ordem livros millennium

Trilogia Millennium: Ordem dos Livros da saga sueca que surpreendeu o mundo

Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos em todo mundo, a saga é composta por uma trilogia de livros escritos pelo jornalista sueco Stieg Larsson e mais três volumes pelo também sueco David Lagercrantz que assumiu a autoria dos livros após a morte de Larsson. Vamos tratar neste texto a ordem dos livros de Millennium e explicar o por quê desse imbróglio.

Isso aconteceu porque Larsson teve um ataque cardíaco súbito logo após entregar os originais da sua obra e nunca chegou a ver o sucesso dela. Como houve um gap de 8 anos entre a publicação do último livro de Larsson e o primeiro de David, popularmente a saga ficou conhecida como Trilogia Millennium. 

A saga também foi motivo de uma batalha judicial entre a família de Larsson e a sua companheira, já que eles não eram legalmente casados. Os direitos da trama acabaram ficando com a família, a qual escolheu Lagercrantz para criar uma continuação para a trilogia Millennium. 

A história é focada em dois personagens principais, a hacker Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist. Lisa Salander é uma hacker brilhante no estilo anti-heroína, bissexual, punk e vítima de violência. Já o jornalista é o diretor da revista Millennium, obsessivo, avesso ao materialismo e ao abuso de poder.

Além do suspense gerado na tramas, os livros são caracterizados por muita violência e pela forma original com que Larsson cria a trama, fazendo-a passar por diversos aspectos da vida contemporânea sueca, e fácil de transportar para todos os países, pela corrupção, e até mesmo tratando de assuntos como invasão de privacidade, violência sexual contra as mulheres, movimentos neofascistas e o abuso de poder de uma maneira geral.

Conheça nesse texto a ordem dos livros de Millennium.

Os homens que não amavam as mulheres (Stieg Larsson)

os homens que não amavam as mulheres

O primeiro volume da ordem de livros da trilogia Millenium é Os homens que não amavam as mulheres. Nele, conhecemos a história de Harriet Vanger, uma jovem herdeira que some sem deixar vestígios em 1966. Desde então, o patriarca da família Henrik Vanger recebe uma flor emoldurada que, por sinal, era o mesmo presente que ele costumava dar a Harriet. Isso o faz acreditar que alguém da família a havia matado (por conhecer essa rotina). 

Após 40 anos, Henrik contrata o jornalista Mikael Blomkvist para investigar o caso. O jornalista reluta em aceitar, porém ele também precisa proteger a sua revista Millennium, onde ele perdera um processo por difamação contra um gigante do mercado financeiro. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet.

Para solucionar o caso, ele precisará do auxílio de Lisbeth Salander, uma hacker que conta com uma mente infatigável para a busca de dados. Logo, eles conseguem seguir a trilha de segredo e perversidades da família para solucionar o caso do desaparecimento de Harriet. 

A menina que brincava com fogo (Stieg Larsson)

a menina que brincava com fogo ordem millennium

No segundo volume da ordem de livros da trilogia Millenium, temos um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres sendo brutalmente assassinados. A polícia aponta que a arma utilizada nos crimes continha digitais de ninguém mais, ninguém menos que Lisbeth. Ela desaparece.

Mikael, então, começa a sua busca, pois ele sabe que essa trama é muito audaciosa, e, portanto, os inimigos de Lisbeth devem ser muito habilidosos. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.

A rainha do castelo de ar (Stieg Larsson)

a rainha do castelo de ar

No terceiro volume da ordem de livros de Millennium, Lisbeth Salander está se recuperando dos ferimentos quase mortais que teve nos acontecimentos dos livros anteriores. 

Mikael continua uma investigação destinada a comprovar a inocência de sua amiga. Ele receberá a ajuda de Annika Giannini, uma advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência,, e o inspetor Jan Bublanski. 

Com a ajuda deles, será desmantelado um complô sórdido que acontecia dentro do Estado sueco, o qual envolvia antigos inimigos de Lisbeth.

A garota na teia de aranha (David Lagercrantz)

a garota na teia de aranha

Esse é o quarto volume da ordem de livros de Millennium e o primeiro escrito por Lagercrantz. 

Após se livrar das acusações contra si na Suécia, agora Lisbeth é responsável por invadir os supercomputadores da agência de segurança NSA. 

Ao mesmo tempo, Mikael está atrás de um furo jornalístico que o coloca na mesma trilha de Salander. 

Presos a uma teia de aranha mortífera, Lisbeth e Blomkvist terão mais uma vez que unir forças, agora contra uma perigosa conspiração internacional.

O homem que buscava sua sombra (David Lagercrantz)

o homem que buscava sua sombra

Chegamos ao quinto volume da ordem de livros de Millenium. Depois do best-seller A garota na teia de aranha, encontramos.

Agora Lisbeth se encontra atrás das grades na Suécia. Ao lado de sua cela está uma jovem muçulmana acusada de matar o irmão. 

Mesmo atrás das grades, Salander se engaja em mais uma investigação sobre a sua infância as partes encobertas de sua infância traumática, depois que Holger Palmgren lhe apresenta pistas sobre um experimento pseudocientífico realizado com gêmeos, contando com a ajuda de Blomkvist. 

A garota marcada para morrer (David Lagercrantz)

a garota marcada para morrer

O volume final da ordem de livros de Millennium é marcado pelo encontro final de Lisbeth com sua irmã gêmea e arqui inimiga. 

Ao mesmo tempo, Mikael é acionado pela polícia sueca após um homem ser encontrado morto num parque no centro de Estocolmo. O homem, que era um mendigo, havia sido visto por diversas testemunhas falando coisas sobre Johannes Forssell, o ministro da defesa da Suécia, o que vai levar nosso jornalista, mais uma vez, a investigar as conexões tenebrosas de políticos suecos com crimes nada banais. 

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Millennium? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.