livros de sandman

Sandman: os livros de uma HQ peculiar e espetacular 

Peculiar! Acho que este adjetivo cai bem à HQ de que vamos falar aqui hoje, pois Sandman trata-se de uma obra completamente ímpar criada por Neil Gaiman. Até hoje, poucas HQs transcenderam tanto ao seu próprio gênero, com uma proposta ambiciosa, poética, sombria, épica, encantadora… Bom, é viciante ficar falando sobre as qualidades dessa coisa incrível, mas o objetivo deste texto é te apresentar os 4 livros publicados pela Panini que comprimem todas as 75 edições que revelam a trajetória do Rei dos Sonhos, além de dois volumes complementares.

O material da Editora Panini é uma boa opção para você adentrar neste universo, pois contém toda a HQ original, compactada em quatro volumes. O melhor é que esses livros de Sandman são relativamente grandes (18,5 por 27,5 cm) e com capas duras que chamam atenção por sua estética.

O personagem já havia aparecido em outras histórias da DC Comics, mas se tornou realmente famoso, em 1974, com esta HQ, que foi uma das mais importantes já publicadas, tendo sido a primeira do gênero a se tornar um best-seller literário do The New York Times. Neil Gaiman ainda não era um roteirista tão conhecido na época. Mesmo assim, recebeu autorização para desenvolver uma história com o personagem, tendo bastante autonomia, inclusive. 

Sandman é realmente uma obra muito aclamada pela crítica e, para grande parte do público, é a melhor que existe entre as HQs. Por isso, obviamente, há muito tempo se ouve rumores de uma possível adaptação para o cinema roteirizada por David Goyer. Mas isso veio se estendendo ao longo de vários anos e nada de ser lançada. 

No entanto, o grande sonho de muitos dos fãs de Morfeus está prestes a ser realizado.

Com data marcada para dia 5 de agosto deste ano, 2022, a Netflix estreará uma série baseada nestes quadrinhos, que são uma representação de altíssimo nível da nona arte!

Agora, além da empolgação, um sentimento muito observado entre o público é o receio, já que as adaptações de grandes sucessos literários não são uma coisa fácil e, muitas vezes, acabam por decepcionar os fãs de longa data. Até porque, muitas vezes é preciso mexer em determinados pontos para que o trabalho conquiste as massas, o que acaba, por vezes, alterando um pouco a essência da coisa. Esperamos que esse não seja o caso da nova série da Netflix e aguardamos ansiosos pelo lançamento.

>>> Está gostando de conhecer a ordem dos livros de Sandman? Para você não perder mais nenhum conteúdo que venhamos postar, inscreva-se no nosso canal do Telegram e no nosso Instagram e você será notificado sempre que sair algo novo aqui. Além disso, fique ligado no nosso canal no Youtube.

1 – Absolute Sandman – Volume 1

livros de Sandman - Volume 1

Neste primeiro livro de Sandman, a editora reúne as primeiras edições de Sandman. Aqui, conhecemos o Morfeus, que é um dos Perpétuos. Eles são semelhantes ao que chamamos de deuses. Talvez, ainda maiores!

Morfeus é ninguém menos que o senhor do Mundo dos Sonhos; ele tem acesso a absolutamente todos os sonhos e também pode controlá-los, não só dos humanos mas de todos os seres capazes de sonhar.

Numa tentativa ousada de capturar sua irmã, a Morte, uma ordem mística liderada por Roderick Burgess capturou Morfeus. Roderick queria obrigá-la a conceder-lhe a imortalidade, porém, o ritual deu totalmente errado e o que veio no lugar dela foi o Sonho. Então, até mesmo os integrantes da ordem sentiram-se assombrados com o que estava agora sob seu poder e decidiram manter o Perpétuo cativo. 

Este foi o início de muitas décadas em que Morfeus esteve aprisionado. Assim, o Mundo dos Sonhos ficou “às traças” e enquanto ele esteve ausente a humanidade sofreu com o caos que se instalou: alguns sonâmbulos, outros não conseguiram mais dormir, outros dormiram para sempre…

Bom, a história que é passada nos quadrinhos nos revela o momento em que ele se liberta; como se liberta, mesmo após tantos anos de cativeiro. Ele estava esperando pelo momento certo!

Além dos acontecimentos que estão se passando no presente, onde observamos o Rei do Sonhar se adaptando ao mundo 70 anos depois, a narrativa também nos conta boa parte da história de Morfeus e os Perpétuos, apresentando a mitologia que sustenta a existência do personagem principal.

São 612 páginas de uma verdadeira manifestação artística, com ilustrações maravilhosas e uma história incomum.

2 – Absolute Sandman – Volume 2

livros de Sandman - Volume 2

O 1º volume da edição definitiva de Sandman lançada pela Panini foi um sucesso e tanto! Por isso, não restou dúvidas de que o trabalho deveria continuar. Assim, podemos continuar contemplando essa obra divina de Neil Gaiman através do material da filial brasileira da editora italiana.

No segundo volume dos livros de Sandman, acompanhamos mais um pedaço da jornada de Morfeus, nosso querido Senhor dos Sonhos, com este material que reúne as edições de 21 a 39. Inclusive, com cores reconstruídas (aprovadas pelo próprio autor) e muitas páginas de extras que vão te deixar empolgado.

Entre as histórias deste livro, está contido um dos momentos mais marcantes da trajetória de Morfeus: o encontro do Senhor dos Sonhos com o Senhor do Inferno!

Talvez este seja um dos arcos mais famosos e emblemáticos de Sandman. Ele vai até o Inferno para resgatar Nada, uma paixão antiga. Mas as coisas são bem surpreendentes no submundo: Lúcifer está saturado de governar o lugar e, então, deixa-o sob o poder de Morfeus. Assim se constitui uma das tramas mais interessantes destes quadrinhos de Neil Gaiman.

Muitas almas e demônios começaram a fugir do Inferno e, obviamente, causando grande problema para o universo. Além disso, por estar sob o comando do submundo, acaba recebendo visita de alguns dos mitos mais aclamados da mitologia mundial, como Thor, e outros seres, como anjos. Até mesmo podemos contemplar a presença dos Lordes do Caos e Ordem da DC.

Uma mescla de mitologias muito rica e bem colocada. Os leitores podem, ainda, acompanhar a história de amor entre Morfeus e Nada em meio ao levantamento de diversas questões existenciais. Uma narrativa com caráter filosófico!

3 – Absolute Sandman – Volume 3

sandman volume 3

Chegamos ao terceiro entre os livros de Sandman. A saga do Rei dos Sonhos continua. Aqui, são reunidas mais um amontoado de histórias fantásticas e ilustrações lindas. Novamente com mais de 600 páginas, este material reúne as edições de 40 a 56 dos quadrinhos de Neil Gaiman.

Se no segundo volume tivemos a estreia dos Perpétuos, agora a narrativa se aprofunda ainda mais na história de cada um deles. Aqui, temos um dos arcos mais importantes de toda a série. Delirium, a mais nova entre os Perpétuos, decide ir atrás de Destruição — seu irmão que partiu há muito tempo — e, para isso, pede ajuda a cada um de seus irmãos. O único que aceita a proposta é justamente Morfeus. Isso rende uma trama muito interessante e uma jornada que guarda eventos surpreendentes.

Um outro arco muito intrigante da narrativa de Sandman — Fim dos Mundos — é apresentado no livro, onde alguns personagens ficam presos em uma taberna esperando o temporal passar. Assim, para passar o tempo, cada um conta uma história sobre temas diversos enquanto os outros escutam. Então, em certo momento, ao olharem pela janela, observam um evento no céu: são alguns dos Perpétuos marchando!

Neste volume, uma característica adorável da saga fica ainda mais intensa: seres incrivelmente poderosos, mas com traços humanos que nos fazem amá-los incondicionalmente, o que fica evidente quando nos deparamos com o Rei dos Sonhos bem mais sensível do que estávamos acostumados. Além do Morfeus, a narrativa acompanha muito também a Delirium, que é uma personagem simplesmente apaixonante!

4 – Absolute Sandman – Volume 4

livros de sandman

Reunindo as edições de 57 a 75, este livro traz o final da HQ de Sandman. Aqui, estão de volta muitos personagens já bem trabalhados nos livros anteriores; alguns se aliando ao Mestre dos Sonhos, outros o antagonizando. 

Muitas das decisões que Morfeus tomou ao longo de sua jornada, terão seus preços cobrados aqui; a exemplo de Loki que ficou livre do cárcere de Odin e irá causar grandes problemas ao protagonista.

Uma mitologia tão cheia de elementos que faz os olhos brilharem. O Rei dos Sonhos, pressentindo o breve futuro avassalador, traz de volta Coríntio, um dos maiores pesadelos do Sonhar, para ajudar na busca pelo seu filho.

Outro elemento que constitui a trama são as Bondosas. Um nome que definitivamente não poderia ser mais irônico, pois de bondosas essas senhorinhas não têm nada. Na verdade, elas são seres vingativos e que cobram preços altos, em uma moeda extremamente cara: o sangue.

Mesmo que Mathew e Coríntio tenham conseguido encontrar Daniel, que foi capturado por Loki, o desastre já estava desenhado. Em uma trama passada, quando Morfeus e Delirium foram atrás de Destruição, o Rei dos Sonhos teve de fazer um grande sacrifício para encontrá-lo. Um sacrifício que deve causar sua própria ruína, que, inclusive, até ele mesmo acha que merece.

Agora, as Bondosas já estão a caminho do Mundo do Sonhar e, reconhecendo a impossibilidade de impedi-las, Morfeus investe naquilo que pode ser seu único triunfo: Daniel.

5 – Absolute Sandman – Volume 5

Absolute Sandman - Volume 5

A história principal deste universo se findou no quarto livro da Panini. No entanto, a Edição Definitiva ganha mais um volume na ordem dos livros de Sandman, que se configura como um alento para os corações dos que se apaixonaram profundamente pela obra prima de Neil Gaiman.

Aqui, você encontrará histórias criadas em parcerias entre grandes lendas dos quadrinhos e das ilustrações. Mantendo suas dimensões físicas padrão, o quinto volume nos presenteia com Noites Sem Fim, um capítulo onde alguns dos ilustradores mais conceituados do planeta se reúnem para contar histórias de cada um dos Perpétuos.

Além disso, entre inúmeros outros deleites, apresenta A Última História de Sandman, uma aventura curta ilustrada pelo genial Dave McKean.

Veja os colaboradores que atuaram junto à Neil Gaiman nesta obra:

  • Matt Wagner;
  • P. Craig Russell; 
  • Yoshitaka Amano; 
  • Teddy Kristiansen;
  • Frank Quitely; 
  • Milo Manara; 
  • Bill Sienkiewicz;
  • Miguelanxo Prado;
  • Barron Storey;
  • Glenn Fabry;
  • Dave McKean.

Morte: Edição Definitiva

sandman morte

Com uma passagem marcante na narrativa principal, a Morte, irmã de Sandman, assume o protagonismo em suas HQs, que estão todas reunidas neste livro publicado pela Panini.

A originalidade de Neil Gaiman pode ser observada também nesta criação do autor, que imagina a Morte em uma personificação revolucionária. Jovem, linda, pálida, gótica e alegre, a irmã mais velha do Senhor dos Sonhos é a Ceifadora que nenhum outro ser humano na face da Terra teria imaginado.

E, como de praxe, além das histórias em quadrinhos, este material reúne mais uma série de extras.

Conclusão

Sinceramente, eu fiquei abismado com a quantidade de elementos que foram tirados de diversas mitologias e inseridos nesta história de forma tão magnânima. Mesmo com toda essa mistura, o autor consegue dar uma coerência ao universo e aos enredos. Tanto que é difícil encontrar algum leitor que critique essa criação. Normalmente, se observa elogios fervorosos nos fóruns, chats, aba de comentários, etc

Neil Gaiman é simplesmente demais!

Bom, se você gostou das HQs de Sandman, compartilhe com seus amigos e ajude o projeto Os Melhores Livros a crescer mais e mais.

E se você  acha que faltou alguma informação relevante, deixe nos comentários abaixo, pois seu feedback é muito importante para nós.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Sandman? Veja também outros posts recentes do blog abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.