academia de vampiros ordem

Academia de Vampiros: Ordem Dos Livros e Curiosidades da Obra

Ah, os vampiros! Essas criaturas mitológicas são apaixonantes. Eles invadem os cinemas, os streamings, as livrarias… Estão por todo lado, mesmo assim não consigo enjoar. E tenho certeza que um imenso público também não. É só analisar a quantidade de obras relacionadas aos mortos-vivos que fazem tanto sucesso. Uma delas é uma série de livros chamada Academia de Vampiros, de Richelle Mead, que, aliás, vamos falar sobre cada um dos volumes em ordem neste artigo.

Mesmo que os vampiros sejam o foco de Vampire Academy, o universo desenvolvido pela autora é muito vasto e envolve, também, magia, alquimia, bruxas, dampiros (híbridos de vampiros com humanos) e outras coisas mais…

Este best-seller do New York Times é uma das maiores realizações profissionais de Richelle, pois é uma de suas obras com maior sucesso, apesar de que ela já desenvolveu outras sagas best-seller também. Academia de Vampiros também irá virar uma série de TV com 10 capítulos para o canal de streaming Peacock, comandada por Julie Plec e Marguerite MacIntyre — dupla responsável por The Vampire Diaries.

A série adolescente reúne muitas emoções a serem experienciadas pelos leitores: romance, drama, suspense, humor… Ademais, a escritora sabe como conduzir uma boa trama Young Adult!

No mundo oculto de vampiros, a narrativa tem o foco na personagem Rose Hathaway (que é quem narra a história). Uma dampira.

Rose vem sendo treinada para se tornar guardiã da sua grande amiga, Lissa Dragomir. Lissa, por sua vez, é alguém muito importante na comunidade vampírica; simplesmente uma princesa herdeira. Aliás, a única herdeira entre os Moroi, que são os vampiros da realeza.

Rose, em sua jornada de aprendiz de guardiã, tem de frequentar a academia São Vladimir, onde ela aprenderá a lidar com suas habilidades paranormais. Então, buscará combater os Strigoi, uma raça de vampiros sanguinários que são predadores dos Moroi.

Abaixo você irá conhecer mais sobre a ordem dos livros de Academia de Vampiros. Como se trata de um guia de leituras, é possível encontrar spoilers!

Mas antes: Para saber de todas as novidades do blog em primeira mão, você pode assinar nosso canal no Telegram.

1 – O Beijo das Sombras

academia de vampiros 1

O Beijo das Sombras é o primeiro volume na ordem dos livros de Academia de Vampiros

Neste volume somos apresentados às personagens — Rose Hathaway e Lissa Dragomir. Faz 2 anos que elas estão fugindo da escola São Vladimir. Um dos poucos lugares seguros para os Moroi e os dampiros. Mas, numa ocasião, elas são capturadas por membros da instituição e são obrigadas a seguir seus caminhos predestinados.

A princesa terá de aprender a se comportar como alguém da realeza Moroi e terá a difícil tarefa de aprender a lidar com as habilidades sobrenaturais estranhas que ela possui. São poderes muito fortes e intensos que a prejudicam mentalmente.

Enquanto isso, de outro lado, temos a Rose, que embarca numa jornada árdua de treinamentos, pois ela precisa se tornar uma dampira guardiã fenomenal, já que seu destino é proteger a princesa Moroi. Ao mesmo passo, ela terá que lidar com a paixão que sente pelo seu treinador. É óbvio que não faltaria um bom romance proibido em uma série como essa!

As personagens principais são unidas por uma grande amizade, além do compromisso oficial que liga as duas. Por isso, Rose se envolverá em assuntos misteriosos e perigosos para tentar entender a procedência dos poderes estranhos de Lissa. E, além disso, uma série de acontecimentos começam a assombrar a São Vladimir. Ao que parece, tem alguém atrás da princesa.

A narradora Rose é uma personagem altamente carismática, que faz com que os fãs da série se apaixonem por ela. A saga tem muitos bons personagens que acabam gerando muito apego por parte dos leitores.

2 – Aura Negra

2 – Aura Negra academia de vampiros 2

Este é o segundo livro da série Vampire Academy. Em Aura Negra, devido aos acontecimentos do primeiro volume, Lissa e Rose possuem, agora, uma elo ainda mais forte. O “Beijo da Sombras” provocou um certo tipo de ligação espiritual entre as duas, onde a dampira sente tudo que a princesa vampira sente.

Bom, após um ataque dos Strigoi, a escola S. Vladimir está em estado de alerta. No início da trama, nos deparamos com um ataque dos vampiros sanguinários a uma família Moroi.

Os temidos guardiões se preparam para entrar em ação, enquanto a ameaçada escola envia seus alunos para um hotel de luxo longe de perigos. No entanto, Rose se verá obrigada a deixar seu estado de segurança para evitar o pior. E, quando seus amigos estiverem à beira do abismo, ela descobrirá o tamanho do poder que há dentro de si.

A trama romântica continua bem acentuada: ela morre de amores pelo seu professor Dimitri, porém, sabe que é um romance impossível por motivos que vão além da diferença de idade e da proibição quanto a relacionamentos entre alunos e instrutores.

Por isso, a dampira se envolve num romance com o seu melhor amigo, Mason, que é loucamente apaixonado por ela. Mas ninguém manda no coração.

3 – Tocada Pelas Sombras

Tocada Pelas Sombras academia de vampiros 3

Esse é o terceiro volume na ordem dos livros de Academia de Vampiros. Richelle Mead espera você com mais um amontoado de aventuras por entre esse universo mágico e incrível.

Após os acontecimentos e a fatalidade do segundo volume, a série, neste terceiro livro, carrega um teor mais pesado e sombrio. Há perigo por todos os lados.

A morte de um grande amigo traz grandes consequências sobre a segurança da escola. Lissa se vê sob grande pressão, pois a realeza a está observando e os alunos a estão investigando. Assim, o clima de tensão mexe muito com o emocional da princesa.

Enquanto isso, Rose parece estar ficando paranoica. Ou será que não? Coisas estranhas parecem estar realmente acontecendo em S. Vladimir. Ela tem a impressão de ver assombrações e, além disso, tem o fato de que aquela ligação sobrenatural com sua amiga está abalada. Por isso, ele se empenhará em investigar tudo isso e tentar entender o que realmente significa ser beijada pelas sombras.

Mais uma trama com muita ação, suspense, drama, romance e, dessa vez, com muitas reviravoltas, tornando os resultados inesperados.

4 – Promessa de Sangue

Promessa de Sangue

Promessa de Sangue é o quarto livro da série Academia de Vampiros. Neste volume, a trama continua ficando cada vez mais sombria. Depois dos acontecimentos em Tocada Pelas Sombras, onde a S. Vladimir foi atacada pelos Strigois e Dimitri se transformou em um deles, não teria como a narrativa tomar um rumo mais leve.

Rose, mais uma vez, fugiu da escola dos vampiros, porém, dessa vez, sem a Lissa. Ela tem o objetivo de ir atrás do Dimitri, o guardião, agora Strigoi, que ama. Que situação!

Na sua jornada de nômade é onde, pela primeira vez, ouvimos falar sobre os alquimistas, quando Rose conhece a Sydney. É uma grande surpresa tanto para os leitores quanto para a protagonista, que não fazia nenhuma ideia de que existia uma organização com o objetivo de combater os Strigoi e apagar seus rastros para que tudo isso se mantenha oculto aos seres humanos. Um crossover sensacional! 

O mistério dos alquimistas ganha tanta profundidade que, mais tarde, Richelle desenvolveu uma outra série (também com 6 volumes) focada na parte dos alquimistas e na protagonista Sydney. Tem um pequeno texto falando mais sobre isso no fim deste artigo.

5 – Laços do Espírito

Laços do Espírito

Este é o quinto livro na ordem dos volumes de Academia de Vampiros. Agora, Rose está de volta a São Vladimir, após uma jornada dolorosa. Seu coração se parte um pouco mais cada vez que se lembra do que passou na expedição pela Sibéria, onde fracassou na tentativa de salvar Dimitri. Enquanto isso, o Strigoi, Dimitri, a persegue para matá-la. Amor e ódio confundem o cenário do quinto volume de Vampire Academy.

Então, junto da sua amiga, Lissa, ela está de novo na escola. A formatura está se aproximando e elas esperam ansiosas pelos seus destinos além dos muros da academia. Mas o que realmente ocupa os pensamentos de Rose é o Dimitre. 

Assim, grandes aventuras estão à porta, e a protagonista se vê numa missão que parece impossível. Enquanto seu grande amor a busca para matá-la, ela pretende torná-lo um dampiro novamente. Dizem que isso é impossível, mas ela está disposta a arriscar tudo para tentar.

Para isso, ela precisará da ajuda de Victor Dashkov, um antigo amigo, que está encarcerado na prisão dos Moroi. Ela é capaz de qualquer coisa para executar sua missão pessoal e, por isso, ela traça planos muito bem elaborados para libertar Victor.

Um livro cheio de ação e aventura que vai agitar muito a série. Este volume, apesar dos vestígios deixados pela trama anterior, não é tão doloroso quanto o outro e aguarda os leitores com bons momentos.

6 – Último Sacrifício

Último Sacrifício academia de vampiros

Em Último Sacrifício, Richelle dá um desfecho sensacional à sua grande obra.

Após o conturbado fim de Laços do Espírito, Rose está numa situação muito complicada. A protagonista de todos os volumes até aqui está presa e aguarda o julgamento por um crime que não cometeu. Ela está sendo acusada de matar a Rainha Tatiana.

Contudo, os grandes amigos que Rose fez durante toda essa caminhada e, também, seu pai, vão se empenhar ao máximo para tirá-la dessa enrascada. Ela, que sempre teve de resolver tudo, agora depende de ajuda.

É incrível ver o desenvolvimento dos personagens secundários. O universo de Vampire Academy tem uma grande gama de personagens maravilhosos.

Então, ela escapa da prisão com a ajuda de Abe e seus amigos. E, junto a Dimitri e a Sydney, ela irá em busca do outro herdeiro, irmão da Lissa, sobre o qual a Tatiana falou antes de morrer.

Enquanto isso, na Corte, Lissa faz o possível para livrar sua amiga do julgamento e, com a ajuda de Adrian, Christian, Eddie e outros, tenta encontrar provas a favor da inocência de Rose.

O Último volume na ordem dos livros de Academia de Vampiros, traz uma trama de muita ação, tensão, instabilidade e revelações surpreendentes. Além, é claro, de romances cada vez mais acentuados.

Uma leitura sensacional!

Spin-Off: Bloodlines

Além dos livros anteriores, para você ter uma ideia da vastidão dessa ficção, há uma outra série canônica com mais 6 volumes chamada Bloodlines: Laços de Sangue que também já abordamos aqui no blog. Essa saga foi lançada inicialmente como um spin-off da ordem dos livros de Academia de Vampiros.

A vasta obra de Richelle Mead comporta muitos lados que, sem dúvida, poderiam ser explorados e dariam séries apaixonantes. Uma parte desse universo muito interessante diz respeito à comunidade alquimista, da qual faz parte a Sydney, amiga de Rose.

Sydney é uma alquimista humana que cresceu na comunidade doutrinária que vive em virtude do embate com os vampiros. Em especial, com os sanguinários Strigoi. Eles precisam manter a comunidade dos seres sobrenaturais oculta aos olhos humanos.

Se você gosta de Vampire Academy, esta é uma leitura que vale a pena. É um crossover muito bem feito. No entanto, não se preocupe, são leituras independentes e você pode começar por onde quiser.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Academia de Vampiros? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.