the vampire diaries ordem

The Vampire Diaries: Ordem dos Livros que trazem muito romance e medo

Neste artigo, você poderá conhecer a ordem dos livros de Diários do Vampiro. Além disso, poderá conferir breves sinopses e saber o que esperar de cada volume.

Esta saga, apesar de ter estourado em território nacional em um período relativamente recente (2010) com sua adaptação para TV, que carrega o mesmo nome, foi uma saga de livros publicada em 1991, por Lisa Jane Smith.

No Brasil, muitas pessoas chamam a saga pelo nome original — The Vampire Diaries — mas o nome adaptado para o português é Diários do Vampiro.

Trata-se de uma série de livros muito rica em elementos sobrenaturais: vampiros, lobisomens, demônios, híbridos, magia… E, além do mais, é um universo muito vasto e rico em volumes, possuindo outros livros canônicos, como Diários de Stefan e The Originals.

Outro detalhe que você precisa saber é que, apesar de ser o mesmo enredo da série de TV, as obras literárias originais tem muitos elementos consideráveis bem diferentes da adaptação dos streamings.

Abaixo você pode conferir a ordem dos livros de Diários do Vampiro. Como falarei um pouco sobre cada livro, é natural que eu dê alguns spoilers.

1 – Diários do Vampiro: O Despertar

O Despertar

O Despertar é o primeiro volume da ordem dos livros de Diários do Vampiro. Nele, acompanhamos os conflitos de um triângulo amoroso constituído por 2 vampiros e uma humana: Stefan, Damon e Elena. Um romance com cara de fatalidade.

Stefan e Elena estão completamente apaixonados. Enquanto isso, Damon, alimentado por um grande desejo de vingança contra o irmão, por conta de um passado antigo e obscuro, está à espreita e pode querer usar Elena para conseguir atingi-lo.

Stefan e Damon, os irmãos Salvatore, parecem ter uma tonelada de mistérios escondidos atrás daqueles olhos hipnóticos; segredos de família que a autora vai revelando em um ritmo agradável ao decorrer da história. E durante a narrativa, um nome misterioso surge com muita presença entre os conflitos entre os dois irmãos imortais: Katherine. Quem será que é essa personagem? Uma coisa é certa: ela tem grande relevância para o enredo dessa série maravilhosa.

A Elena é uma garota bem popular na escola e, mesmo assim, se sentia muito só antes do Stefan aparecer. Agora apaixonada, mesmo sabendo do perigo de estar com um vampiro, está disposta a levar adiante a relação. Então, temos um romance que promete muitas emoções!

2 – Diários do Vampiro: O Confronto

Diários do Vampiro: O Confronto

O Confronto é o segundo volume na ordem dos livros da série The Vampire Diaries.

Há muitos e muitos anos atrás, Katherine transformou os irmãos Salvatore em vampiros. Mas ela não podia imaginar que os dois estariam separados para sempre. Um antigo triângulo amoroso que devastou as vidas dos dois jovens. A vampira Katherine amava os dois, entretanto, cada um a queria para si. Uma história que, definitivamente, não acabou bem.

A disputa acabaria por causar uma grande tragédia e, então, um juramento de vingança é a única coisa que passou a ligar os irmãos. No entanto, uma história parecida parece estar emergindo – às vezes parece exatamente a mesma história.

Com o surgimento de Elena Gilbert na vida dos Salvatore, um novo triângulo amoroso está se formando. Assim, a protagonista humana vai perceber que, mais perigoso do que estar apaixonada por um vampiro, é ser o crush de 2 deles.

Stefan se considera um monstro e, como não gosta disso, sempre tenta controlar seus instintos de sanguessuga; enquanto isso, o excêntrico Damon tenta conquistar o coração de Elena. 

As pessoas adoram um romance conturbado envolvendo nossos amiguinhos de dentes afiados. Especialmente os jovens.

3 – Diários do Vampiro: A Fúria

A Fúria

Este é o terceiro volume da série Diários do Vampiro.

Por conta de um terrível acidente, Elena está morta. Então, Stefan, inconsolado, atribui toda a culpa pelo desastre ao seu irmão Damon, é tomado pelo ódio e pretende se vingar.

Assim, teremos grandes conflitos e embates entre os dois mortos-vivos. E em meio a uma batalha mortal entre os Salvatore, Elena ressurge… Ela ficará mais forte, mais veloz… Isso mesmo, ela está se tornando um deles.

Isso é tudo que o Damon mais queria, mas também o que Stefan tinha medo. Contudo, eles terão que se unir para ajudá-la a passar pelo processo de transição, pois se trata de um processo delicado, em que, se der algo errado, ela pode morrer.

Elena, ao mesmo tempo que está temerosa com sua nova vida, também está empolgada. E ainda sem entender muito bem tudo que se passa, ela aprecia o grande poder que agora emana de si.

Porém, algo maligno aparece na cidade e promete garantir bons momentos de suspense e ação. Dessa forma, os protagonistas contarão com a ajuda de outros personagens da história para encontrar o portador desse grande poder e derrotá-lo.

4 – Diários do Vampiro: Reunião Sombria

Diários do Vampiro: Reunião Sombria

Reunião Sombria é o quarto volume da ordem dos livros dos livros de Diários do Vampiro. Nesta trama, Elena está vagando por um plano espiritual, após morrer para salvar Stefan e derrotar Katherine.

Algumas coisas estranhas vem acontecendo. Bonnie, anda tendo alguns sonhos macabros, e essa situação está mexendo com o psicológico dela. Então, ela começa a perceber que não se trata de apenas sonho. Na verdade, sua amiga, Elena, está tentando fazer contato, como se tivesse tentando avisar que algo sombrio está por vir. Mas uma força muito grande parece estar jogando contra.

A Bonnie, com certeza, vai precisar de ajuda. No entanto, Stefan e Damon parecem estar vivendo uma vida sem muito sentido após a morte de Elena, e parecem bem ocupados carregando a sua maldição.

Resta saber se o vampiro estará disposto a aceitar se envolver numa nova grande trama, que o colocará de volta nos caminhos de sua amada.

5 – Diários do Vampiro: O Retorno – Anoitecer

Diários do Vampiro: O Retorno - Anoitecer

A partir do quinto volume na ordem dos livros de Diários do Vampiro é formado um subgrupo de livros. O Retorno é um grupo de 3 livros que seguem na sequência da série Diários do Vampiro.

Em Anoitecer, primeiro volume de O Retorno, Elena está de volta à terra dos vivos mais uma vez.

Todavia, ela nunca mais será a mesma. Além disso, a protagonista trouxe consigo alguns dons, poderes e peculiaridades que adquiriu durante o tempo em que esteve do outro lado da vida.

Em especial, há algo de muito diferente em seu sangue agora, já que se tornou ainda mais irresistível aos mortos-vivos. E, de certo, esse detalhe irá atrair a atenção de seres cabulosos.

Enquanto isso, Damon, o incansável, parece estar disposto a fazer o que for preciso para arrancar a Elena do Stefan, por viés de um desejo sombrio. Ele não dará trégua enquanto não provar o novo sangue da garota.

No entanto, uma problemática ainda mais assustadora e poderosa está presente na trama. Coisas realmente muito estranhas estão acontecendo, e poderes malignos podem fazer de caçadores, meras presas.

6 – Diários do Vampiro: O Retorno – Almas Sombrias

diários do Vampiro: O Retorno - Almas Sombrias

No segundo volume de O Retorno, a coisa mais importante é conseguir resgatar seu amor, Stefan. E seu maior aliado nessa busca é o Damon, que está arrependido e quer se redimir.

O poderoso sangue de Elena continua atraindo ameaças de todos os tipos e de toda parte. Ela precisa descobrir um jeito de esconder a sua aura dessas criaturas sobrenaturais, senão ela nunca terá paz.

Para resgatar Stefan, Elena e Damon precisam penetrar a dimensão das trevas. Por isso, tiveram que sair da sua pequena cidade, que está sempre um caos, para encontrar um portal. Contudo, como de costume, a protagonista contará com a ajuda de suas amigas bruxas.

Assim, eles terão uma jornada perigosa, numa dimensão onde os demônios é que mandam, para encontrar o vampiro perdido. E nessa expedição macabra, a química entre Elena e Damon está ficando cada vez mais forte. Afinal, até o final dessa série, quem vai ficar com a garota?

7 – Diários do Vampiro: O Retorno – Meia-Noite

Diários do Vampiro: O Retorno - Meia-Noite

O último livro da série começa com todos que estavam na dimensão das trevas, de volta na pequena cidade. Eles conseguiram resgatar o Stefan daquela prisão, mas ele está tão fraco que nem o poderoso sangue da Elena consegue ajudá-lo.

Enquanto isso, Damon, afetado por uma poderosa magia, está condicionado a ser um mero ser humano. Inconformado, quase surtando, ele cogita até voltar à dimensão das trevas para obter seus poderes vampíricos de volta.

Na “cidadezinha do caos”, Elena encara um outro grande desafio, pois crianças infectadas estão dispostas a assassinarem todos. Um cenário típico de terror!

Outro ponto da história é que há um romance bem confuso, e que já deixou de ser triângulo amoroso faz tempo, já que, aparentemente, Damon tem uma queda pela Bonnie também.

E, no meio disso tudo, poderosos demônios, já presentes em volumes anteriores, estão ápice de seus planos malignos e conter o avanço da Meia-Noite parece impossível.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Diários do Vampiro? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.