ordem dos livros de Matched

Trilogia Matched: Ordem dos Livros (Destino, Travessia, Conquista)

Em 2010, foi lançada no Brasil, uma saga incrível. Uma distopia com um poder incrível de gerar reflexão. Na trilogia Matched, em uma trama envolvente e romântica, observamos, através dos olhos da protagonista, como poderia ser uma sociedade cujo sistema controla a vida de cada cidadão nos mínimos detalhes.

E se o governo do seu estado controlasse sua vida? Se eles dissessem o que você tem que comer? Quando comer? E se eles decidissem onde você vai trabalhar? Onde morar? E se, por acaso, eles decidissem com quem você vai se casar? Bizarro, não?

No entanto, para a protagonista, Cassia, a princípio, parece um preço justo a se pagar pela sociedade tão “perfeita”. As ruas são limpas como uma igreja, todos os indivíduos têm acesso à educação, saúde, emprego, transporte… Aliás, é um lugar que aparentemente dispõe de uma tecnologia bem desenvolvida.

Assim, por toda tranquilidade proporcionada, parece aceitável um regime com esse nível de totalitarismo. Será mesmo?

Bom, na minha opinião, a trilogia Matched aborda um tema sociológico muito interessante, que, aliás, é uma pauta de discussão recorrente e vívida nos momentos atuais. Eu sei que está meio chata essa briga de cobras cegas entre esquerda, direita, socialistas e capitalistas, porém, a discussão é sempre necessária (guardados os limites) para a construção de uma sociedade minimamente justa.

Então, quando uma obra literária aborda temas polêmicos, principalmente incitando reflexões por parte dos leitores, considero sempre válido. E nada melhor do que exercitar sua cognição através de uma narrativa romântica e prazerosa. Melhor ainda para os fãs de distopias futurísticas e com uma dose perfeita de ficção.

Conheça um pouco sobre autora da trilogia Matched

Ally Condie é uma autora de ficção young adult. Seus trabalhos vêm fazendo muito sucesso nos últimos anos. Suas obras já estiveram na lista de bestsellers do New York Times algumas vezes. O primeiro volume da trilogia Matched foi número 1 da lista do jornal mais conhecido do mundo. E os 2 volumes seguintes também vieram a se tornar bestsellers. Os 3 livros da trilogia já foram publicados em mais de 30 idiomas.

Allyson também é autora de outras obras literárias muito reconhecidas como Atlantia, publicado em 2014, e Summerlost, um romance publicado em 2016. Ambas com foco no público jovem.

A autora, desde muito pequena, já manifestava seu interesse por criar histórias. Condie, apesar de não ter tido muito tempo para escrever enquanto era professora de Inglês, acredita que suas boas experiências no meio acadêmico lhe instigaram a adotar o público young adult como alvo de suas obras.

Ela frequentou a Brigham Young University e se formou em Ensino de Inglês, deu aula para o ensino médio em uma escola no interior de Nova Iorque. Contudo, quando ela teve seu primeiro filho, se afastou do meio acadêmico para cuidar da família, e foi quando voltou a escrever. Então ela passou a publicar obras literárias para jovens.

Ordem dos Livros da Trilogia Matched

1 – Destino

Destino

No livro Destino, somos apresentados a um mundo futurístico, onde a sociedade é completamente controlada pelo regime totalitário. Na verdade, tudo parece bem aos olhos de Cassia, pois a tranquilidade proporcionada parece valer a pena.

Cassia sempre foi uma boa cidadã, obediente, sempre estava de acordo com as decisões. Quer dizer… Não que ela tivesse escolha, mas aquilo não parecia incomodar tanto.

Entretanto, no primeiro volume na ordem da trilogia Matched, a protagonista sofre um choque sentimental, e agora sua visão sobre o mundo em que vive parece estar em colapso.

A trama se inicia em uma cerimônia. Chegou o grande dia! A protagonista, aos 17 anos, vai conhecer o seu companheiro, o homem que ficará do seu lado pelo resto da sua vida. Decisão que não está sob controle de Cassia.

Quando Xander aparece na tela, tudo parece perfeito; um rapaz bonito e que já era seu amigo de longa data. Tudo parece bom demais para a protagonista. Até que ela vê outro rosto numa tela. Era o Ky.

Agora, a protagonista vê seu mundo de certezas desabar sobre sua cabeça, e a vontade de escolher toma conta do seu coração. Assim, a boa cidadã não tem mais certeza se concorda com o controle total que o governo exerce em sua vida. O amor é cego, mas ele também faz enxergar!

O Ky não tinha muito destaque até o momento. Até o dia do evento, a própria Cassia não o conhecia bem. Mas parece que o Ky despertou algo na menina que a coloca em um grande dilema e, então, já temos material suficiente para desenvolver uma trama cheia de conflitos amorosos.

O Xander é um personagem muito legal, porém, à medida que conhecemos o ship Cassia / Ky, começamos a torcer para o casal. Na verdade, o romance parece prender mais os leitores do que a própria distopia. Pelo menos no primeiro volume.

Acompanhamos uma narrativa muito bem feita a partir da perspectiva da Cassia. Assim, tudo que a protagonista sabe, também é o que nós sabemos. E como ela não sabe de muita coisa a respeito dos mistérios da sociedade, o que é normal em vista do posto que ela ocupa, as coisas são reveladas aos leitores pouco a pouco, sendo fácil digerir.

2 – Travessia

Travessia

O livro Travessia é o segundo da ordem da trilogia Matched. Após os acontecimentos do livro Destino, onde tivemos um desfecho inusitado, Ally dá uma continuação digna a saga.

No segundo livro da série, a autora toma algumas posições diferentes para o desenvolvimento da narrativa. De acordo com alguns leitores, a segunda trama chega a prender mais que a primeira. Talvez isso seja devido a intercalação dos pontos de vista, pois, nesse segundo volume, acompanhamos a história a partir das perspectivas de Cassia e Ky.

Dessa forma, a autora nos dá um pouco mais de bagagem e material para que possamos ficar bolando teorias e tentando entender melhor sobre mistérios por trás do regime totalitário. Porém, para os críticos, parece ser pouco, já que os dois têm um campo de visão muito limitado e, então, muitos acham que a parte obscura da trama é pouco explorada.

Mesmo que os dois não tenham conhecimento de muita coisa, esse livro está cheio de desdobramentos e aventuras um pouco mais acentuadas. Em Travessia, aliás, somos apresentados a um outro lado desconhecido da sociedade, o que torna as coisas muito interessantes.

Cássia está em busca de Ky, que tinha sido aprisionado. A protagonista não tinha boas expectativas de encontrá-lo bem, mas teve uma boa surpresa quando descobriu que ele tinha conseguido fugir.

Em terras muito distantes, eles conhecem um mundo totalmente diferente da realidade que fora deles um dia. E naquelas fronteiras selvagens e perigosas, eles escutam promessas de uma vida diferente. Então, os sinais de uma rebelião começam a ecoar.

No segundo livro da trilogia Matched, muitos personagens interessantes surgiram na história, trazendo consigo revelações importantes sobre muitos mistérios. Algumas coisas da primeira trama, inclusive, fazem mais sentido agora.

Xander, novamente, é um personagem que exerce um papel muito importante na história, e os desdobramentos envolta dele podem ser determinantes para a narrativa.

Bom, já que provavelmente você gosta de distopias futurísticas (uma suposição), quero te recomendar uma outra série de livros que aborda uma problemática social parecida. Se trata da trilogia Scythe. Acho que você vai gostar!

3 – Conquista

Conquista

Este é o terceiro e último volume da ordem da trilogia Matched. Agora temos os protagonistas mais maduros do que nunca, e mais engajados na causa do que nunca.

A chama da rebelião, que, em Travessia, já começou a arder, agora está numa temperatura muito elevada. A Insurreição é um movimento organizado, e que aos poucos vai se aproximando dos interiores misteriosos da sociedade.

Em Conquista, a autora aumenta seu repertório em mais um ponto de vista, pois agora a narrativa é contada a partir da perspectiva dos três protagonistas: Cassia, Ky e Xander. Todos os três exercem papéis importantes na Insurreição.

Enquanto Xander e Cassia estão infiltrados e tentam destruir a regime totalitário de dentro para fora, Ky atua como piloto na Insurreição e, normalmente, é responsável por levar mensagens aos infiltrados. Mas suas missões estão próximas de se tornarem mais importantes e mais perigosas.

Uma praga está entre eles; uma doença poderosa está atacando e fazendo muitas vítimas, deixando a sociedade, que já enfrentava problemas, mais instável do que nunca. Apesar do cenário calamitoso ser triste, a insurreição tem ainda mais chance de dar um golpe no Estado e conquistar de volta a liberdade, o direito das pessoas escolherem os seus destinos…

Então, Cassia e Xander estão infiltrados, cada um serve a Insurreição em uma província, enquanto Ky trabalha pela rebelião do lado de fora. Dessa forma, podemos acompanhar a história a partir dos três pontos de vista, o que dá uma visão muito ampla para os leitores sobre todos os efeitos da rebelião, tanto de dentro quanto de fora.

Em Conquista, Ally Condie dá um desfecho maravilhoso para sua trilogia. Com um final movimentado e cheio de reviravoltas, porém com a característica cadenciada e leve que a escritora apresentou desde o início.

Com textos belíssimos, uma escrita refinada e com citações poéticas, Condie encerra a trilogia young adult Matched.

Gostou de conhecer a ordem dos livros da Trilogia Matched? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.