erika foster ordem

Detetive Erika Foster: ordem dos livros de Robert Bryndza

Para os fãs de ficção policial, hoje vamos entregar um artigo sobre um grande sucesso do gênero: Detetive Erika Foster é uma série de thrillers investigativos que até agora tem 6 livros (você conhecerá cada um em ordem). Acompanhando a detetive, iremos embarcar em várias tramas misteriosas e arrepiantes enquanto também desfrutamos dos entrechos da vida pessoal da protagonista.

O autor da série, Robert Bryndza, nascido em 1979, é um escritor, ator de teatro e dramaturgo britânico. The Ice Woman (A Garota do Gelo) é o trabalho de estreia do escritor, que vendeu mais de um milhão de cópias em apenas alguns meses, se tornando um grande best-seller. É um começo e tanto, não?

Detetive Erika Foster é uma das séries mais adoradas do gênero e, no Brasil, chegou em 2016 sob o selo da editora Gutenberg, que lançou o primeiro livro e foi um grande sucesso em vendas, assim como os volumes seguintes. Então, a obra ganhou certa popularidade no país e, por isso, estamos aqui para te entregar este artigo sobre a mesma.

Na verdade, cada uma das 6 tramas são independentes. Isso significa que cada livro apresenta um enredo diferente e um desfecho. Por isso, eles podem ser lidos fora de ordem sem que percam o sentido, porém, a leitura sequencial é sempre recomendável. Veja a seguir…

>>> Está gostando de conhecer a ordem dos livros da Detetive Erika Foster? O Blog Os Melhores Livros está sempre trazendo novos conteúdos a respeito do mercado editorial. E para você que gosta de estar por dentro dos grandes sucessos da literatura, recomendamos que se inscreva no nosso canal do Telegram e nos siga no Instagram para não perder nenhuma publicação.

1 – A Garota do Gelo

A Garota do Gelo

Com A Garota do Gelo, Robert inicia uma série policial de tirar o fôlego. Neste primeiro volume da ordem dos livros da Detetive Erika Foster, que vive dramas pessoais muito complicados: após seu último caso, no qual um desastre ocorreu, a protagonista foi afastada do cargo de investigadora. No entanto, quando acontece a morte da filha de alguém muito importante no cenário político de Londres, Foster é chamada de volta à ativa. 

Um jovem rapaz presencia uma cena lamentável: uma jovem morta debaixo de uma placa espessa de gelo em um parque no sul da capital. A detetive, que agora investiga o caso, começa a perceber que ela não é a única quando vai ligando os pontos entre esta morte e a morte de mais três prostitutas pelas cercanias da cidade; os casos apresentam características parecidas, como estrangulamento, águas geladas…

A vítima era uma jovem das camadas mais altas da sociedade; sua vida era perfeita. Ou pelo menos era o que parecia… Erika percebe que há muitas coisas submersas além do corpo. Que segredos obscuros estão por trás deste trágico acontecimento? Com sua carreira à beira do precipício, a detetive está diante de um caso extremamente complexo.

Além disso, quanto mais ela se aprofunda e chega perto de encontrar as respostas, mais o perigo se aproxima. Dessa forma, ainda traumatizada pelo que aconteceu há tempos atrás, ela precisa encarar seus medos e enfrentar o assassino mais perigoso de sua carreira.

2 – Uma Sombra na Escuridão

Uma Sombra na Escuridão

Uma Sombra na Escuridão é o segundo livro na ordem da série da Detetive Erika Foster. Robert Bryndza, em sua majestosidade para escrever um thriller, coloca a personagem principal diante de mais uma trama atemorizante.

Como de costume, a detetive é convocada para trabalhar em um caso de homicídio. Uma cena horrível: um médico é encontrado asfixiado sobre uma cama; quem o matou o amarrou e pôs um saco transparente cobrindo sua cabeça. Através do plástico é possível ver a face da vítima, que expressa a morte em seus olhos arregalados.

O assassino, aparentemente, não pretende parar por aí, já que poucos dias depois foi encontrado um outro cadáver que apresentava as mesmas características de assassinato.

O criminoso parece ter motivos bem profundos para cometer essas atrocidades, pois é possível enxergar padrões sobre as vítimas desses ataques: são sempre homens, solteiros, bem sucedidos e que mantinham segredos obscuros. O que será que existe neste lado misterioso dessas vítimas? E o que é que o assassino tem a ver com essas pessoas? Isso é o que Foster terá de descobrir. 

Assim, ela e sua equipe de investigação vão a fundo nesta história arrepiante e logo de cara vão perceber que estão lidando com um criminoso muito, muito inteligente; um assassino calculista que sabe a hora certa de atacar e, pelo que parece, está um passo à frente da polícia.

Será um caso muito arriscado para a detetive Erika — para sua vida e para sua carreira — mas ela está disposta a encontrá-lo e evitar que haja mais vítimas, custe o que custar.

3 – Sob Águas Escuras

Sob Águas Escuras detetive erika foster

Seguindo a ordem de publicação dos livros, este é o terceiro volume de Detetive Erika Foster. Em Sob Águas Escuras, a protagonista está trabalhando em um caso de narcóticos procurando pistas em um lago de Londres quando acaba por encontrar muito mais do que estava procurando. Erika parece ter um imã para atrair os casos mais bizarros, pois do fundo do lago são retirados dois pacotes: um deles continha 4 milhões de libras em heroína e no outro havia os restos mortais de uma criança.

O fato chocante é que o esqueleto era de uma menina desaparecida já há 26 anos. O nome dela era Jessica Collins e a notícia correu em todos os noticiários da época, se tornando um caso famosíssimo da história de Londres.

A detetive original do caso era Amanda Baker, que por anos foi torturada pelo seu fracasso na resolução do caso.

A detetive Foster, então, vai em busca de respostas, vasculhando o passado da família Collins. E quanto mais ela se aprofunda mais ela percebe o grande mistério que está por trás do trágico acontecido. Mesmo tanto tempo depois da morte da garota, parece que alguém está totalmente disposto a não deixar que a detetive descubra a verdade.

4 – O Último Suspiro

O Último Suspiro

O Último Suspiro é o quarto livro seguindo a ordem da série da Detetive Erika Foster. Robert Bryndza nos apresenta mais uma trama eletrizante, com um assassino escorregadio que se esconde atrás do mundo virtual.

Nesta narrativa, estamos diante de um novo crime, e a detetive Foster é uma das primeiras a chegar no local onde está o corpo. Lá, em uma lixeira, está o cadáver de uma jovem que, visivelmente, foi torturada. Suas roupas estão encharcadas de sangue!

Infelizmente para a nossa protagonista, o caso está nas mãos de outra pessoa, pois tinha sido designada para trabalhar em outro setor da polícia. No entanto, como sabemos, o que ela gosta mesmo é da investigação e, por isso, ela tenta se retratar com os superiores para conseguir o caso.

Então, Erika descobre uma ligação deste crime com um outro ocorrido há alguns meses e que ainda não foi solucionado. Ambos apresentavam situações semelhantes, bem como um corte na artéria femoral.

Através de perfis falsos nas redes sociais, o assassino encontra jovens bonitas e as escolhe  aleatoriamente para serem suas vítimas. E quando um novo sequestro acontece, a detetive e sua equipe terão de correr contra o tempo para encontrá-lo e evitar mais uma morte! 

5 – Sangue Frio

Sangue Frio detetive erika foster

Em Sangue Frio, Robert traz a quinta trama da Detetive Erika Foster. Como de costume nesta série de thrillers, a protagonista está diante de mais um ato cruel e, desta vez, só os estômagos mais fortes poderão aguentar.

À beira do rio Tâmisa, a detetive fica chocada quando vê, dentro de uma mala, um cadáver desmembrado de um homem. Uma cena terrível! Contudo, duas semanas antes, o corpo de uma moça havia sido encontrado em uma mala igual. Assim, rapidamente fica evidente que o vilão é um serial killer.

O número de assassinatos está aumentando, até que a situação fica ainda mais séria quando pessoas mais próximas da detetive começam a ser afetadas: as gêmeas do comandante Marsh, colega de trabalho da personagem principal, são sequestradas.

O caso está nas mãos da detetive Foster, duas crianças em extremo perigo dependem de que ela use suas habilidades de investigadora para conseguir alcançar o lunático matador. O tempo, como de costume, não está do lado do bem e Erika está perto de descobrir algo perturbador.

6 – Segredos Mortais

segredos Mortais

Segredos Mortais é o último livro na ordem da série da Detetive Erika Foster. Com mais um suspense policial de arrepiar, Robert presenteia os fãs da sua obra.

A detetive, mesmo depois de tudo que aconteceu da última vez, se colocou à frente de mais um caso: uma mãe presencia a coisa mais terrível — sua filha jogada na calçada, encharcada de sangue e sem vida.

Dando início às investigações, Erika começa e recolher relatos de assaltos pelas proximidades onde a menina foi morta. Logo de cara, ela encontra uma conexão entre os relatos e parece que o assassino usa uma máscara de gás.

Assim como nas outras narrativas, à medida que a protagonista se aprofunda, percebe que o caso é mais complicado do que parece. Ela descobre que, por trás da morte da jovem, há muitos segredos.

Então, Erika Foster se vê em uma trama ficando cada vez mais pessoal quando, ao analisar as pistas, é elevada a enfrentar memórias angustiantes de seu próprio passado. Dessa forma, será muito difícil manter calma e foco no seu trabalho, pois um de seus familiares corre perigo iminente.

Gostou de conhecer a ordem dos livros da Detetive Erika Foster? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.