the walking dead livros

The Walking Dead – Ordem Dos Livros de Kirkman e Bonansinga

Hoje trazemos para nosso blog um artigo sobre a ordem dos livros de The Walking Dead, a saga de livros que inspirou uma série de TV famosíssima, um dos maiores sucessos da era do streaming até o momento. 

Na verdade, originalmente, a série The Walking Dead foi lançada por Robert Kirkman como HQs (uma série best-seller do The New York Times), tendo o autor publicado o primeiro volume em outubro de 2003. No entanto, algum tempo depois, a famosa série ganhou uma outra adaptação literária co-produzida por Kirkman e Jay Bonansinga, um veterano do gênero de horror. Essa adaptação teve seu primeiro volume lançado em 2011.

A série de mesmo nome (que hoje pode ser assistida pela Fox, Netflix e, também, pela Starplus) foi um grande fenômeno das telinhas em todo o mundo, embora nos últimos anos tenha perdido uma parcela considerável do seu público, que se mostrou insatisfeita com as escolhas feitas e com o rumo da história —  é importante ressaltar que isso é muito comum de acontecer com séries que se tornam grandes sensações e são estendidas em muitas temporadas.

É importante falar sobre a série para salientar a magnitude da obra em questão, todavia, nosso foco aqui é falar sobre os livros de Robert Kirkman e Jay Bonansinga, que é uma das alternativas para os leitores desfrutarem da trama pós-apocalíptica que apresenta o planeta em ruínas e infestado de mortos vivos horripilantes.

Na série, acompanhamos um grupo de sobreviventes num cenário caótico, onde os personagens lutam para sobreviver em um ambiente incrivelmente hostil, pois além de lidarem com constantes ataques de zumbis, os próprios seres humanos são as maiores ameaças.

Uma curiosidade interessante é que o termo zumbi nunca é citado na narrativa. Assim, as criaturas são referidas por diversos nomes, tal como caminhantes, errantes, bichos ou mordedores.

>>> Está gostando deste artigo sobre a ordem dos livros de The Walking Dead? Para você não perder mais nenhum conteúdo que venhamos postar, inscreva-se no nosso canal do Telegram e no nosso Instagram e você será notificado sempre que sair algo novo aqui. Além disso, fique ligado no nosso canal no Youtube.

1 – A Ascensão do Governador

A Ascensão do Governador ordem dos livros de the walking dead

A Ascensão do Governador é o primeiro volume da ordem dos livros de The Walking Dead, adaptação que chegou ao Brasil em 2012.

No universo de The Walking Dead não existe vilão pior do que o Governador, o tirano que tem a cidade de Woodbury debaixo de sua autoridade. Um líder doentio, com um senso de justiça questionável. Não foi à toa que em 2006 a revista estadunidense Wizard o premiou com o título de “O Vilão do Ano”; as atrocidades cometidas por ele o fizeram merecer essa “honraria”.

Neste volume, os fãs da série têm a oportunidade de conhecer sua trajetória antes de se tornar o que se tornou e descobrir os motivos que o levaram a isso. Dessa forma, podemos acompanhar a trama de Phillip Blake (O Governador), sua filha Penny e Brian, irmão de Phillip, além de dois grandes amigos da família.

A jornada dos 5 rende uma grande trama, pois sua missão inclui cruzar o Estado da Geórgia num cenário apocalíptico, onde as cidades estão desertas e o som predominante é o dos gemidos daqueles que um dia foram humanos.

2 – O Caminho para Woodbury

O Caminho para Woodbury the walking dead ordem

O Caminho para Woodbury é o segundo volume na ordem dos livros de The Walking Dead. Continuamos a acompanhar Phillip Blake, agora já estabelecido como Governador, que ao mesmo tempo que é temido é, também, adorado, pois organizou a cidade de Woodbury, tornando-a um lugar seguro para que as pessoas possam se refugiar em meio ao terrível apocalipse zumbi.

Bom, segurança e um pouco de tranquilidade é tudo que Lilly Caul mais almeja, pois já faz um tempo que cada novo dia é um grande desafio para ela em sua busca pela sobrevivência. Por isso, ela segue em direção a Woodbury, porém, ela vai se surpreender negativamente com o que a espera do lado de dentro daqueles muros.

Quando chegar, ela vai perceber que os mordedores, na verdade, são o menor dos seus problemas!

3 – A Queda do Governador – Parte 1

A Queda do Governador

A Queda do Governador é dividido em duas partes. Assim, a parte 1 constitui o terceiro volume da ordem dos livros de The Walking Dead, enquanto a parte 2 constitui o quarto volume.

Na parte 1 é onde começa a queda do Governador, que começa a perder a cabeça com mais frequência e, mesmo tendo partidários entre a população, o cenário é de início de uma desestabilização. Sua arena de espetáculo, onde humanos são postos para lutar com os errantes, ainda consegue distrair as pessoas. No entanto, insatisfações e rumores seguem ecoando entre os muros.

Enquanto isso, a protagonista Lilly segue amadurecendo na narrativa, e até se tornando mais forte em virtude de tudo que ela passou e passa todos os dias. No entanto, depois que começou um relacionamento com Austin, um novo brilho nos olhos dela indica sentimento de esperança e uma expectativa boa para o futuro.

4 – A Queda do Governador – Parte 2 

A Queda do Governador

Esta é a parte 2 de A Queda do Governador, que constitui o quarto volume entre os livros de The Walking Dead. Acompanhamos os detalhes do destino que Phillip Blake vai tomando.

Desta vez o temido Governador está em um estado calamitoso. Bruce e Gabe encontram o líder de Woodbury espancado, cortado e a beira da morte. Assim, a sensação é de que não há como Phillip sobreviver, porém, após uma semana naquele estado deplorável, o personagem mais controverso da trama está de volta, com sua saúde abalada, mas com sua sede de vingança intacta.

Mesmo tendo perdido um olho e um braço, O Governador ainda mantém sua personalidade voraz e vai até o inferno, se preciso, para destruir todos os habitantes da prisão. Phillip usa de toda sua habilidade de persuasão para convencer toda a Woodbury de que, enquanto o povo da prisão estiver vivo, eles não estarão seguros. Até mesmo Lilly, que já detestou O Governador, agora apoia as ideias.

Vários dos personagens já conhecidos pelo público, tais como Rick, Michonne e Lori estão aqui. A queda desse vilão tão cruel é lenta, mas ele leva o fim que merece.

5 – Declínio

Declínio

Declínio é o quinto entre os livros de The Walking Dead. O quarto volume já teria sido um desfecho saciante, mas a narrativa continua…

Estamos de volta à Woodbury, numa era pós-Governador, onde a nova líder da fortaleza é ninguém menos que Lilly. A cidade renasce das cinzas de seu passado sombrio e, agora que o tirano está morto, parece estar começando a se reerguer. Esta sensação não dura muito, pois novos problemas começam surgir. Sabemos que nesta Terra pós-apocalíptica os errantes são o menor dos problemas.

Aparece, aos portões da cidade, uma família perturbada por um segredo obscuro pedindo ajuda. Além disso, temos a chegada de um jovem que conseguiu sobreviver ao lado de fora; ele pede ajuda para Lilly e acredita que foi Deus que colocou Woodbury em seu caminho. Ele quer que Lilly resgate algo que parece ser um tipo de congregação.

Assim, quem Lilly resgata é o reverendo Jeremiah, um homem aparentemente simpático e capaz de encantar multidões. O paramédico amigo da líder não cai na conversa dele, mas a protagonista parece cega demais e confere ao reverendo grande poder sobre Woodbury e, por isso, a cidade terá sérios problemas.

6 – Invasão

Invasão the walking dead

Invasão é o sexto volume entre os livros da famosa série que conquistou as livrarias, a TV e o streaming. 

Das ruínas da problemática Woodbury, surgem dois grupos rivais; cada um com seus interesses. De um lado, no subterrâneo, Lilly lidera um grupo de desajeitados, idosos e crianças, com a intenção de recomeçar e construir uma nova vida. No entanto, Lilly Caul ainda mantém seu desejo de recuperar sua cidade.

Enquanto isso, Jeremiah, o reverendo lunático, constrói seu exército de seguidores, com planos malignos em mente e uma poderosa arma secreta. Ele deseja acabar com Lilly e seus seguidores — que atrapalharam seu plano “divino” — de maneira cruel, e agora o vilão tem condições de enviar uma terrível amostra do inferno para os habitantes dos túneis.

Uma batalha entre dois antagonistas que promete ser sanguinária, pois uma arma diabólica, forjada a partir de uma insana horda de mortos vivos, deve roubar a cena.

7 – Busca e Destruição

Busca e Destruição

Busca e destruição é o sétimo voluma da ordem dos livros de The Walking Dead.

Após sobreviver ao ataque do culto liderado pelo Jeremiah, que buscava uma “purificação” através do assassinato em massa, Lilly Caul e os sobreviventes de Woodbury encontram uma ponta de esperança, algo que parece ser a chance de recuperar um pouco da civilização após o apocalipse zumbi.

Uma velha ferrovia que ligava Woodbury à Atlanta, permitiu um projeto de reconstrução que poderia resultar em uma nova era de trocas, comércio e progresso. 

No entanto, o entusiasmo é dilacerado por um terrível acontecimento: a cidade foi, mais uma vez, atacada; sem mais nem menos! Um grupo paramilitar invade a cidade e rapta as crianças.

O porquê de tal violência gratuita é um enigma, mas, o fato é que agora Lilly e mais alguns terão de correr contra o tempo para recuperar os pequenos. E o destino que os espera nenhum deles imagina.

8 – Retorno para Woodbury

Retorno para Woodbury

Chegando ao oitavo volume, a série já vendeu milhares de exemplares ao redor do Brasil.

Neste livro, continuamos acompanhando a protagonista Lilly Caul. A personagem, durante toda a narrativa, já passou por poucas e boas, portanto, é uma mulher já muito amadurecida e até endurecida.

Ela é disposta a eliminar, a qualquer custo, qualquer ameaça a sua sobrevivência ou a de seus amigos. Uma guerreira que renasceu das cinzas e uma líder leal. Ela agora está pronta para voltar para casa, convencendo seus amigos a abandonarem o refúgio em que estão para recomeçar em Woodbury.

Dessa maneira, eles vão em direção a uma das maiores reuniões de errantes que já viram, mas, como já estamos acostumados, os maiores dos seus problemas normalmente advém dos próprios humanos.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de The Walking Dead? Veja outros posts recentes do blog!

Imagem de Karolnovaes por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.