de suspense e mistério vamos trazer a história de Harriet Vanger, uma jovem herdeira que some sem deixar vestígios em 1966. Desde então, o patriarca da família Henrik Vanger recebe uma flor emoldurada que, por sinal, era o mesmo presente que ele costumava dar a Harriet. Isso o faz acreditar que alguém da família a havia matado (por conhecer essa rotina). 

Após 40 anos, Henrik contrata o jornalista Mikael Blomkvist para investigar o caso. O jornalista reluta em aceitar, porém ele também precisa proteger a sua revista Millennium, onde ele perdera um processo por difamação contra um gigante do mercado financeiro. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet.

Para solucionar o caso, ele precisará do auxílio de Lisbeth Salander, uma hacker que conta com uma mente infatigável para a busca de dados. Logo, eles conseguem seguir a trilha de segredo e perversidades da família para solucionar o caso do desaparecimento de Harriet. 

A Garota do Lago (Charlie Donlea)

Não dá para começar uma lista de melhores livros de suspense e mistério sem citar o grande sucesso editorial A Garota do Lago, que vem figurando as listas de livros mais vendidos do Brasil desde 2017.

A história se passa na bucólica Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas. Nessa pacata cidade, a filha de um advogado famoso chamada Becca Eckersley é brutalmente assassinada. Tal crime chama a atenção da população da região e a repórter Kelsey Castle começa a investigar o caso.

O problema é que quanto mais ela investiga, mais se dá conta de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado (é de ficar arrepiado…).

Gostou de conhecer a nossa lista com os melhores livros de suspense e mistério? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de Josh Hild no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.