melhores livros de terror

Top 10 melhores livros de terror que vão dar arrepios!

Confira neste artigo 10 dos melhores livros de terror já escritos em toda história da literatura.

Uma boa história de terror é sempre um ótimo jeito de experimentar aquela adrenalina horripilante subindo pelo seu corpo; se um filme de 2 horas já te oferece tempo suficiente de angústia e medo, imagine os livros, que te deixarão por dias intrigado e preso a um insano conto pavoroso.

Antes de iniciar a listagem dos melhores livros de terror é preciso deixar claro que os elementos não seguem nenhuma ordem de preferência e que a seleção é uma escolha pessoal.

Top 10 melhores livros de terror que vão dar arrepios!

1 – A Profecia (David Seltzer)

a profecia melhores livros de terror

O livro A Profecia escrito por David Seltzer em 1976 envolve um casal quase perfeito (Jeremy e Katherine Thorn).

Digo “quase” porque ainda faltava uma das coisas mais importantes para uma família completa e feliz, um filho.

Katherine, que já havia abortado 2 vezes e, por causa disso, passou por um período deplorável de depressão, estava grávida novamente. No dia do parto um desastre aconteceu: sua criança nasceu morta.

Naquele mesmo hospital tinha nascido um menino, o qual sua mãe não aguentara e morrera no parto e que não se sabia sobre nenhum parente.

Então Jeremy, que sabia que sua esposa não aguentaria essa realidade, tomando conhecimento a respeito do menino, decidiu leva-lo em lugar do seu filho perdido.

E é neste ponto onde tudo começa, pois Damien (nome concedido ao menino) é o próprio Anticristo.

Cabuloso, não?

2 – O Exorcista ( William Peter Blatty)

o exorcista terror

Nada mais terrível que uma história de possessões demoníacas, não é verdade?

Essa trama é uma das mais conhecidas do gênero no mundo, tanto que provavelmente você, pelo menos, já ouviu falar, eu acredito.

O Exorcista conta a história de uma possessão de uma menina de 12 anos chamada Regan. Tudo começou com um desses simples jogos de tabuleiro.

Vou te falar uma coisa: fique longe desses tabuleiros sinistros se você não quiser problemas com entidades sobrenaturais. Eu nem me atrevo rsrsrs.

Este é considerado por muitos um dos melhores livros de terror já escritos e, além disso, há quem diga que o livro é bem melhor que o filme.

3 – As ruínas (SCOTT SMITH)

as reuínas livro assustador

As ruínas conta uma trama envolvendo 2 casais de estudantes, Jeff e Amy e Eric e Stacy.

O grupo passa as férias em Cancún, no México. De início, como uma boa viagem de férias, estão apenas se divertindo em um lugar com clima agradável, tomando banho e tomando sol.

Achavam que sua aventura não iria nada além de umas férias em um lugar ousado, todavia, a problemática se inicia ao conhecerem um alemão chamado Mathias, que está em busca do seu irmão desaparecido.

Então, juntos, se arriscam em uma jornada por uma floresta situada perto de uma escavação arqueológica. O ambiente, habitado por nativos extremamente hostis, traz muitos episódios de pânico para os aventureiros, chegando tocar até o sobrenatural.

4 – It – A Coisa ( Stephen King )

it a coisa livro horror

Esse é um grande clássico de Stephen King. It conta a história de um grupo de crianças de uma cidadezinha pacata que resolveram tentar desvendar um grande mistério local.

O grupo se depara com uma criatura sobrenatural extremamente assustadora, capaz de assumir várias formas, e que se alimenta do medo que causa nas vítimas. Na primeira vez, a Coisa desapareceu; e eles não encontraram mais. Mas, sabiam que ela poderia voltar um dia.

Por isso, o grupo, enquanto crianças, fizeram um pacto de que sempre que a Coisa voltar, eles voltarão também.

E, então, o segundo encontro do grupo com o maligno ocorre quase 30 anos depois.

5 – O Iluminado ( Stephen King )

o iluminado terror

Este livro traz a trama da família Torrence. Jack, Wendy e Danny são uma família que passam por um período crítico. Jack, um ex-professor expulso por agredir um aluno, tem problemas com o álcool e o seu filho, Danny, tem estranhas convulsões.

O pai de família consegue um emprego de zelador num Hotel chamado Overlook; ele acredita que é a solução para os problemas. Entretanto, ele não esperava que Overlook era um lugar com um passado obscuro, e que haviam forças malignas rondando os velhos corredores.

GOSTA DE STEPHEN KING? Veja mais livros do rei do terror!

6 – A Casa Infernal ( Richard Matheson )

a casa infernal

A Mansão Balesco permaneceu vazia por 20 anos. Esse era considerado o local mais mal-assombrado do mundo. 2 expedições já haviam sido feitas lá, mas sem sucesso; tudo acabou em morte e loucura.

Então, um homem rico resolve montar um grupo de expedição para descobrir os mistérios da casa e se há vida após a morte. Cada integrante da expedição tinha seus próprios motivos para estar ali, porém, uma bolada de dinheiro se somava a isso.

Desde o início em que os visitantes entram na mansão, as manifestações já começam a acontecer causando desespero, terror, intrigas e loucuras.

Entre os livros de mansões mal-assombradas, este é tido por muitos como um dos melhores já escritos.

7 – A Noiva Fantasma ( Yangsze Choo)

a noiva fantasma melhores livros de terror

Li Lan era uma jovem que havia recebido boa educação, todavia, não tinha grandes perspectivas para o futuro devido a falência do seu pai.

Em alguns locais orientais, há uma cultura em que mulheres se casam com homens mortos para que eles descansem em paz.

Então, Li Lan ser vê prometida para se casar com um homem que já morreu, pois a riqueza da família do falecido garantiria seu futuro.

No entanto, ela se apaixona por um rapaz vivo, o que provoca muita indignação no espírito de seu futuro marido falecido. Se sentindo rejeitado, o espírito se torna uma verdadeira assombração do mal na vida de Li Lan.

Tomada de desespero, a protagonista pede ajuda para Amah para que possa expulsar a assombração. Porém, algo parece ter dado muito errado…

Este é um dos melhores e mais famosos livros de terror oriental.

8 – O Desfiladeiro do Medo ( Clive Barker )

o desfiladeiro do medo

Todd era um grande astro de Hollywood, bonito, musculoso… Todavia, seus tempos de glória já iam ficando para traz, o que parece não deixa-lo satisfeito.

Grandes nomes de Hollywood já não enxergavam em Todd possíveis negócios lucrativos. Por isso, ele aceita a ideia de um diretor, que sugeriu que Todd fizesse uma cirurgia plástica. Mas, tudo deu errado…

A cirurgia não teve sucesso e, mais do que isso, provocou uma reação alérgica que deu um aspecto de queimação na pele.

Para se esconder do mundo por um tempo até se recuperar, Todd se muda para um lugar isolado próximo a um desfiladeiro. É uma casa bem grande!

O problema é que Todd não faz ideia do que te espera por lá.

9 – Amityville (Jay Anson)

amityville

A família Lutz, que está a procura de uma nova residência, descobre uma mansão no subúrbio de Nova York que está sendo vendida a preço de banana.

No passado, a casa havia sido palco de uma grande chacina. O filho mais velho dos antigos moradores, exatamente às 03:15 da manhã, assassinou os seus pais e os seus 4 irmãos com tiros de espingarda.

Desde o dia da mudança da família Lutz, coisas estranhas começam acontecer e, ao longo dos dias, são atormentados por forças obscuras presentes no local.

Parece que as casas mal-assombradas atraem muito interesse de grandes autores, mas não se engane, cada uma das histórias vai te surpreender com suas peculiaridades. Entre os melhores livros de terror, sempre haverão histórias de mansões mal-assombradas.

10 – O Bebê de Rosemery ( Ira Levin )

o bebe de rosemary

O casal Woodhouse muda-se para um prédio onde habitam pessoas estranhas.

Diante de um acontecido desagradável, os Woodhouse conhecem um casal de idosos de sobrenome Castevets. Então, entre interações e convites o casal de idosos acaba se tornando muito próximo.

Em uma certa noite, a senhora Castevets oferece a senhorita Woodhouse um copo de mousse de chocolate. Logo depois disso, a moça é tomada por muito sono, além da experiência de ter várias alucinações, que apresentavam cenas eróticas macabras.

No dia seguinte, ela acorda grávida, o que era um desejo da família. No entanto, eles ainda não sabem que a criança é filha do Diabo.

Veja também: melhores livros de fantasia

Conclusão (melhores livros de terror)

Enfim… aí estão 10 dos melhores livros de terror de toda a história da literatura.

É claro que muitos outros livros de terror poderiam estar nessa lista. Mas, isso é algo muito subjetivo, apesar de que os livros acima agradam a grande maioria dos simpatizantes do gênero.

Por isso, eu peço a você, leitor, que se acha que faltou alguma outra obra, deixe aqui nos comentários a baixo. Assim, você ajudará enriquecer ainda mais o conteúdo deste artigo.

Obrigado pela leitura e divirta-se com suas história terríveis!

Crédito de foto de capa: Abstract photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Confira outros posts do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.