incal ordem

O Incal – Ordem dos HQs mais famosos da ficção científica

O Incal, de Alejandro Jodorowsky e Moebius, é uma das maiores ficções científicas dos quadrinhos, por isso, neste artigo falaremos sobre cada um dos volumes dessa obra em ordem.

Para quem gosta de tramas de ficção em nível forte mesmo, O Incal vai ser uma leitura de tirar o fôlego, pois os limites da imaginação do autor chileno, Jodorowsky, simplesmente não existem. Dessa forma, esteja certo de que qualquer tipo de coisa poderá surgir espontaneamente na narrativa enquanto você lê.

Guerras intergalácticas, coisas místicas e científicas invadirão sua mente e te farão decolar para um universo intensamente louco, portanto, não se surpreenda quando encontrar, por exemplo, um homem com cara de lobo na história.

Este Gibi conta a história de John Difool, um detetive relaxadão que vive fumando, bebendo e ficando com prostitutas. Além disso, algo curioso é que Difool tem uma gaivota de concreto de estimação. (Eu avisei… Se você não gosta de uma ficção bem exagerada é melhor parar por aqui)

john difool

O detetive, mesmo que pareça não ser o herói mais empenhado e perfeito, se envolve em uma causa de importância interplanetária, sendo agora o centro das atenções, inclusive, para organizações extra-terrestres.

Ele se meteu nessa história quando recebeu um artefato altamente valioso de um ET que estava à beira da morte. Este artefato é o Incal Luminoso (um cristal altamente poderoso que orienta e protege quem nele acredita). 

Então, o governo, uma seita tecnológica, o grupo rebelde Amok e os Bergs, alienígenas de uma galáxia vizinha e que se parecem com pássaros sem penas, estão atrás de Difool.

Agora, esse icônico detetive terá de fazer uma aliança com uma galera muito inusitada e exótica, o que será essencial para que ele consiga superar as numerosas adversidades que estão por vir e salvar o universo das forças do Dark Incal. Além do mais, cai entre nós, os personagens são tão absurdos, mas são tão legais!

Se liga nessa galera:

  • Metabarão: maior guerreiro de todo o universo (já deu pra ver que a turma é da pesada);
  • Solune: um garoto andrógeno (filho adotivo do Metabarão);
  • Animah: uma musa do centro da Terra;
  • Tanatah: irmã de Animah, que lidera os rebeldes Amok;
  • O Matador: um cara com cabeça de lobo;
  • E não podemos esquecer da Deepo, a gaivota de concreto de John Difool.

É… Eu não estava brincando quando falei a palavra “exótica”.

Dito isso, vamos aos volumes de O Incal em ordem!

Série Todo Incal para você ler em ordem

Incal

Incal ordem

A maior ficção científica dos quadrinhos está de volta ao Brasil. 

Em um mundo distópico e degenerado, John Difool, um detetive particular de quinta categoria, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando encontra um antigo artefato místico chamado “Incal”. Em pouco tempo, ele se vê envolvido num conflito épico entre o Metabarão, o maior guerreiro da galáxia, e os descomunais poderes científicos do Tecnopapa. 

Movido por situações cada vez inusitadas, Difool terá que lutar não só pela sua sobrevivência, mas pela de todo o universo. Incal, uma das obras mais aclamadas do mundo, é fruto da mente de dois gênios que revolucionaram os quadrinhos e o cinema nos anos 1970 e 1980.

O primeiro volume da Série Todo Incal é divido em 6 tomos, com as primeiras histórias originais de Incal, sendo elas: O Incal Negro, O Incal Luminoso, O Que Está Embaixo, O Que Está Em Cima, A Quintessência: Galáxia que sonha e A Quintessência: Planeta Difool. 

Antes do Incal

antes do incal

O segundo volume da ordem da Série Todo Incal é chamado de Antes do Incal. Cronologicamente, esses eventos acontecem antes dos do volume 1, mas você deve manter a ordem proposta nesse texto para que a história seja melhor compreendida. Aqui, também são 6 tomos que compõem esse livro.  

Vamos acompanhar John em busca de suas origens enquanto enfrenta perigosos conflitos e uma grande conspiração, seu primeiro encontro com Deepo e a aparição de personagens memoráveis, como Metabarão e Diavaloo, que colorem o extraordinário mundo criado por Alejandro Jodorowsky, desta vez, ao lado do excepcional artista Zoran Janjetov.

Incal Final

Incal Final

Composto por 3 tomos, esse é o último volume da Série Todo Incal. 

O famoso e famigerado detetive John Difool e seu fiel companheiro Deepo são involuntariamente arremessados em uma nova missão para salvar o Universo, enquanto seu mundo enfrenta a ameaça de um vírus metálico que devora tudo. Incal Final marca o retorno do visionário roteirista Jodorowsky à épica mitologia que criou ao lado de Moebius no início dos anos 1980. 

Para a conclusão desta lendária série de aventura espacial e espiritual, ele agora se junta ao artista José Ladrönn, vencedor do Prêmio Eisner. 

Conclusão

Desde o início, O Incal pega muito pesado na ficção. Criaturas mitológicas, construções completamente impossíveis do ponto de vista físico, carros voadores, alienígenas de todos os tipos, armas tecnológicas muito loucas e religiosidade misturada com tecnologia são elementos que compõem o cenário da trama e, por isso, pode ser que o exagero afaste grande parte do público.

No entanto, para aqueles leitores que se agradam desse tipo de coisa e não se importam em tirar totalmente os pés do chão rumo a uma viagem maluca através de galáxias, O Incal é um prato cheio.

Este HQ foi lançado na França na década de 80 e é considerada a obra mais importante de Alejandro Jodorowsky. Também é interessante falar que O Incal foi ilustrado pelo grande artista francês Jean Giraud, muito conhecido pelo pseudônimo Moebius.

Gostou de conhecer mais sobre o mais important HQ de ficção científica de todos os tempos? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.