Ordem dos Livros de Ramsés: O Filho da Luz

Se você é como eu, o antigo Egito evoca muitas curiosidades na sua cabeça, seja pela imensa e complexa civilização que esse povo criou, seja pela construção das pirâmides que até hoje nos despertam curiosidades. É por isso que você deve conhecer a ordem de livros de Ramsés.

Quem nos leva para conhecer esse incrível mundo é o autor Christian Jacq que nasceu em Paris, em 1947. Egiptólogo renomado, ele é doutor em Estudos Egípcios pela Sorbonne. Em 1995, lançou a Série Ramsés, em cinco volumes, que consagrou definitivamente a sua carreira literária. A série já vendeu mais de 11 milhões de livros em 29 países em todo o mundo.

E a sua saga inicial não poderia ser sobre outro personagem: Ramsés reinou o Egito durante mais de sessenta anos. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés era amado por seu povo. Foi reconhecido por cultivar a sabedoria, a justiça e promover a prosperidade. 

Ele também é provavelmente o Faraó bíblico que mantinha relações de amizade com Moisés. 

Ramsés: O filho da Luz (Vol. 1)

Ramsés: O filho da Luz (Vol. 1)

Esse é o primeiro volume da ordem de livros de Ramsés. Nesse livro, Christian Jacq reconstrói com grandiosidade a vida o faraó que reinou durante o tempo de mais prosperidade no Egito e cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais.

Nesse livro, Ramsés tem apenas 14 anos e seu pai. Conhecemos também Séthi, faraó venerado pelo povo, que fez do Egito o mais poderoso império do mundo. 

Ramsés: O templo de milhões de anos (Vol. 2)

ramses o templo de milhoes de anos

Chegaos ao segundo volume da ordem de livros de Ramsés. Agora, chegou a hora da coroação do novo faraó que tem todos os atributos para ter sucesso. 

O amor de Nefertari, a grande esposa real, e da mãe, a sólida rede de amizades mantidas desde a adolescência, entre as quais a do hebreu Moisés, e a capacidade de Ramsés para avaliar os homens ajudá-lo-ão a assumir as suas pesadas funções.

Mas ele também precisará se defender de muitos complôs contra si para se preservar no trono. 

Ramsés: A batalha de Kadesh (Vol. 3)

Ramsés: A batalha de Kadesh (Vol. 3)

Neste terceiro volume da ordem de livros de Ramsés – A Batalha de Kadesh -, nosso faraó terá que vencer dois inimigos poderosos. 

O primeiro é o implacável exército hitita. A batalha ocorrerá em frente à Kadesh, fortaleza inexpugnável da Síria do Norte. 

 O segundo é o efeito da magia que está tirando impiedosamente a vida da esposa real – Néfertari. Vítima de um feitiço, sua saúde declina irremediavelmente e faz com Ramsés apele de diversas formas aos céus. 

Ramsés: A dama de Abu-Simbel (Vol. 4)

Ramsés: A dama de Abu-Simbel (Vol. 4)

Chegamos ao quarto volume da ordem de livros de Ramsés. Apesar do violento choque da batalaha de Kadesh, o faraó não conseguiu lograr a vitória. Como última tentativa de evitar ainda mais mortes, iniciam-se as negociações de paz com os hititas. 

Paralelamente, Ramsés decide homenagear a esposa com um incrível presente: em Abu Simbel, serão edificados dois templos, símbolos do seu amor eterno.

Por fim, o faraó também enfrenta outras duas ameaças: Moisés exige a liberatação do povo hebreu do Egito, e uma magia negra proferida por Ofir atingirá o primogênito de Ramsés. 

Ramsés: Sob a Acácia do Ocidente (Vol. 5)

Ramsés: Sob a Acácia do Ocidente (Vol. 5)

Chegamos ao último volume da ordem de livros de Ramsés.

Agora, o faraó está com 50 anos e o Egito aproveite de uma prosperidade jamais vista. Ramsés tenta, acima de tudo, preservar a paz duramente conquistada.

Também veremos a continuação da construção dos templos dedicados à esposa real. Além disso Ramsés também será obrigado a princesa Hitita para conservar a tão sonhada paz.

Gostou de conhecer a ordem de livros de Ramsés? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.