livros sobre investimentos

10 livros sobre investimentos indicados pelo Economista Sincero

“CALMA, PORRA!”

Reconhece esse bordão? Ele pertence a um dos mais importantes influenciadores digitais do Brasil chamado Charles Mendlowicz, dono do canal de Youtube com mais de 300k seguidores Economista Sincero.

Eu, Rafa, editor do blog sou um aficionado pelo tema “investimentos”, além de gostar muito de livros com esse tema. Alguns como A Lógica do Cisne Negro, Princípios e Antifrágil já foram inclusive listados por mim como os melhores livros para ler em 2021 (dentro de todas as categorias, não só investimentos).

Bom, sigo as dicas do Charles há cerca de dois anos (um tempo longínquo, afinal já se passaram mais de seis Circuit Breakers desde então).

Pois bem, fazer um texto sobre os melhores livros de investimento era algo que já vinha na minha mente há algum tempo. Nessa semana resolvi convidar o Charles e tive a grata surpresa ao receber o sinal positivo de sua parte. Abaixo, você irá encontrar as principais indicações de melhores livros sobre investimentos do Economista Sincero. Espero que o leitor do blog goste do conteúdo, e aproveite também para conhecer o canal que poderá auxiliar muito na sua liberdade financeira. Com a palavra, Charles Mendlowicz:

Em relação a livros sobre investimentos, entendo que hoje já temos um material em português e isso é ótimo. Aqui no Brasil, nos últimos anos, a quantidade de investidores aumentou em razão da queda da SELIC e isso é uma tendência. O brasileiro está aprendendo a poupar e investir. 

A minha lista de dez livros para os investidores iniciantes ou intermediários, começa com um trio muito importante: Pai Rico, Pai Pobre. O Homem Mais Rico da Babilônia e Os Segredos da Mente Milionária. 

10 Melhores Livros Sobre Investimentos

Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

pai rico pai pobre melhores livros sobre investimentos

No livro de investimentos Pai Rico, Pai Pobre você vai aprender sobre geração de ativos e passivos, vai aprender a tomar todos os cuidados para não aumentar os seus gastos sempre que você aumentar sua renda, você vai entender sobre uma série de coisas. Eu considero, sem sombra de dúvidas, o melhor livro para quem está começando. Ele é essencial e deveria ser ensinado nas escolas para que desde cedo as crianças e adolescentes pudessem entender esses conceitos. 

O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

o homem mais rica da babilônia

Depois vamos para O Homem Mais Rico da Babilônia, é um conto, uma história fictícia, mas que poderia ser verdade. Na época da Babilônia antiga, diversas histórias são narradas que ainda hoje poderiam ser utilizadas. Fala-se sobre empréstimos, erros do investidor, e a importância de poupar 10% do que você ganha.  

Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

os segredos da mente milionária melhores livros sobre investimentos

Mais adiante, vamos com o livro sobre investimentos Os Segredos da Mente Milionária, para você aprender a pensar com abundância, prosperidade e não só em escassez. Não dá para pensar em ser investidor e ter um patrimônio maior no futuro se você tiver alguns bloqueios em relação a dinheiro. Esses 3 são essenciais a qualquer investidor.

O Mais Importante para o Investidor (Howard Marks)

o mais importante para o investidor melhores livros sobre investimentos

Seguindo a lista de melhores livros sobre investimentos, vamos para O Mais Importante para o Investidor, um livro muito completo, rápido de ler, com uma visão super interessante que vale tanto para investidores iniciantes quanto os mais intermediários.

Howard Marks é um dos gestores de maior sucesso no mercado americano e esse livro é o resumo do seu pensamento sobre investimentos. Essa obra é tão importante que é também o livro mais indicados por gestores de diversas casas de análise no Brasil para quem quer aprender sobre investimentos.

O Jeito Peter Lynch de Investir (Peter Lynch e John Rothchild)

o jeito peter lynch de investir melhores livros sobre investimentos

Sigo indicando mais um livro sobre investimentos que traz insights poderosos de um dos maiores investidores do mundo, O Jeito Peter Lynch de Investir. Com eles você vai entender a mentalidade e as estratégias de investimentos de um dos investidores super importantes no mercado. 

O ponto central do livro é mostrar os investidores amadores também podem escolher ações vitoriosas com a mesma competência de profissionais do mercado financeiro. Para isso, bastaria observar os negócios a sua vol Basta observar o desenvolvimento dos negócios e prestar atenção ao que está à sua volta, por exemplo no seu shopping center local ou no seu trabalho para descobrir empresas bem-sucedidas.

O Jeito Warren Buffet de Investir (Robert G. Hagstrom)

O Jeito Warren Buffet de Investir (Robert G. Hagstrom)

Obra que contém as estratégias de investimento do maior investidor de todos os tempos. Este livro de investimento apresenta a filosofia por trás das decisões de Buffet e que estão disponíveis para qualquer pessoa. São 12 princípios que orientam as decisões de investimento de Buffet em todos os mercados em que atua e que são válidos para investidores de qualquer tamanho.

O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

o investidor inteligente

Trazendo agora uma visão mais robusta e profunda, principalmente para quem pensa em investir, quer estudar e avaliar empresa, estudar mais detalhadamente, trago um clássico, O Investidor Inteligente. Investidores iniciantes não devem começar por aqui. Como falei essa é uma obra mais pesada, que merece um pouco mais de experiência, antes de ser lida. 

Fora da Curva (Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano)

fora da curva

Agora que você já entendeu dos princípios, conceitos básicos de investimentos, passou pela visão de dois grandes investidores mundiais, a gente vem para o Brasil e para o livro Fora da Curva.  Ele traz a visão de vários investidores e gestores trazendo suas experiências, estratégias, enfrentamentos de crises no Brasil e por aí vai. Esse livro é de fácil leitura e já tem os volumes 02 e 03 que também são super interessantes. 

Finalizando, trago dois livros sobre investimentos que não tem a ver diretamente com investimentos mas, que eu acredito que podem ajudar muito o investidor. 

As Seis Lições (Ludwig von Mises)

as seis lições mises

Primeiro deles, As Seis Lições, do Mises. Esse livro vai falar de questões econômicas, ele traz o básico que todos deveriam saber antes de investir. São conceitos primários que deveriam ser lecionados inclusive em escolas. 

Essencialismo (Greg Mckeown)

essencialismo

E para fechar um livro que pessoalmente gosto muito, e indico ele para vida mesmo, Essencialismo, ele vai te ajudar a focar no que realmente importa, a direcionar a sua energia para ter mais clareza, te ajuda a mudar hábitos, a ser mais organizado etc. Esse livro e Os Segredos da Mente Milionária nos fazem refletir sobre hábitos e pensamentos que podem estar nos atrapalhando. Tenho certeza que eles podem ajudar muito a quem de fato quer evoluir, pessoalmente e financeiramente.

Essas são minhas dicas de melhores livros sobre investimentos, espero ter ajudado, livros abrem portas, trazem conhecimento e transformar vidas! Abraços e boa leitura. 

Charles Mendlowicz, O ECONOMISTA SINCERO. 

Charles Mendlowicz, é economista, formado pela UERJ, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UFF e em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou durante anos no mercado financeiro. Dono do Canal Economista Sincero no youtube, está entre os 15 maiores youtubers de finanças do país, tem milhares de seguidores espalhados em suas redes sociais. Vencedor do Desafio Cripto, apaixonado por vinhos, charutos e tecnologia, Charles, sem enrolação, traz aos seus seguidores uma visão leve, divertida e prática de investimentos diversificados e economia. 

Gostou do texto com sugestões de livros de investimentos? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de imagem: SnappyGoat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.