ordem bloodlinews

Bloodlines: veja todos os livros da série em ordem

O tema deste artigo é uma saga de fantasia, que envolve os leitores num mundo onde muitas daquelas coisas que os humanos não acreditam, ou quando acreditam são chamados de loucos, são reais, e acontecem ocultamente aos olhos dos homens. Neste post você vai conhecer a ordem dos livros de Bloodlines criada pela escritora Richelle Mead.

Num universo envolvendo magia, organizações centenárias, seres mitológicos, romance, ação e muito mais, em pouco tempo você estará viajando, com sua própria mente, em aventuras surreais.

Em Bloodlines você vai acompanhar vampiros, humanos, alquimistas, dampiros (mistura de humanos e vampiros), bruxas…

Desde o início, acompanhamos a humana alquimista Sydney, uma jovem criada em uma comunidade doutrinária, que vive em prol do embate com vampiros. Acompanhamos, seus conflitos, romances, impasses e batalhas. Porém, trata-se de uma trama bem descentralizada. Então, podemos acompanhar perspectivas de outros personagens importantes.

1 – Laços de Sangue

Laços de Sangue ordem bloodlines

Laços de sangue é o primeiro volume na ordem dos livros de Bloodlines. Este título dá início a uma saga fantástica (olha o duplo sentido) e conflituosa entre alquimistas, vampiros, dampiros, etc.

Assim, somos inseridos nesse universo maravilhoso, criado por Richelle Mead, através da perspectiva da personagem Sydney, uma humana alquimista que foi criada para proteger a sociedade humana dos vampiros, que, na sua visão, são seres repugnantes e movidos apenas pela sede de sangue.

Então, a comunidade alquimista alimenta essa visão de geração para geração. O trabalho de um alquimista é manter os vampiros distantes e ocultos aos olhos dos seres humanos, sem nunca se misturar com eles.

E, por isso, a situação em que a Sydney está é extremamente complicada. Após ter sido forçada a ajudar uma dampira e alguns vampiros, a protagonista foi acusada de traição, e sob grande pressão ela é forçada a cumprir mais uma missão: proteger uma vampira da família Dragomir, uma das famílias mais importantes na a sociedade secreta dos vampiros.

Agora, a alquimista, que carrega um costume praticamente natural de odiar esses seres tão perigosos, se vê numa bela enrascada. Mas o maior problema está na possibilidade de Sydney se envolver tanto com os vampiros a ponto de descobrir que essas criaturas, na verdade, podem ter boas qualidades e, então, criar um certo afeto.

2 – O Lírio Dourado

O Lírio Dourado ordem bloodlines

Neste segundo volume da ordem dos livros de Bloodlines, a sociedade vampírica vive um momento complicado. Uma onda de insatisfação por parte de muitos vampiros rebeldes coloca o posto da rainha Lissa Dragomir em risco e, pior do que isso, coloca também a vida da Jill Dragomir em perigo, pois Jill é a única parente da monarca.

Por conta de uma lei Moroi, que diz que o rei ou rainha deve obrigatoriamente ter algum laço de sangue para garantir a linhagem da família real, a meia irmã da Lissa corre sérios riscos, pois ela se tornou o meio mais fácil para tombar os Dragomir do poder e instalar o caos na comunidade dos vampiros.

Assim, com uma ameaça de uma guerra civil entre os bebedores de sangue, que certamente afetaria os humanos, Sydney, a alquimista é designada a proteger a princesa Dragomir. Então, a convivência com os Moroi, pode desafiar a sua opinião e mostrar que talvez eles não sejam assim tão terríveis.

E em paralelo, para deixar tudo ainda mais gostoso, os pensamentos de Sydney estão tomados por um romance proibido.

3 – O Feitiço Azul

O Feitiço Azul ordem bloodlines

O Feitiço Azul dá continuidade ao grande sucesso que fizeram os dois primeiros livros da saga Bloodlines.

A missão da alquimista protagonista, inevitavelmente, a aproxima cada vez mais, volume após volume, do mundo sobrenatural, o qual ela sempre lutava para manter fora do alcance dos homens.

Agora, Sydney, que sempre foi uma jovem obediente e fiel a suas raízes, é tomada por pensamentos questionadores sobre as doutrinas às quais foi submetida desde pequena. Ela anda com vampiros, sua mentora é uma bruxa e, além disso, está morrendo de amores por alguém que nunca será um humano.

E nesse contexto, a garota é influenciada por um ex-alquimista, e agora está certa de que há segredos bem guardados pelos seus superiores e sua fidelidade é colocada à prova de vez.

Porém, tudo fica mais interessante quando ela descobre a magia, que parecia estar escondida dentro de si. Assim, quando aparece uma feiticeira muito poderosa que suga a alma de jovens usuários de magia, nossa protagonista está metida num problemão.

4 – Coração Ardente

Coração Ardente

No quarto volume na ordem dos livros de Bloodlines, a protagonista está completamente mudada; deixou de lado os dogmas e aceitou a verdade que foi mantida escondida dentro dela por muito tempo. Ela não é apenas uma alquimista.

Em Coração Ardente, até que enfim, Sydney embala no romance tão esperado pelos fãs da saga com Adrian Ivashkov. Secretamente, lógico, pois um romance entre alquimista e vampiro é uma das coisas mais impensáveis desse universo criado por Richelle Mead.

Agora que a alquimista encarou a realidade sobre si, ela está se juntando a outras bruxas, e um detalhe muito legal é que a garota tem um baita talento para a magia. Dessa forma, sua magia poderá ser a chave para combater o mal do mundo dos mortos-vivos.

Como se as coisas já não estivessem difíceis, Sydney terá que lidar com sua irmã, Zoe, que se juntou à missão. Por mais que a protagonista tenha o desejo de resgatar o bom relacionamento com sua irmã, proteger os seus segredos será difícil.

Enquanto isso, Adrian vive um impasse sob efeitos de um elemento mágico, que lhe dá grandes poderes, porém está levando sua mente às ruínas. Então, neste quarto volume da série Bloodlines, ele terá de decidir entre largar esse poder ou ser capaz de proteger as pessoas, principalmente a quem ele mais ama.

5 – Sombras Prateadas 

Sombras Prateadas 

Sombras prateadas é o quinto volume na ordem dos livros de Bloodlines. Nesta trama, tanto Sydney quanto Adrian vivem momentos muito difíceis.

Era de se esperar que toda aquela situação em que a Sidney se meteu resultaria em algo assim, já que a comunidade dos alquimistas é tão rígida, impositiva, intolerante e para manter a “ordem” são capazes de coisas terríveis.

Quando sua irmã descobriu seus segredos, tudo foi por água abaixo. A protagonista foi considerada impura e mandada para reeducação. Enquanto Sydney tenta encontrar brechas naquela instituição sufocante e amedrontadora, Adrian passa por uma luta incessante contra a própria mente para manter-se “pé no chão”, pois, caso contrário, seria impossível resgatar seu amor.

Como Sydney é a única coisa que ele tem, perdê-la o colocou em uma profunda depressão, até porque a presença dela era a principal aliada na luta contra os efeitos do espírito, elemento mágico que estilhaça sua sanidade.

A abordagem alternada da narrativa construída pela autora é muito bem feita. Assim, agonizantemente podemos acompanhar os conflitos emocionais dos dois protagonistas, e apreciar um romance bem doloroso.

Se você leu este artigo até aqui, provavelmente gosta de histórias com essas criaturas mitológicas, por isso, estou aproveitando para te fazer uma outra recomendação: Trilogia Das Almas – Ordem dos Livros e Curiosidades.

6 – O Círculo Rubi

O Círculo Rubi

Depois de ter escapado da “prisão” dos alquimistas, agora, no sexto volume da ordem dos livros de Bloodlines, Sydney e Adrian estão diante de mais uma trama cheia de conflitos pessoais, emocionais e sociais. Inclusive, com o desaparecimento da princesa Jill, as coisas estão indo de mal a pior e o pouco de ordem que ainda resiste está por um fio de acabar de vez.

Em O Círculo Rubi, depois do ocorrido no quinto volume, o casal apaixonado e proibido foi viver exilado na corte Moroi. Sydney não é bem aceita no meio vampírico por ser uma humana, por isso, ela vive dias complicados trancada em casa.

A protagonista acredita que, com a magia e a ajuda das bruxas, eles conseguirão resgatar a menina antes que ocorra uma brutalidade. Assim, ela precisa, ao mesmo tempo, recuperar  a Jill e a sua liberdade. Enquanto isso, Adrian ainda vive dias complicados quanto a sua saúde mental.

Spin-Off: Vampire Academy

Bom, a série Bloodlines tem apenas 6 volumes, porém o universo criado pela grande escritora Richelle Mead é muito vasto.

Vampire Academy, que aliás fez tanto sucesso que vai estrear com uma adaptação para as telinhas, faz parte do mesmo universo de Bloodlines, por isso, notamos muitas referências muito legais e um Spin-off muito bem feito e empolgante.

Contudo, não se preocupe, as narrativas são completamente independentes. Então você pode começar por onde preferir.

Vampire Academy é uma outra série de livros desse mesmo universo, porém, essa saga é construída a partir da perspectiva dos vampiros, onde conhecemos mais sobre a organização dos mortos-vivos, os Morois, Dragomirs, Strigois…

Enfim… Eu me amarro nessas obras vastas, abarrotadas de crossovers, que dão a impressão de que você sempre vai ter algum conteúdo para ver sobre aquele mundo. Não me dou muito bem com despedidas.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Bloodlines? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.