Neste texto, você vai conhecer nossa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão, uma peça de comédia escrita por Shakespeare em meados da década de 1590. Há alguns traços desse texto bem parecidos com o enredo de Romeu e Julieta: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica.
Particularmente, essa é uma das minhas histórias favoritas da literatura clássica. Uma das mais belas peças de Shakespeare, meu mentor e grande mestre da literatura Inglesa. Para você que pensa que Shakespeare é sinônimo de tragédia, vai se surpreender com essa comédia espetacular.
Aqui vamos conhecer a história de dois jovens apaixonados que são proibidos de se estarem juntos, já que Egeu, o pai, prefere ver a filha Hérmia morta do que casada com Lisandro. Ele escolhera Demétrio para casar com sua filha. Apesar de Demétrio amá-la, esse romance não é correspondido. No entanto, há outra personagem que o ama, chamada Helena.
➜ Caso esteja gostando dessa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site.
A Escolha de Hérmia
Começamos nossa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão a com o Duque Teseu que está prestes a se casar com Hipólita, mas antes ele precisa resolver um embrólio em sua cidade. A filha de Egeu, Hérmia, fora prometida a Demétrio. Contudo, Hérmia ama Lisandro. Egeu, pai de Hérmia, recorre ao Duque e às leis e tradições atenienses para obrigar sua filha a casar-se com Demétrio. Diante do impasse amoroso, Teseu lança uma escolha à Hérmia: ou se casa com Demétrio, como prometido pelo seu pai, ou converte-se no altar de Diana e abandona a companhia de homens para viver em solidão como serva e devota da deusa.
Hérmia recusa fazer a vontade do pai. As leis de Atenas, no entanto, prevêem a pena de morte para esses casos.
Lisandro e Hérmia decidiram fugir para continuarem juntos e escaparem das leis atenienses. O encontro foi marcado em uma floresta próxima. Hérmia conta sua decisão à Helena, sua melhor amiga (apaixonada por Demétrio). A ideia aqui era que sua amiga se animasse com a fuga e tentasse conquistar Demétrio. Helena, após saber do plano, promete guardar segredo até que eles estejam longe o bastante.
A Fuga
Helena resolve contar tudo para Demétrio sobre o plano com a intenção de ficar com a gratidão e a amizade dele, além de claro ganhar sua confiança. Ela também acreditava que após essa atitude de sua amiga, Demétrio não iria mais procurar saber dela e romperia o casamento.
Entretanto seu plano não funciona e Demétrio parte em busca de Hérmia, pois além de amá-la deseja se casar com ela a todo custo considerando-se o homem perfeito para ela, e ela a única dama perfeita para ser sua esposa.
Demétrio então parte floresta adentro em busca de Hérmia, e Helena vai atrás seguindo-o, tudo para tentar chamar sua atenção e quem sabe na floresta somente os dois ele possa finalmente olhar para ela.
A situação agora é: os dois jovens amantes Hérmia e Lisandro estão fugindo para lutar por seu amor, e atrás deles estão Demétrio e Helena. Os quatro jovens, todos querendo estar com seu amor. Naquela noite os dois casais de apaixonados se encontram na floresta com a companhia de fadas e elfos.
A Floresta Encantada
O casal, Oberon (rei dos elfos) e Titânia (rainha das fadas), morava no bosque, porém brigava muito por ciúmes. Os dois estão em conflito porque Titânia não quer entregar a Oberon um órfão indiano para lhe servir de pajem.
Para se vingar da esposa, Oberon decide pingar o suco da flor do amor nos olhos de Titânia enquanto ela dormia (ele conta com a ajuda de um outro elfo chamado Puck para isso). O encantamento faria com que ela se apaixonasse pelo primeiro que avistasse ao abrir os olhos, com a intenção de pregar uma peça em sua esposa.
Titânia, rainha das fadas, ao acordar, avistou Fundilhos, um homem artesão que estava no bosque, e foi a vitima da brincadeira de Puck, que o havia enfeitiçado para que ficasse com corpo de homem e cabeça de asno (burro). Enquanto a rainha estava apaixonada pelo ser monstruoso, o rei Oberon aproveitou para pegar o órfão e assim ter um pajem humano.
Encontros e Desencontros
Agora se dará início as maiores confusões do livro e, por isso, precisamos citar na nossa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão.
Oberon acabou vendo Helena correndo pelo bosque atrás de Demétrio e declarando seu amor. Isso o comoveu, portanto, ele decidiu ajudar a tal moça. Assim, ordena a Puck que colocasse o suco da flor do amor nos olhos de Demétrio, sendo esse o rapaz que era amado pela jovem.
Nesse momento, com os quatro jovens perdidos pela floresta, é muito fácil se confundir entre quem está apaixonado por quem, ou fugindo de quem. Além disso, eles se misturam com os habitantes da floresta, duendes e fadas divididos em meio à rixa entre seus reis, Oberon e Titânia.
Encontros e desencontros, beijos e desentendimentos, feitiços e brincadeiras, uma ciranda de amor e ódio. Até o dia amanhecer, muitas confusões irão acontecer nessa floresta, pois tem muita fantasia reservada para esta noite de verão.
Como Puck era muito atrapalhado, ele pingou o suco da flor do amor nos olhos de Lisandro, já que ele não estava ciente que haviam dois jovens humanos na floresta.
Tudo se complica ainda mais quando a primeira pessoa que Lisandro avista é Helena e, portanto, apaixona-se por ela, deixando Hérmia muito confusa e triste.
Todos se Apaixonam Por Helena
Oberon percebe que Puck espremeu o suco no ateniense errado e pede para Puck colocar sobre os olhos de Demétrio que ao ser atingido pelo suco da flor se apaixonaria por Helena. Mas para evitar outra confusão e corrigir o erro de Puck, Oberon decide que ele mesmo pingaria o suco da flor do amor nos olhos de Demétrio, que imediatamente também se apaixonou por Helena.
Aí então a confusão está armada: antes os dois rapazes eram apaixonados por Hérmia, agora ambos são enamorados por Helena. Helena acredita que ambos os jovens estão brincando com ela e se divertindo, enquanto isso ela fica confusa e triste por acreditar ser apenas uma piada para eles, já que ninguém a amava e agora ambos a perseguem. Mas como os dois dizem amá-la e desejam provar seu amor, então eles decidem marcar um duelo para ver quem irá ficar com Helena, deixando Hérmia totalmente de lado.
Para Hérmia a situação também está muito confusa, pois momentos antes Lisandro declarava seu amor a ela, mas agora está apaixonado por sua amiga. Ela acredita que sua amiga possa ter tentado roubar seu amado, conquistando assim o coração de Lisandro e tão pouco compreende como Demétrio agora também se encontra apaixonado pela sua amiga Helena.
A Correção Dos Erros
Para mais uma vez corrigir o erro, Puck e Oberon fizeram Demétrio e Lisandro adormecerem. Depois, colocaram Hérmia perto de Lisandro e Helena perto de Demétrio. Pingaram o suco de uma erva de desencantamento nos olhos de Lisandro para ele voltar a amar Hérmia. Enquanto Demétrio ainda estará sob o encanto, mantendo seu amor por Helena. E assim tudo foi resolvido.
Ao acordarem, os quatro acreditaram que tudo tinha sido um sonho.
Quando tudo se resolve e os encantos são desfeitos a paz volta a reinar. Os desejos de Hérmia finalmente são aceitos e resta aguardar o casamento de Teseu.
Titânia, que ainda estava enfeitiçada pelo suco da flor do amor, estava sendo escrava de Fundilhos e fazendo todas as suas vontades. Oberon que tinha planejado tudo ficou com dó da esposa e agora que ele já havia conseguido o pequeno órfão indiano para lhe servir de pajem que era o que ele tanto queria acabou por desenfeitiçar sua esposa usando o suco da mesma erva de desencantamento.
Ao despertar, Titânia também acreditou que tudo tinha sido apenas um sonho. Titânia e Oberon ficaram muito felizes por se reencontrarem e fizeram as pazes.
Egeu, Teseu e Hipólita andaram horas pelo bosque à procura de Hérmia (que estava acompanhada dos 3 amigos).
O Casamento Finalmente Será Realizado
Ao encontrá-los, Egeu quer a punição de Lisandro pela fuga e que Teseu decrete o casamento de Hérmia com Demétrio, porém Demétrio diz que ama Helena e não quer mais se casar com Hérmia. Então Teseu decide que os casais Hérmia e Lisandro e Helena e Demétrio também se casariam na mesma cerimônia, para evitar novas confusões ou problemas. Egeu, assim, aceitou.
Após a realização dos três casamentos, Oberon e Titânia jogaram um encantamento por todo o palácio para que os casais fossem felizes pelo resto da vida.
E Puck, que foi o que mais se divertiu com as confusões que ele mesmo provocou, diz que tudo aquilo não passou de um sonho de uma noite de verão.
Nesse momento, Shakespeare usa um artifício que também foi utilizado em sua peça mais famosa, Hamlet, uma encenação de teatro dentro da peça. Um grupo de atores amadores decide encenar. ‘A mais lamentável comédia e a mais cruel morte de Píramo e Tisbe’.
Nessa peça, Píramo e Tisbe estão perdidamente apaixonados um pelo outro e estão separados por um muro. Ao ouvir um barulho, Tisbe sobe em uma árvore para fugir de um leão, mas deixa cair seu véu. Píramo corre para socorrer sua amada, mas encontra o leão despedaçando o véu de sua amada e ainda véu tinha sangue. Não suportando a perda, ele se mata. Tisbe, ao ver todo o ocorrido, também se suicida.
Conclusão da Resenha de Sonho de Uma Noite de Verão.
Finalizamos a nossa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão ressaltando que essa comédia é uma das peças mais populares de Shakespeare. Nela se expressam e harmonizam o real e o fantástico, o desejo e a razão, a sensatez e a loucura, num amálgama de tradições que o Bardo reinventa e transforma para criar um mundo de sonho, infantil e lúdico, que dá vida ao contraste entre imaginação e realidade.
Detalhes da edição brasileira:
- Título: Sonho de uma noite de verão
- Autor: William Shakespeare
- Tradução: Walcyr Carrasco
- Editora: Moderna Literatura
- Data da publicação: 5 maio 2014
- Número de páginas: 200 páginas
Gostou da nossa resenha de Sonho de Uma Noite de Verão? Então, comente abaixo o que você achou da obra e não esqueça de nos marcar nas redes: @osmelhoreslivros!
Muito bom!!! me ajudou muito, obrigado.