ordem dos livros de herois do olimpo

Ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan

Os Heróis do Olimpo é uma saga de fantasia mitológica que dá continuidade a saga Percy Jackson e os Olimpianos do autor Rick Riordan (ou para os fãs, Tio Rick), que a propósito, para alegria dos fãs, já foi confirmado pela Disney, uma série que será baseada na saga. Ela será transmitida na plataforma de streaming Disney plus e diferentemente dos filmes, (que foi totalmente criticado e odiado pelos fãs, com razão) a série irá receber a ilustre presença do próprio autor dos livros na produção do roteiro.

Em Percy Jackson e Os Olimpianos nos foi apresentado Percy, um garoto meio sangue que tem sua vida mudada completamente de uma hora para outra e seus dois melhores amigos: Annabeth Chase e Grover Underwood. Eles fazem parte do “Acampamento meio-sangue”, um acampamento grego que abriga os filhos dos deuses do Olimpo 

Explicado um pouco da saga inicial, vamos para a história de continuação. Na ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo passamos a conhecer novos deuses, os Romanos, e um novo acampamento chamado “Acampamento Júpiter”, onde ficam os semideuses filhos dos deuses romanos. Novos personagens entram na história e com eles novas aventuras. Já no início do primeiro livro da Ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo, conhecemos Jason Grace, que se vê perdido entre pessoas que ele não conhece, indo para algum lugar que ele não faz ideia de onde seja. Adiante na história, conhecemos outros personagens intrínsecos para a narrativa: Piper McLean, Leo Valdez, Hazel Levesque e Frank Zhang, cada um com um capítulo específico, mostrando a história na perspectiva do personagem da vez, fazendo você se apaixonar por cada um deles.

No decorrer da narrativa, tudo se encaminha para a grande guerra, contra algo ainda mais poderoso e maligno que Cronos. Os heróis têm que usar todo seu potencial e força para derrotar o mal de uma vez por todas, mas o desafio é grande, somente o antigo oráculo e suas profecias, poderão ajudá-los nessa missão, trazendo uma esperança e deixando algumas dúvidas no ar. Como qualquer boa saga, o romance entre os personagens é algo recorrente, o drama adolescente é tão envolvente que quando você perceber já vai estar “shippando” todo mundo. Muitas risadas também são garantidas e uma viagem pela mitologia romana que é simplesmente inesquecível.

Os livros são cinco no total, com escrita em terceira pessoa, (diferente da saga inicial que é em primeira pessoa) e divididos em capítulos. Na tabela abaixo se encontram, em ordem, todos os livros da saga Heróis do Olimpo. Falarei um pouco mais sobre cada um deles a seguir

O Herói Perdido (Vol.1)

o heroi perdido

Esse é o primeiro volume da ordem de livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan.

Jason Grace acorda em um ônibus repleto de jovens desconhecidos, ele não faz ideia do que faz ali, todo o seu passado tinha sido apagado de sua memória. Junto com ele estão Piper e Leo, sua namorada e melhor amigo, respectivamente. Ele está tentando entender o que está havendo quando algo os ataca e em meio a essa luta muitas coisas são reveladas, logo em seguida eles conhecem Annabeth, ela estava indo até lá na esperança de encontrar Percy, que está desaparecido.

Ela os leva para um lugar chamado acampamento meio-sangue, onde eles conhecem novos campistas. Neste lugar todos dizem ser “semideuses”, que significa filhos de deuses com humanos, mais especificamente, deuses gregos. Tudo parece uma grande loucura e só piora quando o grande Oráculo revela uma profecia envolvendo sete semideuses e uma batalha final, onde tudo acabaria de um jeito ou de outro. Juntos eles embarcam em uma aventura atrás de respostas.

O Filho de Netuno (Vol.2)

o filho de netuno

Esse é o segundo volume da ordem deos livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan.

Percy Jackson acorda de um sono profundo não se lembrando de nada além de seu próprio nome e o nome de alguém que parece ser importante: Annabeth. Ao acordar, se depara com uma loba chamada Lupa. Ela conta que ele é um semideus e o ensina a usar uma espada, na verdade uma caneta/espada, sua inseparável contracorrente, da qual ele não se lembrava que existia.

Ele acaba chegando em uma acampamento de semideuses, onde mais tarde ele descobre ser um acampamento romano. Lá ele conhece dois jovens campistas, seus novos amigos Hazel e Frank. Percy descobre mais tarde, que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia está formando um exército para ajudá-la a se reerguer e refazer o mundo de acordo com suas regras. Juntos eles terão que enfrentar novos desafios e um lugar congelante os aguarda em sua primeira missão.

A Marca de Atena (Vol.3)

a marca de atena

Esse é o terceiro volume da ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan.

Annabeth se vê arrasada quando percebe que Percy desapareceu e ainda mais frustrada por não fazer ideia de onde ele poderia estar, já que sua última pista só tinha a levado para mais problemas. Junto de seus novos amigos Jason, Piper e Leo, ela navega a bordo do Argo II, um navio feito por Leo, rumo ao acampamento Júpiter, lá ela espera reencontrar Percy e talvez conhecer os outros semideuses da profecia dos sete.

O problema é que ela não sabe nada sobre o acampamento Júpiter, e eles igualmente, não sabem nada sobre os viajantes desconhecidos. Os romanos se preparam para guerrear contra os novos inimigos, tudo precisa ser esclarecido depressa antes que algo muito ruim aconteça. Parecendo não ter problemas suficientes, a mãe de Annabeth, a deusa Atena, deixou um presente para ela com uma missão: Siga a marca de Atena, vingue-me. Só o tempo vai dizer como tudo vai acabar, ela só sabe de uma coisa, ela precisa agir rápido.

A Casa de Hades (Vol.4)

a casa de hades

Esse é o quarto volume da ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan.

As coisas não param de dar errado, dois de nossos heróis terão que enfrentar um lugar temido por todos, um lugar de morte, o perigoso Tártaro. Nessa eletrizante jornada, eles irão enfrentar novos perigos e precisarão de toda a ajuda possível para impedir Gaia de se libertar de sua prisão.

O Tártaro não é lugar para os fracos, passando fome e sede, eles lutam para sobreviver, conhecendo novos personagens que serão essenciais no caminho. Enquanto isso, os outros semideuses tentam ajudar os amigos a sair, seguindo a profecia, que ainda lhes parece uma incógnita. Todos precisam agir rápido ou será tarde demais.

O Sangue do Olimpo (Vol.5)

o sangue do olimpo

Esse é o quinto volume da ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan.

No último livro da saga, Percy, Annabeth, Jason, Piper, Leo, Hazel e Frank precisam da ajuda de todos para enfrentarem o pior inimigo que já tiveram, a poderosa mãe terra. Ao mesmo tempo em que uma guerra entre acampamentos se aproxima e apenas uma antiga estátua, Atena Partenos, é capaz de mudar o rumo da história, impedindo uma guerra devastadora entre dois mundos. Um antigo personagem é inserido na história, e com ele revelações que deixarão os leitores chocados.

Nico di Angelo ganha destaque na história e um espaço de fala importante na narrativa, tendo sua perspectiva mostrada, ele insere novos segredos nunca revelados. Preso dentro de si, ele luta contra os próprios sentimentos a muito tempo reprimidos. Na batalha final, vemos todos reunidos, deuses, semideuses, monstros e outros seres míticos, personagens antigos e novos, todos juntos para combater o mal. Tudo está em jogo e muitos serão os sacrifícios para se alcançar a vitória. O último livro é um dos mais tensos, misturando alegria e tristeza, raiva e drama, o desfecho de toda uma era reunida em uma só narrativa. 

Gostou de conhecer a Ordem dos Livros de Os Heróis do Olimpo? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.