teto para dois resenha

Teto Para Dois: Comédia Romântica de Beth O’Leary [Resenha]

[cn-social-icon]

Neste texto, vamos fazer uma resenha de Teto Para Dois – uma comédia romântica escrita por Beth O’Leary e lançada pela editora Intrínseca, em que os personagens se conhecem de uma maneira inesperada, além de abordar temas como relacionamento abusivo, amizade e crescimento pessoal. 

Tiffy está à procura de um apartamento porque precisa sair da casa do ex-namorado, mas como não tem muito dinheiro disponível para pagar um aluguel, ela possui apenas duas opções: um local precário, com muitos mofos pelas paredes ou dividir um apartamento (e a mesma cama) com um desconhecido. 

Ela decide encarar a segunda opção, pois o proprietário do local trabalha em horários diferentes do dela, e possui apenas a regra de nunca se encontrarem.

Leon revolveu sublocar o apartamento para pagar as despesas do advogado que defende seu irmão que foi preso injustamente. Como ele fica apenas durante os dias úteis e passa os fins de semana com a namorada, Tiffy se torna a colega de quarto ideal.

Dessa forma, Tiffy e Leon passam a se comunicarem por post-its deixados pela casa, começando com assuntos rotineiros até chegarem a relatar algumas coisas pessoais. Através desses bilhetes, nós vamos conhecendo melhor a personalidade de cada um. 

“Foi uma maneira estranha de conhecer Leon, escrever todos esses bilhetes nos últimos meses, e meio que aconteceu sem que eu percebesse – em um minuto, estava rabiscando um recado rápido para ele sobre comida, no outro, era uma correspondência completa e diária.”

Esta ideia de se comunicar por meio de bilhetes dá muito certo, deixando a história ainda mais intimista e fofa, até que um dia eles se encontram sem querer, e o acordo que tinham anteriormente passa a não funcionar da maneira que esperavam.

>>> Este texto é uma parceria do blog Verso Aleatório com Os Melhores Livros. Abaixo você vai conferir mais da nossa resenha de Teto Para Dois. Mas antes, gostaria de convidar para nos seguir também no YouTubeTelegram e Instagram, redes nas quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog! Caso queira adquirir o livro, você ajuda o blog ao comprá-lo por esse link

Os Personagens Principais

Tiffy é fora dos padrões de beleza, fofa e divertida, trabalha em uma editora de livros no estilo faça-você-mesmo e atualmente está participando de um livro sobre crochê, algo que ela ama e usa com muito orgulho. Nas descrições, ela sempre faz diferentes combinações de roupas misturando cores e texturas, e parece sempre dar certo.

Leon é discreto e generoso, trabalha como enfermeiro em um local de cuidados paliativos. O livro não deixa claro sobre sua etnia, mas ele comenta sobre já ter sofrido racismo no início do livro. Ele é uma pessoa de poucas palavras, mas consegue cativar os poucos amigos que tem no trabalho. 

Uma dupla e tanto! A química entre eles é o que faz o livro ser tão bom de ler.

Os Personagens Secundários

Algo a ser ressaltado na nossa resenha Teto Para Dois é a participação dos personagens secundários que foi muito bem feita, com bons desenvolvimentos e contribuições diretas para a trama principal. A gente passa a gostar de quase todos eles e a odiar uns dois. 

Gerty e Mo são amigos da Tiffy e ambos se preocupam com ela. Por fim, acabam se tornando uns queridos por nós leitores. Dois pacientes do Leon também fazem parte da história, e vamos tendo um carinho por eles ao longo da leitura, principalmente Holly, que é uma criança esperta e muito inteligente.

No livro percebemos o empenho e a dedicação de Leon em provar a inocência do irmão, preso e condenado injustamente por um crime que não cometeu. A autora mostra que às vezes a justiça pode ser falha, e que isso pode refletir na vida de uma pessoa inocente, além das pessoas ao seu redor. 

“É estranho ver como é fácil conhecer alguém pelos vestígios que a pessoa deixa para trás.”

Os Capítulos

Outra parte importante para uma resenha de Teto Para Dois é demonstrar a evolução dos capítulos. O livro acontece de forma cronológica, com partes da história divididas por meses, porém também há presença do tempo psicológico, pois, em alguns momentos a história acontece como forma de recordações dos pensamentos dos personagens, com lembranças passadas. 

A história é narrada no ponto de vista de Tiffy e Leon, o que faz com que entendamos os dois lados e percebemos os sentimentos de cada um ao longo de cada acontecimento. Os capítulos são curtos e intercalados entre eles, mostrando cada um com seu dia a dia e dilemas próprios. 

Relacionamento Abusivo

Apesar do romance central, a autora trouxe o tema relacionamento abusivo como um assunto importante, porém de maneira leve, em que a personagem vai percebendo aos poucos o quão tóxico e manipulador era o ex-namorado. As atitudes manipuladoras dele, com abusos psicológicos camuflados em “boas ações”, fez com que Tiffy se sentisse insegura e dependente dele ao longo do tempo em que se relacionaram. Porém quando ele percebe que não exerce mais controle sobre ela, ele passa a demonstrar a necessidade que tem de controlar as situações. Quem já passou por circunstâncias parecidas em um relacionamento abusivo consegue se identificar muito com Tiffy. 

Além disso, a rede de apoio que ela teve foi muito bem descrita e necessária, de forma que os personagens secundários se tornaram cativantes ao auxiliarem Tiffy nos traumas que ela passou e no suporte para conseguir seguir em frente.

“Lembre-me de que não há salvação para as pessoas, as pessoas só podem salvar a si mesmas. O melhor que você pode fazer é ajudar quando elas estiverem prontas.”

Conclusão

Concluímos nossa resenha de Teto Para Dois dizendo que torcer para que Tiffy e Leon fiquem juntos é algo esperado e inevitável – um clichê diferente e muito gostoso de ler . O romance ocorre de forma lenta, com bons momentos de amizade e dilemas sem muita enrolação. Mesmo sendo previsível, dá para aproveitar bem a leitura por ser leve e muito fluida.

“— Você tem cheiro de casa. 

— Você é a minha casa.”

Mais um incentivo para você ter vontade de ler o livro: ele ganhou uma adaptação que será uma minissérie de seis episódios no serviço de streaming Paramount+, que inclusive já postou algumas fotos dos personagens. Ansiosa para chegar logo ao Brasil! ❤️

Gostou de conhecer a nossa resenha de Teto Para Dois? O que achou do livro? Confira também outros artigos recentes do blog abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *